quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Música - Bullet With Butterfly Wings

Smashing Pumpkins, album Mellon Collie And The Infinite Sadness



The world is a vampire, sent to drain
Secret destroyers, hold you up to the flames
And what do I get, for my pain?
Betrayed desires, and a piece of the game

Even though I know - I suppose I'll show
All my cool and cold - like old job

Despite all my rage I am still just a rat in a cage
Despite all my rage I am still just a rat in a cage
Then someone will say what is lost can never be saved
Despite all my rage I am still just a rat in a cage

Now I'm naked, nothing but an animal
But can you fake it, for just one more show?
And what do you want?
I want to change
And what have you got, when you feel the same?

Even though I know - I suppose I'll show
All my cool and cold - like old job

Despite all my rage I am still just a rat in a cage
Despite all my rage I am still just a rat in a cage
Then someone will say what is lost can never be saved
Despite all my rage I am still just a rat in a cage

Tell me I'm the only one
Tell me there's no other one
Jesus was the only son, yeah.
Tell me I'm the chosen one
Jesus was the only son for you

Despite all my rage I am still just a rat in a cage
Despite all my rage I am still just a rat in a cage
And someone will say what is lost can never be saved
Despite all my rage I am still just a rat in a cage

Despite all my rage am I still just a rat in a-
Despite all my rage am I still just a rat in a-
Despite all my rage am I still just a rat in a cage

Tell me I'm the only one
Tell me there's no other one
Jesus was the only son for you

[x4]
And I still beleive that I cannot be saved

Presidenciais 2011 - XVI

Luis Botelho, lider do PPV, anunciou que se vai candidatar a PR. Dados os cerca de 8500 votos que o seu partido recolheu nas últimas legislativas, será uma surpresa se conseguir as exigidas 7500 assinaturas para ser candidato, mas caso o consiga, qualquer votação acima de 0,5 % será excelente...

Só Não Escrevo Impropérios Por Respeito Aos Leitores...

José Socrates até pode subir o IVA para 30%, acabar com as deduções em sede de IRS, reduzir os salários dos funcionários públicos em 10%, acabar com todas as prestações sociais e por aí fora ( os mercados reagiram bem ao anúncio de ontem: Os juros da divida pública cairam para menos de 6.40%, contra o máximo histórico de 3ª feira (6,512%)), mas pare de achar que somos todos mentecaptos: 1. Aquando do PEC II, o Sr PM afirmou que não eram necessárias medidas adicionais, hoje questionado por Miguel Macedo sobre o que correu mal, não respondeu. 2. TGV, ponte sobre o Tejo, novo aeroporto? Diga qualquer coisa, responder como respondeu a Paulo Portas é coisa nenhuma: Contrapor o TGV com os submarinos ("para despesas extraordinárias são necessárias receitas extraordinárias") dá a ideia que o Sr PM descobriu ontem que tinha que pagar os submarinos este ano... (aliás Portas recordou que o governo Guterres queria 4 submarinos...). 3. Humildade não faz parte do seu ADN, mas devia fazer...venha á rua (e fora a "névoa" habitual) o povo até percebe as medidas, não percebe é a atitude...

Poesia - Uma Nevoa De Outono O Ar Raro Vela

"Uma névoa de Outono o ar raro vela,

Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...] "

Fernando Pessoa

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Arthur Penn 1922 - 2010

Bonnie & Clyde de 1967 é o seu ponto alto, mas fez muito mais

A Receita

José Socrates e Teixeira dos Santos comunicaram ao país a receita para reduzir o défice em 2011: Do lado da despesa (2/3 do esforço: Será? A mesma já devia estar a ser reduzida) entre outras medidas: Redução da massa salarial da administração pública em 5%, congelamento das pensões, tectos nas deduções em sede de IRS nas rúbricas saúde e educação, redução de 20% na verba do RSI. Do lado da receita a medida mais significativa é a subida da taxa máxima do IVA em 2 pontos percentuais.Veremos como é que isto tudo funciona no mundo real.
Dispensava-se era mais um momento "José Socrates", ou seja, já no fim da sessão de perguntas, uma jornalista questionou o Sr PM sobre o horizonte temporal destas medidas. A resposta foi "o ano de 2011". Imediatamente o Sr Ministro das Finanças interrompeu para esclarecer que o actual cenário não vai ser reposto, "para que não fiquem dúvidas". José Socrates deu uma desculpa "esfarrapada" a qual deveria ter evitado...   

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Música - Tiago Capitão

Mão Morta

Música - Biblioteca Espectral

Mão Morta

Música - Como Um Vampiro

Mão Morta, com a colaboração do Moonspell Fernando Ribeiro

Disco - Pesadelo Em Peluche

A comemorar 25 anos de carreira, os bracarenses Mão Morta lançaram este ano o seu 15º disco, claramente inspirado no livro The Atrocity Exhibition de J.G. Ballard (1970) . Aos 50 anos de vida o brilhante advogado, professor, perito, consultor e especialista em Direito do Ambiente, Adolfo Morais de Macedo, "solta" mais uma vez o seu "alter ego" Adolfo Luxúria Canibal e o resultado é mais um desfilar da sua música e poesia nada lineares, em mais uma demonstração superior de um verdadeiro "intelectual"

José Socrates Agradece

Passos Coelho afirmou hoje que o "mais provável" é chumbar o OE 2011. É um direito que lhe assiste, espero é que não se venha queixar, caso o PS, não só vença, como alcance a maioria absoluta nas eleições do verão de 2011.

Adivinhem O Que É Que Continua A Bater Recordes ?

Exactamente...

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Música - Novelos Da Paixão

Mão Morta, album Pesadelo Em Peluche (2010)

Música - Dias Atlânticos

BAN, album de 1989 Música Concreta

Filme - Jackie Brown

Realizado em 1997 por Quentin Tarantino, a partir de uma novela de Elmore Leonard (1992), valeu a Robert Forster a nomeação para Melhor Actor Secundário, o Urso de Prata a Samuel L Jackson, entre outros prémios e nomeações. Jackie Brown (Pam Grier) é uma hospedeira do ar cheia de problemas com a lei, a quem um agente federal - Ray Nicolette (Michael Keaton) e um policia de LA - Mark Dargus (Michael Bowen) propõem que ajude na captura de um traficante de armas - Ordell Robbie (Samuel L Jackson). Jackie tem o seu próprio plano, numa história onde encontramos vários personagens á "La Tarantino": Max Cherry (Robert Forster) um agente de fianças, Louis Gara (Robert de Niro), um homem com um cérebro muito peculiar, Melanie Raston (Bridget Fonda) uma loira no mínimo muito complicada, entre outros...Tarantino (como sempre) diverte-se e diverte-nos, usando e abusando de uma linguagem (gráfica e narrativa) totalmente anti "by the book".     

8 Recomendações Da OCDE Para Portugal

1) AUMENTO DE IMPOSTOS
Um dos primeiros avisos deixados pela OCDE é que "o Governo deve estar preparado para aumentar mais os impostos". E o agravamento fiscal deve ser feito, segundo a organização, no IVA e no IMI e numa amplitude que compense a redução das contribuições para a Segurança Social (outra das recomendações). Em relação ao IMT, a organização recomenda que esse imposto seja aplicado apenas nas transacções iniciais e que, no longo prazo, seja mesmo substituído pelo IVA. Em termos fiscais, também se sugere uma simplificação do regime fiscal que amenize os custos das PME.
2) SALÁRIOS CONGELADOS
O congelamento de salários é apresentado como condição para alcançar os objectivos orçamentais, dado ser imperativo, na avaliação da OCDE, baixar os custos unitários de trabalho e melhorar a competitividade. Por essa razão, até 2013, recomenda-se o congelamento de salários na Função Pública, sinal que deverá ser replicado no sector privado. "As negociações devem assegurar que os salários não crescem mais do que a produtividade", avisa.
3) CORTE NOS BENEFÍCIOS E DEDUÇÕES FISCAIS
Para a OCDE "o Governo deveria ir mais longe no corte das despesas fiscais" já que em Portugal utiliza-se em demasia as deduções e benefícios fiscais que normalmente até "beneficiam mais os contribuintes com rendimentos mais elevados". No documento também se lê que "o sistema fiscal português é caracterizado por muitas despesas fiscais, que estreitam a base contributiva e por isso obrigam a taxas de impostos mais elevadas do que seria necessário".
4) REVISÃO DO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO
Uma das recomendações deixadas pela OCDE é a revisão de toda a arquitectura do subsídio de desemprego. Notando que o trabalho em Portugal está fortemente segmentado em contratos temporários e contratos definitivos, a OCDE recomenda que se alivie a protecção no emprego (mais flexibilização) aos trabalhadores com vínculo para amenizar as diferenças entre os dois regimes. Redução do período para se ter acesso ao subsídio de desemprego é outra sugestão da organização, que espera que algumas medidas anti-crise nesta área sejam mesmo "temporárias".
5) MAIS COMPETITIVIDADE E FLEXIBILIZAÇÃO LABORAL
Outras recomendações deixadas por Angel Gurría é um incremento de flexibilidade na relação entre patrões e trabalhadores com vista, também por esta via, a melhorar a competitividade no país. E neste campo exige-se que se continue a apostar nos sectores exportadores tradicionais, como os têxteis e o turismo, e ao mesmo tempo que se vão transferindo recursos para os sectores com mais potencial de crescimento, como o tecnológico.
6) CONTROLO E TRANSPARÊNCIA NAS CONTAS PÚBLICAS
A OCDE diz também que Portugal deve controlar a despesa em todos os corredores do Estado, e não apenas a nível central, e deixa um apelo para uma transparência total nos contratos celebrados em regime de Parcerias Público-Privadas (PPP). Também se recomenda a imposição de um tecto para o crescimento da despesa pública.
7) EDUCAÇÃO NO TOPO DA AGENDA
Melhores resultados na educação não serão alcançados sem o reforço da promoção de igualdade de oportunidades, avisa a OCDE, que alerta para a elevada taxa de retenção em Portugal, elogiando, ao mesmo tempo, os programas do Governo neste campo, nomeadamente as Novas Oportunidades.
8) INFRA-ESTRUTRURAS DE TRANSPORTES SÃO ESSENCIAIS
Reconhecendo que adiar algumas obras foi uma decisão acertada dada a crise financeira, a OCDE argumenta que para um pequeno país periférico como Portugal as infra-estruturas na área dos transportes são fundamentais. Por isso aconselha a que a construção do novo aeroporto de Lisboa se torne novamente uma prioridade assim que houver condições financeiras. (No Económico).
.
Entendo este documento como uma base de trabalho e cito o Sr PR " há toda a vantagem em que quer os membros do Governo quer as forças políticas analisem as recomendações que são feitas" e "apesar da OCDE ser uma organização credível e dispor de técnicos competentes, não significa que todas as recomendações sejam correctas tendo em conta a actual situação de Portugal"

domingo, 26 de setembro de 2010

Música - 42

Coldplay, album Viva La Vida Or Death And All His Friends (2008), com produção de Brian Eno. O disco arrecadou 3 Grammy´s. 

42

Algumas curiosidades

sábado, 25 de setembro de 2010

Música - Sei De Uma Camponesa

Rui Veloso

Música - Bairro Do Oriente

Rui Veloso ao vivo em 2004

Música - Saiu Para A Rua

Rui Veloso ao vivo em 1990

Disco - Ar De Rock

A comemorar os seus 30 anos, este disco de Rui Veloso (considerado erradamente por muitos como o "pai do Rock Português" - Não só não é "pai" como não é "rock" e "rock português" não existe, é como falar de Vinho do Porto Chinês...) é um dos essenciais da década de 80 da nossa "moderna música popular". A "rotulagem" está errada, mas felizmente o produto é muito bom...Uma sonoridade cuidada (com base nos Blues e não no Rock - o músico iniciou a sua carreira nos ilustres desconhecidos Magara Blues Band em 1976) aliada á escrita superior de Carlos Tê , resultaram num daqueles discos "Vinho do Porto" (Começa no título). A (re)descobrir

Recordar Jorge Sampaio

"Há mais vida para além do défice" (2004)...

Um Clima Irrespirável

Depois da ameaça de Sócrates em se demitir, das acusações cruzadas entre PS e PSD, Coelho afirma que não volta a falar a sós com o PM. Nesta história do "não acordo" para o OE 2011 desconheço quem é que fala verdade e quem não o faz, sei apenas que na altura do "Tango" (PEC), o aumento de impostos para 2011 não era necessário. Pelos vistos agora é (e aí Coelho pode-se sentir enganado). O mundo mudou muito? Provavelmente, mas existe algo que é evidente: O actual governo não dá nenhum sinal de querer reduzir de forma séria a despesa pública. Escrevi ontem (e repito), o OE 2011 acabará por ser aprovado (sem acordo, mas com a abstenção do PSD), pois juntar uma crise orçamental a uma politica é suicida.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Música - Crowds

Bauhaus, lado b de Garden Funeral Of Sores (1980)



What do you want of me
What do you long from me
A slim Pixie, thin and forlorn
A count, white and drawn
What do you make of me
What can you take from me
Pallid landscapes off my frown
Let me rip you up and down

For you I came to forsake
Lay wide despise and hate
I sing of you in my demented songs
For you and your stimulations
Take what you can of me
Rip what you can off me
And this I'll say to you
And hope that it gets through

You worthless bitch
You fickle shit
You would spit on me
You would make me spit
And when the Judas hour arrives
And like the Jesus Jews you epitomize
I'll still be here as strong as you
And I'll walk away in spite of you

And I'll walk away
Walk away

Música - Who Killed Mr Moonlight

Bauhaus, Volume Two (1985), o qual inclui "memórias" entre 1979 e 1983



Consider green lakes
And the idiocy of clocks
Someone shot nostalgia in the back
Someone shot our innocence
And all our colors have run

A broken arrow in a bloody pool
The wound in the face
Of midnight proposals
Someone shot nostalgia in the back
Someone shot our innocence

In the shadow of his smile
In the shadow of his smile
In the shadow of his smile
In the shadow of his smile

All our dreams have melted down
We are hiding in the bushes
From dead men
Doing Douglas Fairbanks' stunts

All our stories burnt
Our films lost in the rushes
We can't paint any pictures
As the moon had all our brushes

Extracting wasps from stings in flight
Who killed Mr. Moonlight?
Who killed Mr. Moonlight
In the shadow of his smile
Who killed Mr. Moonlight
In the shadow of his smile

Bad English? Onde É Que Anda O Inglês Técnico?....

E Nos "Entretantos"

O risco da dívida portuguesa é hoje o que mais sobe no mundo, com os 'credit default swaps' (CDS) associados à dívida portuguesa a cinco anos a subirem mais de 8 por cento, seguido dos seguros associados à dívida irlandesa.
De acordo com os dados da CMA, os CDS associados à dívida portuguesa a cinco anos (custo anual indicativo para segurar 10 milhões de euros de dívida) sobem 8,07 por cento (32,64 pontos base), para os 437,33 pontos base.
Ou seja, para segurar a dívida portuguesa a cinco anos o mercado exige agora 437,33 mil euros por ano.(Noticia da Lusa)

O Jogo Do Empurra

O tema é o OE 2011. O PS sabe que precisa do PSD (negociar á esquerda é algo que não faz sentido) , o PSD sabe que o PS necessita dele. O "Parto" não se afigura nada fácil e os jogos de bastidores devem ser uma coisa fascinante...Por muito que custe a Sócrates, Coelho está numa situação mais confortável, a ameaça de demissão do PS (1) (dizendo que não governa com o orçamento da oposição ) não é para levar a sério (o eleitorado entenderia essa decisão como um "abandono do barco"). Noutros tempos a não aprovação do OE até nem seria uma muito má notícia (o governo seria obrigado a governar por duodécimos e isso garantiria o não aumento da despesa pública), neste momento uma crise orçamental seguida de uma crise governativa implicaria "escancarar" a "porta entreaberta" ao FMI e isso não interessa a ninguém. Se acho que vai haver acordo? Acho, mas de "feelings" está o inferno cheio...O PR? Já disse (repetidamente) tudo o que podia e devia dizer, resta-lhe (caso necessário) agir (e ninguém duvide que o fará)(2). O discurso de Manuel Alegre? Campanha eleitoral inconsequente...Já agora convém recordar que o futuro PR só poderá convocar eleições antecipadas lá para os meados de 2011.  
.
(1)
"Parece-me que decorre do bom senso político que, quando um Governo não tem um Orçamento aprovado, também não tem condições para governar, ainda para mais na actual conjuntura", afirmou José Socrates.
.
(2)
O Presidente da Républica vai receber os partidos na próxima semana. "Com vista a uma auscultação acerca da situação política, económica e social do país, o Presidente da República vai receber, na próxima semana e em audiências sucessivas, os representantes dos partidos políticos com assento parlamentar", lê-se numa nota do gabinete de Cavaco.
As audiências vão ter lugar em Belém nos dias 28 e 29, terça e quarta-feira, respectivamente.
Nos últimos dias, o Presidente da República tem sublinhado a necessidade de um entendimento entre o PS e o PSD sobre o Orçamento do Estado. É necessário, segundo o Chefe de Estado, "que ocorra um diálogo" do PS e do Governo "com os diferentes partidos", designadamente o PSD, "tendo em vista a aprovação desse documento tão importante para a nossa economia".


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Música - Frail And Bedazzled

Smashing Pumpkins, outro tema recuperado para Pisces Iscariot, depois de ter sido um outtake de Siamese Dream.



Mais Uma Bela Frase Para O Politicamente Correcto

O Sr Ministro da Presidência (Pedro Silva Pereira) afirmou que o redução do défice terá "um contributo da receita", ou seja, mais uma confirmação oficial para o que já sabiamos de forma oficiosa...

Música - Whir

Smashing Pumpkins, um outtake de Siamese Dream, recuperado em Pisces Iscariot

Já O Sabiamos Oficiosamente, Agora É Oficial

Os impostos vão aumentar outra vez . O Sr Ministro das Finanças afirmou hoje no parlamento que "reduzir o défice de 7,3 por cento para 4,6 por cento no próximo ano, representa uma redução de 4,5 mil milhões de euros" tendo perguntado ao PSD: "Digam onde é que podemos cortar 4,5 mil milhões de euros na despesa do Estado para atingir esse objectivo?". Para bom entendedor...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Música - Twinkle

Tori Amos ao vivo em 2005



Sure that star can twinkle
And you're watching it do
Boy so had boy so hard
But I know a girl
Twice as hard
And I'm sure
Said I'm sure
She's watching it too
No matter what tie she's got in her right dresser
Tied
I know she's watching that star

Gonna twinkle
Gonna twinkle
Gonna twinkle

And last time I knew
She worked at an Abbey in lona
She said "I killed a man T
I've gotta stay hidden in this Abbey"
But I can see that star
When she twinkles
And she twinkles
And I sure can
That means
I sure can

That means
I sure can
So hard
So hard

Música - Litlte Amsterdam

Tori Amos ao vivo em 1996

Música - Caught A Lite Sneeze

Tori Amos ao vivo em 2003

Disco - Boys For Pele



Myra Ellen Amos, conhecida universalmente como Tori Amos, publicou este disco em 1996. A religião, a condição feminina, a tragédia pessoal são os temas de eleição (poeticamente falando). Musicalmente o piano (o qual Amos toca com um "sentimento" de excepção) é o instrumento de eleição. Trabalho de enorme complexidade? Sem dúvida. Um disco Magnifico? Absolutamente...

E O Coelhinho Foi Com O Pai Natal Ao Circo III...

De acordo com Bruxelas, os Portugueses (em média) pagam mais 20 centimos por litro de gasolina do que os Espanhois...Deve ser a famosa "transparência" a funcionar. Quanto á AdC estou absolutamente elucidado quanto á sua competência. Quanto ao Governo também estou totalmente elucidado quanto á sua politica fiscal...

E O Coelhinho Foi Com O Pai Natal Ao Circo II...

O Estado Português lançou hoje a mais cara divida pública da última década (6,242% contra 5,312% em Agosto, numa emissão a 10 anos) tendo a procura superado a oferta 4,9 vezes. O valor da emissão foi de 750 milhões de Euros. O governo diz que são óptimas notícias. Lamento mas não são, na verdade são péssimas: Não é preciso ser um "expert" para perceber que quanto maior o grau de risco, maior o juro (e o seu inverso), da mesma forma que uma procura superior á oferta significa algo muito simples: O retorno esperado é de tal modo aliciante que vale apena correr o risco, existindo sempre a real possibilidade de alguém assumir o pagamento, caso Portugal falhe.

Francisco Louçã La Palisse

Francisco Louçã afirmou ontem em entrevista no TVI24 que estas eleições presidenciais são para Cavaco Silva «ganhar ou perder».
.
E para Manuel Alegre, quais são as alternativas?...

Escola Caviar

Artigo de Henrique Raposo
.
Acompanhar a atual ministra da Educação é o mesmo que entrar numa montanha russa emocional. Isabel Alçada consegue provocar risadas intermináveis e iras homéricas. Esta terça-feira, por exemplo, foi mesmo o "carrossel Alçada". Ao almoço engasguei-me a rir enquanto ouvia a nossa ministra numa cerimónia engomadinha: o tom afetado que Isabel Alçada colocava na palavra "carrairas" era delirante. Entre as gargalhadas, comecei a pensar em algumas perguntas ululantes: então ninguém faz uma rábula com esta ministra? Ou será que o tom afetado só tem graça quando o alvo da paródia é uma filha de um capitalista anafado, uma beata católica ou uma simples senhora da "direita social"? Se Alçada fosse uma ministra do CDS já teríamos por aí um pagode com as "carrairas".
Ao jantar a risada deu lugar ao ranger de dentes. Uma amiga mostrou-me um video onde podemos ver a Drª Alçada a revelar um enjoativo paternalismo em relação aos alunos do ensino público e, pior, em relação aos pais e professores. Se colocassem um crucifixo atrás da ministra, aquele video seria uma peça "vintage" do Estado Novo. Enquanto consumia a minha neura comecei a imaginar outro video. Nesse video redentor, alguém teria a coragem de perguntar o seguinte à senhora ministra: caríssima, onde é que colocou os seus filhos e/ou netos a estudar? Na escola pública que tanto defende ou no Liceu Francês? E, depois, esta pergunta seria estendida ao primeiro-ministro: V. Exa. tem os seus filhos na idílica escola pública ou num colégio privado?
Meus amigos, o problema, obviamente, não está na colocação de crianças e dos adolescentes nos liceus franceses desta vida. O problema está, isso sim, na hipocrisia da esquerda caviar. De manhã, os nossos progressistas metem os seus filhotes no colégio privado (ou naqueles liceus públicos que, misteriosamente, estão sempre nas mãos de "gente de bem"), e, depois, à tarde, defendem a escola pública e cantam loas ao eduquês. Pior: estes progressistas de limusina atacam aqueles que querem dar aos mais pobres a possibilidade de colocarem os seus filhos nos colégios privados (ou naqueles liceus públicos que, não sei porquê, são sempre monopolizados pelos bem-nascidos)
Na retórica, esta esquerda continua a defender o ensino ultracentralizado e dominado pelo facilitismo, mas, na prática, reconhece as virtudes de um ensino descentralizado e sem contacto com o ministério do eduquês. No seu dia a dia doméstico, a esquerda caviar coloca os seus filhos nos colégios onde o rigor do "antigamente" ainda existe, mas, no seu dia a dia político, utiliza a escola pública para extirpar o "antigamente" dos hábitos dos mais pobres. Ou seja, as crias progressistas são educadas à moda antiga, mas os filhos do povão são ensinados de forma progressista. Bravo. Os resultados desta hipocrisia estão aí: Portugal é uma sociedade estática, aristocrática, sem mobilidade social. Por outras palavras, a esquerda caviar esticou a sociedade salazarista até ao interior desta sociedade - nominalmente - democrática.
Meus amigos, esta esquerda é a principal inimiga dos filhos dos mais pobres. Dezenas de amigos meus "perderam-se" porque a escola das doutoras Alçadas lhes destruiu o futuro logo à nascença. Mas, claro, não se pode falar disto. Porque o burro sou eu. Porque o "fascista" sou eu. Porque o "neoliberal" sou eu.

Alguém Explique Ao Sr Candidato A PR

Que certas matérias não são reguladas nem por "vontades" nem por "idades", mas sim por factos objectivos...
.
Manuel Alegre afirmou, esta terça-feira à noite, que os defensores da entrada do FMI em Portugal «colocam a ideologia e os interesses acima do interesse nacional», «semeando a descrença no país mais velho da Europa».«Estamos numa situação difícil e infelizmente há pessoas que querem o FMI em Portugal. Colocam a ideologia e os interesses acima do interesse nacional. É algo muito estranho e nunca visto», disse, à margem de um jantar com apoiantes, segundo a TSF.O candidato presidencial disse acreditar «na capacidade dos portugueses para resolver os problemas». Manuel Alegre sublinhou que não é preciso que «haja portugueses a fazer apelos à senhora Merkel, à Alemanha e a outros».«Acho que somos uma velha Pátria, uma velha Nação e somos capazes de resolver os nossos problemas», concluiu Manuel Alegre.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Música - Paint Me Down

Spandau Ballet, album Diamond (1982)

Música - Friends Of Mine

Duran Duran, album de estreia em 1981

Lembrar Manuela Ferreira Leite

Artigo de Henrique Raposo
.
I. É bom ter memória. Há um ano, Ferreira Leite e José Sócrates enfrentaram-se num debate televisivo, o mais importante das eleições legislativas. Na altura, eu disse que Ferreira Leite saiu vencedora desse embate. "Ah, estás louco?", foi a reacção de boa parte das pessoas. "Então não vês que ele é melhor na TV?!". Pois, de facto, Sócrates é mais fotogénico do que Ferreira Leite. Mas há um problema grandote nessa abordagem: a Política não é a Chuva de Estrelas. Para mal dos pecados de propagandistas como Sócrates, a política tem de lidar com a realidade a não com a realidade virtual do power point. Enquanto Ferreira Leite falou da realidade, José Sócrates criou a sua realidade paralela, onde o TGV era imprescindível e onde o endividamento não era um problema. Lembram-se do que dizia José Sócrates quando Ferreira Leite levantava o problema do endividamento? Eu ajudo: o primeiro-ministro punha um ar de desprezo e dizia "por amor de deus", ou "basta de bota-abaixismo". Na altura, escrevi isto:
Vasco Pulido Valente afirmou que este foi um embate "entre um propagandista (aliás, bom) e uma pessoa séria". Eu diria que foi um embate entre um político que nunca sai do power point virtual (Sócrates) e um político que nunca sai da realidade (Ferreira Leite). Sócrates desprezou, por completo, o problema do endividamento. Como é que o PM pode desprezar o facto mais marcante da economia portuguesa?
Um ano depois, não mudo uma linha. Mais: desde Novembro (dois meses depois das eleições), o país vive ensombrado pela dívida e pela incapacidade do PS em lidar com esse problema.
II. Ferreira Leite tinha razão, mas o país não quis saber. Preferiu ir na cantiga do propagandista
. Sim, Ferreira Leite nunca percebeu que, em democracia, não basta ter razão. É preciso criar um discurso que entre no ouvido das pessoas. Sem dúvida: Ferreira Leite falhou neste ponto. Mas também não se pode esquecer a forma como a elite (jornalistas e comentadores) trataram Ferreira Leite. A "velhota" era sempre gozada. Eu até percebo que o "povo" vá na cantiga irrealista de José Sócrates. Mas já não percebo a forma como a elite se comportou. Não percebo. Este elite (jornalistas e comentadores) deve vigiar o poder, deve comparar o discurso com a realidade. Ora, Ferreira Leite tinha razão, os factos deram-lhe razão, e, mesmo assim, a ex-Presidente do PSD continua a ser "gozada" pela elite. O que isto nos diz sobre a nossa cultura política?
III. Setembro de 2010 está a meter todo o peso da realidade nos argumentos de Ferreira Leite. Aqueles que, em Setembro de 2009, apenas gozavam com Ferreira Leite deviam pensar naquilo que andam a fazer. Política não é a Chuva de Estrelas.

Questões Semânticas

A oposição diz que a despesa pública está descontrolada, o governo nega-o. O facto é que a mesma não para de subir. Sejamos claros: No dia em que o FMI "aterrar" por cá, é para "partir pedra" e não para discutir minudências...

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Música - CF GF

Tindersticks

Música - Pretty Words

Tindersticks



Pretty words
Likes ones youve never heard
Oh those pretty words
What can they say?
It felt like the first summers day
When I heard those pretty words
Oh those pretty words
Oh those...

Pretty words
Like ones youve only overheard
They hang together like pearls
I cant even say
Do you feel so much better now
Now youve heard those pretty words
Oh those pretty words
Oh those...

[ From: http://www.metrolyrics.com/pretty-words-lyrics-tindersticks.html ]


Oh those pretty words
They hang all around me now
Like a nicotine string of pearls
Im falling inside them now
When there's a sound you hear
And it feels like everything
And it feels like everything
And it feels like...

Youre just such a pretty one
You make everything feel undone
Waiting for those hands to come
Waiting for those hands...

Música - Before You Close Your Eyes

Tindersticks



Just as your eyes are closing
There was something that I meant to say
Like falling from my heart
But I don't know how
Before you close your eyes
I don't know how

Chorus:

I never cry for our love
I never cry
I never cry for our love
I never cry

There's no goodbye
These hands have always lived through mine
Now everything I touch I feel I don't know how
Before you close your eyes
I don't know how

Música - Can We Start Again

Tindersticks

Disco - Simple Pleasure


Tindersticks em 1999. Uma controversa capa e lá dentro o hábito: Grandes orquestrações, grandes poemas, grandes músicas e básicamente grande bom gosto... Já o escrevi anteriormente, mas não tenho nenhum problema em o repetir até á exaustão: Stuart Maples é um espantoso contador de histórias.

A Cada Um O Seu Papel

Como era evidente para qualquer criatura não acéfala, Mourinho não vai treinar Portugal, sendo Paulo Bento o escolhido. Mourinho fez o papel de vitima, Florentino Perez o de patrão, Gilberto Madaíl o de vendedor de ilusões. Quanto a Paulo Bento, espero que não lhe esteja reservado o "papel de embrulho"

Espero Bem Estar Enganado



Mas estes Srs vão-nos visitar em breve...As Yields das OT Portuguesas atingiram o seu valor mais alto desde a adesão ao Euro (6,40%), sendo a possibilidade de default para a dívida soberana do nosso país de 28%..."No pasa nada", o Estado continua a comportar-se como alguém que acha que para emagrecer, nada como uma dieta á base de alimentos altamente calóricos...

domingo, 19 de setembro de 2010

Brincar Ao Estado Social

Folclores "politiqueiros" á parte (nem o PSD o quer destruir, nem o PS é um seu defensor até "á morte", aliás cheiram-me a campanha eleitoral todas as últimas declarações de amor socialista - ganhar votos á esquerda) é um facto que o modelo tal como existe não é sustentável durante muito mais tempo (E espero que a Sra Ministra não dê o dito por não dito). A divida pública este ano deverá ultrapassar os 85% (em 2000 era de cerca de 50%), ficando cada emissão de dívida fica cada vez mais cara, prova que os mercados cada vez menos acreditam que Portugal possa cumprir os seus compromissos. Quem quizer pode continuar a brincar ao estado social, o problema é que a brincadeira vai acabar muito mal...

Música - Always

Billy Corgan, banda sonora de Spun (2002). O poema foi escrito em 1925 por Irving Berlin, como prenda de casamento para a sua mulher





I'll be loving you always
with a love that's true, always
When the thing you've planned
needs a helping hand,
I will understand, always, always

Days may not be fair, always
Yeah but that's when I'll be there, always
Not for just an hour,
Not for just a day,
Not for just a year, but always

I'll be loving you always
with a love that's true, always
When the thing you've planned
needs a helping hand,
I will understand, always, always

Days may not be fair, always
Yeah but that's when I'll be there, always
Not for just an hour,
Not for just a day,
Not for just a year, but always

Livro - O Pregador Atormentado



Escrito em 1879 por Thomas Hardy é um belo exemplo das suas capacidades narrativas: Richard Stockdale é um jovem pregador metodista, o qual é destacado para a pequena aldeia de Nether-Moynton, onde vai ficar hospedado na casa de uma jovem e bela viúva: Lizzy Newberry. Quando Stockdale descobre que a sua senhoria é uma contrabandista de alcool, vê-se num terrivel dilema moral, o qual vai piorando á medida que a sua paixão aumenta...Hardy utiliza uma escrita "directa" e profundamente eficiente, a qual nos "agarra" frase após frase...Em 1912 Hardy acrescentou uma espécie de "nota de rodapé", a qual alterou radicalmente o "Happy End" do livro original.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Música - To Love Somebody

Billy Corgan com Robert Smith (o original é dos Bee Gees - The Bee Gees 1st de 1967)

Música - The CameraEye

Billy Corgan ao vivo

Música - DIA

Billy Corgan ao vivo em 2005

Música - Mina Loy (M.O.H)

Billy Corgan

Disco - The Future Embrace


Aventura a solo (apesar da presença do Smashing Pumpkin Jimmy Chamberlain) de Billy Corgan em 2005. Uma sonoridade pop, muito longe da matriz base da sua banda. Referência para a colaboração de Robert Smith, num cover de "To Love Somebody" dos Bee Gees. Algo estranho á primeira audição? Sem dúvida, mas é um belo disco, que ganha com sucessivas audições

Cavadelas e Minhocas

Passos Coelho parece apostado em fazer concorrência a Socrates no capítulo do disparate: Depois de uma proposta de proposta de revisão constitucional que ninguém percebeu, temos essa peregrina ideia da "região-piloto". TGV e regionalização são duas daquelas matérias, relativamente ás quais, ainda ninguém me conseguiu demonstrar a sua utilidade...

Outra Vez O TGV

O actual governo já disse tudo e o seu contrário sobre o TGV (deve ser o mundo que muda muito...), agora estamos na fase não se faz o troço Lisboa-Poceirão (a justificação é a crise, que também já foi justificação para o fazer...). Se bem percebo vamos ter uma ligação entre o Poceirão (esse centro da economia nacional...) e Madrid...Devo estar enganado, mas isto parece-me tudo um bocado absurdo. Já agora do Poceirão para Lisboa vai-se como, e em que velocidade?

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O Putativo Regresso De D.Sebastião, Numa Versão Século XXI E Noutra Área...

A notícia é esta

Música - Hey Negrita

Rolling Stones, album Black And Blue (1976), com o convidado Billy Preston (que entre outras coisas, ficou na história por ter sido o único homem que tocou com os Beatles e os Rolling Stones)


Música - Stray Cat Blues

Rolling Stones ao vivo em 1969, um original de Beggars Banquet (1968)

2.500.000

É o número de euros que a nossa dívida cresce, a cada hora que passa...

Presidenciais 2011 - XV

José Ribeiro e Castro, ex-lider do CDS-PP e actual deputado está a avaliar a possibilidade de se candidatar a PR, apoiado pela direita que não gosta de Cavaco. Paulo Portas não ficou calado e afirmou que o CDS-PP vai apoiar o actual PR caso este se recandidate. Fico á espera da candidatura de Garcia Pereira para ver quem é que não fica em último, na competição "1%, ou menos, dos votos" entre Pereira, Moura e Castro

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Música - Starla

Smashing Pumpkins ao vivo em 1992 (este tema foi originalmente o lado b de I Am One, tendo sido recuperado em 1994 para o disco Pisces Iscariot)




I'm in here
Please take me home
Starla dear
I'm all alone

When you can't decide what's on your mind
It's clear I'm here, starla dear

To disappear takes so much time
Starla dear, you're on my mind

Soon, soon I'll be leaving
Soon, soon I'll be leaving
I hear all you're saying
I hear all you're failing

I'm in here
Please take me home
Starla dear
I'm all alone

Serve yourself No one else can do for you like you
And no one else fails like me
In my eyes I burn alive
Fly like a bird
No more words just you and I
High in the sky

Aguardemos Com Tranquilidade...

Não é oficial, mas tudo indica que Paulo Bento seja o futuro seleccionador nacional. Ficam dois "quadros" dos Gato Fedorento (Na altura Bento era treinador do Sporting)




terça-feira, 14 de setembro de 2010

Música - Sacrifice

David Julyan, banda sonora de "The Prestige"

Filme - O Terceiro Passo


Realizado em 2006 por Christopher Nolan, com argumento do seu irmão Johnatan (a partir de um livro de Christopher Priest - 1995), foi nomeado pela Academia nas categorias de Direcção Artistica e Fotografia (Wally Pfister). Inglaterra finais do século XIX, Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) são dois jovens mágicos á procura do seu lugar. Se Angier é um aristocrata que procura a perfeição da aparência, Borden é um plebeu que procura a perfeição do truque, sendo melhor mágico. Quando num truque mal sucedido Borden mata por erro a esposa de Angier (Julia - Piper Perabo), inicia-se uma marcação cerrada entre os dois homens, cada um deles procurando destruir o outro. Cheio de "flashbacks" e "flashforwards" é um filme que manipula, manipula e continua a manipular, sem nunca o esconder. Um argumento nada linear, onde os actores secundários assumem papel principal...(Michael Caine como Cutter - um engenheiro que cria truques e máquinas, Rebecca Hall como Sarah, Samantha Mahurin, como Jess - respectivamente esposa e filha de Borden, Scarlett Johansson como Olivia - Inicialmente assistente de Angier e depois (suposta) amante de Borden, David Bowie como Nikola Tesla, um inventor e cientista demasiado avançado para o seu tempo e o seu ajudante Alley (Andy Serkis)). Muitos furos acima da média, necessita de concentração a 100% ao longo das suas mais de 2 horas de duração, pois embora esteja tudo lá, convem saber onde está e porquê...Excesso de "mise en Scène" como alguns defendem?. Podia ser de outra forma, podia, só que não era a mesma coisa (e provavelmente seria um desastre)...

O Regime Cubano Admite (Finalmente) A Falência Do Modelo. Felizmente Que O PCP E O BE Existem, Para Continuar A Defender A Sua Vitalidade E Frescura..

O governo cubano anunciou segunda-feira que vai demitir até Março de 2011 pelo menos 500 mil trabalhadores estatais, ou seja, 1 em cada 8 funcionários da sua máquina pública.
O corte é uma das mais importantes e delicadas medidas económicas do país em pelo menos 20 anos.
A demissão em massa foi transmitida pela Central de Trabalhadores de Cuba (CTG), ligada ao governo, num comunicado ao jornal estatal Granma.
A previsão é que os cortes ocorram de forma escalonada na ilha, e comecem no próximo mês.
A dura nota da CTG, em sintonia com os discursos do dirigente máximo da ilha, Raúl Castro, prega contra o «paternalismo» do Estado e refere que Cuba «não pode nem deve» manter um funcionalismo inflaccionado, que gera perdas e «maus hábitos».
O texto prevê a redução «de vultuosos gastos sociais», a eliminação de «subsídios excessivos», o «estudo como fonte de emprego e aposentadoria antecipada».
Segundo a CTG, os demitidos serão inseridos no sector «não estatal» da economia - e apenas as vagas «imprescindíveis» serão repostas no Estado, em áreas como agricultura e educação.
Para ampliar as vagas no sector privado, o governo incentivará o «arrendamento, o usufruto (de terras), cooperativas e trabalho por conta própria».
Raúl tinha anunciado em Agosto que o Estado facilitaria licenças para pequenos negócios, hoje restritas - de barbearias a pequenas oficinas mecânicas.
Disse ainda que esses negócios, que passarão a pagar impostos, poderiam, pela primeira vez, contratar funcionários.
A central anunciou que a medida faz parte do plano de «actualização do modelo económico» cubano - os dirigentes comunistas rejeitam falar em «transição» - apenas dias depois de o ex-ditador Fidel Castro ter dito, em entrevista à revista The Atlantic, que o antigo modelo cubano «não funciona nem sequer» para Cuba. Fidel negou em seguida estas declarações.
A demissão em massa é considerada uma medida necessária há anos para aumentar os baixos índices de produtividade da ilha. (Artigo do Diário Digital)

E O Coelhinho Foi Com O Pai Natal Ao Circo...


.
Esta é a mensagem da Sra Ministra aos alunos, pais e professores. Se o "argumento e realização" são da Sra Ministra é um perfeito desastre (quem é que foi o "produtor"?), se foi trabalho encomendado é outro perfeito desastre (mesmo um "bom argumento" (o que não é manifestamente o caso), pode ser destruido por uma péssima "montagem" e "direcção de actores"). Custa-me a acreditar que um governo tão centrado na imagem, tenha permitido este completo disparate (Há quem defenda que se trata de um sketch do Gato Fedorento, com um avatar da Sra Ministra...).

.

P.S.: Utilizando uma das últimas parvoices instituidas pelo politicamente correcto, declaro que este blog continua a escrever de acordo com a antiga ortografia...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Música - School

Roger Hodgson ao vivo em 2010, o original é de Crime Of The Century dos Supertramp (1974)



I can see you in the morning when you go to school
Don't forget your books, you know you've got to learn the golden rule,
Teacher tells you stop your play and get on with your work
And be like Johnnie - too-good, well don't you know he never shirks
- he's coming along!

After School is over you're playing in the park
Don't be out too late, don't let it get too dark
They tell you not to hang around and learn what life's about
And grow up just like them - won't you let it work it out
- and you're full of doubt

Don't do this and don't do that
What are they trying to do?- Make a good boy of you
Do they know where it's at?
Don't criticize, they're old and wise
Do as they tell you to
Don't want the devil to
Come out and put your eyes

Maybe I'm mistaken expecting you to fight
Or maybe I'm just crazy, I don't know wrong from right
But while I am still living, I've just got this to say
It's always up to you if you want to be that
want to see that
want to see that way
- you're coming along!

Nostalgia

Primeiro dia de aulas do novo ano lectivo: Rever professores, colegas e amigos, conhecer novas pessoas (e em muitos casos uma nova escola/uma nova terra) e vários meses para cada um mostrar o que vale. Tenho na minha memória o verdadeiro primeiro dia (aquele em que entrei pela primeira vez na escola) e não tenho nenhuma recordação do último primeiro dia (aquele em que entrei na universidade para o meu último ano de estudante). Hoje ao ver a cara das crianças e dos adolescentes (no sitio onde trabalho não existe ensino superior), senti-me transportado para um tempo que nunca mais será meu.

domingo, 12 de setembro de 2010

Disco - Gentlemen Take Polaroids


David Sylvian, nome artistico de David Alan Batt, (primeiro com os Japan, depois quer a solo, quer em projectos com outros artistas), tem-nos brindado desde 1978 com um enorme conjunto de grandes canções, não fugindo este album de 1980 (o 4º de originais dos Japan) á regra.

Música - Taking Islands In Africa

Japan, com a colabotação de Ryuichi Sakamoto

Música - The Width Of A Room

Japan

Música - Burning Bridges

Japan

Cinema Infantilizado, Ou A Morte Do Individuo

Artigo de Henrique Raposo
.
Alertado por um artigo já antigo do TLS (Clive Sinclair, “Total Eclipse”, aka o artigo-descaradamente-roubado-por-este-post), resolvi fazer um exercício: comparar um clássico com o seu remake. Ou seja, resolvi comparar, vá, a psique do original com a psique da sua reconversão moderna. E o resultado é um pouco triste: nos anos 50, o espectador era tratado como um adulto; no nosso tempo, o espectador é tratado como uma criança ou mesmo como um imbecil. Hoje em dia, parte-se do pressuposto de que o espectador é burro. O argumentista e realizador metem tudo na misturadora e servem uma papa já mastigada ao espectador. Como é óbvio, este modus operandi destrói os silêncios, os subentendidos, o mistério de um frame não explicado, enfim, destrói a imaginação do espectador.
O objecto desta fabulosa experiência científica é o “3:10 to Yuma” (o original é de 1957, e foi realizado por Delmer Daves – um tarefeiro muito competente; fez um dos melhores filmes da dupla Bogart/Bacall, “Dark Passage”; o remake é de 2007, e foi realizado por James Mangold). A história gira em torno de dois homens, o bandido (Ben Wade – Glenn Ford/Russell Crowe) e o pai de família (Dan Evans – Van Heflin/Christian Bale). Como já perceberam, o encanto da história deriva da colocação de um homem normal (Evans) numa situação extraordinária. Reza a lenda que é aqui que nascem os heróis. Bom, não vou contar mais nada, para não ser desmancha prazeres. Vou apenas, como dizia há pouco, comparar a atmosfera de cada filme. E a diferença principal está na forma como se aborda o bandido, Ben Wade. O filme original não tenta explicar o comportamento do bandido, ou seja, não tenta explicar a origem do mal. O mesmo já não sucede no filme de 2007. Mangold tenta explicar o mal através dos traumas psicológicos: o pai era um pulha, e a mãe uma faraónica meretriz, logo, Wade só podia ser bandido. Esta justificação revela bem o ar do tempo das nossas sociedades, que vivem subjugadas por esta espécie de vulgata psicológica.
.
Globalmente concordo com Henrique Raposo. Felizmente que ainda existem realizadores como Lynch, Van Sant, Scorsese, Cronenberg (entre vários outros) para não nos infantilizarem e nos tratarem como adultos que somos.

sábado, 11 de setembro de 2010

Música - My Immortal

Evanescence (com imagens do 911), tema incluido em Fallen (2003) - O disco foi nomeado aos Grammy´s (Melhor Disco e Melhor Disco Rock), este tema foi nomeado como Melhor Performance Pop.



I'm so tired of being here
Suppressed by all my childish fears
And if you have to leave
I wish that you would just leave
'Cause your presence still lingers here
And it won't leave me alone

These wounds won't seem to heal
This pain is just too real
There's just too much that time cannot erase

When you cried I'd wipe away all of your tears
When you'd scream I'd fight away all of your fears
And I held your hand through all of these years
But you still have
All of me

You used to captivate me
By your resonating life
Now I'm bound by the life you've left behind
Your face it haunts
My once pleasant dreams
Your voice it chased away
All the sanity in me

I've tried so hard to tell myself that you're gone
But though you're still with me
I've been alone all along

Alcafache: 25 Anos Depois

O Mundo Civilizado Nunca Esquecerá

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Música - It´s No Good

Depeche Mode

Música - Useless

Depeche Mode

Música - Barrel Of A Gun

Depeche Mode



Do you mean this horny creep
Set upon weary feet
looks in need of sleep
That doesn't come
This twisted, tortured mess
This bed of sinfulness
Who's longing for some rest
and feeling numb

What do you expect to be?
What is it you want?
Whatever you've planned for me
I'm not the one

A vicious appetite
visits me each night
And won't be satisfied
Won't be denied
An unbearable pain
A beating in my brain
That leaves the mark of cain
Right here inside

What am I supposed to do?
With everything that I've done
Is leading me to conclude
I'm not the one

Whatever I've done
I've been staring down the barrel of a gun
Whatever I've done
I've been staring down the barrel of a gun
Whatever I've done (whatever, whatever)

Is there something you need from me?
Are you having your fun?
I never agreed to be
Your Holy One

Whatever I've done
I've been staring down the barrel of a gun
Whatever I've done (whatever, whatever)
I've been staring down the barrel of a gun
Whatever I've done (whatever, forever)
I've been staring down the barrel of a gun

Disco - Ultra


O album mais pesado e sombrio dos Depeche Mode (o desenho da capa é o primeiro sinal) foi publicado em 1997. A banda vivia momentos muito dificeis (Wilder tinha saido, Gahan tinha tentado o suicidio, Fletcher e Gore tinham vários problemas pessoais e psicológicos). O resultado? Um disco magnifico (como se costuma dizer, as pessoas revelam-se sobre pressão...) e algo muito próximo de uma magistral "re-invenção" da banda.

O Plano Tecnológico Emigrou ?

Uma semana após a decisão do colectivo no que ao "caso" Casa Pia respeita, ainda ninguém viu o acordão (cuja entrega já foi prometida várias vezes). A explicação para estes adiamentos tem sido baseada em "problemas informáticos" (pelos vistos passar um texto em formato "word" para formato "pdf" é um "mistério da natureza"...). Sejamos claros: Assim ninguém credibiliza a cada vez mais desgastada justiça: Ou se passa algo de estranho (O advogado de Carlos Cruz (Ricardo Sá Fernandes), já questionou a real existência do acordão), ou a equipe informática percebe tanto da matéria, como eu de física quantica...Seja qual for a verdade, a mesma é muito grave.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Carlos Cruz

Não sei se é inocente ou culpado no processo Casa Pia, sei apenas que foi condenado em primeira instância. Para além do seu site, o ex-apresentador tem usado e abusado de entrevistas e programas, fundamentalmente na RTP, que supostamente é serviço público (pago pelos contribuintes). Quantos Portugueses (acusados de crimes infinitamente menores), foram alvos desse previlégio? Zero...Pesos e medidas? Não brinquem comigo, e muito menos com o meu dinheiro, o que temos assistido é uma inacreditável vergonha, a custas do contribuinte ...

Música - Planet Of Apes Main Theme

Jerry Goldsmith

Filme - O Planeta Dos Macacos



O ponto de partida é o livro de Pierre Boulle (1963) o qual sofreu várias adaptações ao cinema. O que nos trás aqui hoje é a sua adaptação de 1968, com realização de Franklin J(ames) Schaffner (nomeado nas categorias de Guarda Roupa - Morton Haack e Banda Sonora - Jerry Goldsmith, com um Oscar honorário a ser entregue a John Chambers ) - A versão de Tim Burton em 2001 fica para outras "núpcias"... - Em 3978 um grupo de astronautas chega a um planeta onde os macacos reinam e os seres humanos são seus escravos. O que parece uma aparente e eventual "anormalidade" é na verdade a "ponta do icebergue" de um segredo profundamente sinistro...Realização imaculada, num belo elenco, onde Charlton Heston (George Taylor) é o "cabeça de cartaz". Um daqueles filmes que nos deixa (profundamente) a pensar...

2010-09-09 II

Ao contrário da AR, Queiroz já não está em funções. Madail demitiu-o e anunciou eleições para a FPF (onde espero que não se recandidate). Como se costuma dizer, mais vale tarde...

2010-09-09 I

Passos Coelho (num daqueles momentos "mais valia ter ficado calado"), lembrou recentemente, que a partir de hoje o PR fica impossibilitado de dissolver a AR (O futuro PR só o poderá fazer lá mais para meados de 2011). Evidentemente que a actual AR continua em funções

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Música - Team Handed

Mogwai

Música - I Chose Horses

Mogwai

Música - Glasgow Mega-Snake

Mogwai

Disco - Mr Beast


Mogwai em 2006. A (excelente) capa é de Amanda Church, a letra de I Chose Horses é de Tetsuya Fukagawa e o magnifico som (dificilmente catalogável) é dos Escoceses...Mais um daqueles discos de excepção de uma daquelas bandas "para alguns"(felizmente cada vez menos)...

1,3 Biliões De Dolares

É o valor (por baixo) estimado para o défice do orçamento federal dos EUA, o qual é o maior dos últimos 65 anos...A fonte é o CBO

O Piloto Automático III

Os jogadores começam a falar. Quem quizer perceber, percebe, quem não quizer perceber pode continuar a assobiar para o ar...
.
Bruno Alves e Tiago, dois dos jogadores mais utilizados na selecção portuguesa de futebol, pediram ontem, depois da derrota com a Noruega, celeridade no processo do seleccionador.
Tiago pediu para se resolver tudo «rapidamente», já que essa é a melhor forma de se conseguir «estabilidade».
«Espero que fique resolvido, pois isso vai ser bom para todos os portugueses que querem ir ao Euro», disse o médio
Já Bruno Alves falou na necessidade de uma rápida resolução do caso, para o bem de todos.
O defesa central, contudo, disse que tudo compete à Federação Portuguesa de Futebol e não aos jogadores.
Bruno Alves também aproveitou a ocasião para explicar que não quis contra-atacar Agostinho Oliveira, quando garantiu que as equipas devem ser «unidas» e que, qualquer que seja o resultado, esse é de «todos» e não de apenas um sector.
A resposta de Bruno Alves foi entendida como uma crítica, já que Agostinho Oliveira tinha dito que a defesa, «habitualmente competente», tinha sido «incompetente» no jogo com o Chipre.
Hoje, Bruno Alves tirou as dúvidas e explicou não ter sido sua intenção provocar qualquer polémica, até porque tem uma excelente relação com o treinador.
Liedson também abordou o caso Queiroz, mas explicou que a resolução do processo compete aos dirigentes e que os jogadores apenas se devem preocupar com aquilo que fazem dentro do campo. (Noticia do Diário Digital)

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Disparatado ? Menos Do Que Pode Parecer Á Primeira Vista

A perca da moeda própria (com todas as implicações politicas e económicas daí recorrentes) foi a "maior machadada" na soberania de cada estado membro da UE (e não fomos "nem tidos nem achados" na matéria). A "história" em anexo é apenas mais um capítulo...Quem quizer pode "espernear", mas não vale de nada, e se for uma forma de disciplina, excelente...

Música - Metropolis

Kraftwerk, album de 1978 Man Machine (ou Die Mensch-Maschine)

O Piloto Automático II

Escrevi antes dos dois primeiros jogos de qualificacação que a frase era suicida. Infelizmente não me enganei (como é possível alguém experiente e com elevadas responsabilidades dizer uma barbaridade destas?). Depois de pela primeira vez não termos conseguido vencer o Chipre, pela primeira vez perdemos com a Noruega. Vai continuar tudo na mesma? Provavelmente, e mais "primeiras vezes" é o que não falta...

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Música - Franz Schubert

Kraftwerk, album de 1987 Trans-Europe Express

Música - Hallogalo

Neu!, album de 1972 Neu!

Música - House With No Door

Van Der Graaf Generator, album de 1970 H To He, Who Am The Only One



There's a house with no door and I'm living there
at nights it gets so cold and the days are hard to bear inside.
There's a house with no roof, so the rain creeps in,
falling through my head as I try to think out time.
I don't know you, you say you know me, that may be so,
there's so much that I am unsure of ...
You call my name, but it sounds unreal, I forget how I feel,
my body's rejecting the cure.
There's a house with no bell, but then nobody calls;
I sometimes find it hard to tell if any are alive at all outside.
There's a house with no sound; yes, it's quiet there ...
there's not much point in words if there's no-one to share in time.
I've learned my lines, I know them so well, I am ready to tell
whoever will finally come in

Of the line in my mind that's cold in the night, it doesn't seem right
when there's that little dark figure running ...
There's a house with no door and there's no living there:
one day it became a wall ... well I didn't really care at the time.
There's a house with no light, all the windows are sealed,
overtaxed and strained NOW NOTHING IS REVEALED BUT TIME
I don't know you, you say you know me, that may be so,
there's so much that I am unsure of ...
You call my name, but it sounds unreal, I forget how I feel,
my body's rejecting the cure .....
Won't somebody help me ......?

Filme - Heist, O Golpe



Escrito e realizado por David Memet em 2001 é delicioso. Joe Moore (Gene Hackman) é um famoso ladrão que um dia é apanhado por uma camara de vigilância, o que o deixa em maus lençois. Bergman (Danny de Vito) propõe-lhe um novo golpe e impõe-lhe como companheiro Silk (Sam Rockwell) o qual está interessado na mulher de Joe (Fran - Rebecca Pidgeon). Por outro lado Joe rodeia-se dos seus homens de confiança (Pinky - Ricky Jay e Bobby - Delroy Lindo). Quase ninguém confia em ninguém e quase todos vão tentar enganar a outra parte (e a própria...).Um filme "cheio de truques", onde Mamet "dá cartas"...

Isto Deve Fazer Todo O Sentido, Agora Para Mim Não Faz Nenhum...(Admito Evidentemente A Minha Limitação Mental)...

A Galp defende-se das criticas de que tem sido alvo negando que alguma vez tenha classificado como combustíveis de má qualidade, a gasolina e o gasóleo das conhecidas marcas brancas vendidas nos hipermercados.
Em causa está o facto da petrolífera ter decidido abrir em Setúbal um posto de baixos custos, justificando-se com a existência de um certo tipo de consumidor que está preocupado com o preço dos combustíveis.
Em entrevista à TSF, o porta-voz da Galp, Pedro Pereira, garantiu que a empresa vai manter o seu nível de qualidade, embora admita que não se pode comparar a qualidade dos combustíveis que a Galp vende nos restantes postos.
«O aditivo permite que o carro polua menos o ambiente, que gaste menos em manutenção e permite retirar melhor rentabilidade de cada litro de combustível, ou seja, com o mesmo número de litros consegue fazer mais quilómetros com o carro e protege o motor do automóvel», sublinhou.
Para a empresa, os custos com este novo posto de combustível são mais reduzidos e, pelo menos no imediato, também o consumidor fica a ganhar mais, destacou o porta-voz da Galp.
«O facto dos combustíveis não terem aditivo é suficiente para baixar um pouco o preço, bem como o facto de não ter outros serviços adicionais e ter apenas um funcionário no posto permite baixar os custos», justificou Pedro Pereira.
O responsável justificou que a Galp decidiu fazer esta aposta no mercado porque há procura por parte dos consumidores.
Apesar da qualidade inferior destes combustíveis, Pedro Pereira considera que a imagem de marca da Galp não vai sofrer alterações com esta oferta. (Artigo da TSF)
.
Ao contrário do afirmado a GALP diz que os combustiveis de "marca branca" são maus: Poluem mais o ambiente, implicam maiores custos de manutenção com o carro, implicam um maior consumo de combustível e prejudicam o motor (é só ler...). Não obstante a GALP abre um posto que vende estes combustiveis, os quais admite serem inferiores, mas justifica-o com a procura. Por outro lado a GALP entende que a venda (nas suas palavras) de um produto "menor", em nada prejudica a sua imagem...Querem tradução? Estamos a vender menos e temos que nos "fazer á estrada"...

domingo, 5 de setembro de 2010

Música - Conta-me Histórias

O original está em Cerco (1985), esta é uma versão ao vivo de 2009. Xutos e Pontapés

Música - Tonto

O original é de Direito Ao Deserto (1993), aqui numa versão absolutamente invulgar (RIR 2010), apenas com o baterista Kalu na voz e Zé Pedro na guitarra.