quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Presidenciais EUA 2016 LXXXII

Nota prévia: Assisti a todos os debates em inglês, dispensando legendas ou traduções simultâneas, e não sendo o inglês a minha língua materna admito que me possa ter escapado algo.

Mike Pence (candidato a VP de Trump) e Tim Kaine (candidato a VP de Clinton) estiveram frente a frente no passado dia 4 com Elaine Quijano como moderadora. Só hoje assisti ao debate e ficam as minhas impressões:
Em primeiro lugar foi (na minha opinião) o melhor debate até ao momento, ambos demonstraram uma excelente preparação, mas a moderação de Quijano deixou muito a desejar: Raramente teve mão no debate (em 90 minutos Kaine interrompeu cerca de 70 vezes Pence e Pence interrompeu cerca de 40 vezes Kaine enquanto Quijano foi interrompida quase 30 vezes - cerca de 140 interrupções em 90 minutos são interrupções a mais ).
Ambos tiveram uma postura muito diferente da dos seus "chefes": Kaine foi agressivo, jogando sempre ao ataque, Pence foi calmo jogando no "contra ataque" - Kaine foi mais eficaz a atacar Trump do que Pence a atacar Clinton, mas Pence demonstrou globalmente ser mais seguro que Kaine.

Resultado ? Empate a "2"

Sem comentários: