segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Presidenciais EUA 2016 LXXIX

2º debate: Universidade de Washington em Saint Louis, com a moderação de Anderson Cooper e Martha Raddatz com cerca de 40 espectadores na sala com vários deles a colocar questões aos candidatos.
Vamos por partes: Nenhum dos candidatos terá ganho nem perdido um único voto no seu "mercado", a questão é saber quem é que conseguiu convencer mais indecisos (a conferir em próximas sondagens).
A CNN descreveu o debate como "Nasty" (grosseiro, desagradável, rude) e acertou em cheio. Os candidatos não se cumprimentaram no início do debate. Trump esteve sempre agressivo, tentou quase sempre baixar o nível para "a peixeirada" (não só acusou várias vezes os moderadores de o estarem a prejudicar beneficiando Hillary, como chegou a ameaçar com prisão a sua adversária caso vença a eleição), tendo Hillary tido o bom senso de não baixar demasiadamente o nível. É pouco comentado pelos analistas políticos mas Trump quando se refere a Hillary quase sempre se refere a "ela", enquanto Hillary se refere quase sempre a "Donald", assim como a postura física de cada um: Trump quase nunca tira "a cara de mau" e o seu metro e 88 e os seus 90 quilos dão-lhe um ar intimidante...Hillary tem 1 metro e 69, pouco mais de 60 quilos, sorri e ao contrário de Trump transmite uma sensação de proximidade. Ontem com os candidatos quase sempre de pé ou a andarem de um lado para o outro foi bem possível notar a diferente postura física de cada um. 
Tal como no primeiro debate Hillary mostrou conhecer os dossiers, enquanto Trump debita "generalidades" muitas delas verdadeiras mentiras.
 Trump marcou um ponto importante na última pergunta: Um dos espectadores solicitou aos candidatos para indicarem uma qualidade que respeitassem no seu adversário: Hillary elogiou os filhos de Trump, Trump definiu Hillary como uma lutadora e a cara de Hillary disse tudo:
 
 


Resultado final: "2 a 1" para Hillary Clinton

Sem comentários: