domingo, 20 de setembro de 2015

F1 2015 XIV

A qualificação nocturna em Singapura trouxe-nos algumas novidades: Em 1º lugar Alexander Rossi substituiu Roberto Merhi na Manor tornando-se no primeiro norte americano a participar numa corrida de F1 desde Scott Speed em 2007. A 2ª novidade foi a primeira Pole "não Mercedes" do ano: Vettel conseguiu algo que não conseguia desde o Brasil em 2013 (23 Novembro) e a Ferrari desde a Alemanha em 2012 (21 Julho). A 3ª novidade consistiu no facto dos Ferrari e dos Red Bull terem ficado à frente dos Mercedes.
Quanto à corrida: Já sabemos que se inicia e conclui de noite e acaba com fogo de artifício e também já sabemos que o safety car mais cedo ou mais tarde entra em pista - Foi o 8º GP disputado no circuito de Marina Bay e pela 8ª vez foi necessário recorrer ao "dito cujo" - Talvez um dia a "maldição" seja extirpada...Volta 13: Colisão entre Hülkenberg e Massa, primeiro foi despoletado o safety car virtual, mas o real acabou por entrar, mas não era tudo: Na volta 37 um homem entrou na pista (como é que estas coisas são possíveis ?) e novamente safety car...
Vettel não deu qualquer chance à concorrência, dominou a corrida do principio ao fim e o 3º lugar de Räikkönen permitiu à Ferrari ter os seus 2 homens no pódio, algo que não acontecia desde 12 de Maio de 2013 (GP de Espanha).
Definitivamente não foi o fim de semana da Mercedes: Hamilton com problemas no acelerador  desistiu pela primeira vez este ano, enquanto que Rosberg nunca teve andamento para os Ferrari e para o Red Bull de Ricciardo (que foi 2º) tendo que se contentar com o 4º lugar.
Numa corrida com 6 abandonos (Hülkenberg, Massa, Alonso, Hamilton, Button e Grosjean), Bottas foi 5º, Kvyat 6º, Pérez 7º, Verstappen 8º, Sainz 9º e o último lugar pontuável foi para o Sauber de Nasr.
Na última volta da corrida foi dada a ordem a Verstappen para deixar passar o seu colega Sainz (vá-se lá saber porquê), mas o piloto holandês desobedeceu, veremos o que fará a Toro Rosso.
O estreante Rossi conseguiu o 14º lugar, tendo ficado à frente do seu colega Stevens.
Na próxima semana a F1 viajará até ao Japão.
 
Classificações:
 
Pilotos - Hamilton (252), Rosberg (211), Vettel (203), Räikkönen (107), Bottas (101)
 
Construtores: Mercedes (463), Ferrari (310), Williams (198), Red Bull (139), Force India (69)
 
 
 

Sem comentários: