quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Debates Legislativas 2015 X

Pela primeira vez na nossa rádio os 2 principais candidatos a PM debateram entre si, num debate (muito bem) moderado por Graça Franco (Renascença), Maria Flor Pedroso (Antena 1) e Paulo Baldaia (TSF) - Ouvi primeiro e vi depois, claro que "a cores" é diferente, mas no essencial "ouvi" e "vi" o mesmo debate.
Passos Coelho (PC) mudou radicalmente para melhor: Usou a Grécia de forma cirúrgica, nunca os seus lábios pronunciaram o nome "José Sócrates" (embora tenha falado muito dos seus governos) e adoptou a estratégia "Catarina Martins", ou seja, "rematou" de todos os lados, aliás apenas se falou do programa do PS.
António Costa (AC) tentou repetir a "receita" do primeiro debate, mas PC não deixou.
Ia o jogo empatado "a 1", quando aconteceu o momento do jogo: AC confrontado com a "questão dos mil milhões" de euros (ou seja, o valor que o PS se compromete a poupar na Segurança Social, através da condição de recursos, ou seja, prestações que são pagas a pessoas em determinadas situações (RSI, abono de família, complemento solidário para idosos, etc) as quais são financiadas através de impostos) não conseguiu explicar nada, enrolou-se e PC marcou o 2º "golo" ao não largar mais "o osso", dando a ideia que o seu oponente falava do que não sabia, AC acabou por se explicar no FB, embora na realidade nada explique... (tarde demais).
PC esteve bem ao desafiar AC para reformar a SS, quer ganhe quer perca as eleições, AC ao que se percebe não está para aí virado.
Globalmente PC conduziu o debate, pisou os terrenos que conhece e AC não tendo estado mal (sempre mais calmo que Passos), esteve menos aguerrido e menos seguro, num debate bem mais "centrado" do que o da semana passada. Quem venceu? Passos por  "2 a 1". 

Sem comentários: