segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Porque É Que António Costa Perdeu As Eleições? - Explicação em 12 pontos

1. Convenceu-se (ou alguém o convenceu) que o simples facto de existir chegava para vencer a eleição com enorme vantagem.
 
2. Convenceu-se (ou alguém o convenceu) que o resultado obtido em Lisboa (50.91%) nas últimas autárquicas seria repetido no país.
 
3. A forma como chegou à liderança do PS, "cheirou" a muita gente a "jogo sujo". Seguro (que não era candidato a nada) levou o PS a 2 vitórias: Autárquicas e Europeias
 
4. A forma como deixou Lisboa foi irreal, demonstrou um desprezo enorme pelos lisboetas (não foi o primeiro? Pois não, mas espero que tenha sido o último...) . Desde João Soares (2002) que nenhum Presidente da CML cumpre o seu mandato até ao fim, numa "moda" iniciada por Jorge Sampaio em 1995. (A Coligação venceu, o PS perdeu 16 p.p. quando comparadas as autárquicas de 2013 com as legislativas de ontem, e mais de 8 mil votos)
 
5. Muitos entenderam que Costa enquanto chefe socialista e depois como PM abriria a porta a uma candidatura presidencial de Sócrates, algo de incompreensível após tudo o que aconteceu. Os Portugueses por muito chateados que estejam com a coligação, ainda não fizeram as pazes como PS (o resultado de ontem é bem demonstrativo disso) 
 
6. Com a prisão de Sócrates, Costa adoptou uma posição "hibrida" a qual jogou a seu desfavor.
 
7. A campanha eleitoral foi um desastre completo, Costa pareceu sempre (e desculpem-me a expressão) uma "barata tonta", em momento algum a mensagem "confiança" rimou com Costa.
 
9. A radicalização do discurso foi uma parvoíce completa, não ganhou nenhum voto à esquerda e perdeu muitos ao centro (e é aí que se ganham as eleições).  - Se o PS subiu cerca de 170 mil votos,  o BE e a CDU subiram  cerca de 260 mil. O PS subiu 12 deputados ? Sim, o BE e a CDU também e até o PAN (um partido hibrido que mistura um radicalismo político de esquerda com um radicalismo animal) conseguiu eleger em Lisboa.
 
10. Em momento algum demonstrou que faria diferente (para melhor) e como anteriormente escrevi, entre uma m... conhecida e uma m... desconhecida, as pessoas escolhem a conhecida, mais que não seja porque já estão habituadas ao cheiro e ao sabor...

11. "É a Economia Estúpido" - A frase de James Carville foi adoptada por Bill Clinton na sua (bem sucedida) corrida Predidencial de 1992, Costa em termos económicos foi um "zero à esquerda", não percebeu nada x nada do programa desenhado pelo Prof. Centeno.

12. Pensar "fora da caixa": Nunca o Dr Costa teve o engenho para o fazer e no "admirável mundo novo" isso vale ouro...

Nota Final: Costa não se demitiu, o que é um erro, espero que não lhe passe pela cabeça tentar um governo "anti-natura" entre PS, BE e PCP. Pode ajudar a derrubar o futuro governo PSD+CDS? Pode mas isso seria um suícidio, daqui a 6 meses e em novas eleições iria ter saudades do resultado eleitoral de ontem... 

Sem comentários: