Um inusitado acidente marcou o início da qualificação livre na Rússia: Um camião derramou combustível na pista e durante meia hora a sessão esteve parada.
A qualificação ficou marcada por um brutal acidente de Carlos Sainz, tendo o piloto sido transportado ao hospital, mas felizmente sem qualquer consequência física (acabou por participar na corrida). Rosberg obteve a pole.
Quanto à corrida foi um misto entre emoção, acidentes e "decisões na secretaria" e garantiu desde já o titulo de Construtores à Mercedes: Logo na partida um acidente envolvendo Ericsson, Hülkenberg e Verstappen levou ao abandono do Alemão e do Sueco forçando a entrada do Safety Car.
Na volta 7 Rosberg abandonou com problemas no acelerador, abrindo o caminho a uma vitória fácil de Hamilton (a 9ª este ano) e na volta 12 regressou o Safety Car após um violento acidente (sem mazelas físicas) de Grosjean.
Toda a corrida foi muito bem disputada e a mesma não acabaria sem mais um incidente: Na última volta os Finlandeses Räikkönen e Bottas na disputa pelo 3º lugar, bateram, Bottas abandonou e Räikkönen conseguiu levar o seu carro (muito danificado) até ao fim (foi 5º, mas após sofrer uma penalização de 30 segundos por ser considerado culpado do acidente baixou para 8º).
Numa corrida com 7 abandonos (Hülkenberg, Ericsson, Rosberg, Grosjean, Ricciardo, Sainz e Bottas), Vettel foi 2º, Pérez foi 3º (o primeiro pódio do ano para a Force India e o 3º na história da equipe - o primeiro foi na Bélgica em 2009, quando Fisichella foi 2º, o 2º tinha sido o ano passado no Bahrein, com Pérez a ser 3º), Massa foi 4º (depois de um 15º lugar na qualificação), o Russo Kvyat foi 5º, Nasr 6º, Maldonado 7º (todos subiram 1 lugar fruto da penalização de Räikkönen), Button foi 9º e Verstappen 10º (beneficiando de uma penalização de 5 segundos a Alonso por exceder os limites da pista - volta 16)
Repito que foi uma excelente corrida e Hamilton está cada vez mais perto do seu 3º titulo mundial,
Dentro de 2 semanas a F1 estará de regresso com o GP dos EUA.
Classificações:
Pilotos - Hamilton (302), Vettel (236), Rosberg (229), Räikkönen (123), Bottas (111)
Construtores - Mercedes (531) - Campeã do Mundo - , Ferrari (359), Williams (220), Red Bull (149), Force India (92)
Sem comentários:
Enviar um comentário