segunda-feira, 10 de maio de 2010

Read My Lips, Versão Lusa

O primeiro ministro, José Sócrates, garantiu hoje, sexta-feira, que o Governo não vai aumentar o IVA, justificando que essa medida que não está prevista no Programa de Estabilidade e Crescimento, documento que se comprometeu a cumprir fielmente.
"O que vamos fazer é o que está no PEC. A senhora deputada vê lá o aumento do IVA? Não vê", disse o primeiro ministro no debate quinzenal no Parlamento, perante a insistência da deputada do Partido Ecologista "Os Verdes", Heloísa Apolónia.
"Estamos confiantes e seremos fiéis ao nosso programa. São essas medidas que importam tomar", sustentou José Sócrates.
Na sua intervenção, a deputada ecologista insistiu na pergunta sobre se o Governo pretende aumentar o IVA, questionando se "o compromisso de não aumento dos impostos é ou não para valer".
Sócrates criticou Heloísa Apolónia por fazer "interpretações e especulações quando se responde de forma tão taxativa" e ironizou que "já no último debate parlamentar alguns já se dedicam à leitura de lábios para ver o que estamos a dizer uns aos outros", numa referência ao episódio do seu aparte a Francisco Louçã.
"Vamos aplicar o PEC, temos confiança nele. Responde às necessidades de equilibrar as contas públicas mas também de recuperação económica", referiu o primeiro-ministro.
.
A notícia é do JN do passado dia 2 de Maio. Hoje a única dúvida é saber quanto é que o IVA vai aumentar. O Sr PM vai afirmar que as condições mudaram. Lamento, mas não é verdade, na essência está tudo igual. Adicionalmente o governo criará um imposto sobre o 13º mês, ou parte dessa retribuição será distribuida sobre a forma de titulos do tesouro, ou algo semelhante.

Sem comentários: