segunda-feira, 11 de julho de 2016

"Comentadeiros", "Paineleiros" E Outros "Eiros"

Muito disseram e escreveram antes do Europeu, durante o Europeu e vão continuar a sua saga no pós Europeu.
Como se sabe estes torneios são "curtos", ao contrário dos campeonatos nacionais, os quais permitem muitas vezes recuperar grandes diferenças.
Aqui o objectivo número 1 é passar uma fase de grupos com 3 jogos e a partir daí entra-se no "mata mata" como dizia Scolari, pouco interessando se "se mata" nos 90 minutos com uma goleada, ou se "se mata" ao fim de 10, 15 ou 20 penalties (O Alemanha vs Itália acabou ao penalty 18).
Portugal tinha a melhor equipe do Euro? Não. Portugal foi a equipe que jogou melhor? Não. Este é o melhor grupo de jogadores de sempre de Portugal? Não. Fernando Santos é o melhor treinador da Europa? Não.
O facto é que até ontem Portugal era Campeão da Europa, do Mundo e do Universo em "vitórias morais", ou seja, nunca tínhamos ganho nada, mas isso devia-se sempre a factores externos pois na verdade só "os azares" nos impediam de ganhar.
Ontem tudo mudou (e o ontem começou a ser preparado muito antes, quando a FPF percebeu que após o desastre do Mundial 2014 as coisas estavam na mesma e Portugal corria o risco de ficar fora do Europeu) e finalmente conseguimos não uma "vitória moral" mas uma vitória "real" - Tivemos sorte? Já não era sem tempo para quem sempre se queixou do azar...  

Sem comentários: