quinta-feira, 3 de abril de 2014

O Maravilhoso Mundo Luso...

São 207.321.890 os cupões que vão estar a concurso no primeiro sorteio de carros do fisco. Estes cupões dizem respeito às faturas do mês de janeiro, que foram comunicadas pelos comerciantes até 25 de fevereiro.
Já está disponível o site da "Fatura da Sorte", onde os consumidores podem consultar o número de cupões que têm para a próxima lotaria, bem como a listagem das faturas correspondentes. 
O acesso a esta informação faz-se através do Portal das Finanças, clicando na área "efatura". Depois é necessário digitar os códigos de acesso, que são os mesmos utilizados para entregar declarações de impostos, por exemplo.
A intenção do Governo era estrear o sorteio na primeira semana de abril, mas até agora não está definido o dia, nem a televisão que o irá transmitir.
Os carros estão também descritos no site do sorteio: quatro Audi A4 no caso dos concursos regulares, que serão quatro por mês, e três Audi A6 no caso dos sorteios extraordinários, que serão realizados a cada seis meses (junho e dezembro).
Os cupões são atribuídos por cada 10 euros de faturas identificados com o número de contribuinte. Por exemplo, numa fatura de 23 euros são gerados dois cupões e os restantes 3 euros acumulam para outro cupão.
Na prática, os consumidores habilitam-se ao sorteio de sete viaturas, podendo ganhar duas: uma no sorteio regular e outra no extraordinário, já que um cupão que já tenha sido premiado é elegível à mesma para os concursos semestrais (o mesmo não acontece nos sorteio regulares, em que um cupão premiado fica de fora dos restantes sorteios desse mês).
Embora não sejam comparáveis o valor dos prémios, a probabilidade de ganhar um carro no sorteio Fatura da Sorte é de mais do dobro da probabilidade de ganhar o primeiro prémio do Euromilhões. A vantagem do sorteio do fisco é não ter custos associados: basta pedir para inserir o número de contribuinte nas faturas. 
A probabilidade de uma aposta do Euromilhões arrecadar o primeiro prémio é de cerca de uma vez em 116,5 milhões, já que existem cerca de 116,5 milhões de combinações de números e estrelas possíveis em cada sorteio (e cada aposta dá direito a participar em apenas um sorteio).
Na primeira lotaria das Finanças vão a concurso cerca de 207 milhões cupões, mas cada 'aposta' (cupão) dá direito a participar em quatro sorteios: ou seja, a probabilidade de ser premiado é de cerca de uma vez em 52 milhões. 
Além disso, os automóveis serão apenas sorteados em Portugal. (Notícia do Expresso)


Sem comentários: