quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Sir Alex Ferguson Em Discurso Directo

Treinador do Manchester United durante quase três décadas, Sir Alex Ferguson desvendou o segredo do sucesso que conheceu em Old Trafford.

Entrevistado pela Harvard Business School, o escocês, de 71 anos, deu a conhecer as oito premissas do brilhante percurso que trilhou ao serviço dos red devils, consubstanciado na conquista de 49 títulos.

1. Fundação do clube. «Desde o primeiro dia em que cheguei ao Manchester United, a minha preocupação foi construir um clube de futebol».

2. Ter coragem para reconstruir a equipa. «Acredito que o ciclo de sucesso de uma equipa pode durar quatro anos e depois é preciso fazer alterações. Estive no United durante muito tempo e pude planear as coisas com muita antecedência».

3. Estabelecer padrões elevados que sejam respeitados por todos. «Tudo o que eu fiz relacionava-se com a manutenção dos padrões que definimos enquanto clube de futebol. E esperava ainda mais das estrelas».

4. Nunca perder o controlo. «Não permitia que alguém fosse mais forte do que eu. Se chegasse o dia em que o treinador do Manchester United fosse controlado pelos jogadores, então o Manchester United não seria o clube que conhecemos».

5. Adaptar a mensagem ao momento. «Ninguém gosta de ser criticado mas há momentos em que os erros devem ser identificados. Por vezes temos de ser médicos, professores ou pais».

6. Estar preparado para vencer. «Ganhar é a minha natureza, não há outra opção. Todas as minhas equipas eram perseverantes, nunca desistiam».

7. Confiar no poder de observação. «A minha capacidade para supervisionar esteve sempre presente e é extremamente importante aquilo que se pode perceber através da observação».

8. Capacidade de adaptação permanente. «Quando eu comecei não havia empresários e a comunicação social não elevava os jogadores a estrelas de cinema. Os jogadores de agora são mais frágeis»

Sem comentários: