quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Isto É Nosso - 14 - Cortiça

Nosso é um exagero, mas cerca de 50% da produção mundial é nossa. A área ocupada  pelos montados de sobro é superior a 730 mil hectares (mais de um terço da área mundial) e o negócio da cortiça representa exportações (para mais de 100 países) na casa dos mil milhões de euros anuais (cerca de 2% das exportações de bens portugueses).
Apesar de ser um produto altamente conceituado é um investimento que leva bastante tempo para produzir resultados: São necessários 25 anos para fazer a primeira extracção, a segunda leva 20 a 25 anos para se concretizar e ainda são necessários mais 9 anos para extrair cortiça para produção de rolhas (as quais representam mais de 70% das exportações do produto), e a partir daqui os ciclos são de 9 anos, ou seja, são necessários bem mais de 50 anos para se obter o produto principal .
Os 2 primeiros descortiçamentos são utilizados em aplicações para isolamentos, pavimentos, etc. Em média um sobreiro vive mais de 200 anos e cada árvore produz em média 40 a 60 quilos de cortiça
Para além da cortiça o sobreiro fornece bolota que serve para alimentar animais e fabricar óleos culinários, as suas folhas são utilizadas como forragem e fertilizante, o material que resulta da poda é utilizado como lenha e carvão vegetal e os taninos e ácidos presentes na madeira são utilizados em produtos químicos e produtos de beleza.
Estima-se que a árvore exista há mais de 60 milhões de anos sendo a cortiça utilizada pelos humanos pelo menos desde o século III a.C.. Desde 2011 que o sobreiro é considerado como Árvore Nacional de Portugal   

Sem comentários: