terça-feira, 22 de maio de 2018

Quanto Vale Uma Casa?

Algures na década passada tive uma casa à venda por cerca de 120 mil Euros, a qual acabei por vender por um valor ligeiramente inferior. Um dia um fulano entrou nessa casa e perguntou-me quanto é que eu devia ao banco: Respondi-lhe que devia 1 milhão de Euros, o fulano olhou para mim e perguntou se eu estava a gozar. Eu olhei para o fulano e disse-lhe que não: O que estava em questão era a eventual venda da casa e não a minha dívida ao banco, evidentemente que o fulano saiu porta fora, o que evitou que tivesse saído pela janela de um 3º andar...
Cada caso (casa) é um(a) caso (casa) mas o valor do imóvel é tudo menos linear: Para o proprietário tem um valor, para o comprador (sério) outro, para o comprador (chico-esperto) outro, para a imobiliária outro (na altura uma determinada imobiliária aconselhou-me a baixar o preço em cerca de 20% para vender a casa rapidamente, ao que respondi que caso baixasse o preço para metade iria ter uma enorme fila à minha porta e caso baixasse o preço para 1 Euro iria provocar um engarrafamento sem precedentes), para o banco outro, para o fisco outro, para a seguradora outro e por aí fora.

Leituras complementares: Aqui e aqui


Sem comentários: