terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ferreira Fernandes

Não sei (nem me interessa) qual a sua cor política, a sua orientação sexual, religiosa e simpatia clubística, gosto é de ler os seus artigos no DN (mesmo quando não concordo). Ficam 2 deles (O Grande e Justo Obama - Dezembro de 2009- e -O Pão, O Biocombustível Das Revoltas - Abril de 2008)
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O Ocidente suicidou-se na Grande Guerra, de 1914 a 18. Mas sobre o cheiro a cadáver ergueram-se homens redentores, pacifistas, de que cito dois, um de cada lado das trincheiras: o francês Romain Rolland e o austríaco Stefan Zweig. Rolland foi Prémio Nobel da Literatura em plena guerra (1915) e escreve dela um manifesto cujo título, Au-Dessus de la Mêlée ("Por Cima dos Combates"), indica as palavras éticas de que os europeus precisavam. Rolland e Zweig encontraram-se no oásis, Suíça, em 1917, ainda os seus países se combatiam, e vão ser, depois do armistício, os apóstolos da causa comum - a paz. Na década de 20 eles tinham a aura dos homens que tinham tido razão, quando tê-la era difícil e a contracorrente. O problema connosco, os homens, é que somos complicados, não somos ciência certa. Em 30, aconteceu o nazismo. E o pacifismo, a mais nobre causa, ficou como desasada. Zweig passou por Lisboa, fugido de Hitler, foi para o Brasil e suicidou-se em 1942. Rolland passou a II Guerra em zona ocupada pelos alemães, estranhamente calado, e morreu em 1944. Morreram ambos desarmados - o que não é próprio dos pacifistas. Lembro isto para celebrar o grande discurso de Obama ao receber o Nobel da Paz. Esse não está desarmado perante o nazismo de hoje, o radicalismo islâmico.
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"Maria Antonieta nunca disse: "O povo não tem pão? Que coma brioches!" Em Confissões, livro escrito em 1766, Jean Jacques Rousseau atribui a frase a uma "grande princesa" e nessa data Maria Antonieta tinha 10 anos e vivia em Viena. Mas interessa-me a frase porque o estômago vazio é que dá horas às revoluções, não a falta de liberdade. O povo de Paris foi cercar o palácio Trianon, protestando pelo preço do pão, primeiro, e só mais tarde é que decidiu libertar os presos da Bastilha.Lembro-o pelas revoltas que vão por todo o mundo, do México à Malásia, por causa da escassez de comida. Segundo o Banco Mundial, o preço dos bens alimentares subiu 83% nos últimos três anos. Para explicar o drama global, nada como a língua global: em inglês, esfomeado (hungry) e revoltado (angry) são palavras próximas na escrita e pronunciam-se de forma ainda mais parecida. Entre o engolir em seco e as barricadas vai um intervalo mais curto que uma digestão saudável.E tudo porque o petróleo sobe a 120 dólares o barril. Subindo, incentiva a compra de biocombustíveis (sem precisar a Rainha Isabel de Inglaterra dizendo: "O povo não faz o pleno com gasóleo? Que encha com etanol!"). Logo, sobe o preço do milho e do açúcar. Não se podendo comprar tanto milho, compra-se mais arroz. O preço do arroz dispara por causa do barril de petróleo, apesar de os seus sacos de bagos não servirem para mover bielas de um motor.Ciclo infernal. A economia é uma ciência. A ciência é uma coisa de laboratórios. Nos laboratórios há vasos comunicantes. Os vãos comunicantes explicam que nada se perde, tudo se transforma, o que esvazia daqui, enche dali. Quando uma borboleta bate as asas numa refinaria do Iémen, há uma tempestade nos arrozais da Índia. E tudo à volta do essencial, o pão.D'Os Miseráveis, de Hugo, a Um Dia na Vida de Ivan Denissovitch, de Soljenitsin, tudo anda à volta de um pão. Quando John Ford quer contar um sonho, um símbolo de fartura, a Califórnia, pára numa cena de As Vinhas da Ira. Durante a Grande Depressão, a família de Tom Joad percorre a estrada 66 numa fuga bíblica. Numa estação de serviço (olhem, já lá está o petróleo...), os Joad não podem comprar sanduíches e imploram para levar pão seco (olha, o pão...). O sonho simbólico não vale nada comparado com aquela premência (e preeminência também) enfarinhada.Que não se brinque com ele, o pão. Habituados que estamos que os conflitos venham de fundamentalistas saciados (com reivindicações de Club Méditerranée, com paraísos e virgens), era bom que descêssemos à terra. O pão é o biocombustível das revoltas a sério. Esse, sim, é um problema que não tem outra solução senão resolvê-lo."

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