quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

CNE

Obviamente . Talvez o Sr candidato a PR não saiba mas se as eleições forem adiadas por uma semana, e na semana seguinte não for novamente possível votar, não será possível voltar a votar, ou seja no limite o PR será escolhido pelos votos de quem votou antecipadamente (em Portugal e no estrangeiro) o que seria uma tremenda bizarria.

Artigo 90 da Lei Eleitoral.  Não realização da votação em qualquer assembleia de voto

 1. Não pode realizar-se a votação em qualquer assembleia de voto se a mesa não se puder constituir, se ocorrer qualquer tumulto que determine a interrupção das operações eleitorais por mais de três horas ou se na freguesia se registar calamidade no dia marcado para as eleições ou nos três dias anteriores.

2. Ocorrendo alguma das situações previstas no número anterior aplicar-se-ão, pela respectiva ordem, as regras seguintes:

a) Não realização de nova votação se o resultado for indiferente para a atribuição dos mandatos;

b) Realização de uma nova votação no mesmo dia da semana seguinte, no caso contrário; 

c) Realização do apuramento definitivo sem ter em conta a votação em falta, se se tiver revelado impossível a realização da votação prevista na alínea anterior. 

3. O reconhecimento da impossibilidade definitiva da realização da votação ou o seu adiamento competem ao presidente da câmara municipal.  

Sem comentários: