domingo, 1 de janeiro de 2017

2016

Figura Nacional: António Costa


Acontecimento Nacional: Vitória no Euro 2016


Figura Internacional: Donald Trump


Acontecimento Internacional: Brexit


A escolha deste ano tem como base o verbo "achar" e passo a explicar:

Poucos achavam (onde me incluo) que a "geringonça" se aguentasse muito tempo, o facto é que se aguenta e não me surpreenderia que cumprisse o mandato (para que não foi eleita por ninguém) até ao fim. O mérito é todo de António Costa o qual tem conseguido a "quadratura do círculo".

Quando após 2 empates Fernando Santos afirmou que ficava até ao fim e seria recebido em festa muitos (onde me incluo) acharam que o Sr Eng estava a ser excessivamente optimista: O facto é que o impensável aconteceu: Pela primeira vez Portugal venceu um Europeu de futebol.

Quando Trump se candidatou a POTUS muitos  acharam (onde não me incluo),  que era uma piada, quando se percebeu que era a sério muitos continuaram a achar que rapidamente ficaria de fora das primárias Republicanas. Quando venceu as referidas primárias muitos continuaram a achar que perderia claramente contra a Sra Clinton. O facto é que Trump será o próximo inquilino da Casa Branca.

Quando Cameron resolveu referendar a permanência do Reino Unido na UE muitos (não eu) acharam que era um mero "pró-forma", na verdade o Reino Unido escolheu sair e Cameron foi a 1ª vitima de  um processo cujas implicações ainda estão muito longe de serem totalmente compreendidas


Sem comentários: