domingo, 28 de agosto de 2016

F1 2016 XIV

A 25 de Agosto de 1991 Michael Schumacher fez a sua estreia no GP da Bélgica e passados 25 anos luta pela vida .
O fim de semana Belga deu mais uma pole a Rosberg, enquanto Hamilton foi penalizado em 60 lugares (!) na grelha de partida dado que a equipe vez inúmeras alterações nos componentes do seu motor (Na 6ª feira a equipe instalou o 6º MGU-H - sistema de reaproveitamento de energia - e o 6º turbocompressor na presente época, o que desde logo implicou a perca de 15 lugares. No sábado instalou o 5º motor de combustão interna (ICE) e o 5º MGU-K - motor gerador de energia cinética e novo MGU-H e novo turbocompressor custando mais 15 lugares. Já que era para mudar, novo MGU-H e turbocompressor e ao todo 60 lugares de penalização, e provavelmente a equipe não terá que mexer mais no motor do carro até ao final da temporada). Por trocas de componentes do motor Alonso foi punido com 35 lugares e Ericsson com 10, tendo Hamilton saído do 21º lugar dado que Alonso não participou na qualificação.
Uma partida caótica com os 2 Ferrari e Verstappen a envolverem-se num acidente, e se nenhum desistiu todos tiveram estragos nos carros, enquanto que Button e Wehrlein também bateram e foram obrigados a desistir. Na 3ª volta Sainz também desistiu após o seu pneu traseiro do lado direito ter rebentado, tendo despoletado o safety car virtual e na 6ª volta Magnussen teve um violento acidente o que numa primeira fase obrigou à entrada do safety car e numa 2ª fase à interrupção da corrida para reparar a barreira de segurança destruída. Entretanto Ericsson também já tinha desistido com problemas mecânicos.
A corrida recomeçou com o safety car em pista e até ao fim não tivemos mais acidentes nem desistências, mas sim muitas ultrapassagens, com Verstappen envolvido nos momentos mais emocionantes, mas insuficiente para pontuar (foi 11º).
Rosberg venceu tranquilamente, Ricciardo foi 2º e Hamilton aproveitando os problemas alheios fechou o pódio.
Mais uma bela corrida para a Force India com Hülkenberg em 4º (igualando o resultado obtido na Bélgica em 2012 e Coreia em 2013)  ) e Pérez em 5º. A Ferrari teve que se contentar com o 6º lugar de Vettel e o 9º de Räikkönen e a Williams com o 8º de Bottas (no dia em que completou 27 anos) e o 10º de Massa. Alonso fez uma corrida notável ao ser 7º, após ter partido do 22º lugar.
O estreante Estaban Ocon colocou o seu Manor no 16º lugar. 
Na próxima semana teremos o GP de Itália
 



Classificações:

Pilotos: Hamilton (232), Rosberg (223), Ricciardo (151), Vettel (128), Räikkönen (124)
 
Construtores: Mercedes (455), Red Bull (274), Ferrari (252), Force India (103), Williams (101)
 
 
 

 

Sem comentários: