quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Presidenciais EUA 2012 LVII

O presidente norte-americano, Barack Obama, conta com uma vantagem de quatro pontos percentuais (49%) sobre o seu adversário republicano, Mitt Romney (45%), graças ao forte apoio do eleitorado feminino, revela uma sondagem hoje divulgada.
A pesquisa da Universidade de Quinnipiac dá a Obama 49% contra 45% de Romney, ao liderar com 56% contra 38% entre as mulheres, que constituem cerca de metade do eleitorado. Entre os homens verifica-se a tendência contrária, com Romney a alcançar 52% das intenções de voto, contra 42% para Obama.
O candidato republicano lidera por dois pontos percentuais entre os independentes, com 47% contra 45% para Obama, numa sondagem que conta com uma margem de erro de mais ou menos 2,2 pontos.
Romney lidera também entre os eleitores brancos, 53% contra 42%, enquanto Obama está à frente entre os negros, 94% contra 2%.
A sondagem da Quinnipiac coincide com a pesquisa diária do Instituto Gallup, 49% contra 45% para o período de 24 a 30 de Setembro.
Na pesquisa Quinnipiac, 50% dos inquiridos veem Obama favoravelmente e 47 desfavoravelmente. Para Romney, as percentagens são ao contrário, 48% desfavoráveis e 45% favoráveis.
Além disso, 60% dos eleitores disseram que Obama se preocupa com eles, enquanto 51% diz que Romney não se preocupa. Também 55% , incluindo 54% dos independentes, considera que as políticas de Romney favoreceriam os mais ricos.
Metade dos inquiridos disse ainda que a economia é a questão mais importante, deixando Obama e Romney empatados em relação a quem seria o melhor a geri-la: 48% para Obama e 47% para Romney. Entre 39% e 34% disseram que a economia estava a melhorar.
Informação da responsabilidade de Diário Digital

Sem comentários: