terça-feira, 2 de março de 2010

Os Escandalizados Profissionais

É uma categoria que me provoca arrepios: A última é terem descoberto (com muitos anos de atraso) aquilo que nunca foi um "segredo de estado": Barack Obama gosta muito de beber umas cervejas e é fumador...Usar os vicios privados dos Chefes de Estado e de Governo e de figuras públicas (desde que não contrários á lei) como armas de arremesso é algo que me incomoda (a cruzada movida contra Bill Clinton por causa do "affair" Monica Lewinsky foi uma vergonha, p.ex), da mesma maneira que aquilo que está a acontecer a Tiger Woods e a John Terry me parece do reino do surreal. Quando José Socrates foi apanhado a fumar num local proibido, critiquei o Sr PM pela sua reacção inicial (invocar o desconhecimento da lei, tal como fez o Sr Presidente da ASAE em situação igual) mas aplaudi a sua decisão de pagar a multa (que ao que se sabe ninguém teve a coragem de cobrar). Ter ou não vícios não faz de um ser humano um bom ou um mau profissional (o "estafado" exemplo de Winston Churchill (um fumador e bebedor inveterado) vs Adolf Hitler (um vegetariano anti-alcool e anti-tabaco) continua a ser válido). O que me incomoda é imaginar as barbaridades privadas de alguns destes escandalizados profissionais (e exemplos é o que não falta: Desde os padres pedófilos, aos exemplares chefes de familia que um dia acordam e matam tudo quanto mexe). Não estou aqui a defender vicios, estou sim a constatar factos...

Sem comentários: