O pintor Johan Borg (Max Von Sydow), um homem cheio de "fantasmas" internos muda-se para uma ilha remota na companhia da sua esposa Alma (Liv Ullmann) onde pretende "exorcizar" os mesmos. A ilha é propriedade do Barão Von Merkens (Erland Josephson), o qual vive com a esposa Corinne (Gertrud Fridh) e outros familiares e amigos, todos eles cheios de problemas existenciais. Tudo se complica com a chegada de Veronica (Ingrid Thulin) amante do Barão e pela qual Johan está perdido de amores há muitos anos. Realizado em 1968 por Ingmar Bergman é mais um excelente exercício psicológico sobre a complexidade de personagens em crescente rotura. Nada é linear e/ou intuitivo, o que permite a cada cinéfilo interpretar este trabalho da forma que entender. Elenco
sexta-feira, 3 de janeiro de 2025
A Mentira Das SCUT
Até agora pagavam os utilizadores, a partir de agora pagam indirectamente os que utilizam e os que não utilizam. Sempre que utilizar uma AE com portagens envio a conta a quem?
quinta-feira, 2 de janeiro de 2025
Escrita (Muito) Criativa CCLXXX
Continuando . O Zé trabalha aqui na loga e ganha "x" aéreos, agora uma açoçiação quer requisitar o Zé por uns tempos. Num tenho nada contra, agora a açoçiação quer que çeja eu a pagar o odrenado do Zé. Amandei-os ir dar uma volta ao bilhar grande, atão o Zé vai trabalhar pra outro cítio e eu é que tenho que lhe pagar o odrenado?
Ano Novo
Velhos hábitos. Mortos na Alemanha, nos EUA, no Montenegro em Portugal e seguramente em muitos outros sítios - O mundo é cada vez mais um sítio inseguro. Qualquer um de nós pode morrer estupidamente, simplesmente por estar no sítio errado à hora errada
quarta-feira, 1 de janeiro de 2025
Rúbricas
Ao longo do tempo fui criando algumas (e não descarto criar outras), o "cenário" actual em termos de posts (1475 ao todo) é o seguinte:
2024
Escolhas anteriores
Figura Nacional do Ano: Luís Montenegro
Muitos acharam que tinha como "prazo de validade" as Europeias de Junho de 2024, mas a demissão de António Costa levou a eleições antecipadas em Março, as quais a AD liderada por Montenegro venceu. Está para durar? Não sei, mas já ultrapassou longamente o suposto prazo de validade...
Acontecimento Nacional do Ano: Motins na Grande Lisboa
Após a morte, ainda envolta em mistério de um cidadão pela polícia, durante várias noites propriedade pública e privada foi destruída de forma selvagem por vândalos, tendo um cidadão ficado gravemente ferido.
Figura Internacional do Ano: Donald Trump
Não foi levado a sério em 2016 mas tornou-se Presidente. Após a derrota em 2020 foi dado como "politicamente morto", a verdade é que "ressuscitou" em 2024 com a maior vitória dos Republicanos desde 1988.
Acontecimento Internacional do Ano: A Queda dos Assad
O filho sucedeu ao pai, entre eles governaram (com a família) a Síria durante mais de 50 anos, deixando um brutal rasto de miséria, violência e morte.
Os Mais De Dezembro E Os Mais De 2024
Visitas: 231 (2750)
Páginas Visitadas: 271 (3299)
Dezembro:
1º Marcas Portuguesas - 77 - CP
2º Aos 18 Anos
3º Este Fim De Semana Temos F1 (147)
2024:
1º Os Mais De Agosto E Os Mais De 2024
2º Marcas Portuguesas - 77 - CP
3º Filme - Platoon: Os Bravos Do Pelotão