sexta-feira, 13 de maio de 2016

Filme - Deep Web

Resultado de imagem para DEEP WEB MOVIEResultado de imagem para ALEX WINTERDocumentário realizado em 2015 por Alex Winter e narrado por Keanu Reeves é uma incursão pelo lado negro da Net, o qual foi nomeado a 4 prémios. A Internet como a conhecemos é apenas um "grão de areia" neste mundo digital, pois existe o outro lado, a denominada "Darknet" um outro mundo, o qual não está acessível a todos e que na sua génese pretendia proteger certos interesses sensíveis (políticos, militares e coisas "banais" como p.ex a nossa conta bancária, o nosso historial com o fisco), os quais não se pretende que sejam do domínio público, mas com o passar do tempo foi atraindo o mundo do crime, o qual viu aqui um mercado quase anónimo para se expandir.
Este trabalho assenta fundamentalmente no processo judicial que levou a que Ross Ulbricht, alegado criador da Silk Road, um site que se dedicava ao comércio de droga e ao crime organizado, fosse condenado a prisão perpétua.
O documentário é perfeitamente "aberto", pois ouvimos a opinião de todos (amigos, família, autoridades, interessados, etc) e percebemos que alguns acham que Ross foi bem condenado, enquanto que outros acham que foi apenas um "bode expiatório" em toda a história.
Acima de tudo um trabalho para reflectir sobre a liberdade (e a falta dela) neste mundo cada vez mais complexo. Site oficial

Sem comentários: