Este blog gosta de música, cinema, leitura, economia, política e de todos os pequenos prazeres da vida.Não gosta do politicamente correcto, de hipocrisia, de show off e de yes men
Simples, elegante, eficiente, bonita e inesquecível. Capa de "The Dark Side Of The Moon" a cargo do colectivo Hipgnosis (com Storm Thorgerson "à cabeça"), a qual é considerada como uma das melhores capas de todos os tempos fazendo jus a um dos melhores discos de todos os tempos.
O Prof. Louçã começou a usar gravata quando se tornou Conselheiro de Estado, agora vai para o Conselho Consultivo do BdP - O mundo efectivamente muda muito...
Da Weasel - Foi considerada a melhor canção do ano pelos leitores do Blitz
Toda a gente critica o telemóvel do vizinho
Mas no fundo toda a gente queria ter um igualzinho
Toda a gente grita: todos diferentes todos iguais!
Mas se calhar há uns quantos bacanos a mais
Toda a gente quer ser solidária
Mas na hora da verdade toda a gente desaparece da área
Toda a gente quer ser muito moderna
Mas a tacanhez essa há-de ser eterna
Toda a gente quer fazer algo de original
Acabando por copiar aquilo que acham original
Toda a gente repara que acabo duas frases da mesma maneira
(se for esse o caso toda a gente caiu na ratoeira)
Apenas quero confirmar se estou a receber a devida atenção
Da parte de toda a gente que ouve essa canção
Toda a gente precisa de parar e relaxar um bocado
E eu, como toda a gente, já 'tou stressado
Refrão:
Pego no microfone e faço disso o meu talento
Por fora, por dentro, mostrando o meu rebento
Superficial, composto, directo e indirecto
Tá-se cool e tá-se bem
Entrega-te ao meu som é agora o que convém
(2x)Toda a gente critica
Toda a gente tem muita pica,
Mas é na mesa do café que toda a acção fica,
Não há dinheiro que pague este sozinho…
Manda mas é vir mais um cafézinho
Toda a gente até compra camisa
Mas dessa treta ao fim ao cabo já ninguém precisa
Toda a gente fala da situação em Timor
Muitos para ganharem algo, e muito poucos por amor
Há quem costume falar de revolução
Mas a revolução não vai ser transmitida na televisão
Ela tem que acontecer dentro de cada um
Caso contrário nunca chegaremos a lugar algum
Há quem queira resolver os problemas do mundo inteiro
De uma só vez, confiante, tal e qual um bom escuteiro
Mas enquanto se perseguem tão nobres ideais
Esquecemo-nos de limpar os nossos quintais
Tentamos combater todos os males da terra
Quando afinal é na nossa casa que começa a guerra
Toda a gente devia parar de falar olhar para dentro e agir
Virgul - dá-lhe a seguir
Da Weasel em 1997. Letras sarcásticas e (muito) frias, uma sonoridade Rock e Hip Hop num dos melhores discos lusos da década de 90. 20 anos após o seu lançamento está "novo em folha"... A descobrir ou redescobrir...É politicamente orientado? É, mas qual é o problema? - Este blogger não confunde política com arte...
Cobain (teria feito 50 anos na 2ª feira), Winehouse (teria 33 anos), Joplin (teria 74 anos), Hendrix (teria 74 anos), Morrison (teria 73 anos), Freitas (teria 55 anos), Jones (teria 74 anos) e muitos outros foram-se embora aos 27 anos.
Anna Paquin venceu o Oscar com 11 anos, mas cumprindo a lei do seu país, estava proibida de ver a sua actuação, dado que o filme foi classificado para maiores de 16 anos.
Mais cedo ou mais tarde será descoberta, aliás considerar que estamos sozinhos é profundamente arrogante, pois nem temos a mais pálida noção da dimensão do universo. O que mais me surpreende é que ainda exista vida na terra...
A 22 de Fevereiro de 1987 deixou-nos aos 58 anos de idade. Um verdadeiro visionário que muita falta faz. Considerado o "pai" da "pop art" é o autor de uma das melhores frases de todos os tempos: "Um dia, todos terão direito a 15 minutos da fama": "In the future everybody will be world famous for fifteen minutes.", na versão original (1968).
Conceituado Economista e Professor venceu o denominado Nobel da Economia em 1972. Boa parte do seu trabalho de investigação foi feito com o objectivo de perceber de que forma a incerteza afecta o equilíbrio geral, ou, nas suas palavras "a informação enquanto variável económica". O seu trabalho mais conhecido é o denominado "Teorema da Impossibilidade", o qual "grosso modo" demonstra que a soma das racionalidades individuais não produz uma racionalidade colectiva.
Nascido Michael Ronson em 1946 deixou-nos em 1993. Escritor, produtor e multi-instrumentista ficou fundamentalmente conhecido como guitarrista, tendo tocado com músicos (p.ex) como Bowie (participou em 9 discos do "camaleão" entre 1970 e 1993), Reed, Dylan, Morrissey, John entre 1966 e 1993. Publicou 6 discos a solo bem reveladores da sua enorme classe.
Recordo a sua actuação com David Bowie em "Moonage Daydream" (1973)
Katharine Hepburn venceu 4 Oscares e Cate Blanchett venceu o Oscar a fazer de Hepburn, (em O Aviador) sendo a única pessoa, até hoje, a ganhar a estatueta por interpretar uma antiga vencedora do troféu.
Nascido McKinley Morganfield em 1913 e falecido em 1983 foi um dos mais geniais guitarristas de todos os tempos, sendo a sua especialidade os Blues. Entre 1960 e 1982 publicou 13 discos de estúdio, os quais lhe garantiram um lugar no Rock´n´Roll Hall of Fame (1987, a título póstumo) e 6 Grammy´s, entre outros prémios. Influenciou (e influenciará) muita gente, sendo os Rolling Stones o caso mais óbvio: Nos primeiros tempos gravaram várias das suas músicas e em 1981 gravaram juntos.
Recordo uma actuação sua em 1981, a partir de um original de 1977 (They Call Me Muddy Waters, disco homónimo)
Nascida Karin Kullman Five era a Presidente do Comité Nobel desde 2015. Anteriormente tinha sido deputada (1981 a 1997), Ministra do Comércio e Navegação (1989 a 1990) e Chefe do Partido Conservador da Noruega "Høyre e Høgre" (1991 e 1994), entre outros cargos. Descanse em paz.
Dos Smiths falei aqui, hoje falo do seu guitarrista. Nascido em 1963, John Maher (o seu nome real) começou por querer ser jogador de futebol e tentou sem sucesso chegar a profissional no Nottingham Forest e Manchester City. A par do futebol a música era a sua outra paixão tendo formado a sua primeira banda com 13 anos a que se seguiram outras até fundar os Smiths em 1982. Em 1987 e "em guerra" com Morrissey deixou a banda tendo desde essa altura trabalhado quer a solo quer em colaboração com outros músicos. Guitarrista de excepção dedica-se igualmente a cantar, compor e a tocar instrumentos como (p.ex) piano, teclados, harmónica e bandolim. Sem surpresa aparece em todas as listas de "melhores guitarristas de sempre" (em 2015 a Rolling Stone colocou-o no nr 51).
Recordo "How Soon Is Now" ao vivo em 2013 um original de Meat Is Murder
Se Walt Disney é o recordista absoluto (22 Oscares entre 1932 e 1969, 4 deles no mesmo ano (1954) e 10 deles em 8 anos consecutivos (1932 a 1939)), a Sra mais premiada é Edith Head (entre 1950 e 1974, arrecadou 8 Oscares na categoria de Guarda Roupa, tendo sido nomeada 35 vezes entre 1949 e 1978). Entre outros "vestiu" trabalhos de Hitchcock, Ford, Wilder, Wyler, Huston e Mankiewicz.
A eleição de George Walker Bush em 2000 foi um processo complexo e acabou decidido em tribunal, com Bush a vencer por 537 votos - Este filme de 2008 realizado por Jay Roach (10 prémios em 41 nomeações) retrata de forma exemplar o processo, tendo o cuidado de ver a história dos 2 lados - Gore (a 8 de Novembro de 2000) começou por reconhecer a derrota, mas assim que foi informado pelo seu staff que existiam problemas com a votação e contagem de votos na Florida recuou. Após a (aparente) resolução dos problemas Bush venceu por 1784 votos (2909135 a 2907351) mas a diferença inferior a meio ponto percentual despoletou uma recontagem exigida pela lei e a partir daqui iniciou-se um processo surreal que apenas acabou no Supremo Tribunal com a controversa vitória de Bush declarada a 12 de Dezembro. Entre outros encontramos Kevin Spacey (Ron Klein), Bob Balaban (Ben Ginsberg), Laura Dern (Katherine Harris), John Hurt (Warren Christopher), Ed Begley Jr (David Boies), Denis Leary (Michael Whouley) e Tom Wilkinson (James Baker) num trabalho sobre política "pura, dura e suja". Alguma vez vamos saber a verdade? Não creio...Elenco .