domingo, 26 de julho de 2015

F1 2015 XI

Resultado de imagem para bianchi
 
 
Com o circo de luto após a recente morte de Jules Bianchi, este fim de semana tivemos o GP da Hungria (o qual faz parte do mundial desde 1986). Na 6ª um enorme susto (e felizmente não passou disso) após o violento acidente de Pérez na primeira sessão de treinos.
Uma corrida "louca" onde os incidentes/acidentes e penalizações foram inúmeros: Massa foi o 1º a ser penalizado (5 segundos) após ter levado à abortagem da partida devido a má colocação do seu carro, seguindo-se Hamilton, "drive through" (por provocar um acidente), Grosjean "drive through" (por saída insegura das boxes), Kvyat (10 segundos), por ter tirado vantagem após uma saída de pista e o inevitável Maldonado (3 penalizações (!) numa única corrida: "drive through", por provocar um acidente, outro "drive through" por desrespeitar a velocidade nas boxes e 10 segundos por ultrapassar com o safety car em pista).
Hamilton conseguiu a sua 9ª pole do ano, mas mais uma vez arrancou mal, acabou por sair de pista e quando regressou estava em 10º. Inversamente os Ferrari largaram de forma perfeita, passando Vettel de 3º para 1º e Räikkönen de 5º para 2º. A equipe foi liderando calmamente a corrida (chegando a dar a impressão que poderia conseguir uma "dobradinha" - algo que não acontece desde a Bélgica em 2010), mas na volta 40 (de 69), Räikkönen começou a queixar-se de problemas de falta de potência (viria a desistir mais tarde).
Na volta 42 Hülkenberg perdeu a sua asa dianteira e acabou no muro (um acidente violento mas sem consequências para o piloto). Inicialmente foi despoletado o safety car virtual, mas o real acabou por entrar em pista.
No recomeço Vettel manteve o comando, enquanto Hamilton e Ricciardo batiam, obrigando o inglês a ir mudar a asa dianteira do seu Mercedes.
A 5 voltas do fim Riccardo e Rosberg na disputa pelo segundo lugar, tocaram-se e ambos tiveram que ir às boxes.
Vettel venceu com enorme justiça a corrida (e dedicou em Francês a vitória a Bianchi), seguido de Kvyat (o primeiro pódio da sua carreira), com Ricciardo a fechar o pódio (o seu primeiro este ano), na melhor corrida do ano da Red Bull. Verstappen foi o inesperado 4º classificado (o seu melhor resultado de sempre), enquanto que os McLaren conseguiram o seu melhor resultado do ano (Alonso em 5º e Button em 9º). Numa corrida desastrada Hamilton acabou em 6º, enquanto que Rosberg numa corrida azarada acabou em 8º. Pontuaram ainda Grosjean (7º) e Ericsson (10º).
A Williams ficou este ano pela primeira vez fora dos pontos (Massa foi 12º e Bottas 13º), numa corrida onde as coisas também não correram bem à Force India (os seus pilotos desistiram) 
A competição entra de férias regressado com o GP da Bélgica a 23 de Agosto.

Classificação:

Pilotos: Hamilton (202), Rosberg (181), Vettel (160), Bottas (77), Räikkönen (76)

Construtores: Mercedes (383), Ferrari (236), Williams (151), Red Bull (96), Force India (39)



Sem comentários: