domingo, 5 de julho de 2015

F1 2015 X

O GP da Grã-Bretanha faz parte do calendário do Mundial de F1, desde que este foi criado (1950).
Hoje tivemos em Silverstone provavelmente a melhor corrida do presente mundial: Hamilton conseguiu a sua 8ª pole do ano, a 5ª vitória, e a Mercedes a 6ª dobradinha, numa corrida fantástica.
Massa com um arranque sensacional ficou no comando da corrida, mas uma "embrulhada" envolvendo Alonso, Button, Maldonado e Grosjean, obrigou à entrada do safety car e ao abandono de Button e dos dois homens da Lotus.
No recomeço da corrida Bottas passou Hamilton e os 2 homens da Williams ficaram nos 2 primeiros lugares.
Tudo se alterou com a primeira paragem nas boxes: Hamilton foi o primeiro a parar (volta 20), e após todos terem mudado de pneus (Massa e Rosberg na volta 21 e Bottas na 22), o Inglês passou para a frente da corrida.
Tudo calmo até à volta 34, momento em que tivemos direito ao safety car virtual após a desistência de Sainz e a partir da volta 35 iniciou-se "outra corrida", ou seja começou a chover e até ao fim das 52 voltas o tempo foi sempre instável.
A Mercedes com uma gestão exemplar de pneus conseguiu colocar os seus pilotos nos 2 primeiros lugares, enquanto que a Williams errou (Massa afirmou no fim da corrida “Erramos. A primeira parada era um pouco difícil de saber. O Hamilton arriscou e funcionou. Na segunda parada, é claro que foi um erro. A gente acabou passando pela entrada dos boxes e perdeu a chance do pódio") relegando Massa para 4º e Bottas para 5º, enquanto que Vettel, que tinha andado longe dos primeiros lugares beneficiou de uma boa estratégia da Ferrari para ficar em 3º.
Kvyat foi 6º (e tentou sem sucesso na parte final ultrapassar Bottas), a Force India viu os seus 2 pilotos pontuar (Hülkenberg foi 7º e Pérez 9º), Räikkönen foi 8º e Alonso pontuou pela primeira vez este ano ao ser 10º, numa prova onde apenas 13 pilotos chegaram ao fim.
Dentro de 3 semanas teremos o GP da Hungria.
 
Classificações:
 
Pilotos: Hamilton (194),  Rosberg (177), Vettel (135), Bottas (77), Räikkönen (76)
 
Construtores: Mercedes (371), Ferrari (211), Williams (151), Red Bull (63), Force India (39)
 
 
 

Sem comentários: