segunda-feira, 23 de abril de 2018

Ao Cuidado Da Sra Dra Mariana Mortágua



Embora o governo (que o seu partido apoia) diga que o défice foi de 0.9%, na verdade foi de 3% devido ao dinheiro que o executivo injectou na CGD com o apoio do BE. Este valor de 3%  fez com que Portugal tivesse o 2º maior défice da UE e mesmo que o valor fosse de 0.9% Portugal ficaria em 19º lugar. Quanto à divida pública Portugal tem a 3ª mais elevada. 
Ao contrário daquilo que é dito, os números são tudo menos bons e Mário Centeno fez bem em rever em baixa o défice para 2019 contra a opinião do BE - Que mensagem Portugal transmitiria se após um défice (sem CGD) de 0.9% apontasse para um valor superior?.
Se a Dra Mariana Mortágua não se lembra do que aconteceu após um PR entender que "havia vida para além do défice" eu recordo-lhe: As contas públicas entraram numa deriva que levou a que Portugal ficasse debaixo da alçada da Troica.
Não me parece que a Dra Mariana Mortágua tenha saudades desses tempos, e embora "exista vida para além do défice" é bom pensar que vida temos com défices elevados...

Sem comentários: