sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Eleições Catalunha - Meia Dúzia De Notas

Primeira nota para os eleitores: Quase 82% foram votar a uma quinta feira em cima do Natal - Por cá é que temos sempre desculpas para a fraca participação: Está calor, está frio, é verão, é inverno, está a chover, há futebol...

Segunda nota para Inés Arrimadas: Pela primeira vez uma força política constitucionalista (Ciudadanos) venceu na Catalunha, tendo obtido cerca de 25,4% dos votos, passando de 25 para 37 mandatos.

Terceira nota: No voto popular os constitucionalistas obtiveram cerca de 52% dos votos, mas no parlamento os independentistas continuam em maioria apesar de terem perdido 2 deputados: Actualmente contam com 70 dos 135 lugares.

Quarta nota: Puigdemont fala numa vitória que não teve, pois a sua formação politica passou de 1º para 2º lugar (claro que sempre pode fazer uma geringonça) e os independentistas perderam mandatos e peso percentual ...

Quinta nota: O PM Rajoy também não ficou nada bem na fotografia: o PP teve pouco mais de 4% dos votos e o seu número de mandatos passou de 11 para 3.

Última nota: A Catalunha está dividida ao meio e o futuro é tudo menos risonho...

Sem comentários: