segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Filme - Nos Idos De Março

Resultado de imagem para ides of marchRealizado em 2011 por George Clooney é uma adaptação da peça Farragut North, escrita em 2008 por Beau Willimon, a qual é totalmente ficcional mas que se inspira  na candidatura de Howard Dean às presidenciais americanas de 2004 ( Dean conseguiu 2 vitórias nas primárias Democratas, 167 delegados  e pouco mais de 900 mil votos, muito longe do resultado do vencedor John Kerry (51 vitórias, 2573 delegados e mais de 9 milhões e 930 mil votos) - Kerry viria a perder contra Bush filho (cerca de menos 3 milhões de votos populares e menos 35 votos no colégio eleitoral).
O Argumento (adaptado) foi nomeado ao Oscar num trabalho que recolheu 9 prémios em 44 nomeações.
Primarias Democratas: O Governador da Pensilvânia, Morris (Clooney) chega ao Ohio com uma grande vantagem sobre o Senador do Arkansas (Pullman - Michael Mantell) mas sabe que vencer esse estado pode ser decisivo para o resultado final. Paul Zara (Philip Seymour Hofman) é o seu director de campanha sendo assessorado por Stephen (Ryan Gosling) e  Ben (Max Minghella). Com as sondagens a apontar para um empate técnico, Morris sabe que quem o influente Senador Thompson (Jeffrey Wright) apoiar vencerá, e Thompson apenas lhe dará o apoio caso seja Vice Presidente algo que não lhe agrada.
Quando Stephen se envolve emocionalmente com Molly (Evan Rachel Wood) a filha de um destacado membro do Partido Democrata fica a conhecer um segredo proibido: Molly está grávida de Morris e necessita de dinheiro para abortar, algo que Stephen está disposto a patrocinar. Ao mesmo tempo o director da campanha de Pullman (Duffy - Paul Giamatti) propõe a Stephen que mude de lado, algo que ele recusa.
Quando a jornalista Ida (Marisa Tomei) lhe diz que sabe o que aconteceu entre ele e Duffy e que está disposta a publicar a notícia a não ser que ele lhe dê informações privilegiadas, Stephen sente-se encurralado e tudo piora quando Morris o despede por se ter reunido com Duffy ao mesmo tempo que Molly aparece morta após uma aparente overdose involuntária. Stephen resolve aceitar a oferta de Duffy, mas desta vez é Duffy que diz "não".
Sem nada a perder Stephen resolve chantagear Morris: Ou este despede Paul para ele ficar com o seu lugar e aceita as condições de Thompson, ou Stephen arruína a sua campanha contando a verdade sobre Molly: Morris cede sabendo que é a única forma de ser nomeado.
Um belo exercício sobre a podridão, o qual Clooney conduz de forma totalmente certeira sem tomar partidos.

 P.S - O título do filme é uma alusão ao 15 de Março do calendário romano, dia em que Júlio César foi assassinado por um grupo de conspiradores, no ano de 44 a.C

Sem comentários: