quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Um Estranho Record

A Bélgica bateu esta quinta-feira o recorde mundial de dias - 249 - sem formar um governo após eleições gerais. O recorde até agora era do Iraque e, devido ao impasse político, estudantes belgas convocaram protestos em vários pontos do país.
O dia de mobilizações, baptizado de «Revolução das Batatas Fritas» (em referência a um dos ícones gastronómicos belgas), foi organizado por 30 associações de estudantes para expressar a indignação com a classe política e opor-se à hipotética divisão do país.
As manifestações ocorrem um dia depois o Rei Alberto II aceitar prolongar até 1 de Março a missão de mediação na crise política desempenhada pelo liberal francófono Didier Reynders.
Reynders constatou que «existe vontade de negociação», em conferência de imprensa após o encontro com o monarca, no qual também ressaltou a necessidade de «reconstruir o clima de confiança» na classe política que «desapareceu claramente».
«Não é possível avançar na composição institucional se não debatermos ao mesmo tempo certas políticas importantes em nível federal», destacou.
A imprensa belga critica o funesto recorde, ironizando a dificuldade do pequeno país para alcançar outro tipo de metas. (Noticia do Diario Digital)

Sem comentários: