terça-feira, 30 de janeiro de 2018

O MP Não Sabe De Violência Doméstica. Mas Percbe De Bilhetes Para A Bola?

Artigo de Ricardo Costa no Expresso Diário

No mesmo fim de semana em que o Ministério Público irrompia por gabinetes do Ministério das Finanças em busca de pistas sobre um alegado favorecimento por causa de uma ida ao futebol, o presidente do sindicato dos magistrados da investigação judicial reconheceu-se impotente para travar casos de violência doméstica, mesmo quando perfeitamente detetados e denunciados pelas próprias vítimas, por falta de formação e de meios.
Sei bem que o excesso de zelo de uns não tem nada a ver com a falta de meios de outros e tenho sempre presente que há dois princípios fundamentais nas investigações judiciais em Portugal, que nunca devem ser postos em causa: a independência de qualquer poder e a autonomia de qualquer investigação. Mas sei igualmente que esses princípios não isentam o Ministério Público de falhas nem de críticas, sobretudo quando o ridículo e a ineficácia se juntam no mesmo fim de semana.
O caso dos convites para Mário Centeno ir ao futebol é isso mesmo, ridículo. O das viagens da Galp já era, na essência, perfeitamente ridículo, como já escrevi nesta coluna. Mas este é ainda mais absurdo, porque denota total falta de bom senso e desenquadramento da realidade e das práticas, tentando ligar factos soltos, sem lógica aparente e desligados das responsabilidades dos envolvidos. O IMI é responsabilidade das câmaras e a Autoridade Tributária é uma máquina absolutamente independente. Coitado do ministro que tente, um dia, pôr a AT ao seu serviço... Cai em menos de um fósforo.
O que é curioso neste fim de semana é ver que o mesmo corpo que não consegue impedir uma mulher de ser morta à pancada, apesar de ter feito tudo para que a justiça a salvasse, persegue bilhetes de futebol até ao fim do mundo.
Sei que esta análise tem um lado demagógico, mas não é mais demagógica do que quem faz passar a ideia à opinião pública de que dirigentes políticos ou administrativos se vendem por bilhetes para a bola, num país onde pedir bilhetes é uma prática de décadas. E, mais relevante, a comparação com a ineficácia no combate à violência doméstica mostra bem como a nossa justiça é ineficaz em áreas de uma gravidade extrema.
Eu elogiarei sempre o nosso Ministério Público pela coragem, pela capacidade de investigação que tem demonstrado e por mostrar a todo o país que não há ninguém acima da lei. Mas ficarei chocado sempre que lamentarem a morte de uma mulher à pancada por falta de formação ou meios. Preferia que mostrassem aos portugueses que salvaram mais vidas de pessoas inocentes do que perseguiram bilhetes para a bola
Facebook Twitter E-Mail

Sem comentários: