domingo, 12 de abril de 2015

F1 2015 IV

Pela 12ª vez a F1 visitou o circuito de Xangai (China) e pela primeira vez este ano tivemos os 20 carros inscritos à partida.
4 pilotos abandonaram ( Hülkenberg, Kvyat, Maldonado e Verstappen), aliás o abandono de Verstappen a 3 três voltas do fim levou à entrada do Safety Car, tendo a corrida acabado com o mesmo em pista o que nunca é agradável, especialmente após uma corrida bem disputada.
Nos 11 anos anteriores só por uma vez o homem da Pole tinha conseguido vencer (Hamilton em 2008). Este ano Hamilton saía da Pole (a sua 3ª consecutiva), será que iria quebrar a tradição? A resposta é sim: O Inglês venceu com todo o mérito, seguido pelo seu companheiro Rosberg (2ª dobradinha para a Mercedes) e embora seja ainda muito cedo para conclusões, nas 3 primeiras corridas do ano Hamilton bateu sempre Rosberg (quer na qualificação quer na corrida).
A Ferrari andou sempre perto da Mercedes mas nunca suficientemente perto para discutir a vitória: Vettel foi 3º e Räikkönen foi 4º.
A Williams está bem, mas abaixo da Ferrari e da Mercedes (Massa foi 5º e Bottas 6º).
Grosjean marcou os primeiros 6 pontos do ano para a Lotus ao ser 7º e Maldonado só não pontuou pois mais uma vez fez jus à sua alcunha na F1: Crashonaldo (um trocadilho com o seu nome e a palavra "crash" - acidente)...
A Sauber voltou aos pontos com Nasr em 8º e Ericsson em 10º, com a Red Bull longe dos bons resultados: Ricciardo arrancou muito mal (passou de 7º para 17º) e teve que se contentar com um 9º lugar final.
O resto? A McLaren está um pouco melhor mas a equipe vai ter que fazer muito mais para chegar aos pontos (Alonso foi 12º e Button 14º). A Manor é de longe a equipe mais lenta e acabar as corridas parece ser o único objectivo (Stevens foi 15º e Merhi 16º). A Force India e a Toro Rosso viram apenas 1 piloto acabar a corrida: Pérez foi 11º e Sainz 13º.
Dentro de 8 dias a F1 desloca-se até ao Bahrein, e será que vamos ter alguma cara nova no pódio? Nas 3 primeiras corridas Hamilton, Rosberg e Vettel ocuparam sempre os 3 primeiros lugares
 
Classificação actual:
 
Pilotos: 1º Hamilton (68), 2º Vettel  (55), 3º Rosberg (51), 4º Massa (30), 5º Räikkönen (24)
 
Construtores: 1º Mercedes (119), 2º Ferrari (79), 3º Williams (48), 4º Sauber (19), 5º Red Bull (13)
 

Sem comentários: