domingo, 19 de agosto de 2012

Socialismo Científico

Artigo de Alberto Gonçalves

Lê-se naqueles blogues povoados por maluquinhos. Certa esquerda caseira, sempre ávida de mártires e de "causas", resolveu agora adoptar os mineiros mortos pela polícia sul-africana a título de vítimas do capitalismo.
Pode ignorar-se que, no decorrer da sua justíssima luta por melhores salários, os mártires em questão assassinaram, suponho que por descuido, um mínimo de dez pessoas, algumas das quais polícias. O que não se pode ignorar é a capacidade de efabulação da referida esquerda, que começa a chamar capitalistas aos camaradas que mandam na África do Sul e não tarda a fazer o mesmo à demência totalitária da Coreia do Norte, a opressão em Cuba e os ocasionais massacres organizados pelas milícias de Hugo Chávez, por exemplo. Com jeitinho, chegaremos ao tempo em que Estaline será considerado o típico neoliberal e Pol Pot um precursor da Lehman Brothers.
O método, tal como a seita, é primário e consiste em associar ao lucro todos os acontecimentos real ou estrategicamente indefensáveis. O mercado livre, essa incarnação do Mal, explica cada desgraça da Terra, incluindo as inúmeras cometidas contra a liberdade. São hábitos: há quem atribua as desgraças a Belzebu, alienígenas ou Pinto da Costa. Os rapazes da esquerda possuem um bode expiatório privativo, o qual aliás os distingue de videntes e cartomantes. Estes distinguem-se pela inaptidão em prever o futuro, aqueles pela habilidade de negar o passado. E obscurecer o presente.

Sem comentários: