terça-feira, 21 de junho de 2011

Debate Limpo, Por Favor

Artigo de Daniel Oliveira
.
Alguns dirigentes do Bloco estão a gerir a derrota eleitoral da pior forma possível, procurando inimigos internos e acicatando o sectarismo para contornar o debate necessário e forçar o pior tipo de unidade possível: a que se abstém do livre exercício da critica.
Não sei se a acusação/insinuação pública de Francisco Louçã de que um eurodeputado do seu partido andava a passar informação falsa a jornais, sem cuidar de o confirmar com o próprio, foi irreflectida ou mal intencionada. Sei que se esperaria que o coordenador do partido fosse um factor de serenidade e diálogo nestes tempos difíceis. Sei que depois de perdermos oito deputados perdemos um excelente eurodeputado por causa de um gesto inexplicável quando vindo de um dirigente partidário experiente. Sei que assim não aprenderemos nada com esta derrota.
Alguém ponha um ponto final nesta espiral. Não é possível debater e divergir de forma clara e, no entanto, limpa de insinuações? Não aprendemos nada com os erros do passado da esquerda? Não foi para não os repetir que fundámos o Bloco?
Ao meu amigo Rui Tavares, um abraço. Sei que a decisão não foi fácil. Mas o combate pela esquerda continuará a contar com ele.
.
O BE continua ao "rubro"...

Sem comentários: