quinta-feira, 5 de outubro de 2017

O Referendo Na Minha Rua

De tempos a tempos alguns moradores da minha rua falavam na possibilidade da mesma ser independente. Verdade se diga que o tema não era unânime, mas cada vez se falava mais no assunto. Um dia foi tomada uma decisão: Referendar a independência da minha rua. Nem todos os moradores estavam de acordo, as autoridades diziam que era ilegal, mas o grupo pró-independência resolveu avançar: Imprimiram-se uns boletins de voto em casa, compraram-se umas urnas em plástico no supermercado e assim sendo foram reunidas todas as condições para o referendo após definir em que sítio cada morador votava. O Sr Zé e a Dona Maria defensores da independência infelizmente não poderiam votar no dia agendado por não estarem na rua, mas resolvi de imediato o problema: Disponibilizei-me para votar por eles, mas com medo de me esquecer disse ao Sr Xico e à Dona Xica para votarem igualmente pelo Sr Zé e pela Dona Maria por forma a garantir a transparência do acto eleitoral (felizmente não me esqueci e espero que o Sr Xico e a Dona Xica também não se tenham esquecido). No dia da votação o meu elevador avariou e alguns dos votantes disseram-me que não conseguiam subir até ao 4º andar pelas escadas - Resolvi de imediato o problema: Disse que votava por eles, mas se entendessem também podiam ir votar no prédio ao lado pois as urnas estavam no rés do chão (na verdade não sei se foram votar ou não no prédio ao lado, mas eu fiz a minha parte: votei por eles no "sim", embora na verdade não soubesse qual era a sua intenção de voto, mas isso pouco interessa). Entretanto o Sr Manel e a esposa que não moram na minha rua disseram-me que queriam votar pois um dia pretendem vir morar para a minha rua quando esta for independente, evidentemente que os deixei votar e acrescentei mais uns votos de pessoas que conheço e que querem vir viver para a minha rua quando esta for independente. Fechado o acto eleitoral fiquei encarregue de contar os votos e confesso que estava algo nervoso pois numa eleição justa e transparente nunca se sabe o resultado final. Felizmente correu tudo bem, a esmagadora maioria das pessoas votou a favor da independência (só a minha pessoa votou imensas vezes em representação dos que não puderam votar). Se as autoridades não reconhecerem o resultado do referendo o problema é das autoridades, a independência da minha rua é inquestionável.

P.S. - Esta história é 100% fictícia, qualquer eventual semelhança com factos reais não passará de uma infeliz coincidência

Sem comentários: