quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Isso É Tudo Muito Bonito, Mas... - Sérgio Sousa Pinto

O ex-líder da JS e actual deputado não percebeu onde é que estava e honestamente mais valia ter ficado em casa...Nota 5. 
 

Disco - Play Out

Resultado de imagem para PLAY OUT CURENa verdade trata-se de um trabalho lançado em formato VHS (1991) pelos Cure, o qual contem material obtido em diversos sítios em Inglaterra (T&C Club, Wembley Arena, E-zee Hire Rehearsal Studio, entre outros) ao longo de Janeiro e Fevereiro de 1991 - A banda dividiu o trabalho em 7 partes, o qual, ao longo de mais de 2 horas é bem demonstrativo da qualidade da banda liderada por Robert Smith.

Música - The Blood

Cure, tema gravado a 22 de Janeiro de 1991 no E-Zee Hire Rehearsal Studio, o original é encontrável em The Head On The Door


Música - A Strange Day

Cure, outro tema gravado no T&C Club a 17 de Janeiro de 1991 - O original encontra-se em Pornography  

Música - The Big Hand

Cure ao vivo em Londres (T&C Club) a 17 de Janeiro de 1991, tema que originalmente foi lado b de A Letter To Elise (disco Wish)

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Isso É Tudo Muito Bonito, Mas... - Pires De Lima

O Ministro da Economia foi aos "Gato" e foi "esmiuçado" por Ricardo Araújo Pereira - Foi essencialmente político, mas proporcionou-nos alguns bons momentos, especialmente o momento "Compal Pera" - Nota 7.
 

O Povo

É desprezado muito mais pela esquerda do que pela direita, mas numa democracia cada voto é um voto , ou seja, o voto de um indigente é igual ao voto de um Professor Doutor, o voto do PR é igual ao de qualquer outro cidadão. Porque é que falo de esquerda e direita? Muito simples, a esquerda entende que o desempregado, o trabalhador que aufere o salário mínimo, o trabalhador explorado, o pequeno empresário deve votar à esquerda, enquanto que os ricos e o "grande capital" devem votar à direita (seria excelente que os ricos e o "capital" em Portugal fossem  representados pelos votos PSD+CDS, pois tal significaria um país verdadeiramente rico...). Na verdade um indigente pode votar na coligação e um milionário na CDU ou no BE, ou ainda mais à esquerda. A democracia é exactamente isso: Um homem (ou mulher) é igual a um voto (nada interessa a idade, formação, situação profissional e derivados) e por muito que custe a uma certa esquerda (e custa muito) é essa a essência da democracia. Pela parte que me toca entendo que em algumas situações a escolha foi profundamente errada, mas quem sou eu para questionar o povo?. No próximo Domingo poderemos ter algo "clarinho como a água", ou uma tremenda "trapalhada", mas isso cabe a cada um de nós enquanto eleitor decidir - Os abstencionistas estão no seu direito, mas em momento algum se podem queixar, se não escolheram, tivessem escolhido...

Música - Life On Mars?

O original é encontrável em Hunky Dory, aqui ao vivo em duas versões (1980 e 2000), David Bowie

Cuidado Com Os Marcianos (E As Marcianas)...

É oficial: Existe água em Marte

Isso É Tudo Muito Bonito, Mas... - João Galamba

O deputado é um dos "jovens turcos" do PS. Tem 39 anos é licenciado em Economia e a sua intervenção na blogosfera é bem conhecida, fundamentalmente via Jugular . O piercing que usa habitualmente na orelha é uma das suas imagens de marca, a outra é a sua língua "afiada". Submeteu-se às perguntas de Ricardo Araújo Pereira e globalmente, mesmo sem piercing, esteve em bom plano. Nota 8.

 

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Disco - Quarto Crescente


"Colheita" de 2015 para Márcia (Santos). Gravado entre Portugal e o Brasil demonstra uma cantautora cada vez mais madura (actualmente tem 33 anos, mas já anda nestas "lides" desde 2009). Um disco onde Márcia conjuga "por tu" o bom gosto poético com o bom gosto sonoro, a que alia uma produção profundamente cuidada, e quando assim é...

Música - Lado Oposto

Márcia

Música - A Insatisfação

Márcia



Escrita fina
quando corre ensina
não dura um deserto que atravesse
Pode ir sendo
que demore um tempo
mais tarde ou mais cedo
lá me acerto

Na lembrança
o meu céu de criança
a quem nunca se entrega um tom cinzento
por momentos
vem num pensamento
e uma nuvem chove cá por dentro

Quase nada
(experimento o céu de negro que há de norte a sul
nunca me conforma
(prometo-me a mim mesma mais de céu azul)
a insatisfação
(temo que haja pouco pra me contentar)
nunca me abandona
(mas nada me impede de tentar)

Porque tento
andar atrás no tempo
e entender a chuva que acontece?
Como por magia
há sempre um novo dia
e outra Lua Nova que anoitece
Se a madrugada traz uma canção
pouco importa que me insista hoje em "dia não"
tomei o meu fastidio pra me atormentar
pedras no meu trilho são pra me assentar

Quase nada
(experimento o céu de negro que há de norte a sul
nunca me conforma
(prometo-me a mim mesma mais de céu azul)
a insatisfação
(temo que haja pouco pra me contentar)
nunca me abandona
(mas nada me impede de tentar)

Quando acordar do sono que eu escolhi
quero ter no meu cantinho sempre mais de ti
cada rosa, cada espinho que tanto cresceu
mesmo quando venham pra nublar-me o céu.

Quase nada
(experimento o céu de negro que há de norte a sul
nunca me conforma
(prometo-me a mim mesma mais de céu azul)
a insatisfação
(temo que haja pouco pra me contentar)
nunca me abandona
(mas nada me impede de tentar)

Música - Bom Destino

Márcia

Guest Post 40

Original aqui

Review of the Japanese GP by Pedro Cunha


F1 2015 Japanese GP.
 
In the country of the rising sun (Japan), things were quite normal: the 2nd Pole of the current season for Rosberg, and pole number 13 for Mercedes. Kvyat suffered a huge crash in qualifying (fortunately without injuries for the Russian driver).
 
Daniil Kyvat.
 
Hamilton made a perfect start (the day he equaled the number of Senna’s wins (41)), unlike Rosberg, who dropped to 4th while Massa and Ricciardo ruined their races due to a collision.
 
Felipe Massa.
 
In a race with only 1 retirement (Nasr), Mercedes claimed their 8th one-two, followed by Ferrari (Vettel was 3rd and Raikkonen 4th), Bottas was 5th, Hülkenberg 6th, the Lotus boys were 7th and 8th (Grosjean and Maldonado respectively – the Venezuelan driver returned to the points after five races out of them) and the remaining points went to Toro Rosso (Verstappen in 9th and  Sainz in 10th).
 
F1 2015 Japanese GP podium.
Pastor Maldonado.
 
Alonso (11th) had the outburst of the day as he said that his Honda engine was a “GP2 engine”  …
 
McLaren-Honda.
 
Within two weeks the “Circus” will visit Russia for the second time in the history of the sport.

Standings:
 
Drivers – Hamilton (277), Rosberg (229), Vettel (218), Raikkonen (119), Bottas (111)

Teams: Mercedes (506), Ferrari (337), Williams (208), Red Bull (139), Force India (77)

Tracking Polls II

Bem sei que a "grande sondagem" é no Domingo e bem sei que muitas vezes os estudos de opinião não coincidem com o resultado final (o caso mais famoso de distorção em Portugal ocorreu em 1991: De acordo com a Marktest e a Euroexpansão (as quais utilizaram um universo de 6 mil pessoas) o PS teria 38.8% dos votos e o PSD 35.3% - Na verdade o PSD teve 50.6% e o PS 29.1%).
Muita gente afirma que as "tracking polls" são estudos "low cost" dado que o universo é pequeno e apenas recorrem a inquéritos obtidos através de telefones fixos, vamos por partes:
Se eu iniciar um estudo com 1000 pessoas, substituir a cada dia que passa 250 pessoas, ao fim de 10 dias terei ouvido 3250 pessoas, e se o resultado for consistente, ou seja, o mesmo sentido de voto sem grandes oscilações percentuais, o estudo (pelo menos do ponto de vista teórico) faz sentido.
Está por demonstrar que quem atende telefones fixos vota de forma diferente de quem atende telemóveis ou responde por email.
Muitas pessoas não dizem em quem votam quando contactadas por telefone fixo? Sem dúvida (a percentagem de não sei/não respondo ronda os 25%), mas, salvo melhor opinião isso é igualmente válido para qualquer outro método, com excepção da simulação de voto em urna. Penso que também ninguém acredite que esses eleitores votem todos na mesma força politica, pois caso (por absurdo) tal acontecesse então teríamos uma "revolução" no resultado final...
Intervalos de confiança? "Esticam-se" para um lado e para o outro, ou seja um estudo que dá 41% á coligação e 34% ao PS (Católica), com uma margem de erro de 3%, no limite pode dar 44 a 31 para a coligação, ou 38 a 37 para a coligação, assim como um estudo que dá 38 a 33 para a coligação (Intercampus), com a mesma margem de erro, no limite poderá dar 41 a 30 para a coligação, ou 36 a 35 para o PS.
Aguardemos...
 

domingo, 27 de setembro de 2015

Música - Romeo And Juliet

Dire Straits

Música - Expresso Love

Dire Straits

Música - Solid Rock

Dire Straits

Disco - Making Movies

Resultado de imagem para MAKING MOVIES3º disco de originais dos Dire Straits (1980). Um trabalho notável após algumas alterações na banda (David, irmão de Mark não participou no disco). Uma sonoridade de "primeira água" e um conjunto de textos do mesmo calibre garantiram um trabalho "à prova de água", o qual 35 anos depois não acusa qualquer tipo de desgaste. 

F1 2015 XV

No país do sol nascente voltou tudo à normalidade: 2ª Pole do ano para Rosberg e 13ª para a Mercedes, numa qualificação que ficou marcada por um violento acidente de Kvyat (felizmente sem consequências para o piloto Russo). 
Hamilton largou de forma perfeita (no dia em que igualou o número de vitórias de Senna (41)), ao contrário de Rosberg que caiu para 4º enquanto que Massa e Ricciardo arruinaram a sua corrida ao colidirem.
Numa corrida com apenas 1 abandono (Nasr) a Mercedes conseguiu a sua 8ª dobradinha, seguida pelos homens da Ferrari (Vettel foi 3º e Räikkönen 4º), Bottas foi 5º, Hülkenberg 6º, os homens da Lotus conseguiram o 7º e o 8º lugar (Grosjean e Maldonado respectivamente - O Venezuelano voltou aos pontos após 5 corridas em branco) e os pontos restantes foram para os Toro Rosso (Verstappen em 9º e Sainz em 10º).
Alonso (11º) teve o desabafo do dia ao afirmar que o seu carro tem um motor de GP2...
Dentro de 2 semanas o "circo" visitará a Rússia.
 
Classificações:
 
Pilotos - Hamilton (277), Rosberg (229), Vettel (218), Räikkönen (119), Bottas (111)
 
Construtores: Mercedes (506), Ferrari (337), Williams (208), Red Bull (139), Force India (77)

Os Canis Lupus Chegaram À Campanha...

Na versão "O Pastor e o Lobo" por Jerónimo de Sousa, a partir de um original de Esopo e na versão "Capuchinho Vermelho" por António Costa a partir de um original de Charles Perrault... 

sábado, 26 de setembro de 2015

Isso É Tudo Muito Bonito, Mas - Mariana Mortágua

Muito bem preparada (como sempre) demonstrou mais uma vez a sua inteligência. Sentido de humor? Muito refinado. Nota 9.

Música - Song To The Siren

Brendan Perry ao vivo em 2011, um original de Tim Buckley (1967), tema "imortalizado" pelos Cocteau Twins em 1984 - Seja qual for a versão entendo-o como uma das mais belas conjugações entre música e poesia alguma vez produzidas.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Uma Trapalhada À Vista?

Salvo melhor opinião é o único estudo desta semana que coloca o PS na frente, mas continua a admitir a possibilidade de coligação ter mais deputados.
De acordo com a nossa Constituição o PR nomeia o PM após ouvir os partidos com representação parlamentar tendo em conta os resultados eleitorais: Neste cenário o PS é o vencedor em votos, a coligação vence em mandatos, no entanto o PS terá mais deputados do que o PSD e nada obriga a coligação a continuar junta no dia a seguir às eleições, cada um dos partidos pode ir à sua vida.
Acresce (e de acordo com a nossa Constituição) que a AR não pode ser dissolvida nos seis meses posteriores à sua eleição nem o PR a pode dissolver no último semestre do seu mandato, ou seja, (mais uma originalidade da nossa Constituição) o actual PR dará posse a um governo (seja ele qual for) mas neste momento está inibido de dissolver a AR se o entender.


Fonte: Expresso.

Disco - Hampton Coliseum

Resultado de imagem para hampton coliseum rolling stonesGravado em 1981 (18 de Dezembro) foi apenas lançado em 2012 e ao longo de mais de 2 horas encontramos mais uma inspirada actuação dos Rolling Stones, onde este episódio ficou para a história. Acima de tudo é mais um (entre muitos) documentos que os Stones deixam para a actual e para as futuras gerações. Como curiosidade refira-se que este foi o primeiro concerto da história a ser transmitido pela televisão em sistema "pay-per-view".

Música - (I Can´t Get No) Satisfaction

Rolling Stones, num momento único: Richards defende Jagger de um fan mais excitado com a guitarra...

Música - Time Is On My Side

Rolling Stones, um tema originalmente gravado por Kai Winding (1963), cuja autoria é de Jerry Ragovoy, sob o pseudónimo Norman Meade. Faz parte do disco 12x5 

Música - Little T&A

Rolling Stones -  O tema original pode ser encontrado em Tattoo You. Jagger apresenta os músicos e canta os parabéns ao seu guitarrista

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Disco - Heartwork

Resultado de imagem para HEARTWORK CARCASSTenho quase nada a acrescentar ao que escrevi aqui - Uma sonoridade e uma escrita de uma violência extrema, a qual recorre apenas a 2 guitarras, 1 baixo e uma bateria a que acresce a surreal voz de Jeffrey Walker (actualmente com 47 anos) a qual é definitivamente um cruzamento entre "um berbequim e um martelo pneumático" - Evidentemente que não é um disco para "as massas", mas é magnífico no seu estilo. Carcass colheita de 1993, a consumir moderadamente e com bolinha no canto superior direito...