segunda-feira, 31 de março de 2014

Crise Em França

Jean-Marc Ayrault demitiu-se do cargo de PM, tendo sido substituído por Manuel Valls (que era o Ministro do Interior). Verdade se diga que quem se deveria ter demitido era Hollande (e também entendo porque é que não o fez).  O desastrado resultado socialista nas eleições municipais (perderam 10 cidades para a extrema direita, 172 para a direita, enquanto que a direita perdeu apenas 8 cidades para a esquerda) resulta de muitos factores, especialmente da actuação do Presidente Francês, o qual antes de chegar ao Eliseu ia "fazer e acontecer", mas na verdade... - de acordo com os últimos dados conhecidos a sua aprovação está em 23%..  

4.9%

Foi o valor do nosso défice em 2013. A parte boa é que ficou abaixo daquilo acordado com a Troika (5.5%) e abaixo do valor registado em 2012 (6.4%). A parte má é que mesmo com um brutal aumento de impostos e com uma brutal diminuição da nossa qualidade de vida colectiva continuamos a aumentar o nosso endividamento (a dívida pública já vai em 129%). É bom lembrar que no desenho inicial do memorando, o valor autorizado para o défice em 2013 era de 3%, tendo sido alvo de 2 alterações:  Primeiro 4.5% e posteriormente 5.5%. Para o ano corrente o valor acordado é de 4%. Vamos continuar a sofrer na pele as asneiras presentes, passadas e futuras? Ninguém tenha dúvidas.

Filme - Os Falsificadores

Realizado em 2007 por Stefan Ruzowitzky, arrecadou o Oscar de Melhor Filme Em Língua Estrangeira, entre outros prémios e nomeações sendo baseado em factos reais (Operação Bernhard). Salomon Smolianoff (Salomon Sorowitsch no filme - Karl Markovics) é um judeu de origem russa, cuja especialidade é falsificar documentos e dinheiro. Preso em 1936, acaba mais tarde (1944) por ser transferido para o campo de concentração de Sachsenhausein (dirigido pelo Sturmbannführer Herzog (na verdade Bernhard Krüger- Devid Striesow)) com o cargo de supervisor do departamento de retoques, cargo esse, que não passava de um "pseudónimo" para uma das maiores fraudes de todos os tempos: Mais de 140 prisioneiros (os quais tinham alguns direitos e benesses) foram encarregues da "produção" de cerca de 130 milhões de Libras (4 vezes a reserva do Banco de Inglaterra) por forma a ajudar o esforço de guerra alemão e destruir a economia inglesa. Numa segunda fase a ideia era produzir dólares, mas problemas de consciência (dividido entre Adolf Burger - August Diehl, o qual era contra (e discordar implicava a pena de morte) e Zilinski - Andreas Schmidt, o qual era a favor (por forma a conservar a vida e continuar a beneficiar das benesses)) levaram a que Salomon fosse adiando o mais possível a sua entrega, invocando problemas na qualidade das notas devido a dificuldades em obter matéria prima de qualidade. Salomon foi libertado com o final da guerra, mas mais tarde seria emitido um mandato para a sua captura por falsificação - Nunca foi apanhado, tendo morrido em 1976 no Brasil. Filme bem desenhado, retrata um episódio histórico desconhecido por muitos.

125 Anos

domingo, 30 de março de 2014

Filme - Jovem Procura Companheira

Allie (Bridget Fonda), após romper com o seu namorado Sam (Steven Weber) resolve partilhar o seu apartamento. Após várias entrevistas decide-se por Hedy (Jennifer Jason Leigh). Tudo corre lindamente até ao momento em que Allie resolve reatar a relação com Sam. A partir desse momento Hedy começa a pouco e pouco a revelar a sua verdadeira personalidade: Alguém mentalmente doente e extremamente perigosa, não olhando a meios para atingir fins. Realizado em 1992 por Barbet Schroeder (a partir de um livro de John Lutz) é uma viagem ao "lado negro". Elenco

F1 2014 IV

Um dia perfeito para a Mercedes na Malásia - Hamilton venceu e Rosberg foi 2º. Vettel teve que se contentar com o 3º lugar, enquanto que Ricciardo após uma largada fantástica acabou por desistir. A Ferrari continua discreta: Alonso foi 4º e Räikkönen (após perder uma roda) foi 12º. A Mclaren não confirmou a excelente corrida inicial (Button foi apenas 6º e Magnussen ficou em 9º). A Williams está bem melhor do que o ano passado, mas não o suficiente para sonhar com lugares cimeiros (Massa foi 7º e Bottas 8º, o que acabou por ser um bom resultado face aos lugares obtidos na qualificação - 13º e 18º respectivamente). Hulkenberg fez mais uma bela corrida colocando o seu Force India na 5ª posição, assim como Kvyat que acabou em 10º no seu Toro Rosso. A Lotus conseguiu acabar a corrida através de Grosjean (11º), enquanto que Maldonado se envolveu num acidente com Bianchi. Completaram a corrida 13 dos 22 pilotos, com a Sauber a ser a única equipe que não viu pelo menos um dos seus pilotos concluir a prova. Na próxima semana viajamos até ao Bahrein para a 3ª prova da temporada.

Por Definição, O Inexplicável Não Se Explica X

Regresso à estaca zero: Os destroços que se pensava pertencerem ao Boeing, afinal são apenas lixo...

sábado, 29 de março de 2014

Peditórios Para Os Quais Dou Zero

Estas "coisas" servem apenas para consciências pesadas dormirem tranquilamente, achando que fizeram algo de útil...Lamento mas não, se efectivamente estivessem preocupados (e apenas no que a Portugal respeita) deveriam questionar (entre outras coisas) o motivo pelo qual insistimos na hora de inverno (a qual felizmente acaba hoje, até regressar em Outubro...) e o motivo pelo qual a generalidade dos jogos de futebol dos denominados "grandes" ocorre á noite...Não dá jeito? - Admito que não, da mesma forma que não me dá jeito ficar uma hora às escuras... 

Por Definição, O Inexplicável Não Se Explica IX

Mais eventuais destroços, mas até hoje, nada x nada de realmente palpável...

Música - Token Eastern Song

Nirvana, tema de 1989 incluído aqui

A Vida De Cobain

Em BD

300 Milhões De Euros

Durão Barroso deu uma entrevista ao Expresso onde se fala de muita coisa, mas o que me salta á vista é este número, o qual (de acordo com o Ex-PM) era o dinheiro que o Estado Português tinha em caixa quando pediu ajuda externa. Sejamos claros: Bem podem alguns continuar a fantasiar, mas este valor é bem demonstrativo do completo descalabro das contas públicas à data.

sexta-feira, 28 de março de 2014

José Leite Martins

Não é um "garoto" oriundo das jotas, antes de ser secretário de Estado da Administração Pública, foi director  do departamento de assuntos jurídicos do MNE entre 1994 e 2000, chefe de gabinete de Durão Barroso entre 2002 e 2004 e posteriormente inspector-geral das Finanças. O briefing de ontem terá tido o seu objectivo, veremos qual o resultado (Portas foi bem claro)
 
 

Música - La Carne, La Morte E Il Diavolo

Propaganda, 1234 (1990)

Por Definição, O Inexplicável Não Se Explica VIII

Mais destroços, mas na verdade certezas não existem. Seria de toda a utilidade recuperar alguns desses destroços para se saber se efectivamente pertencem ao avião, e em caso afirmativo, passar á fase 2, ou seja, tentar descobrir o que é que realmente aconteceu. Quase 3 semanas após o que quer que tenha acontecido, o cenário continua terrivelmente nebuloso.

Filme - Amor

Uma maravilha do veterano realizador Austríaco Michael Haneke em 2012. Arrecadou o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, a que se juntaram 4 outras nomeações (Filme, Realização, Argumento e Actriz Principal - Emmanuelle Riva (que aos 85 anos se tornou a pessoa mais velha (em todas as categorias) a ser nomeada a um Oscar). Riva não venceu o  Oscar mas arrecadou 10 prémios (onde se incluem o BAFTA e o César). Quanto ao filme recolheu mais de 50 prémios (incluindo (para além do Oscar), Globo de Ouro, BAFTA, Palma de Ouro, César) em mais de 90 nomeações. A história é tão simples quanto desarmante: Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Riva) são um casal octagenário profundamente culto (ambos foram professores de música) pais de uma música: Eva (Isabelle Huppert). Um dia Anne sofre um problema de saúde, o qual, a paralisa do lado direito. Após sair do hospital pede a Georges que nunca mais a tire de casa, aconteça o que acontecer. Quando Anne sofre novo problema, e o mesmo a confina à cama, num cenário quase vegetativo, Georges fica num enorme dilema - Por um lado respeitar a vontade da esposa, e por outro, tentar que a mesma tenha uma assistência adequada. É um trabalho de uma beleza arrebatadora, assente num Sr Actor e numa Sra Actriz, com uma fotografia espantosa de Darius Khondji, onde a camara de Haneke é tão sóbria quanto incisiva. A "nossa" Rita Blanco desempenha um pequeno papel no filme.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Se O Novo Formato Dos Briefings

Produzir o mesmo efeito da versão antiga, temos um Secretário de Estado em maus lençois...

O Eterno Problema "Passista" Dos Briefings...

Depois de inicialmente anunciados como diários, deram o que deram, e apesar de promessa em contrário estavam aparentemente extintos, até que hoje, reapareceram num novo formato: Os briefings mistério...

Disco - 4 Track Demo

PJ Harvey, ano de 1993. 8 demos de Rid Of Me, 6 demos originais, temas gravados entre 1991 e 1992. Uma sonoridade extremamente crua, poesia magnífica, com Polly Jean a  levar ao máximo as suas capacidades vocais.  Seguramente o disco mais "duro" da Americana. Excelente? Nem Harvey sabe fazer outro tipo de discos, seja qual for o registo...

Música - Easy

PJ Harvey

Música - Driving

PJ Harvey

Música - Goodnight

PJ Harvey



Here I am
Prarieland
Got it all, got gun in hand
Here I sleep
Dungarees
That all my husband put on me

We have the stars
We have the trees
We have everything we need to feed

I'll make babes, you'll make chairs
We'll sell them at the country fair
We'll walk on, we'll walk tall
We'll dance once a week [at] the union hall

We'll have the stars
We'll have the trees
We'll have everything we need to feed

Here I am
Prarieland
I got it all, got gun in hand
I'll sweep the porch
I dust his room
We'll sleep together on our chair at noon

We have the stars
We have the trees
We have everything we need to feed

We have the stars
We have the trees
We have everything we need to feed

Algumas Curiosidades Do Mundo Da Música XX - PJ Harvey

Polly Jean Harvey nasceu em 1969, tendo iniciado a sua carreira musical em 1988 nos Automatic Dlamini como vocalista e saxofonista (Harvey toca inúmeros instrumentos: guitarra, piano, baixo, harmónica, harpa,...). Em 1991 formou os PJ Harvey Trio, tendo iniciado uma carreira a solo em 1992, tendo nessa condição publicado até hoje 8 discos de originais. Estima-se que já tenha vendido mais de 2 milhões de discos. Conta com 8 nomeações aos Brit Awards e 6 aos Grammy´s, numa carreira que conta ao todo com 6 prémios em 29 nomeações. Para além do seu trabalho a solo, a Americana tem colaborado com muitos outros artistas, dedicando-se esporadicamente à representação, à pintura e à escultura

"Se Tiver Oportunidade, Venha À Casa Branca Ver O Jardim"

"Nunca se sabe". Ao que consta, este diálogo ocorreu hoje entre o Presidente Barack Obama e o Papa Francisco e na sua simplicidade é profundamente desarmante. Recorde-se que o anterior Papa visitou os EUA em 2008, devendo Francisco visitar a terra do "Tio Sam" em Setembro de 2015.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Luís

Tu e o teu irmão eram dos poucos que ainda hoje me tratavam por "pêpê", mas agora só o teu irmão o poderá fazer. Nestas alturas o que deve ser lembrado são os bons momentos - e tivemos vários. Neste momento de dor, os meus pensamentos estão com todos aqueles que demasiadamente cedo ficaram privados da tua companhia. Descansa em paz amigo.

Disco - Nocturama

Ano de 2003, Nick Cave com os Bad Seeds. Á densidade da voz de Cave, junta-se o habitual bom gosto melódico (aqui a sonoridade é globalmente calma) e quanto à poesia é o hábito: Excelente. Em síntese mais um magnífico disco do Australiano.

Música - There is A Town

Nick Cave com os Bad Seeds



There is a town
Where I was born
Far far away
Across the sea
And in that town
Where I was born
I would dream
That one day
I would leave
And cross the sea
And so it goes
And so it seems
That God lives only in our dreams
In our dreams
And now I live
In this town
I walk these dark streets
Up and down, up and down
Under a dark sky
And I dream
That one day
I'll go back home
And so it goes
And so it seems
That God lives only in our dreams
In our dreams

Música - Right Out Of Your Hand

Nick Cave com os Bad Seeds

Música - Still In Love

Nick Cave e os Bad Seeds

Algumas Curiosidades Do Mundo Da Música XIX - Nick Cave

Nascido Nicholas Cave em 1957 é acima de tudo um poeta de excepção, com uma estética única. Iniciou a carreira em 1973 tendo passado por bandas como os Boys Next Door e Birthday Party, até o seu nome passar a ser "cabeça de cartaz", com os Bad Seeds (banda formada em 84 e ainda no activo). Paralelamente formou os Grinderman em 2006. Incluindo todos os projectos, Cave já publicou 21 discos de originais. O australiano (entre outras coisas) dedica-se á escrita, à 7ª arte (como compositor, actor e argumentista), toca uma série de instrumentos (da bateria ao saxofone passando pela guitarra e pelo piano (entre outros)) e tem colaborações com vários outros artistas. Conta com vários prémios e honrarias e estima-se que as suas vendas superem os 5 milhões de discos.

terça-feira, 25 de março de 2014

Disco - From Dusk Till Dawn

Quentin Tarantino aposta sempre imenso nas bandas sonoras dos filmes onde participa, e esta não é excepção: Creditada a Graeme Revell, apresenta (entre outros) nomes como ZZ Top, Mavericks, Blasters, Jimmie Vaughan e Steve Ray Vaughan. Um excelente disco onde o Blues, o Country, o Rock e outros sons convivem lindamente...

Música - Dengue Woman Blues

Jimmie Vaughan

Música - Mexican Blackbird

ZZ Top, um original de Fandango! (1975)

Música - Dark Night

Blasters, tema originalmente incluído em Hard Line (1985)

Filme - Aberto Até De Madrugada

Mais uma colaboração entre Robert Rodriguez e Quentin Tarantino, com o primeiro como realizador e o segundo como actor e argumentista. Seth (George Clooney) e Richard (Tarantino) são irmãos e criminosos extremamente violentos, os quais estão em fuga, deixando atrás de si um rasto de sangue e destruição. Jacob (Harvey Keitel) é um pastor com a sua fé abalada, após a morte da esposa, o qual se encontra acompanhado pelos filhos: Kate (Juliette Lewis e Scott - Ernest Liu). Por forma a fugirem para o México, os irmãos sequestram o pastor e os filhos, os quais vão utilizar como reféns. Uma vez no México vão a um bar, onde vão ter uma enorme surpresa: O mesmo é frequentado por vampiros...Realizado em 1996 é "banhado" por um sentido de humor muito peculiar, onde o "dedo" de Tarantino está presente do primeiro ao último segundo.

Eleições Para Quê ?

Jerónimo de Sousa (e não é o único) continua a insistir que o país deve ir para eleições. Olhando para esta sondagem (e europeias não são legislativas, mas os números conhecidos para as legislativas  alinham "grosso modo" com este cenário) o que é que Jerónimo quer ? - Uma aliança com o PS? - Se sim que o diga, pois apenas 2 cenários garantem (nesta altura do campeonato) uma inequívoca maioria absoluta em Portugal: Uma aliança PS+PSD, ou uma aliança PS+PCP (PS+CDS, ou PS+BE, pode dar, ou não, essa maioria) e qualquer governo minoritário dura menos do que nada....Mesmo que Jerónimo assuma a vontade de formar governo com Seguro existe um problema óbvio: Em cada 100 assuntos, pelo menos em 90, existem divergências insanáveis...

segunda-feira, 24 de março de 2014

Por Definição, O Inexplicável Não Se Explica VII

Perante um problema, com cerca de 250 vidas em jogo, em condições normais, o que é que qualquer ser humano normal faz ? Procura um "porto de abrigo", ou um local inacessível ?. Dispenso resposta...

Quer Um ?



Adira à factura da sorte...
 

Por Definição, O Inexplicável Não Se Explica VI

Mais de 2 semanas depois do desaparecimento do avião, o PM da Malásia admitiu que o avião se despenhou no Índico. Partindo do princípio que é verdade, não me parece que a história acabe aqui, pois o número de questões por responder é enorme.

Disco - Live At The Hollywood Bowl

Lançado em 1987, é a versão "curta" (7 temas)  de um concerto ao vivo em Julho de 1968 - Posteriormente (2012) o concerto foi publicado na integra em versão DVD (20 temas). Morrison sempre foi um "animal" de palco e este disco é mais uma demonstração dessa sua enorme qualidade

Música - The Unknown Soldier

Doors, um original de Waiting For The Sun


Música - Light My Fire

Doors, um original de The Doors

Música - A Little Game/The Hill Dwellers

2 excertos de Celebration Of The Lizard, Doors

Algumas Curiosidades Do Mundo Da Música XVIII - Doors

Uma das mais míticas bandas de sempre. Formados em 1965 foram extintos em 1973 (reuniram-se algumas vezes após o seu fim), tendo publicado nesse período 6 discos de originais com Jim Morrison ao comando (Morrison morreu em 71) e 2 sem o seu líder - An American Prayer foi apenas lançado em 78. Com o passar dos anos foram aparecendo várias compilações, raridades e discos ao vivo. Estima-se que a banda tenha até hoje vendido mais de 100 milhões de discos. Em 1993 ganharam o seu lugar no Rock and Roll Hall of Fame, tendo recebido entre 1998 e 2011 4 Grammy´s. Roy Manzarek faleceu o ano passado, o que significa que apenas John Densmore (actualmente com 69 anos) e Robby Krieger (actualmente com 68 anos) permanecem entre nós.

domingo, 23 de março de 2014

João Ribas 1965 - 2014

Passou por bandas como os Ku de Judas, Censurados e Tara Perdida e se Ribas se tivesse dedicado a outra actividade que não a música, a história do Punk-Rock em Portugal teria sido diferente para muito pior. Recorda-se Não Vales Nada - Censurados (1990) com um enorme Muito Obrigado

Adolfo Suárez 1932 - 2014

Formado em Direito, foi escolhido pelo Rei Juan Carlos para chefiar o Governo Espanhol em 1976, lugar que ocuparia até 1981 (tendo sido em 1977 o primeiro Chefe de Governo democraticamente eleito no pós-franquismo). Se a Espanha se tornou numa democracia muito deve a Suárez. Descanse em Paz.

sábado, 22 de março de 2014

Por Definição, O Inexplicável Não Se Explica V

Mais destroços, mais teorias e na verdade completam-se hoje 2 semanas sobre o desaparecimento do avião, sem ninguém conseguir responder a nenhuma pergunta sobre o que efectivamente aconteceu e por mais areia que me atirem para os olhos, nada disto é normal nos dias que correm.

Música - End Credits

De Dark Water a cargo de Angelo Badalamenti

Algumas Curiosidades Do Mundo Da Música XVII - Angelo Badalamenti

Completa hoje 77 anos. Começou a tocar piano aos 8 anos sendo Mestre em composição, trompa e piano. Tem mais de 30 discos editados (parcerias à parte), sendo a sua especialidade bandas sonoras (trabalhou p.ex, com nomes como David Lynch, Walter Salles, Jean Pierre Jeunet, Danny Boyle, Jane Campion). Conta com vários prémios e nomeações (onde se inclui um Grammy)

As Prescrições

A Sra PGR,  Joana Marques Vidal entende que a actual lei em casos de contraordenações não necessita de ser mexida ("Não é preciso aumentar prescrições, mas sim estar mais bem preparado para aplicar a actual lei"), isto numa altura em que o BdP, a Justiça e as Finanças admitem aumentar o prazo, dos actuais 8 anos para 10. Sejamos claros: É uma vergonha a possibilidade de "engonhar" um processo durante 8 anos, visando apenas a sua prescrição. Em tese a Sra PGR está coberta de razão, mas na prática nem a justiça vai por "artes mágicas" começar a funcionar, da mesma forma que um eventual aumento de 2 anos (quem engonha 8 anos, engonha 10) não vai resolver nada, na verdade é necessário aumentar o prazo de prescrição para 20 ou 25 anos (é sempre possível continuar o "engonhanço", mas a longo prazo, pode não matar mas seguramente que mói...), ou no limite, eliminar essa possibilidade em determinados crimes. 

Europeias 2014 - Sondagem Do Expresso

PS lidera sondagem das europeias

As sondagens valem o que valem (e esta eleição presta-se a uma enorme abstenção, nas últimas atingiu os 63% - e prognósticos só no fim do jogo, como dizia um antigo futebolista...), mas podemos tirar algumas ilacções: O PS ganha sem convencer, a coligação PSD/CDS perde sem ser humilhada, enquanto que a CDU cresce e o BE continua a "afundar-se". Quanto aos inúmeros partidos de esquerda, os quais entendem que quanto mais divididos melhor, os resultados estão à vista...

sexta-feira, 21 de março de 2014

Música - The Mist

Mark Isham

Filme - The Mist: O Nevoeiro Misterioso

Mais uma adaptação ao cinema de uma história de Stephen King (1980), desta vez pela mão de Frank Darabont (2007). Uma pequena comunidade fica debaixo de um enorme nevoeiro, o qual desde logo entendemos que não só não é normal, como esconde algo de profundamente maligno. Um grupo de habitantes encontra-se num supermercado e se por um lado percebem que necessitam de enfrentar o perigo, por outro lado, a natureza humana em si, é o maior perigo, especialmente quando questões políticas, culturais, raciais e religiosas (Uma extraordinária Marcia Gay Harden no papel de uma fanática religiosa - Mrs Carmody) assumem papel principal. Com um final de uma crueldade quase intolerável, é muito mais do que um filme de terror, é essencialmente um filme sobre a natureza humana e as suas (erradas) escolhas. Elenco

Por Definição, O Inexplicável Não Se Explica IV

Mais 1 dia e a questão continua a ser a mesma: O que é feito do Boeing 777 das linhas aéreas da Malásia? - Ontem foram detectados destroços a uma distância intrigante, os quais, eventualmente, poderiam ser do avião. Hoje, ninguém sabe dos destroços ... Mais informação aqui

Citando Almada Negreiros

Neste dia Mundial da Poesia: 'Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa - salvar a humanidade'. (A Invenção do Dia Claro, 1921)
 
 

quinta-feira, 20 de março de 2014

Eu Sou "Menino" Para Recuar Até 1143

Vítor Gaspar "atira culpas"  para José Dias Ferreira (o bisavô de Manuela Ferreira Leite), ao mesmo tempo que defende Joaquim Pedro de Oliveira Martins (tio-avô de Guilherme de Oliveira Martins). Pois bem o que é que une estas 5 pessoas? Todos tiveram responsabilidades nas contas públicas...Já agora, Gaspar é primo de Francisco Louçã...Salvo melhor opinião o nosso problema é familiar...

Música - Little Queenie

Rolling Stones ao vivo em 1969, o original encontra-se em Chuck Berry Is On The Top (1959)

Música - Down The Road Apiece

O original é de Don Raye (1940), esta é a versão de 1965 dos Rolling Stones, tema incluído em Now!

Música - Talkin`Bout You

Um original de Chuck Berry (1961), utilizado pelos Rolling Stones na versão britânica de Out Of Our Heads

Disco - Rock 'n' Rolling Stones

Este é o 45º disco dos Rolling Stones que trago a este cantinho. Foi lançado em 1972 e é fundamentalmente um disco de covers de temas de Chuck Berry (5 "directos" e 2 "indirectos", num total de 12 temas). Só um tema é creditado a Jagger/Richards, sendo o outro tema original da banda creditado ao pseudónimo Nanker Phelge. Entre temas de estúdio e temas ao vivo é (essencialmente) uma compilação de material inicial da banda, onde os Stones aproveitam para não só homenagear Berry, como para mostrar a sua "devoção" ao R&B. Muito bom.

Outro Guest Post

Original aqui

A Review of the Australian GP by Pedro Cunha
 
Australia opened with the victory of Nico Rosberg, who had a fantastic start (moved from 3rd to 1st and nobody ever caught him).

Much has been said and written about reliability and the new regulations – and: Vettel and Hamilton (among others) dropped out with mechanical problems.
Ricciardo finished 2nd, initially destroying two theories: one saying that no Red Bull would finish the race and another saying that even if a Red Bull would finish it, it would be disqualified… well, the problem is that the Red Bull was indeed disqualified after breaching fuel consumption rules (the maximum fuel flow rate is 100k per hour).

Kevin Magnussen achieved something that a) no other driver has achieved since Lewis Hamilton in 2007 – Finishing the debut race on the podium (placed 3rd, ended up in 2nd with the disqualification of Ricciardo) and b) something never seen before: A Danish driver on the podium!

The McLaren-Mercedes with 2nd and 3rd places by Magnusson and Button is now the leader of the world’s team championship.

Daniil Kvyat also deserves congratulations: he became the youngest driver ever to score points, at 19 years 10 months and 18 days of age (the previous record belonged to Vettel at 19 years 11 months and 14 days of age in 2007).

The rest? A very “discreet” performance by Ferrari (Alonso was 4th and Räikkönen 7th).

Two more teams managed to put both drivers into the top ten: Force India (positions 6 and 10) and Toro Rosso (positions 8 and 9). Williams driver Valtteri Bottas ended up in 5th place while his teammate Massa had to give up right at the start after a crash with Kobayashi.

Sauber drivers saw the chequered flag, albeit outside the points. Caterham and Lotus (with a miserable weekend) did not finish the race, while Marussia driver Max Chilton was the last of those who completed the trial (13th place). Next step? Malaysia.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Amor

A palavra escreve-se em português e em espanhol da mesma forma, já em inglês escreve-se love, em francês amour e em alemão liebe (os alemães até conseguem ter palavras suaves...). A lista é seguramente quase infindável, mas o que não tem fim, é aquilo que sinto por ti. Muitos parabéns no teu duplo dia.

terça-feira, 18 de março de 2014

Aos 70 Anos

Jagger já teve inúmeras mulheres, tem uma fortuna colossal e lidera (desde 1962) a (provavelmente) maior banda de todos os tempos. Na morte da sua companheira desde 2001, o dinheiro (e cada concerto dos Stones hoje em dia rende 4 a 5 milhões de euros) e a fama são "notas de rodapé", Jagger é um homem profundamente abatido, o qual já quebrou o silêncio. Assisti a um único concerto da banda (no antigo estádio José de Alvalade em 1990) e mesmo não conhecendo pessoalmente o grande Sr, os meus pensamentos estão todos com ele. Recordo mais uma das suas grandes músicas: Wild Horses, incluído em Sticky Fingers, ao vivo já neste ano de 2014. Daqui a 20 anos (caso sejamos ainda vivos) ainda o quero ver aos saltos em cima de um palco...
 
 

Referendo ? IV

De acordo com os dados oficiais, cerca de 1,2 milhões de eleitores (80% (números redondos) da base eleitoral) votou no referendo, e quase todos (96,8%) votaram a favor da integração da Crimeia na Rússia. Os números são esmagadores, mas não passam disso mesmo, ou seja, números. Acreditem que a guerra fria, a qual nunca verdadeiramente acabou, (mesmo com vários Presidentes do lado Russo (Gorbachev, Iéltsin, Putin, Medvedev e novamente Putin) e Americano (Bush "pai", Clinton, Bush "filho" e Obama)), após a queda do muro em 1989 (em Novembro estaremos a evocar o 25º aniversário do seu desaparecimento), apenas esteve em "banho maria", banho esse, que começa a ficar demasiadamente quente...

Música - Angie

Um original de Goats Head Soup, ao vivo já este ano. Dedico o tema a Mick Jagger, amigos e família, num momento particularmente difícil, o que já levou ao cancelamento de um concerto na Austrália (veremos o que acontece ao resto da digressão). Para os mais distraídos é bom lembrar que Jagger completará 71 primaveras em Julho...Já agora: Richards também fará este ano 71 anos, Wood fará 67 e Watts 73.


Por Definição, O Inexplicável Não Se Explica III

Mais um dia e nada de substancialmente novo. Evidentemente que alguém sabe mais do que aquilo que diz. Qualquer anónimo cidadão é vigiado constantemente (seja através de câmaras de vigilância, telemóvel, vias verdes, redes sociais, etc, etc) e querem-nos fazer convencer que um "bicho" com cerca de 70 metros de comprimento, mais de 60 de envergadura, quase 20 metros de altura, com um peso superior a 250 toneladas, o qual custa mais de 200 milhões de dólares, se "evapora", com cerca de 250 pessoas a bordo, sem deixar rasto?

Filme - Kramer Contra Kramer

Realizado em 1979 por Robert Benton, arrecadou 5 Oscares (Filme, Realização, Actor Principal: Dustin Hoffman, Actriz Secundária: Meryl Streep e Argumento Adaptado) tendo sido nomeado noutras 4 categorias (Actor Secundário: Justin Henry - com apenas 7 anos foi (e ainda é) o mais jovem actor de sempre a ser indicado nesta categoria, Actriz Secundária: Jane Alexander, Fotografia e Montagem). Coleccionador de prémios e nomeações, foi realizado a partir de um livro de Avery Corman, tendo custado cerca de 8 milhões de Dólares e rendido mais de 106 milhões. Joanne (Streep) uma mulher insegura resolve deixar o marido (Ted Kramer - Hoffman), um profissional de topo no mercado publicitário e o filho de 5 anos e meio (Billy - Henry). Ted e Billy vão ter que se adaptar a uma nova situação e se de início as coisas correm mal, a pouco e pouco vão "crescer" um com o outro, tendo como quase único apoio uma amiga do ex-casal: Margaret (Jane Alexander). 15 meses após ter saído de casa, Joanne resolve pedir a custódia do filho, algo que Ted não está disposto a entregar sem ir à luta. Após um processo judicial, Joanne ganha, mas acaba por entender que para o bem do filho é preferível ficar com o pai. É um filme sobre o amor, assente fundamentalmente nos actores e numa realização atenta aos detalhes. Elenco

L'Wren Scott 1964 - 2014

Modelo, estilista e designer era a actual companheira de Mick Jagger. Paz à sua alma.

José Medeiros Ferreira 1942 - 2014

Professor Universitário, escritor, comentador, Blogger, foi deputado e MNE, tendo sido um dos responsáveis pelo pedido de adesão de Portugal à CEE. Descanse em paz

segunda-feira, 17 de março de 2014

Posso Começar A Desempacotar O Material Comemorativo Do Título, Ou Ainda É Cedo ?

Com 21 pontos por disputar, com 7 de avanço sobre o Sporting (que na prática são 8 em caso de empate final) e 12 sobre o Porto (e já agora 16 sobre o Estoril, que matematicamente ainda pode ser campeão) se o Benfica não for campeão este ano, não sei quando o será...

P.S. - Desejo as minhas mais sinceras melhoras a Helton, o capitão e excelente guarda redes do Porto, o qual sofreu ontem uma grave lesão

Referendo ? III

Para que é que serviu uma consulta popular, a qual (ao que se sabe) teve uma participação na casa dos 80%, com mais de 95% dos eleitores a votarem no mesmo sentido ? - Apenas e só para "aquecer" a "guerra fria"...

Por Definição, O Inexplicável Não Se Explica II...

Cada vez temos mais teorias, mas o facto é que estamos a 17 de Março e o avião está desaparecido desde o dia 8...

Música - Never Let Me Down Again

Depeche Mode. um original de Music For The Masses

Música - Enjoy The Silence

Depeche Mode, um original de Violator

Música - Stripped

Depeche Mode, um original de Black Celebration

Disco - Tour of the Universe: Barcelona 20/21.11.09

Lançado em 2010, consiste em 2 gravações ao vivo em Barcelona (no Palau Sant Jordi), a 20 e 21 de Novembro de 2009, onde a banda demonstrou (mais uma vez) que ao "vivo e a cores" é definitivamente a sua "praia" de eleição. Gravação imaculada (seja na versão DVD ou CD), composta por 21 temas os quais nos remetem para a história da banda. Ao todo a "Tour Universe" passou por 40 países, num total de 102 concertos e mais de 2.7 milhões de espectadores

Algumas Curiosidades Do Mundo Da Música XVI - Depeche Mode

Formados em 1980, continuam com 3 dos membros originais (Andy Fletcher, David Gahan e Martin Gore). Vince Clarke saiu em 81 e Alan Wilder em 95. Começaram por ser uma banda de Synth Pop/ New Wave, mas a pouco e pouco o seu som (e escrita) foi evoluindo ficando mais sombrio e pesado (as guitarras foram introduzidas pela primeira vez em 87), mas em momento algum renegaram as origens. Se existem bandas capazes de se "re-inventar" inúmeras vezes, os britânicos são um dos exemplos de topo. Até hoje contam com 13 discos de originais, 6 ao vivo, 10 compilações, e mais de 50 singles. As suas vendas ultrapassam os 100 milhões de discos, contando com 8 prémios em 28 nomeações (onde se inclui 1 Brit Award)

O Prescrito


O prescrito


domingo, 16 de março de 2014

Referendo ? II

As primeiras projecções confirmam o que já se sabia - Com uma participação eleitoral na casa dos 80%, (num universo eleitoral de 1,5 milhões de pessoas), cerca de 93% dos eleitores defenderam a secessão face à Ucrânia. Já se sabe que o resultado não vai ser reconhecido nem pela Ucrânia nem pela UE nem pelos EUA, os quais sempre disseram que o referendo era ilegal. A crise segue dentro de momentos...

Ainda Não Parei De Rir...

Zuckerberg queixa-se a Obama.

A Alemanha Fica Na Alemanha

E Portugal fica em Portugal...

F1 2014 III

Abertura na Austrália com a vitória de Nico Rosberg, o qual teve uma largada fantástica (passou de 3º para 1º e nunca mais ninguém o agarrou). Muito se tem falado de fiabilidade e do novo regulamento, pois bem, Vettel e Hamilton (entre outros) desistiram com problemas mecânicos. Ricciardo acabou em 2º destruindo duas teorias: Uma que dizia que nenhum Red Bull chegaria ao fim e outra que dizia que mesmo que um Red Bull chegasse ao fim ficaria mal classificado, o problema é que infringiu a regra que limita a 100 quilos por hora o limite de fluxo de combustível e acabou desclassificado. Kevin Magnussen conseguiu algo que já não se via desde 2007 (na altura o "eleito" foi Lewis Hamilton)- Acabar a corrida de estreia no pódio (ficou em 3º, sendo promovido a 2º com a desqualificação de Ricciardo) e algo nunca visto: Um dinamarquês no pódio. A McLaren-Mercedes com o 2º lugar de Magnussen e o 3º de Button é o primeiro líder do mundial de construtores. Kvyat merece igualmente parabéns: Tornou-se o mais jovem piloto de sempre a pontuar, aos 19 anos 10 meses e 18 dias (o anterior recorde pertencia a Vettel (com 19 anos 11 meses e 14 dias) desde 2007). O resto ? Performance muito discreta da Ferrari (Alonso foi 4º e Räikkönen 7º). Mais 2 equipes conseguiram colocar os seus 2 pilotos nos pontos: A Force India (6º e 10º) e a Toro Rosso (8º e 9º). A Williams colocou Bottas no 5º lugar e viu Massa desistir logo na largada, após acidente com Kobayashi. A Sauber viu os seus 2 pilotos acabar, mas fora dos pontos. Caterham e Lotus (com um fim de semana para esquecer) não acabaram a corrida tendo a Marussia ficado com o último lugar dos que concluíram a prova (o 13º através de Max Chilton). Daqui a 15 dias viajamos até á Malásia.

sábado, 15 de março de 2014

Fair Play

É isto:


Disco - The Wall Live In Berlin

A 21 de Julho de 1990 e perante 350 mil pessoas (e 100 mil ficaram de fora por incapacidade física do local escolhido - o terreno entre a Potsdamer Platz e o Brandenburger Tor), Roger Waters recriou o mítico álbum dos Pink Floyd, a convite das autoridades berlinenses, para celebrar a queda do muro, 8 meses antes. Espectáculo megalómano, com inúmeros convidados (Scorpions, Sinéad O´Connor, Bryan Adams, Joni Mitchell, Rundfunk-Sinfonieorchester Berlin, etc, etc), os quais (sob a batuta de Waters) ao longo de cerca de 2 horas protagonizaram um espectáculo dificilmente repetível, o qual, acima de tudo é um documento histórico (a gravação original foi remasterizada para DVD em 2003)

Música - Mother

Roger Waters na companhia de Sinéad O’Connor e dos ex-Band Rick Danko,  Levon Halm e Garth Hudson

Música - The Trial

Roger Waters com a Rundfunk-Sinfonieorchester Berlin e coro, Ute Lemper, Tim Curry, Thomas Dolby, Marianne Faithfull e Albert Finney


Música - Another Brick In The Wall (Part 2)

Roger Waters com Cindy Lauper, Rick DiFonzo, Snowy White e Thomas Dolby

F1 2014 II

Vettel e Ricciardo explicam as novidades

E já agora a "banda sonora"...


Referendo ?

Amanhã temos (pelo menos no "papel") um referendo na Crimeia, na verdade é quase (e permitam-me a "imagem") como entrar numa taberna e perguntar se é permitido beber...

2159

De acordo com o Expresso é o ano em que o peso da dívida no PIB chega aos 60% de acordo com o "cenário de Passos", e mesmo assim tudo tem que correr bem. 2159 ? - Desconheço se os cálculos são fiáveis, mas tenho uma certeza: Nenhum português dos actualmente vivos (mesmo os nascidos hoje) estará disponível daqui a 145 anos para comentar o peso da dívida, ou qualquer outra matéria...

sexta-feira, 14 de março de 2014

A Minha Estreia Como Guest Blogger

Aqui

A Minha Estreia Como Guest Blogger (Para Memória Futura)

 Guest writer of the week. Heres to a great start of the 2014 Season by Pedro Cunha

The Australian GP 2014
Melbourne 2014
 
This year we´ll have 19 races and much has changed: First the engines: V8 are gone, and this season we will have the return of the turbo engines (V6).
Turbo Engine 2014
The 2014 Turbo Engine

The design of the cars has also undergone several changes (and in my opinion they aren´t particularly
pretty…) in order to comply with the new regulations.
New design Ferrari
Ferrari: old -v- new

The scoring system has also changed: In the last race points count double. Another change is the number that each team carries on their cars. For the first time each driver was allowed to choose a race number (from 1 to 99), that he can use till the end of his career. Several drivers (Massa, Räikkönen, Maldonado, Ricciardo, Perez, Sutil and Hülkenberg) moved to another team. We will have 2 rookies (Kevin Magnussen and Daniil Kvyat) and one return (Kamui Kobayashi). In my opinion Vettel is going to win again (The pre-season has been horrible, but as some say, in F1 almost everything has already been invented, and the rest, sooner or later, will be by Adrian Newey and placed in the car of the German driver …). Australia isn’t really his lucky track. He only won in 2011, and retired 3 times .
We’ll see what Ferrari can do (this year with Alonso and Räikkönen. Could this be problematic? Two former champions on the same team often isn´t a good option, and both of them are very competitive…) and Mercedes (who kept their drivers ).
Can another driver / team win the championship? I don´t believe so, but let´s see what Lotus and especially Williams will be able to do.
 
About the Author:
Pedro Cunha lives in Portugal (by the way, the first Portuguese F1 GP was in 1958 and the last one in 1996). He’s a financial analyst/consultant with a degree in Economics. He’s an avid blogger and writes about a lot of issues: politics, economics, music, cinema, football, and of course, F1! (He started to watch F1 races in the middle 70´s, on TV). You can view his blog here:
 

        

Diferenças Culturais

Uli Hoeness, presidente do Bayern Munique, não vai recorrer da pena de prisão que lhe foi aplicada por fuga fiscal, aproveitando para se demitir do cargo. Fosse cá e a história seria muito diferente: Não só não confessaria o crime, como não se demitiria, como diria que era tudo uma perseguição, e caso fosse condenado, recorreria até a pena prescrever, ou até ser encontrado um qualquer erro processual.

Por Definição, O Inexplicável Não Se Explica...

Desde sábado que um avião está desaparecido. Não sei de quem é a culpa, mas nada justifica esta situação. Dado que o avião não se encontra seguramente no ar, ou aterrou algures, ou caiu algures (a não ser que tenha sido raptado por um OVNI - e a teoria (entre outras)  existe...), e algures, hoje em dia, é na "porta ao lado". Mais detalhes (p.ex) aqui