quarta-feira, 31 de julho de 2013

Para Descontrair Dos Contratos Swap E Afins...

As maiores calinadas nos exames nacionais (notícia do Sol)

Ricardo Reis, heterónimo de Fernando Pessoa, passava a roupa a ferro e havia uma corrente artística chamada ‘pintelhismo’. Estes foram os dois erros mais dramáticos dos exames nacionais deste ano. Nos testes ou nas aulas, os disparates são muitos: há quem tenha dito que Lenine e Stalone eram líderes comunistas e que Salazar foi um rei.
“ (...) E assim, Lídia, à lareira, como estando/deuses lares, ali na eternidade/Como quem compõe roupas/O outrora componhamos/Nesse desassossego que o descanso/Nos traz às vidas quando só pensamos/Naquilo que já fomos/E há só noite lá fora”. O poema de Ricardo Reis, impresso no enunciado do exame nacional de Português do 12.ºano, fez a vida negra aos estudantes; foi-lhes pedido para explicitarem os valores simbólicos do espaço e do tempo em que ocorrem as recordações do passado, mas alguns dos alunos, em vez de se referirem à lareira como símbolo de tranquilidade e de segurança e à noite como tempo de eleição em Ricardo Reis para representar a velhice e a aproximação da morte, preferiram explorar uma interpretação mais livre.
Alguns responderam que Ricardo Reis “pôs-se à lareira porque tinha vindo do trabalho e estava cansado”. Outros optaram por argumentar que o heterónimo de Fernando Pessoa “esteve a compor a roupa” e foi para a lareira para “descansar das lides domésticas”. Houve quem dissesse que “tinha acabado de passar a ferro”. E ainda: “O tempo em que ocorreram as recordações estava mau e por isso ele foi para a lareira”.
A má prestação generalizada nesta resposta, que valia quatro pontos e meio, contribuiu para que a média do exame de Português igualasse o pior resultado de sempre: 8,9 valores. “Acho que as provas tinham duas ou três perguntas dúbias, que davam azo a respostas disparatadas. Essa, por exemplo, requeria um conhecimento simbólico que muitos dos alunos não possuem”, diz Ediviges Ferreira, da Associação de Professores de Português. A docente constata, porém, que apesar de as avaliações nos exames serem mais baixas, os estudantes não cometem tantas calinadas como no período de aulas. “Num teste já li que o sermão do Padre António Vieira não era actual porque hoje os peixes vivem em aquários e, durante a exibição do filme do Frei Luís de Sousa, quando o romeiro fala do Dia do Juízo Final, chegaram a perguntaram-me a que dia da semana calhava esse Dia do Juízo”, conta.
Mas nem só a língua portuguesa foi maltratada nos exames nacionais. A média de 12 das 19 disciplinas do secundário que contemplam exames nacionais foi negativa. O resultado da prova de Matemática foi o pior dos últimas sete anos: média de 8,2 com uma taxa de reprovações de 20%.
Já num exame do ensino profissional, na cadeira de História da Cultura e das Artes, um estudante, questionado sobre o papel das universidades na Idade Média, disse servirem para “conviver e socializar”. Outro, numa tirada para maiores de 18, confundiu a corrente artística do “pontilhismo” com “pintelhismo”.
Contudo, foi nas disciplinas científicas que se registaram os resultados mais fracos. Física e Química A, com uma média de 7,8, continua a ser o exame mais aziago no universo do ensino secundário. Carlos Caldeira, da Sociedade Portuguesa de Física, diz que a cadeira é extremamente exigente, pois condensa a matéria das ciências experimentais com conhecimentos de cálculo matemático e de português. “No exame deste ano, muitos alunos falharam numa questão que lhes pedia para explicar a taxa de transferência de energia de uma cafeteira de água quente para o meio ambiente. Muitos deles sabiam a resposta mas careciam de capacidade argumentativa para invocar e desenvolver as leis, baseando-se em demasia no senso-comum”.
Irene Mota, professora de Física em Lisboa, não esquece o teste em que um aluno, a quem foi pedido para escrever sobre a gravidade lunar, respondeu: “Na Lua não há gravidade, mas sim ‘lunidade’”.
A maior sumidade na recolha dos disparates dos estudantes portugueses é Luís Mascarenhas Gaivão, 64 anos, que compilou em três livros – História de Portugal em Disparates, Nova e Inédita História de Portugal em Disparates e História Desatinada de Portugal – as alarvidades redigidas pelos seus pupilos durante os seus 26 anos de carreira. “Há gafes que são muito frequentes. Uma delas está relacionada com o poder dos media e com o que os miúdos ouvem a toda a hora. Se hoje perguntasse num exame quem é Jesus, muitos responderiam que é treinador do Benfica”, diz Gaivão. “No início dos anos 80, o treinador do Benfica era o Lajos Baróti e cheguei a ler respostas como ‘Portugal expulsou os espanhóis na Batalha de Lajos Baróti’, quando queriam dizer ‘batalha de Aljubarrota’”. “Também era conhecida como Batalha de Alves Barrota”, conta o professor.
Gaivão leu as coisas mais inacreditáveis; que os maiores monumentos manuelinos são “a Sé da Catedral, o Mosteiro do São Jerónimo e a Janela do Ventre do Cristo”, que “Marcello Caetano foi o Rei que sucedeu ao Rei Salazar” e que Humberto Delgado “foi o soldado português que se revoltou contra a República”. A este último, ouviu chamarem-lhe tudo: Alberto Delgado, Humberto Delegado e até Humberto Coelho. Tal como Zeca Afonso, que um rapaz chamou de “Seca Afonso” ou Otelo Saraiva de Carvalho, apelidado de “Otovelo” e “Hotelo”.
“A História é uma das disciplinas mais propícias às respostas disparatadas”, diz Gaivão. “Há uma grande confusão de tempos históricos, há muita dificuldade na análise do tempo recuado e muita tentativa de memorização sem compreesão dos factos”. O professor levou centenas de vezes as mãos à cabeça, mas também se lembra de algumas gargalhadas. Leu que os primeiros colonizadores dos Açores tinham sido os “flamingos” e os “almaricanos” e que a Cabo Verde chegaram os “finlandésios”, que a União Nacional “era o livro do Salazar com as ideias dele” e que a PIDE “prendia os que estavam contra o Estado Novo e triturava-os”.
Mas a lista de imprecisões históricas é muito extensa. Dos quatro professores desta disciplina com que o SOL falou, todos tinham memória de disparates épicos: “Os escravos dos romanos eram fabricados em África, mas não eram de boa qualidade”; “Ao princípio os índios eram muito atrasados mas com o tempo foram-se sifilizando”; “Os utensílios usados no neolítico eram tachos e panelas”; “Os antigos egípcios desenvolveram a arte funerária para que os mortos vivessem melhor”; “Na II guerra mundial toda a Europa foi vítima de barbie (barbárie)” ou “Lenini e Stalone eram comunistas na Rússia”. Estela Gaspar, professora de Lisboa, jamais esquecerá a resposta de uma aluna à pergunta: “Qual o ideal do homem do Renascimento?”. “O homem ideal do Renascimento é o João, do 10.ºA, porque renasceu para mim”.
Também em Geografia se cometem erros crassos. Este ano a média desceu de uma fasquia positiva (10,3) para a zona de chumbo (9,4). “O principal problema é não haver hábitos de leitura. Há alunos inteligentes que sabem a matéria mas perdem tudo por não terem capacidade de escrita”, diz Emília Lemos, presidente da Associação de Professores de Geografia. “Têm mais dificuldade com conceitos abstractos. Confundem o aquecimento global com o buraco do ozono. E as matérias em que erram mais são o estado do tempo e a circulação geral da atmosfera e a Política Agrícola Comum”.
No entanto, há gafes em temas mais simples. Emília Lemos já leu num teste que “os climas temperados não têm continentes a sul do Equador”. E, no passado, outros professores de Geografia embasbacaram-se com frases como: “A Latitude é um circo que passa por o Equador, dos zero aos 90º” e “o caudal de um rio, é quando um rio vai andando e deixa um bocadinho para trás”.
No ano passado, uma aluna da região norte do país teimou durante uma apresentação que Miami ficava na Alemanha.
Em alguns fóruns dedicados ao ensino, também há registos das respostas mais estapafúrdias nas matérias ligadas à Biologia e às Ciências Naturais. Frases como: “A Terra vira-se nela mesmo e a esse difícil movimento chama-se arrotação”, “as aves têm um dente na boca que se chama bico” ou “O coração é o único órgão que funciona 24 horas por dia”.
Mais do que as bacoradas, que a generalidade dos docentes atribui a lacunas de concentração, nervosismo, falta de bases de estudo e leitura e enunciados dúbios, os professores mostram-se preocupados com problemas mais estruturais, como a actualidade do sistema de ensino ou os erros derivados das transformações sociais. Emília Lemos, por exemplo, considera que as empresas já não procuram as mesmas valências que as escolas privilegiam: “A nova geração está habituada a uma sociedade em que tudo se faz a uma grande velocidade e às consolas, em que se passa de nível num instante, num processo completamente diferente do da acumulação de saber, que é lento. Temos um sistema de ensino Fordista. Já não faz sentido ter os alunos sentados a ouvir o professor até às 17h. Isso já era!”, diz. Por sua vez, Paulo Guinote, professor de Português e autor do blogue A Educação do Meu Umbigo, constata a emergência de alguns erros derivados das novas tecnologias da informação: “Em pequenos exercícios de produção escrita, como seja o pedido para escrever um convite ou uma pequena carta, foi-se tornando comum a escrita típica dos sms ou das mensagens de chat, incluindo abreviaturas como pk (porque), ou termos de origem inglesa, mais ou menos adulterados, como luv (love-amor)”.

Filme - Suspeito Zero

O agente do FBI Thomas Mackelway (Aaron Eckhart) detêm um serial killer (Starkey - Keith Campbell)  violando grosseiramente a lei, o que não só provoca a sua suspensão durante 6 meses, mas igualmente a libertação do assassino. De regresso ao trabalho é colocado numa pequena localidade. Quando um crime bizarro ocorre, a ex-colega e namorada de Mackelway, Fran Kulok (Carrie-Anne Moss) é enviada para o auxiliar. Rapidamente Mackelway percebe que o assassino lhe envia mensagens nos crimes que comete, sendo a mais óbvia o assassinato de Starkey. Todas as pistas apontam para um homem: Benjamim O´Ryan (Ben Kingsley), o problema é que ninguém sabe exactamente quem ele é, como nada garante que o que parece ser, efectivamente o seja...Realizado por E. Elias Merhige em 2004 (a partir de um argumento de Zak Penn e Billy Ray - que ao que consta andou 7 anos a "rebolar" na gaveta, até Merhige lhe ter pegado) não é nenhuma obra prima, mas no seu género (Thriller psicológico) é assaz interessante

F1 2013 XIII

O campeonato (a 9 corridas do fim) está de férias até ao próximo dia 23 de Agosto (GP da Bélgica a disputar a 25) e Vettel é o candidato nº1 ao título. Bem sei que Räikkönen  é o piloto com mais corridas consecutivas de sempre a pontuar (27), das quais venceu 2 e terminou no pódio em 13 ocasiões. No mesmo período Alonso acabou 24, tendo ganho 4 e acabado 17 no pódio. Quanto a Vettel acabou 26 dessas 27 corridas, venceu 9 e acabou 16 no pódio. 38 pontos de avanço sobre Räikkönen  e 39 sobre Alonso, devem chegar e sobrar para o tetra, o que a confirmar-se permitirá ao Alemão (aos 26 anos) igualar (em nº de campeonatos) Fangio (4 títulos consecutivos entre 54 e 57) e Prost (campeão em 85, 86, 89 e 93). Apenas Schumacher fez melhor: 7 campeonatos (94, 95 e o penta entre 00 e 04). Pode qualquer outro piloto chegar ao título? Em termos matemáticos (ainda) todos..Os 69 pontos de vantagem sobre a Mercedes e 81 sobre a Ferrari começam a ser uma margem muito folgada para a Red Bull igualar a McLaren (campeã entre 88 e 91). Melhor só mesmo a Ferrari (5 títulos consecutivos entre 00 e 04)

Talvez A Coisa Se Resolva Até Ás Eleições

Mas apenas e só talvez...Tendo em conta que ainda faltam quase 2 meses para o acto eleitoral, na verdade ainda é cedo para tomar uma decisão...

O Regresso Dos Briefings

Em grande estilo, nada que surpreenda...

terça-feira, 30 de julho de 2013

Música - District 9

Clinton Shorter, banda sonora do filme homónimo

Filme - Distrito 9

Primeira longa metragem de Neill Blomkamp (2009), com Peter Jackson encarregue da produção. O argumento foi escrito a meias por Blomkamp e Terri Tatchell. Custou 30 milhões de dólares e rendeu 7 vezes mais. A Academia nomeou-o em 4 Categorias: Filme, Argumento Adaptado, Efeitos Visuais e Montagem, tendo este trabalho recolhido várias nomeações e prémios. Nota prévia: Quem for à procura de um filme de ficção científica com extraterrestres vai ao engano, na verdade o que temos é um filme sobre política pura e dura. Uma gigantesca nave espacial fica suspensa nos céus de Joanesburgo aparentemente avariada. Quando vários meses depois os cientistas conseguem entrar na mesma, descobrem um enorme número de alienígenas, aparentando os mesmos estar confusos e subnutridos. Provisoriamente são recolhidos numa zona de exclusão, mas 20 anos depois (e com uma população de 1,8 milhões de indivíduos) encontram-se no mesmo local, tendo aprendido tudo aquilo que os humanos aprendem quando estão em situações idênticas. Com o crime em crescendo, é montado um plano para os transferir para outro local e Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley) um burocrata cinzento é o homem encarregue desse processo. Quando inadvertidamente entra em contacto com material genético alienígena, começa a sofrer um processo de metamorfose, o que o torna o homem mais procurado do mundo, mas apenas os extraterrestres (tratados abaixo de cão) o vão poder auxiliar, mas como levar um homem a confiar num "camarão" (nome pejorativo atribuído aos alienígenas) e vice-versa?. A generalidade do filme é filmada utilizando um truque conhecido: o "mockumentary", onde somos "bombardeados" por especialistas vários, povo em geral, organizações (incluindo uma que defende os direitos dos extraterrestres). O filme permite leituras diversas e bastante humanas se assim se pretender (é só trocar "camarões" por qualquer grupo de seres humanos colocado em condições degradantes). Elenco completo de um filme cheio de metáforas.

Depois de 5 Moções De Censura

Nada como uma moção de confiança..

A Saga Continua

Vítor Gaspar em mais uma comissão de inquérito onde nada de novo deu á costa...Isto é que justificava investigação aprofundada.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

A Troika Remodela Mais Que Passos Coelho...

Música - 1984/Dodo

David Bowie, tema de 1973

Música - Cracked Actor

David Bowie ao vivo em 1974 (o original é de Aladdin Sane de 1973)

Música - Space Oddity

Demo de 1968, David Bowie




Disco - Sound + Vision

Originais, demos, versões alternativas, material nunca anteriormente publicado, covers, temas ao vivo, é a receita deste disco de 1989 de David Bowie (o qual foi reeditado em 2003 com 70 temas, contra os 46 desta edição), o qual abrange o período entre 1969 e 1980. Muitos "personagens á solta" e fundamentalmente mais um exemplo da excelência de um dos mais geniais músicos de sempre

O Inexplicável III

Está explicado, no entanto não deixa de ser inexplicável...

Tudo Como Dantes...

Durante os dias do governo cai, não cai, temos acordo, não temos acordo, Portas sai, Portas fica, Cavaco faz o quê, estivemos livres de briefings e de Conselhos de Ministros extraordinários. Os briefings regressam na 4ª, quanto aos Conselhos de Ministros extraordinários, o seu regresso deve estar algures  "ao virar da esquina"...

Ainda Ninguém Explicou

Como foi possível a celebração de certo tipo de contratos. Acreditem que peceber isso é bem mais importante do que isto

domingo, 28 de julho de 2013

"Não Recuperamos A Economia Aumentando Impostos"

Uma grande verdade, pena é que o Sr PM só agora tenha descoberto "a pólvora"...Sugiro que alguém lhe apresente a "famosa curva"...

JJ Cale 1938 - 2013

Recorda-se Cocaine de Troubadour (1976)

Fernando Martins 1917 - 2013

Presidente do Glorioso entre 81 e 87 foi um dos seus chefes mais carismáticos e admirados. A sua maior (e mais controversa) obra foi o fecho do 3º anel. Durante o seu mandato melhorou as condições logísticas do clube, obteve bons resultados desportivos, e equilibrou as contas (poucos se devem lembrar, mas foi durante a sua presidência, que a publicidade passou a estar presente nas camisolas dos jogadores). Paz á sua alma

Mais Notícias Do Absurdistão...

Álvaro Santos Pereira e Assunção Cristas foram condenados a pagar 43,65 euros por dia por um tribunal de Beja.
Com a remodelação governamental, que determinou a saída do ministro e a perda de pelouro da ministra, os novos titulares das pastas da Economia e do Ambiente, respetivamente António Pires de Lima e Jorge Moreira da Silva, vão ter de pagar multa até serem repostas as condições de segurança no troço abandonado da A26, na zona de Ferreira do Alentejo. (notícia do Expresso)


F1 2013 XII

Na Hungria Hamilton venceu pela 1ª vez este ano, numa corrida muito bem disputada. Vettel (que foi 3º) lidera com 38 pontos de avanço sobre Räikkönen  e 39 sobre Alonso. Nos construtores a Red Bull Racing - Renault lidera com 69 pontos de vantagem sobre a Mercedes e 83 sobre a Ferrari. Referência para a histórica Williams (9 títulos de construtores e 7 de pilotos, a qual anda longe dos seus tempos de glória) que se estreou a pontuar no presente mundial.

sábado, 27 de julho de 2013

Música - Violently Happy

Björk, um original de Debut

Música - The Anchor Song

Björk, um original de Post

Música - Hunter

Björk, um original de Homogenic


Música - Hidden Place

Björk, um original de Vespertine


Disco - Live Box

Bem sei que Björk iniciou a sua carreira musical oficial com provectos 12 anos e que caminha para os 50 (a cumprir em 21 de Novembro de 2015), mas a sua discografia começa a ter algumas semelhanças com a dos Rolling Stones, o que evidentemente é um elogio e não uma crítica. Em 2003 brindou-nos com esta colectânea, a qual reflecte os álbuns Debut (93),  Post (95),  Homogenic (97) e Vespertine  (01) nas suas versões "ao vivo e a cores" (os quais tinham merecido edição isolada, e foram gravados em 94, 97, 97 e 98 e 01 respectivamente). Um excelente trabalho bem revelador das inúmeras facetas da Islandesa. Muita gente considera os discos ao vivo como trabalhos menores ou um expediente para "encher chouriços", pela parte que me toca discordo totalmente e a Islandesa é daquelas que me tira qualquer dúvida...

Um Retrato Assustador

Uma reportagem publicada hoje no Expresso, revela coisas muito preocupantes: Cidadãos que cometem crimes apenas para ser presos, cidadãos que recusam a liberdade condicional. Quando seres humanos preferem a reclusão (a qual (genericamente) garante comida, um tecto, cama e roupa lavada) em detrimento da liberdade (que não lhes garante comida, um tecto, cama e roupa lavada) algo está profundamente errado.

O Robot Espião IV

Diminuiu substancialmente o número de visitas, assim como o seu peso em termos de percentagem de visitas (nas 100 últimas "contribuiu apenas" com 27).

sexta-feira, 26 de julho de 2013

O Inexplicável II

Se eu abordar uma curva com limite de velocidade 80 a 190 e a coisa correr mal, prestarei (eventualmente) contas ao criador, esperando que mais ninguém sofra coisa alguma. No caso concreto temos 78 mortos e mais de uma centena de feridos (vários em estado crítico) e o Sr maquinista resolve não falar após ter sido constituído arguido?. Lamento, mas tem que falar, seja a bem ou a mal, e os Srs defensores dos direitos absurdos que se lixem...

Yes We Scan X

Pena de morte? Claro que não, bastará uma pena de prisão perpétua em regime de solitária...Eu sou um tipo muito chato, mas volto ao mesmo: Tivesse o Presidente um apelido acabado em "ush" (herdado do pai) e a gritaria seria ensurdecedora, mas como tal não acontece...

No Meio Desta "Alegre" História

Do sabia, não sabia, sabia pouco, disse, não disse, disse pouco, não tenho qualquer responsabilidade na matéria, mantenho a questão de fundo: A "facturinha" é para enviar para onde e ao cuidado de quem?

Disco - Entreat

 Inicialmente foi apenas lançado em França (1990), apesar de ter sido gravado em Londres (Wembley, 1989)... Mais tarde acabou por ser lançado (em edição limitada) na Europa. Entreat inclui 8 temas de Disintegration, e é mais um excelente disco dos Cure ao vivo, o qual bebe todo o espírito do disco de estúdio.

Música - Prayers For Rain

Cure

Música - Fascination Street

Cure

Música - Last Dance

Cure

Futebol No Feminino

Muita gente continua a olhar para o futebol praticado por Sras como algo de menor. Fazem muito mal, pois as Sras jogam futebol de elevadíssima qualidade. Desde 1991 que a UEFA organiza oficialmente o respectivo Europeu (o mesmo existe desde 1984). No próximo Domingo Alemãs e Norueguesas vão disputar a final. A Alemanha procura o 8º título (6º consecutivo), a Noruega o 3º. Nas 3 anteriores finais entre as 2 selecções (89, 91 e 05) as Alemãs venceram sempre, mas na fase de grupos a Noruega venceu a Alemanha.

Suficientes Ou Insuficientes

Os e-mails existem, portanto alguma coisa a actual Sra Ministra teria que saber...

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Música - Hunted By A Freak

Mogwai, Happy Songs For Happy People (2003), aqui ao vivo em 2011

O Inexplicável

Os números até ao momento conhecidos apontam para 78 mortos, mas não devem ficar por aqui. A questão a responder é tão simples quanto tenebrosa: Porque motivo um maquinista abordou uma curva com limite de velocidade de 80 kms a cerca de 190 ?
 
 

Ainda Gostava Que Um Dia, Neste País Á Beira-Mar Plantado, Uma Qualquer História "Cabeluda" Fosse Explicada De Forma Clara E Transparente

Já depois disto a actual Ministra de Estado e das Finanças continua a insistir que sabia tanto de contratos Swap como de invasões marcianas. Pedro Felício (ex-Secretário Geral do Tesouro) conta outra história, assim como o ex-Presidente do IGCP, Alberto Soares. O regulador já se pôs "ao fresco" (alguém me explique porque é que se gasta dinheiro do erário público com reguladores que não regulam, ou porque não sabem, ou porque não podem, ou uma conjugação das duas coisas),  e despachou a "bola", a qual pelos vistos foi parar a "terra de ninguém". Trapalhada? Se fosse de "borla" era muito mau, tendo os custos que tem, é inominável, e quem paga são sempre os mesmos.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Muito Bem Sr Presidente Evo Morales

Depois de toda a gritaria montada, Evo Morales está de parabéns (Ao contrário dos "gritadores profissionais" não tenho nenhum problema em elogiar alguém com quem politicamente (globalmente) não concordo). Admito que Portugal, e demais países envolvidos, se portaram muito mal, felizmente o caso está encerrado.

Para Bom Entendedor...

A extrema-esquerda não dorme em serviço. No entanto o facto de vários membros do BE terem um passado associado a organizações terroristas (tendo Helena do Carmo, p.ex, sido condenada e presa no âmbito do processo FP 25), o facto de alguns elementos do BE apoiarem grupos terroristas (como p.ex o Movimento Verde Eufémia (e a classificação não é minha, é da Europol)) não me permite dizer que estamos perante uma organização terrorista disfarçada de partido político...

Música - Skrið

Tappi Tíkarrass

Música - Sokkar

Tappi Tíkarrass

Música - Íþróttir

Tappi Tíkarrass


Disco - Miranda

Os Tappi Tikarrass foram uma banda Islandesa a qual publicou 2 discos (este foi o 2º em 1983). Uma mistura entre pop, rock, punk e sonoridades alternativas, bastante apelativa, cujo principal trunfo era a sua vocalista: Björk . A ouvir sem reservas este trabalho bastante maduro.

O Estado Não Sabe Fazer Contas II

Ao fim de 7 meses e meio (!) o Estado já conseguiu (finalmente) acertar com o prazo, falta ainda acertar com o montante. Haja esperança...

terça-feira, 23 de julho de 2013

A Remodelação

Comunicado oficial. No "papel" esta remodelação faz sentido, dado que acaba com o erro crasso que foi a criação de ministérios gigantescos. Se vai funcionar na vida real? Veremos... 

Música - Mein Teil

Rammstein, Reise, Reise (2004)


Música - Asche Zu Asche

Rammstein, Herzeleid (1995)

Música - Sonne

Rammstein, Mutter (2001)

Disco - Völkerball

Disco/DVD ao vivo para os Rammstein com data de 2006, o qual reflecte a sua digressão do ano anterior por França, Inglaterra, Japão e Rússia. A sonoridade (dura) da banda não é de fácil catalogação (até porque os germânicos não são fieis a um género específico). Nos espectáculos ao vivo a banda usa e abusa de uma teatralidade muito própria (e por vezes pouco recomendável a almas mais sensíveis), aliada a muita pirotecnia com Till Lindemann como perfeito mestre de cerimónias...

Legitimidade E Qualidade

Várias vozes afirmam que o novo governo não é legitimo. Ponto 1: O governo não é novo, é o mesmo que resultou das legislativas de 2011. Vamos ter alterações?  Sim e isso não é novidade nenhuma (no limite a equipe poderia ser toda diferente - incluindo o PM, assim como toda a sua estrutura de funcionamento ). Ponto 2: O governo é totalmente legitimo,  dado que é apoiado por quase 60% dos deputados da AR. Defender que não é apoiado pelo povo é uma perigosa tentativa de subversão do sistema, ou seja, no limite os defensores desta teoria entendem que sempre que exista uma manifestação ou uma greve devem ser convocadas eleições. Admito que muitos não gostem do nosso sistema político (eu próprio tenho várias reservas relativamente ao mesmo) mas é o que existe (e alterar o mesmo é faculdade de muito(a)s sr(a)s que o criticam). Os governos (em tese) são eleitos para governar 4 anos e não para caírem, dia sim dia não, conforme o barulho das ruas.  Se o actual executivo tem qualidade? Isso é outro assunto...

Genial

Tirado daqui (carregar na imagem para ampliar)


segunda-feira, 22 de julho de 2013

A Estupidez Como Modo De Vida

Num país em que ninguém é responsável por coisa nenhuma (nem por o ter levado á bancarrota, após um festival de irresponsabilidades), em que presos podem ser candidatos a  lugares públicos, onde alguma rapaziada roda entre o estado e o público sem "stresses", onde a incompetência é recompensada alarvemente, onde é ofensivo chamar preto a um preto, mas não é ofensivo chamar palhaço ao PR, onde o Estado pode errar todos os dias, mas o cidadão comum não o pode fazer vez nenhuma, onde casos de "sim ou não" se arrastam anos a fio nos tribunais, onde "de" ou "da" definem eleições, onde aquilo que é politicamente verdade hoje é mentira amanhã (ou ainda hoje) etc, etc, isto é o "absurdistão" em todo o seu esplendor. Tratar o 8 como 80 e o inverso não é apenas errado, é doentio...

Originalidades

Que Seguro queira ser PM nesta altura ainda (com muito boa vontade) entendo e devido a isso é normal que tenha defendido a realização de eleições antecipadas. Quanto ao PCP e ao BE querem eleições para quê?. Seguramente que não passa pelas três cabeças que dirigem estes partidos que a vitória a solo ou em coligação esteja ao seu alcance. Dado que a esquerda à esquerda do PS nunca gostou de nenhum PM socialista democraticamente eleito (E é bom lembrar os protagonistas: Soares entre 76 e 79 e depois entre 83 e 85, Guterres entre 95 e 02 e Sócrates entre 05 e 11), e dado que nunca o PS se aliou à sua esquerda (e nada indica que Seguro o venha a fazer), não entendo a "excitação eleitoral"...

Pode O Actual Executivo Renascer Das Cinzas ?

Tenho sérias dúvidas, mas vamos aguardar

Música - Blue Bird

Hope Sandoval com os The Warm Inventions, Through The Devil Softly (2009)

Livro - Falso Depoimento

Harry Madigan é o defensor oficioso de Derick Holliston, um homem de 22 anos com um enorme historial de violência atrás de si, o qual é acusado do assassínio de um Padre, após um assalto a uma igreja. Holliston não nega o assassinato, mas nega o assalto, afirmando que agiu em legitima defesa após o Padre ter tentado abusar dele. Madigan não acredita no seu cliente, mas um erro da Procuradora Geraldine dá-lhe margem para admitir (pelo menos no campo teórico) que eventualmente a história de Holliston seja verdadeira. A sócia de Madigan, Marty Nickerson é a advogada do Senador Charles Hendrick, um homem conceituado e com largos objectivos políticos. Quando a sua assistente Michelle desaparece, o Senador não é minimamente suspeito, o problema é quando Michelle aparece morta e Hendrick confessa o crime, algo que deixa feliz a Procuradora Geraldine ...Nickerson não acredita no seu cliente e vai ter que descobrir a verdade, por uma questão de justiça e para proteger o seu filho Luke, o qual tem um namorico com a filha do Senador . Escrito por Rose Connors foi lançado em 2006, onde fundamentalmente encontramos 2 histórias paralelas, as quais demonstram os limites do direito e acima de tudo a falta de limites do comportamento humano.

domingo, 21 de julho de 2013

Fantástico

A CGTP não gostou da decisão do Presidente (algo perfeitamente legítimo) e como solução equaciona mais uma greve geral (algo igualmente legítimo). É tudo tão legítimo quanto absurdo, espanta-me é que muita gente continue a engolir estes "filmes", sem perceber nem o argumento nem o elenco nem o realizador (e demais categorias técnicas e artisticas ...)

Música - Be A Man

Hole, banda sonora de Any Given Sunday, com a colaboração de Billy Corgan

Filme - Um Domingo Qualquer

Nomeado ao Urso de Ouro em Berlin (entre outros prémios e nomeações) foi realizado em 1999 por Oliver Stone. A realpolitik não é 100%  óbvia, mas está (e muito) presente. Os Miami Sharks são uma histórica equipe do Futebol Americano, a qual está a acumular derrotas, fruto de várias lesões (incluindo a do seu histórico capitão Rooney - Dennis Quaid), mas também de decisões discutíveis do seu mítico treinador (Tony D Amato - Al Pacino). Christina Pagniacci (Cameron Diaz) é a nova dona da equipe, a qual não entende nada de futebol, mas percebe muito de negócios, e percebendo está disposta a tudo para ganhar muito dinheiro, nem que isso implique virar tudo das avessas...Stone dirige o filme sem dar espaços, fruto de uma realização totalmente "em cima" (e isto é um enorme elogio). Elenco

O Discurso Do Presidente

Aqui. Face ao "não-acordo" Cavaco escolheu o mal menor: Manter o actual Governo até ao final da legislatura, mas não excluindo (evidentemente) o exercício total dos seus poderes. Veremos qual o "desenho" do elenco governativo e qual vai ser a sua actuação. Honestamente acredito que a margem de manobra do executivo é mais curta e que Cavaco lançará a "bomba atómica" se a tal for forçado. Diga-se o que se disser, Cavaco não põe "as mãos no fogo" pelo Governo e a não convocação de eleições resulta de um único factor: Nada (mas nada) indica que as mesmas clarificassem o que quer que fosse.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Não Há Acordo III

Seguro partiu de uma posição complicada, mas acabou por ceder a Soares (líder histórico do PS, MNE, PM, PR e "rata velha": Quando necessitou de alianças nunca recorreu á sua esquerda, escolheu o CDS em 78 e o PSD em 83), a Alegre (o qual nunca venceu qualquer eleição no PS, assim como nunca venceu qualquer eleição nacional), a Sócrates  (o responsável nº1 pela presença da troika em Portugal) e a Sampaio (o qual mais uma vez agiu como "no pasa nada" - Deve ser por isso que detêm o inexplicável (para mim) estatuto de "vaca sagrada" após  ter passado as últimas 3 décadas a produzir "trampa" atrás de "trampa" (para não lhe chamar outra coisa...) com a conivência de quase todos). O país? Existe (formalmente) desde 1143 e nada indica que acabe amanhã...

Não Há Acordo II

Cavaco tem 5 possibilidades: Manter o actual governo tal como está, aceitar a remodelação proposta por Passos Coelho, aceitar uma qualquer outra remodelação, avançar com um governo da sua iniciativa (o qual terá que ser aceite pelo parlamento), ou convocar eleições. Nenhum dos cenários agrada ao PR, veremos qual é o escolhido. O país? Continua a pagar as favas...

Não Há Acordo

Seguro terá ganho uma batalha, mas perdeu a guerra. Numa primeira fase foi "entalado" por Cavaco, numa segunda fase foi "entalado" pelo "baronato" socialista. Apenas uma maioria absoluta nas próximas eleições o pode salvar, qualquer outro resultado condena-o a ter uma chefia tipo "fósforo"

António Félix da Costa

Os testes desta semana em Inglaterra provaram que o "miúdo" (22 anos) pode bem entrar no "circo". Bem sei que para entrar para a F1 não basta talento, é necessário muito "graveto", mas com a anunciada reforma de Webber (37 anos a completar no próximo mês, 13 anos de carreira, mais de 200 corridas disputadas, 11 poles, 9 vitórias, 37 pódios e dois 3ºs lugares no mundial: 2010 e 2011), fica um lugar aberto na Red Bull, o qual pode ser perfeitamente preenchido por Ricciardo (24 anos, 40 corridas, com um 5º lugar na "grelha" como melhor e com um 7º lugar em corrida como melhor), ou Vergne (23 anos, 29 corridas, com um 7º lugar na "grelha" como melhor e com um 6º lugar em corrida como melhor), abrindo um lugar na equipe "subsidiária" da Red Bull, a Toro Rosso cujo histórico foi iniciado em 2006, contando até ao momento com 137 corridas 1 pole, 1 vitória e 1 pódio (Vettel em 2008), lugar esse que bem poderia ser entregue ao nosso piloto

Rui Costa

Igualou hoje o feito do "mítico" Joaquim Agostinho, ou seja, tornou-se no 2º Português a vencer duas etapas da volta a França no mesmo ano (e 2013 é o ano do centenário da prova). 44 anos depois de Agostinho, Costa garantiu o seu muito merecido lugar na história do nosso ciclismo. Quem já venceu por 2 vezes a volta á Suiça, 3 etapas na Volta a França (a primeira vez foi em 2011) entre outras coisas, começa a justificar (aos 26 anos) liderar uma equipe. Costa ocupa o 24º lugar da geral, enquanto que o seu chefe (Alejandro Valverde) é 9º

Detroit Declara Bancarrota

Aqui

Música(s) - "Integral" da Peel Session

X Mal Deutschland

Disco - Peel Sessions

X Mal Deutschland em 1985 em mais uma Peel Session. O disco foi lançado em 1990 e é constituído por 4 temas: Polarlicht, Der Wind, Jahr Um Jahr e Autumn. Der Wind é um tema "solto", enquanto os 3 outros temas pertencem a Sequenz (1985). A habitual sonoridade gótica base, mas sem renegar outros sons: New Wave, Rock e Punk

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Enquanto PSD, CDS e PS

Continuam a conversar, tivemos mais uma bela tarde no parlamento. Quanto ao Sr PR "está noutra"...
 

Música - He´s Got A Secret

Bangles

Música - James

Bangles

Música - Hero Takes A Fall

Bangles

Disco - All Over The Place

Estreia das Bangles em 1984 nos "Long Play": O "formato clássico" (Guitarras, baixo e bateria) e uma enorme habilidade para construir sons e letras que "entram na cabeça". As 4 meninas não inventaram o "ovo de Colombo", mas fizeram aqui uma bela omolete...

Tem A Sua Graça

Temos por aí uns Srs muito indignados com isto, afirmando entre outras coisas que estas personalidades são sempre as mesmas, que estas pessoas são os donos de Portugal e que estas pessoas não são democratas. Vindo de quem costuma juntar as mesmas personalidades nas várias acções da esquerda (seja em congressos, abaixo assinados, petições, manifestações, etc, etc) e vindo de quem se acha dono do povo e da democracia é realmente muito engraçado...

Sempre Podemos Ser Engolidos

por coisas bem maiores do que o nosso desvario em termos de contas públicas...

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Já Cá Faltava O "Dr" Alegre

Na sequência disto e disto temos o regresso do "Dr" Alegre. Todos estes Srs detestam Cavaco e nenhum deles morre de amores por Seguro. O país? Que se lixe. Seguro deveria tratar cada um deles como tratou o BE e o PCP, por mais incómodo e difícil que seja.

Música - Californication

Red Hot Chili Peppers, um original do trabalho homónimo de 1999, aqui ao vivo já este ano

Seremos Também Levados Pelo Vento ?

Com o Presidente a dormir nas Ilhas Selvagens, com o PS  a "mandar" os partidos á sua esquerda "às malvas" e com a "troika" interna ainda a conversar , esperamos pela reunião socialista para ver para que lado sopra o vento...

Filme - E Tudo O Vento Levou

10 Oscares (Filme, Realização, Actriz Principal: Vivian Leigh, Actriz Secundária: Hattie McDaniel (1ª negra oscarizada), Argumento Adaptado: Sydney Howard (1º Oscar póstumo da Academia), Direcção Artistíca, Fotografia, Montagem, Oscar Honorário para William Cameron Menzies e Oscar de Desempenho Técnico), 5 outras nomeações (Actor Principal: Clark Gable, Actriz Secundário: Olivia de Havilland, Efeitos Especiais, Banda Sonora: Max Steiner e Som). Realizado em 1939 por Victor Fleming, continua (quase 75 anos depois) a ser um daqueles filmes de todos os tempos (o qual necessita (a esta distância) de ser visto devidamente enquadrado na época em que foi realizado). O ponto de partida é o livro de 1936 de Margaret Mitchell (vencedor do Pulitzer), o qual já vendeu mais de 30 milhões de cópias (o filme custou menos de 4 milhões de Dólares e rendeu quase 400 milhões). Temporalmente a acção decorre entre 1861 e 1873 tendo como base a Guerra Civil Americana (antes, durante e depois), mas essencialmente o que encontramos ao longo de mais de 3 horas e meia, é uma trágica história de amor (embora o filme abarque inúmeros temas: a guerra, o papel das mulheres, a escravidão e a condição humana como um todo). Scarlett O´Hara (Leigh) é uma menina sulista, rica, mimada, ambiciosa e interesseira, a qual está perdidamente apaixonada por Ashley (Leslie Howard), o qual vai escolher para esposa uma mulher que é o oposto de Scarlett, a sua prima Melanie (Havilland). Scarlett despeitada casa-se com Charles (Rand Brooks), mas fica rapidamente viúva. Com o fim da guerra e com a fortuna familiar destruída casa-se por dinheiro com Frank Kennedy (Carroll Nye), o homem que estava destinado á sua irmã Suellen (Evelyn Keyes). Volta a ficar viúva e necessitada de dinheiro acaba por aceitar casar-se com o Capitão Rhett Butler (Gable), um homem considerado como um "aventureiro", estabelecendo-se a partir daqui todos os ingredientes para a tragédia. Referência (num elenco extenso), entre outros para a fiel empregada de Scarlett (Mammy - McDaniel) e Belle Watling (Ona Munson), uma verdadeira Sra, apesar de ser uma mulher da vida.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Queixa ?

Já agora... Abu Salem é um menino do coro, com um histórico profundamente recomendável...

Seguro, O Homem Politicamente Mais Desejado De Portugal II

Entre dois "bichos feios", Seguro percebe que o ideal é passar fome, mas se tiver que engolir algum é sempre preferível um rinoceronte a um hipopótamo...

Música - Talk Talk

Talk Talk, The Party´s Over (1982)


Well did I tell you before
When I was up
Anxiety was bringing me down
I'm tired of listening to you
Talking in rhymes
Twisting round to make me think
You're straight down the line
All you do to me is talk talk
talk talk, talk talk
All you do to me is talk talk
If every sign that I see is complete
Then I'm a fool in your game
And all you want to do
Is tell me your lies
Won't show the other side
You're just wasting my time
All you do to me is talk talk
talk talk, talk talk
All you do to me is talk talk
When every choice that I make is yours
Keep telling me what's right and what's wrong
Don't you ever stop to think about me
I'm not that blind to see
That you've been cheating on me
You're laughing at me when I'm up
Crying for me when I'm down
Laughing at me when I'm up
Crying for me
All you do to me is talk talk
talk talk, talk talk

Seguro, O Homem Politicamente Mais Desejado De Portugal...

Depois de o Sr PR o ter chamado para a conversa, o BE também quer conversa. Veremos o que é que isto tudo dá...

Depois De Quase 15 Dias Sem Demissões

Demitiu-se a Directora Geral do Tesouro. Embora a demissão tenha sido aceite, a mesma assenta no peculiar modelo denominado "por enquanto fica"

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Aqui Ao Lado

Temos uma história com contornos nada claros. Se fosse por cá nada de substancialmente grave aconteceria (basta olhar para os casos BPN, Freeport, Submarinos e outros). Veremos o que acontece com os nossos vizinhos.

Música - Halloween

Siouxsie And The Banshess ao vivo em 1981

Música - Arabian Knights

Siouxsie And The Banshees


Música - Voodoo Dolly

Siouxsie And The Banshees

Disco - Juju

Siouxsie And The Banshees em 1981. Um disco conceptual, assente nas guitarras profundamente "negras" (com algumas cedências ao arco-íris..), onde a voz de Siouxsie faz maravilhas. É considerado como um dos discos britânicos mais importantes de sempre e um marco histórico no pós-punk. Mais de três décadas após o seu lançamento continua na linha da frente.

Asneira, Asneira, Asneira II

Falei ontem de Sócrates, hoje falo de Soares e Sampaio. Nenhum deles ajudará Seguro nesta fase. Soares porque não acredita nele (apesar de aparentemente o defender) e Sampaio por acreditar na "quadratura do círculo", ou seja, num governo PS+PCP+BE, algo que montou enquanto Presidente da CML (com o lastimável resultado prático que a "inteligênzia" nunca admitiu, nem nunca admitirá), e que continua a ser o seu (não confessado) sonho.

A História Interminável

Algures em 2009 o então PM garantia que o BPN não nos ia custar nada. Estamos em 2013 a factura ronda os 7 mil milhões de euros e com tendência para continuar a crescer. Toda esta história é verdadeiramente espantosa e o maior espanto é que dura e dura...

domingo, 14 de julho de 2013

Asneira, Asneira, Asneira

Seguro (salvo melhor opinião) foi enrolado pelos homens de Sócrates. Pagará a factura mais cedo do que pensa.Só quem for tontinho (e Seguro espero que não o seja) é que ainda não percebeu a agenda de Sócrates.

Música - Water

PJ Harvey, Peel Session de 1991, tema posteriormente incluído em Dry (1992)


Música - Losing Ground

PJ Harvey, Peel Session de 1996, a partir do single a meias entre ela e John Parish desse ano


Música - You Come Through

PJ Harvey, Peel Session de 2004, o original encontra-se em Uh Huh Her desse ano


Disco - The Peel Sessions 1991 - 2004

Muitos artistas tiveram a(s) sua(s) Peel Session(s). PJ Harvey teve as suas em 91, 93, 96, 00 e 04. Este é o seu "resumo" e foi lançado em 2006. Encontramos a cantautora em diferentes fases da sua carreira, mas existe um denominador comum: A enorme qualidade. A desfrutar sem reservas.

Yes We Scan IX

O que sabe Snowden ?. Volto à "vaca fria": O que não se teria já escrito e dito caso o Presidente se chamasse qualquer coisa acabada em "ush"...

Vai Começar A Conversa

Entre os partidos do arco da governação. O PS quis envolver PCP e BE  na conversa, mas estes naturalmente recusaram (não entendo como é que alguns continuam a achar que a solução é um governo PS+PCP+BE. Está mais do que provado que PCP e BE não querem alianças com o PS - Só não entendo o motivo pelo qual querem eleições. Sempre que o PS chega ao governo acusam-no de fazer a política da direita...). Da conversa podem resultar dois cenários base: Um acordo entre os 3 partidos, ou um não acordo. Cada um dos cenários contém inúmeros sub-cenários, os quais irei acompanhar 

sábado, 13 de julho de 2013

Música - Isobel

Björk ao vivo em 1997

 

In a forest pitch-dark
Glowed the tiniest spark
It burst into a flame
Like me, like me


My name Isobel
Married to myself
My love Isobel
Living by herself


In a heart full of dust
Lives a creature called Lust
It surprises and scares
Like me, like me


My name Isobel
Married to myself
My love Isobel
Living by herself


When she does it, she means to
Moth delivers her message
Unexplained on your collar
Crawling in silence
A simple excuse


Nana na nana
Nana na nana
Nana na nana
Nana na nana


In a tower of steel
Nature forges a deal
To raise wonderful hell
Like me, like me


My name Isobel
Married to myself
My love Isobel
Living by herself


When she does it, she means to
Moth delivers her message
Unexplained on your collar
Crawling in silence
A simple excuse


Nana na nana
Nana na nana
Nana na nana
Nana na nana

Música - You´ve Been Flirting Again

Björk

Música - Enjoy

Björk

Disco - Post

Björk ano de 1995. De acordo com a própria é um disco "musicalmente promiscuo", ou seja, vários géneros convivem dentro deste trabalho, fruto dos vários produtores (5 incluindo a própria Björk). A islandesa tinha-se mudado para Inglaterra, o que é reflectido nas letras sobre o medo e a emoção. Dê-se a volta que se der, o trunfo principal deste disco é o mesmo dos seus antecessores e predecessores: A voz da cantora. Excelente? Como sempre.

A Propósito De Verdes Que São Vermelhos

Artigo de Henrique Monteiro

Os Verdes anunciaram pomposamente uma moção de censura. Parece que é para entalar o PS e para darem ao PSD e ao CDS a oportunidade de mostrarem que estão unidos. É a táctica do costume... 
Mas o que aqui me traz é o facto de os Verdes serem um partido assim - como dizer? -  um pouco para o estranho. Vou tentar explicar porquê.
Os Verdes concorreram sempre às eleições coligados com o PCP na CDU (ou formações anteriores à CDU, como a APU). Nunca foram a votos. Mas são tratados, na Assembleia e por imposição legal na Comunicação Social como se fossem mais um grupo parlamentar. Ou seja, se o PS decretasse que três deputados seus eram do Partido Socialista Liberal, mais três do Partido Socialista Marxista, mais três do Partido Socialista Republicano podia falar o triplo das vezes. Nas cerimónias do 25 de Abril, ou nas interpelações, ou nos debates sobre o Estado da Nação. E podia triplamente apresentar moções e o que quisesse. O mesmo é válido para o Bloco, o PSD ou o CDS.
É estranho que a lei seja assim. Mas talvez seja ainda mais estranho que o PCP se aproveite da lei e nunca seja confrontado com isso. Por mim, acho verdadeiramente fantasmagórico que jamais alguém tenha feito esta pergunta: e o que pensam Os Verdes?
E sabem porque não fazem? Porque basta saber o que pensa o PCP. Eles são dois corpos, mas têm a mesma cabeça.  


Desculpem-me O Politicamente Incorrecto

Mas isto é um bocado estúpido (politicamente falando). PSD e CDS (ao que consta) estão deliciados com a decisão destas Sras e Srs (e não é motivo para menos, poupa-lhes a apresentação de uma moção de confiança). Objectivamente esta moção só pode servir para uma coisa: Tentar entalar o PS.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Que Remédio...

Não é, Dr Seguro ?

Música - Main Titles

De Letters From Iwo Jima, a cargo de Kyle Eastwood e Michael Stevens

Filme - Cartas De Iwo Jima

Oscar para a Montagem Sonora e 3 outras nomeações (Filme, Realização e Argumento Original), entre outros prémios e nomeações. Realizado em 2006 por Clint Eastwood foi lançado dois meses após As Bandeiras Dos Nossos Pais. Iwo Jima é uma ilha inóspita, onde um grupo de militares Japoneses comandados pelo General Kuribayashi (Ken Watanabe) - um líder espantoso, muitas vezes incompreendido pelos seus homens - esperam uma invasão americana. A batalha está condenada desde o início, face à desproporção de forças. Eastwood oferece-nos um filme de guerra? Sim, mas...Na essência o que temos é um filme de adjectivos: Dignidade, honra, sacrifício, coragem, humanidade, mas também medo, raiva e insubordinação.  Elenco de um filme com F muito grande.

Mas Isto É O PREC, Assunção? Ou O Que É Isto ?

Artigo de Henrique Monteiro
 
Eu gostava que os jornalistas estudassem o PREC, o Processo Revolucionário em Curso, quando o PCP dominava os jornais e todas as manifs eram grandiosas, justas e representativas e lideres políticos defendiam, a sério, que o partido que tinha ganho as eleições não era o partido que devia governar.Na altura, era o PS o partido maioritário.
Nas declaraçoes dos dirigentes ligados ao PCP e nas manifs o PS era tratado com desprezo, como se fosse antidemocrático. Um dia, o Parlamento foi cercado, os deputados foram impedidos de sair (salvo os do PCP) e, apesar disso, a maioria dos jornais - as excepções eram o Expresso e pouco mais - não se indignou por terem cercado a casa da democracia e por terem ameaçado os representantes do povo.
Ontem, pareceu-me que um bocadinho, felizmente ínfimo, desse tempo voltou. Um grupo de sindicalistas, que sabem perfeitamente que é proibido e antidemocrático manifestarem-se nas galerias de São Bento, desatou a gritar e a distribuir papéis. A Presidente mandou-os retirar e citou uma frase de Simone de Beauvoir que parece era destinada aos nazis. Foi este o ponto de vista de quase todas as notícias. A irritação da presidente e o escândalo da frase.
Não sei se ela conhecia o contexto em que Beauvoir usou aquelas palavras (sejamos sérios, todos nós utilizamos citações de que desconhecemos o contexto exato), mas por muito que o soubesse, e por muito desastrada que tenha sido, por muito perversa que seja, a primeira condenação tem de ir sempre, e em primeiro lugar, para os manifestantes que deslealmente fintam a regra democrática e se aproveitam dela para fazer o que sabem não poder fazer. 
Se permitirmos que dentro do Parlamento se crie um clima de manifestação permanente contra o que é discutido ou aprovado, cedo teremos intimidação e minamos a democracia. O PCP, e os sindicatos que ontem organizaram a sarafusca, sempre jogaram na duplicidade. Nas bancadas os seus eleitos olham benevolentemente os manifestantes (que não são o povo português, como se dizia no PREC, mas apenas alguns indivíduos com os mesmos direitos e deveres do que os outros), porque para o PCP o Parlamento não é o centro da luta política, mas apenas mais um dos muitos palcos. No entanto, para quem defende a democracia, aquela é a casa dos representantes do povo. É um local que todos devem respeitar. Por maus ou péssimos que sejam, fomos nós - agora sim, o povo português - quem os elegeu.
O que me preocupa não são os manifestantes. Sem qualquer hesitação eu digo que certos senhores nunca tiveram grande apreço pelas normas democráticas e pelas suas formalidades, que do seu ponto de vista se devem submeter aos seus humores.
O que me preocupa é termos chegado a tal ponto que para muita Comunicação Social quem tem de justificar-se é a Presidente do Parlamento e não os que conscientemente violam a lei. Ou seja, não se pedem responsabilidades aos prevaricadores, mas a quem sofre com a sua ação. O que me preocupa é já quase ninguém pensar no significado das coisas nem notar as encenações que se fazem.
Mas isto é o PREC? Ou o que é isto?


Literatura Democrática

Post de Nuno Pombo

Condenamos Assunção Esteves pelo desacerto da citação que escolheu mas não criticamos os que desordeiramente interromperam os trabalhos parlamentares. No fundo, gostamos mais de literatura do que de democracia.
 
 

Sprichst Du Deutsch?

Nein. Espero que de hoje a uma semana o cenário se comece a alterar

O Mestre Como Memória

Aqui

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Assunção Esteves

Cheia de razão. Certa esquerda que se atire ao ar, caso tal a conforte. A AR é a sede da democracia e não a da "não-democracia". Muita gente pode ter muitos motivos para gritar, mas a sua "democracia" é tudo menos democrática. Caso tivessem alguma cultura democrática dispensariam o espectáculo e entenderiam que nos países não democráticos estes filmes não são permitidos e quem os tentar acaba (no cenário simpático) preso ou (no cenário mais real) morto.

Depois Não Digam Que Isto Não Anda Tudo Estranho

Entre outras coisas temos frangos com um largo histórico, o regresso das máquinas de escrever e a data cientifica (mais século menos século) para o fim do mundo. Por cá (e sem surpresas) uns elogiam largamente Cavaco, outros criticam-no largamente e outros "nim" (aqui não coloco links, sugiro antes, uma voltinha pela net)

Música - Platoon Swims

Clint Eastwood, banda sonora de Flags Of Our Fathers

Filme - As Bandeiras Dos Nossos Pais

Nomeado aos Oscares de Montagem Sonora e Mistura Sonora foi realizado em 2006 por Clint Eastwood. Uma coisa é a realidade, outra é a lenda: Quando Bradley, Gagnon, Hayes, Sousley, Block e Strand colocaram a bandeira do seu país no topo do monte Suribachi, na verdade não foram os primeiros a faze-lo, apenas tiveram a sorte (ou o azar) do momento ser fotografado e na verdade a guerra ainda se prolongou por 35 penosos dias, aos quais, Sousley, Block e Strand não sobreviveram. Eastwood filma 3 tempos diferentes: O da batalha propriamente dito, o da propaganda: Os "heróis" em digressão pela America a angariar fundos para o esforço de guerra e a actualidade com inúmeras feridas por sarar. Mais um trabalho magnífico do "velho" Senhor, naquela que foi a primeira parte da história.

Começo A Andar Com Vontade De Comunicar Com O Estado Da Mesma Maneira Que Ele Comunica Comigo...

Mais uma cartinha: 2 linhas para dizerem ao que vinham, 10 linhas de ameaças e 2 linhas a solicitar documentação.

E O Rabinho Lavado Com Água De Malvas, Não ?

Motoristas da Carris querem 12 euros mensais para cortar o cabelo

quarta-feira, 10 de julho de 2013

A Decisão Do Presidente II

Na verdade uma "não-decisão" e confesso que me enganei redondamente. Os analistas vão escrever rios de tinta sobre o assunto, uns vão elogiar, outros vão criticar. Cavaco não aceita a proposta de PSD e CDS, mas entende que não é tempo para eleições (na sua interpretação as mesmas não fazem sentido enquanto estivermos intervencionados, especialmente (e acreditando nas sondagens) quando está certo que as mesmas não vão dar nenhum resultado claro. Depois?  logo se vê). Cavaco não acredita no actual executivo (mesmo recauchutado)? Óbvio. Cavaco não acredita que eleições sejam solução? Óbvio. "Entalou" PSD, CDS e PS? Óbvio  A sua proposta é que os partidos do "arco da governação" se entendam. É um exercício arriscado? Claro que é, até porque dificilmente tal será possível. Goste-se (ou não) Cavaco trilhou um caminho. Cada um o interprete como entender (tema para continuar a acompanhar).

Música - Debaser

Pixies

Música - Monkey Gone To Heaven

Pixies

There was a guy...
an under waterguy who controlled all the sea...
got killed by ten million pounds of sludge...from new york andnew jersey
this monkey's gone to heaven (x4)
the creature in the sky,
got sucked in a hole...now there's a hole in the sky..
and the ground's not cold...and if the ground's not cold,
everything is gonna burn
we'll all take turns
I'll get mine, too
this monkey's gone to heaven (x4)
rock me jooooe!
if man is 5 (x3)
then the devil is 6 (x4)
and if the devil is 6
then god is 7 (x3)
this monkey's gone to heaven (x9)

Música - Hey

Pixies


Disco - Doolittle

Pixies ano de 1989. Um verdadeiro "luxo"onde Black,  Deal e restante banda nos brindam com "textos" sobre o surrealismo, a morte, a tortura e a violência biblica, os quais são enquadrados por uma sonoridade extremamente complexa (assente no "clássico" guitarras, baixo e bateria) . É considerado um dos melhores discos de sempre pela imprensa especializada (e é fácil entender o porquê), apesar do disco (imagem de marca da banda) não ser rigorosamente nada intuitivo

A Decisão Do Presidente

Neste momento ainda não é conhecida oficialmente, embora me "cheire" a isto. Eleições? Cheguei a defender a sua convocação, mas neste momento o cenário mudou e tendo mudado não faz sentido o país ir a votos. Ao contrário do que algumas alminhas pretendem vender, este não é um novo governo, é o mesmo que saiu das últimas eleições. Vai ter alterações estruturais e caras novas? Sim e então?. Quanto ao PS não entendo qual é a pressa, quanto ao PCP ao BE e á CGTP nada de novo: Seja qual for o governo que estiver em funções o "filme" é sempre igual: exigência de demissão do mesmo e realização de eleições antecipadas (Seguro, caso um dia venha a ser PM, também assistirá ao "filme"). O executivo aguenta-se até ao fim da legislatura? Tenho dúvidas, mas isso são contas de outro rosário...

terça-feira, 9 de julho de 2013

Yes We Scan VIII

O ainda MNE afirmou hoje que Snowden não é um problema nacional. Portas está coberto de razão, problemas já nós (e ele) temos demais...

Mais Más Notícias

Via FMI

Música - Main Title

De Wild Things, a cargo de George S Clinton


Filme - Ligações Selvagens

Realizado em 1998 por John McNaughton parte de uma base simples: Sam Lombardo (Matt Dillon) é um orientador escolar, o qual é acusado por duas alunas de violação - A rica e mimada Kelly (Denise Richards) -  cuja mãe Sandra (Theresa Russell) é uma das várias conquistas de Sam - e a pobre Suzie (Neve Campbell). Os investigadores Ray Duquette (Kevin Bacon) e Gloria Perez (Daphne Rubin-Vega) não acreditam na história das raparigas e em tribunal o advogado de Sam (Ken Bowden - Bill Murray) desmonta a história, recebendo Sam uma enorme indemnização por danos. As autoridades desconfiam que Sam, Kelly e Suzie montaram uma armadilha para sacar dinheiro a Sandra, o que efectivamente é verdade, o problema é que cada um dos personagens tem o seu sinistro plano pessoal, do qual não abdica por nada...Não sei se é o filme com mais voltas e reviravoltas de sempre, mas se não o é, não anda longe. Nada é o que parece, e todos mentem muito, sobre, e a propósito de tudo. A "cereja no topo do bolo" aparece já depois do "the end", ou seja, com os créditos finais em plano de fundo, McNaughton mostra mais algumas mentiras...Um bom filme para assistir nesta altura do "campeonato político"...

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Fernanda Câncio

Hoje no DN. O actual governo é responsável pela manutenção do "status quo", mas a invenção do modelo é da inteira responsabilidade do anterior executivo. 

Cavaco Silva

Começou hoje a ouvir os partidos com representação parlamentar. Amanhã concluirá essas audições e ouvirá o patronato. Quarta receberá os sindicatos. Penso que o actual executivo vai continuar em funções, mas com rédea muito curta e sem espaço para birras. 

Música - Meaning Of Life

Gift, Primavera (2012)

A Batalha De Iwo Jima Por Clint Eastwood

Clint Eastwood em 2004 reuniu-se com Steven Spielberg e mostrou vontade de adaptar ao cinema o livro "As Bandeiras dos Nossos Pais", cujos direitos lhe pertenciam. Spielberg concordou e ficou encarregue da produção. Entretanto Eastwood descobriu um livro com cartas do General Kuribayashi, o que o levou a realizar a mesma história, mas sob o ponto de vista Japonês. Em ambos os filmes o cenário base é a batalha de Iwo Jima e Eastwood é sublime: Se em "As Bandeiras dos Nossos Pais" não lhe interessa apresentar vencedores, em "Cartas de Iwo Jima" também não apresenta formalmente derrotados. Dois filmes magníficos que se complementam na perfeição, nas suas cerca de 4h30m, os quais recolheram cerca de 40 prémios em cerca de 80 nomeações (incluindo 1 Oscar em 6 nomeações). Os dois filmes custaram cerca de 75 milhões de dólares, tendo rendido mais de 130 milhões nas bilheteiras


domingo, 7 de julho de 2013

Música - Personal Jesus

Depeche Mode ao vivo em 2013 , um original de Violator (1990)

O Beija-Mão

A realpolitik em tempo de intervalo

F1 2013 XI

Numa corrida bem disputada, Vettel "matou 2 borregos": Venceu pela primeira vez em casa e  acabou com a "maldição de Julho", ou seja, pela primeira vez na sua carreira o alemão pontuou neste mês específico. A 10 corridas do fim caminha para o tetra, face aos 34 pontos de avanço sobre Alonso e 41 sobre Räikkönen. Nos construtores, a Red Bull Racing - Renault segue os passos do seu piloto principal: 67 pontos de avanço sobre a Mercedes e 70 sobre a Ferrari

sábado, 6 de julho de 2013

Recauchutagem

Já escrevi que a última semana foi alucinada (politicamente falando) e nada indica que os próximos tempos não nos continuem a proporcionar momentos "lynchianos". Portas "engoliu" o discurso e surge como o grande vencedor (ao contrário do Sr PM que cada vez mais aparenta estar "lost in translation"...Este novo "desenho" garante objectivamente o quê? Face ao histórico rigorosamente nada...O Governo aguenta-se até ao fim? Prognósticos? só no fim do jogo (como dizia um antigo futebolista...)

Yes We Scan VII / O Robot Espião III

Todos espiam todos? Não tenho qualquer dúvida. Uns continuam na idade "da pedra" e espreitam através do "buraco da fechadura", outros aproveitam o "admirável mundo novo" para nos dissecar corpo e alma de uma forma tão obscena quanto notável e quase invisível. Pela parte que me toca estou-me borrifando (pois de nada me vale), não deixo no entanto de actualizar as estatísticas: 63 visitas dos Srs de Mountain View nas últimas 100 visitas a este blog...

Música - Stop Me If You Think You´ve Heard This One Before

Morrisey ao vivo em 2006, um original dos Smiths, Strange Ways Here We Come (1987)



Stop me, oh
O-ho, stop me
Stop me if you think that
You've heard this one before
Stop me, oh
O-ho, stop me
Stop me if you think that
You've heard this one before


Nothing's changed
I still love you, oh, I still love you
Only slightly, only slightly less
Than I used to, my love


I was delayed, I was way-laid
An emergency stop
I smelt the last ten seconds of life
I crashed down on the crossbar
And the pain was enough
To make a shy, bald, buddhist reflect
And plan a mass murder
Who said I'd lied to her?


Oh, who said I'd lied?
Because I never... I never!
Who said I'd lied?
Because I never...


I was detained, I was restrained
And broke my spleen, and broke my knee
And then he really lays into me
Friday night in out-patients
Who said I'd lied to her?


Oh, who said I'd lied?
Because I never... I never!
Who said I'd lied?
Because I never...


And so I drank one
It became four
And when I fell on the floor
I drank more...


Stop me, oh
O-ho, stop me
Stop me if you think that
You've heard this one before
Stop me, oh
O-ho, stop me
Stop me if you think that
You've heard this one before


Nothing's changed
I still love you, oh, I still love you
Only slightly, only slightly less
Than I used to, my love 
 
 

sexta-feira, 5 de julho de 2013

No Meio Da "Alucinação" Dos Últimos Dias

Poucos devem ter ouvido Mario Draghi ontem:

Mario Draghi, como se previa, manteve ontem a taxa de juro do Banco Central Europeu ao mínimo histórico de 0,5%. Mas a grande novidade é que o presidente do BCE admitiu uma nova descida das taxas e prometeu que os juros irão manter-se baixos “por um longo período de tempo”. Uma decisão “sem precedentes”, admitiu Draghi em conferência de imprensa. E o que é um período de tempo prolongado? Draghi não especificou, dizendo apenas que “não são seis meses nem um ano”.

PSD E CDS Falam Amanhã Ao País

Espero que em Português...

Música - Face To Face

Siouxsie And The Banshees com Danny Elfman, banda sonora de Batman Returns (1992)

Yes We Scan VI

Versão Francesa (o executivo francês já veio dizer que é tudo legal)

A Normalidade

Numa semana alucinante, com uma demissão efectiva, outras em "stand by", sem sabermos se o governo cai ou não, é bom termos alguma normalidade: Os combustíveis vão subir para a semana...

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Yes We Scan V

Até parecia mal Portugal não entrar na história...

Música - Bad Moon Rising

Creedence Clearwater Revival, um original de Green River (1969), tema utilizado na banda sonora de An American Werewolf In London
 
 
 
 

Filme - Um Lobisomem Americano Em Londres

Até 1981 o Oscar de Caracterização não fazia parte dos prémios oficiais e apenas 2 vezes tinha sido atribuído como prémio honorário (em 1964 a William J Tuttle e em 1968 a John Chambers). Face a algum desconforto por o mesmo não ter sido atribuído ao filme O Homem Elefante, a Academia introduziu o mesmo a partir de 1981, sendo Rick Baker o primeiro vencedor (hoje conta com 6 em 11 nomeações nessa categoria). Quanto ao argumento do filme foi escrito em 1969 por John Landis, que apenas 11 anos depois arranjou dinheiro para o realizar. A história é algo "simplória" (embora não ofenda ninguém e tem momentos interessantes, especialmente quando utiliza um registo de humor negro e o filme é daqueles de "culto"), mas efectivamente o trabalho de Baker sobressai brutalmente, e acreditem que passados mais de 30 anos continua a ser um marco na história do cinema. Jack (Griffin Dunne) e David (David Naughton) são 2 amigos que se encontram de férias na Inglaterra rural. Um dia são atacados por um animal, Jack morre, David sobrevive mas a sua vida nunca mais vai ser a mesma...Elenco

Mais Uma Acha Para O Capítulo

das coisas não terrenas: Os astros e o governo...

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Música - Woman Is A Devil

Doors, faixa bónus, gravada em 1969


Música - Moonlight Drive

Doors, uma demo de 1965 (a versão final seria incluída em Strange Days de 1967)

Música - The Soft Parade

Doors ao vivo em 1969, um original desse ano


Disco - Essential Rarities

Foi lançado inicialmente em 1999 como parte da compilação The Complete Studio Recordings, mas no ano seguinte surgiu com uma roupagem diferente. Essencialmente encontramos aqui material disperso dos Doors (entre gravações ao vivo, demos e versões alternativas), abrangendo o período compreendido entre 1965 e 1970. Como qualquer outro trabalho com estas características é (mas não só)  - como já escrevi relativamente a trabalhos similares - destinado fundamentalmente a fans e colecionadores.

Aberrante

Ao que entendo a liberdade de expressão permite tudo em Portugal. Noutras instâncias pelos vistos não é assim (e chamar preto a um preto é punível), já para não falar de países que executam cidadãos por exercerem o seu direito de expressão relativamente a questões políticas e religiosas.  Estamos a falar de coisas diferentes? Lamento mas não: Se chamar palhaço ao Chefe de Estado é liberdade de expressão, chamar macaco a um preto também o é, assim como chamar burra a uma loira, filho da p... a qualquer cidadão e por aí fora. Se defendo que Miguel Sousa Tavares deveria ser preso? Evidentemente que não, mas sempre me ensinaram que a minha liberdade acaba onde começa a dos outros.

Em Banho Maria...

Aqui

terça-feira, 2 de julho de 2013

A Confirmar-se

Fica uma pergunta: Passos continuará a adiar o inevitável ?