sexta-feira, 31 de maio de 2013

Um Governo, Uma Maioria, Um Presidente, Uma Oposição III

Não contem comigo para defensor do actual governo, da mesma forma que não contem comigo para defender a "quadratura do círculo" (um governo PS+PCP+BE), no entanto não deixa de ser extraordinário que seja Mário Soares (a caminho dos 90 anos e com uma saúde física muito longe do auge - o mesmo não se diga da sua saúde mental) a liderar a oposição ao actual "status quo". Seguro, Gerónimo e o "dois em um" bloquista, deveriam estar profundamente envergonhados face ao seu medíocre comportamento. O "velho" Soares a dormir, percebe muito mais de "realpolitik" do que a soma das lideranças socialista, comunista e bloquista, com os olhinhos todos abertos...

Um Governo, Uma Maioria, Um Presidente Uma Oposição II

Por José Pacheco Pereira

MENSAGEM ENVIADA AO ENCONTRO DA AULA MAGNA
Caro Presidente Mário Soares,



Não podendo estar presente nesta iniciativa, apoio o seu objectivo de contribuir para  combater a “inevitabilidade” do empobrecimento em que nos querem colocar, matando a política e as suas escolhas, sem as quais não há democracia. Gostaria no entanto de, por seu intermédio, expressar com mais detalhe a minha posição.

A ideia de que para alguém do PSD, para um social-democrata, lhe caem os parentes na lama por estar aqui, só tem sentido para quem esqueceu, contrariando o que sempre explicitamente, insisto,  explicitamente, Sá Carneiro disse: que os sociais democratas em Portugal não são a “direita”. E esqueceu também o que ele sempre repetiu: de que acima do partido e das suas circunstancias, está Portugal.

Não. Os parentes caem na lama é por outras coisas, é por outras companhias, é por outras cumplicidades, é por se renegar o sentido programático, constitutivo de um partido que tem a dignidade humana, o valor do trabalho e a justiça social inscritos na sua génese, a partir de fontes como a doutrina social da Igreja, a tradição reformista da social-democracia europeia e o liberalismo político de homens como Herculano e Garrett. Os que o esquecem, esses é que são as más companhias que arrastam os parentes para a lama da vergonha e da injustiça.


Não me preocupam muito as classificações de direita ou de esquerda, nem sequer os problemas internos de “unidade” que a esquerda possa ter. Não é por isso que apoio esta iniciativa. O acantonamento de grupos, facções ou partidos, debaixo desta ou daquela velha bandeira, não contribui por si só para nos ajudar a sair desta situação. Há gente num e noutro espectro político, preocupada com as mesmas coisas, indignada pelas mesmas injustiças, incomodada pelas desigualdades de sacrifícios, com a mesma cidadania activa e o mesmo sentido de decência que é o que mais falta nos dias de hoje.


A política, a política em nome da cidadania, do bom governo, e da melhoria social, é que é decisiva. O que está a acontecer em Portugal é a conjugação da herança de uma  governação desleixada e aventureira, arrogante e despesista, que nos conduziu às portas da bancarrota, com a exploração dos efeitos dessa política para implementar um programa de engenharia cultural, social e política, que faz dos portugueses ratos de laboratório de meia dúzia de ideias feitas que passam por ser ideologia. Tudo isto associado a um desprezo por Portugal e pelos portugueses de carne e osso, que existem e que não encaixam nos paradigmas de “modernidade” lampeira, feita de muita ignorância e incompetência a que acresce um sentimento de impunidade feito de carreiras políticas intra-partidárias, conhecendo todos os favores, trocas, submissões, conspirações e intrigas de que se faz uma carreira profissionalizada num partido político em que tudo se combina e em que tudo assenta no poder interno e no controlo do aparelho partidário.


Durante dois anos, o actual governo usou a oportunidade do memorando para ajustar contas com o passado,  como se, desde que acabou o ouro do Brasil, a pátria estivesse à espera dos seus novos salvadores que, em nome do "ajustamento" do défice e da dívida, iriam punir os portugueses pelos seus maus hábitos de terem direitos, salários, empregos, pensões e, acima de tudo, de terem melhorado a sua condição de vida nos últimos anos, à custa do seu trabalho e do seu esforço. O "ajustamento" é apenas o empobrecimento, feito na desigualdade, atingindo somente "os de baixo", poupando a elite político-financeira,  atirando milhares para o desemprego entendido como um dano colateral não só inevitável como bem vindo para corrigir o mercado de trabalho, "flexibilizar” a mão de obra, baixar os salários. Para um social-democrata poucas coisas mais ofensivas existem do que esta desvalorização da dignidade do trabalho, tratado como uma culpa e um custo não como uma condição, um direito e um valor.


Vieram para punir os portugueses por aquilo que consideram ser o mau hábito de viver "acima das suas posses", numa arrogância política que agravou consideravelmente a crise que tinham herdado e que deu cabo da vida de centenas de milhares de pessoas, que estão, em 2013, muitas a meio da sua vida, outras no fim, outras no princípio, sem presente e sem futuro.

Para o conseguir desenvolveram um discurso de divisão dos portugueses que é um verdadeiro discurso de guerra civil, inaceitável em democracia, cujos efeitos de envenenamento das relações entre os portugueses permanecerão muito para além desta fátua experiência governativa. Numa altura em que o empobrecimento favorece a inveja e o isolamento social, em que muitos portugueses tem vergonha da vida que estão a ter, em que a perda de sentido colectivo e patriótico leva ao salve-se quem puder, em que se colocam novos contra velhos, empregados contra desempregados, trabalhadores do sector privado contra os funcionários públicos, contribuintes da segurança social contra os reformados e pensionistas, pobres contra remediados, .permitir esta divisão é um crime contra Portugal como comunidade, para a nossa Pátria. Este discurso deixará marcas profundas e estragos que demorarão muito tempo a recompor.

O sentido que dou à minha participação neste encontro é o de apelar à recusa  completa de qualquer complacência com este discurso de guerra civil, agindo sem sectarismos, sem tibiezas e sem meias tintas, para que não se rompa a solidariedade  com os portugueses que sofrem, que estão a perder quase tudo, para que a democracia, tão fragilizada pela nossa perda de soberania e pela ruptura entre governantes e governados, não corra riscos maiores.

Precisamos de ajudar a restaurar na vida pública, um sentido de decência que nos una e mobilize. Na verdade, não é preciso ir muito longe na escolha de termos, nem complicar os programas, nem intenções. Os portugueses sabem muito bem o que isso significa. A decência basta.




Um Governo, Uma Maioria, Um Presidente, Uma Oposição

O homem "hitchcockiano"

Música - Once Upon A Time In America

Ennio Morricone

Música - Poverty

Ennio Morricone

Música - Deborah´s Theme

Ennio Morricone

Disco - Once Upon A Time In America

Ennio Morricone (o qual fará 85 anos em Novembro) é um dos compositores mais brilhantes dos séculos XX e XXI. Ao longo da sua carreira arrecadou 1 Oscar honorário, 5 BAFTA, 2 Globos de Ouro, 1 Grammy, num total de quase 50 prémios em cerca de 80 nomeações. Esta banda sonora é um dos bons exemplos da sua enorme qualidade. A desfrutar sem limites.

Filme - Era Uma Vez Na America

O épico de Sergio Leone, cuja versão inicial (nunca lançada comercialmente) dura quase 4 horas e meia foi realizado em 1984 (após 9 anos de avanços e recuos). A versão final  apresenta 3h49m e arrecadou vários prémios e nomeações. É uma viagem monumental a uma certa America (ao longo de várias décadas), assente num elenco de luxo, numa banda sonora "do outro mundo", cujo ponto de partida é o livro de 1952 de Harry Grey. Nova Iorque  1920: Noodles (Scott Tiler) e Max (Rusty Jacobs) são dois amigos inseparáveis, os quais juntamente com outros adolescentes praticam pequenos crimes, ao mesmo tempo que Noodles se apaixona por Deborah (Jennifer Connelly). Noodles acaba por ser preso após esfaquear um polícia. Quando volta á liberdade em 1932, Max (James Woods) e o restante grupo estão em plena ascenção no mundo do crime sendo Noodles (Robert de Niro) "reintegrado". Max e Noodles vão aumentando o seu poder e a escalada dos seus crimes (beneficiando fundamentalmente da lei seca e da corrupção a todos os níveis) começando as invejas e as traições entre eles, as quais vão terminar com a morte de todos os elementos do gangue em 1933, excepção feita a Noodles, o qual também perde o coração de Deborah (Elizabeth McGovern) após ter abusado da mesma, o que o vai levar a deixar a sua cidade. Em 1968 Noodles regressa a Nova Iorque, e vai descobrir que não só o passado não está enterrado, como 35 anos depois existem muitos assuntos e feridas em aberto. Leone manipula o tempo narrativo de uma forma inolvidável - a história não segue a cronologia dos acontecimentos, sendo-nos contada com recurso a inúmeros flashbacks e flashforwards -  (a espaços é comparável com Hitchcock), num trabalho considerado por muitos como um dos melhores filmes de sempre. Custou 30 milhões de dólares, mas já rendeu quase 180 (!) vezes mais.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Música - Abattoir Blues

Nick Cave com os Bad Seeds

Música - Lyre Of Orpheus

Nick Cave com os Bad Seeds ao vivo em 2008

Música - O Children

Nick Cave com os Bad Seeds


Disco - Abattoir Blues / The Lyre Of Orpheus

Nick Cave descreveu este seu trabalho de 2004 com os Bad Seeds, como um disco sonoramente perfeito, avassalador com "milhões" de instrumentos a tocar ao mesmo tempo. Exagero? De forma alguma, é um trabalho magnífico com duas partes distintas. As 9 canções de Abattoir Blues aproximam-se mais da matriz tradicional do Rock e dos Blues, enquanto que as 8 de The Lyre Of Orpheus são mais calmas e sofisticadas

Posso Continuar A Comer Peixinho E Carninha ?

Depois dos insectos, as medusas...

Perfeito


gritaria greve

 


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Música - Lost Weekend

Lloyd Cole com os Commotions ao vivo em 1985, um original de Easy Pieces desse ano

Vindo Do Sr Ministro Das Finanças

É capaz de ser o esboço de uma piada, mas na verdade não consigo esboçar um sorriso, especialmente depois disto.

terça-feira, 28 de maio de 2013

O Hábito...

Paulo Portas considerou "politicamente desajeitada" a decisão da UE relativamente á entrega de armas á Síria. O problema é que a UE tem revelado excessiva falta de jeito em demasiadas matérias...

Na Mouche...

Música - Louie Louie

O original é de Richard Berry (1956), esta é a versão de Iggy Pop (1993)

Filme - The Poughkeepsie Tapes

O "truque" não é novo, mas quando bem feito resulta. O género é conhecido como "found footage" e  O Projecto Blair Witch é talvez o filme mais famoso nesta categoria. Este filme de John Erick Dowdle (2007) parte do seguinte cenário: Um enorme conjunto de cassetes é descoberto e as mesmas revelam um conjunto de "snuff movies" absolutamente macabros. A partir daqui entra-se no género mockumentary, onde inúmeros personagens (familiares das vitimas, autoridades, médicos, jornalistas, curiosos, etc, etc) vão comentando os acontecimentos, ao mesmo tempo que a visualização de excertos das cassetes (utilizando a fórmula shaky camera) nos demonstram a mentalidade doentia do seu autor. Trabalho nada fácil, mas ninguém espere um filme de terror com litros de sangue, pois a violência narrativa e gráfica é muito mais sugerida do que mostrada. Elenco

Cortar Despesa: Uma Sugestão

Por exemplo não enviar uma carta registada com 2 linhas a convocar um cidadão para algo para que já tinha sido anteriormente convocado, com 13 linhas de ameaças a seguir á convocação...

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Que O Pretenso Estado De Direito

Português não funcione é muito grave. Que o mesmo Estado trate qualquer cidadão como um criminoso potencial é ainda mais grave. Num país normal,  há muito que teria colocado o nosso lamentável Estado em tribunal (e exigiria a respectiva compensação não ao povo, mas sim a quem errou) mas infelizmente em Portugal quem erra está  quase sempre protegido e pode continuar a errar "ad eternum" beneficiando da protecção "divina"...

Disco - Assault On Precinct 13

Esta é a 8ª banda sonora de John Carpenter (para filmes seus: No caso este) que trago a este "cantinho". Carpenter utiliza o seu habitual "modus operandi": Um tema minimalista base, o qual serve para tudo o resto. A receita é sempre a mesma? Sim, mas se funciona lindamente, qual é o problema ?

Música - Street Thunder

John Carpenter

Música - The Windows

John Carpenter

Música - Julie

John Carpenter

A Alemanha Tem De Mudar De Wagner

 
Artigo de Ferreira Fernandes

Pensando na célebre frase do ministro das Finanças alemão Schäuble ("A União Europeia é uma coisa simples, 27 países a tentar fugir da austeridade durante 90 minutos, e no fim ganham sempre os alemães"), ontem vi o B. Dortmund-Bayern na final da Champions. Em ópera eles são bons. No palco de Wembley, neste ano de bicentenário de Verdi e de Wagner, nenhuma equipa latina e duas alemãs. A Europa cantada num hectare de relva. Entrou o Dortmund e foi como se ouvíssemos o seu treinador Jürgen Klopp, com a voz de baixo-barítono do personagem Wotan: "Quando os poderes audaciosos se enfrentam, eu aconselho a guerra", na ópera A Valquíria. Abriu-se, pois, com a cavalgada das valquírias, poderosas e sem cordialidade. Os outros, os do Bayern, são mais conhecidos pela ópera ligeira, até mesmo música de cabaré, por muito que nos custe imaginar o Ribéry com as pernas da Marlene Dietrich. São mais jeitosos, quase latinos, como prima-donas. Mas o Dortmund impôs o seu jogo germânico até aos adversários e no segundo ato já eram anéis de nibelungo dos dois lados: movimento, drama, vontade. Admirável de ver (ganda jogo!, gritava o plebeu que há em mim quando desligava a música clássica). Viva, então, o sistema alemão? Não, empatou todos. Como resolver, insistir nas cavalgadas? Não, mudar de Wagner: passou-se para a sua ópera O Holandês Errante, sobre a redenção do amor. No último minuto, o holandês errante Robben resolveu. Com um toque subtil.
 
Adenda pessoal: O Bayern chegou ao seu 5º triunfo na Liga dos Campeões, após vitória por 2 a 1 sobre o Dortmund, num magnífico jogo de futebol

domingo, 26 de maio de 2013

Pior Que O Fim De Época do Benfica

Só ouvir José Sócrates (Benfiquista ao que se sabe). Quem o ouve no seu tempo de antena, perdão, no seu comentário, fica a pensar que aterrou noutro planeta: O Sr nunca foi PM, o seu governo não deixou Portugal entregue á Troika, depois de uma sucessão de PEC´S falhados e défices nunca cumpridos. Santa paciência...

Comentários Para Quê II ?

De cabeça perdida



F1 2013 VIII

Sem surpresa o fim de semana no Mónaco foi marcado por vários acidentes e incidentes. Nico Rosberg entrou para a história ao ser o 1º piloto filho de um vencedor no Mónaco a repetir a proeza do pai (Keke Rosberg venceu nas ruas do principado em 1983) - ficam alguns dos acidentes

 

Comentários Para Quê ?

Depois de perdido o Campeonato e a Liga Europa, juntou-se hoje a derrota no final da Taça de Portugal (vitória do Guimarães por 2 a 1)

sábado, 25 de maio de 2013

O Pós Troika

Bem sei que o tema provoca "comichão" a certas almas, mas o facto é que em condições normais, os srs vão-se embora em Junho de 2014. Até lá muita coisa acontecerá, mas convém perceber como é que vamos viver sem ajudas. Evidentemente que Portugal vai ter que se financiar nos mercados, resta saber a que preço e como. Uma coisa parece-me evidente: A vida que existia dificilmente regressará e se não tivermos juízo a Troika regressará em menos de nada. É bom lembrar que em cerca de 35 anos é a 3ª vez que Portugal está sob assistência externa...

Música - The Informant

Marvin Hamlisch, banda sonora de The Informant

Filme - O Delator

Costuma-se dizer que certas vidas davam um livro,  a de Mark Whitacre deu um livro (Kurt Einchenwald) e este filme de Steven Soderbergh (2009). Mark (Matt Damon) é um bioquímico com uma carreira ascendente na ADM, com uma vida desafogada e com um casamento de sucesso (Ginger - Melanie Lynskey) o qual resolve inesperadamente colaborar com o FBI no sentido de demonstrar que a sua empresa carteliza o mercado. O agente Sheppard (Scott Bakula) coordena as operações e tudo parece correr bem, até ao momento em que começa a perceber que Mark "corre em pista própria" misturando realidade e ficção em todos os aspectos da sua vida, pensando apenas em si. Elenco de um trabalho inteligente, onde Soderbergh se move com enorme eficácia. A banda sonora de Marvin Hamlisch e a actuação de Damon foram nomeadas aos Globos de Ouro.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Música - Fly On The Wall

AC DC


Música - Shake Your Foundations

AC DC. O tema foi utilizado (numa versão remisturada) no filme Potência Máxima de Stephen King.


Música - Danger

AC DC

Disco - Fly On The Wall

Insectos dípteros na parede? Não, apenas e só o 10º disco de originais para os Australianos AC DC, o qual foi publicado em 1985. Não é um dos seus trabalhos mais famosos, assim como não é um dos seus trabalhos mais "amados", assim como também não é um dos seus melhores trabalhos, mas o seu ADN é inquestionável. Quase 3 décadas após o seu lançamento merece visita atenta

Nestum II


A versão Amêndoas e Mel não é comparável á versão figos, mas também podia regressar (e pela mesma pagaria mais do que pela versão Bolacha Maria...)

Um Momento Muito Infeliz



Ninguém é obrigado a gostar do actual PR, mas Miguel Sousa Tavares excedeu-se (o próprio já o reconheceu). Defendo a crítica a quem quer que seja (do PR ao "zé da esquina"), agora o insulto gratuito não é crítica, é apenas algo de lamentável. Bem sei que muita gente não suporta (nunca suportou nem nunca suportará) Cavaco e entende que o mesmo não deveria ser PR, mas que eu saiba, Cavaco foi eleito tal como os seus antecessores (Eanes, Soares e Sampaio) e é desejável que o mesmo aconteça com os seus sucessores. A democracia é uma chatice para alguns? Temos pena...

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Música - Rockin`in The Free World

Satriani, Vai e Malmsteen, um original de Neil Young (Freedom de 1989)

Música - Voodoo Child

Satriani, Vai e Malmsteen, um original de Jimmy Hendrix

Disco: G3: Rockin' in the Free World

Três guitarristas de excepção (Joe Satriani, Yngwie Malmsteen e Steve Vai) juntaram-se em 2003 no The Uptown Theater no Kansas, tendo a sua (genial e original) colaboração sido lançada em disco no ano seguinte. Dividido em 4 partes, apresenta nas três primeiras partes cada um dos guitarristas a solo e na 4ª e última a sua fusão. Excelente...

A Barbárie À Solta

Inglaterra, ontem



Nestum Figos



Pelos vistos não sou o único com saudades (existe uma espécie de petição no Facebook e é dar uma voltinha pela Net para encontrar muita gente como eu). Garanto que apesar da crise estou disponível para pagar muito mais pelo Nestum figos do que pelo Nestum Bolacha Maria

quarta-feira, 22 de maio de 2013

?


(




Disco - Carmina Burana

Ray Manzarek em 1983. Uma leitura muito peculiar do clássico de Carl Orff. Manzarek o qual contou com a co-produção de Philip Glass, substituiu a orquestra por  uma banda de "electric jazz-rock", ficando os teclados (evidentemente) a cargo do ex-Doors. Um trabalho (no mínimo) surpreendente   

Música - Springtime. Sunrise (Omnia Sol Temperat)

Ray Manzarek

Música - Springtime. The Face of Spring (Veris Leta Facies)

Roy Manzarek

Música - Destiny: Ruler of the World. The Wheel of Fortune (O Fortuna)

Ray Manzarek

terça-feira, 21 de maio de 2013

Música - Scoff

Nirvana, Bleach (1989)

O Ano Das Mamas

Artigo de Joel Neto

Deixem-me colocar a questão como ela deve ser colocada. Quem já tenha manuseado (digamos assim) umas mamas de silicone sabe que umas mamas de silicone até podem ficar bem na fotografia, mas não resistem a mais nenhum sentido para além da visão. Cheiram de maneira diferente, sabem de maneira diferente, reagem de maneira diferente ao toque - caramba, como reagem de maneira diferente ao toque... - e até produziriam sons diferentes, caso fossem instadas a produzir sons. Pois é sob esse signo que vai agora viver a TV portuguesa: o do silicone. Naturalmente, Splash! (SIC) vai trazer-nos tipos musculados, alguns cromos, casos de vida e até o habitual híbrido picaresco. Mas é de silicone que o programa viverá - e o que mo demonstrou foram as reações dos telespectadores aos Globos de Ouro de domingo.Postos perante o desfile de bustos, de facto a tendência da estação, portugueses e portuguesas (mas principalmente portuguesas, o que faz toda a diferença) de todas as origens correram para o Facebook: "Credo, as mamas da Carolina Patrocínio!", "Há algo errado com as mamas da Rita Andrade...", "As mamas da Bárbara não cresceram de repente?!"Pois lá estarão, a partir de domingo, Rita e Carolina, Merche Romero e Raquel Strada, Liliana Aguiar e Sónia Brazão, Filipa de Castro e Filipa Gonçalves - todas apresentando o seu produto. E talvez seja bom começarmos já a explicar aos nossos filhos, que as vão cobiçar, e sobretudo às nossas filhas, que vão pedir umas iguais: as mamas de silicone cheiram de maneira diferente, sabem de maneira diferente e reagem de maneira diferente ao toque. Estão a ver aquelas bolinhas de futebol com que íamos brincar para o parque, quando vocês eram crianças?

Oklahoma

Impressionante

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ray Manzarek 1939 - 2013

Recorda-se When The Music´s Over, Doors ao vivo em 1968, um original de Strange Days (1967)



"Qualquer Coisa Gate"

Ou não se passa nada ?

Filme - A Cidade Nas Trevas

Quando o magnata da comunicação Amos Kline (Robert Warwick) morre, o seu filho Walter (Vincent Prize), resolve criar um novo cargo: O de Director Executivo, o qual deverá ser entregue a quem desvendar o criminoso que anda a matar jovens mulheres (Robert - John Drew Barrimore). 3 dos seus executivos (Loving - George Sanders, o qual tem um caso com uma das funcionárias: Mildred - Ida Lupino, Griffith - Thomas Mitchell um homem sério, e Harry - James Craigg, o qual anda "enrolado" com a mulher de Walter - Dorothy - Rhonda Fleming) estão dispostos a tudo para conseguir o lugar. Amos sempre desejou que fosse o  jornalista, escritor e Prémio Pulitzer Mobley (Dana Edwards) a ficar com o seu lugar, mas este nunca esteve para aí virado. O seu grande objectivo é conquistar Nancy (Sally Forrest). Foi realizado em 1956 por Fritz Lang (a partir de um trabalho de Charles Einstein) e é um excelente exemplo daquilo que ficou conhecido como "film noir". Elenco
 
 

Cada Vez Mais Tarde (E Com Tendência Para Ir Piorando)

Trabalhar até 4 de Junho só para pagar impostos

domingo, 19 de maio de 2013

Música - Glynis

Smashing Pumpkins (No Alternative, 1993) aqui numa versão acústica


Trabalhar Melhor

Que Portugal tem um problema de produtividade não é novo. Está identificado há muito e surge em todos os relatórios sobre trabalho no nosso país, que ocupa, entre os 27 da UE, o 20.º posto desse ranking.
É, por isso, o argumento mais usado sempre que se avançam com reformas laborais que cortam direitos, e salários, aos trabalhadores. Já em relação ao tempo de trabalho dos portugueses surgem mais dúvidas. Angela Merkel chegou a afirmar, no início do nosso programa de resgate, que em Portugal havia demasiados dias de férias e Durão Barroso, recentemente, teve mesmo de vir a terreiro sublinhar que os portugueses não eram "malandros". Os números mostram que, de facto, somos o quinto país com a maior carga horária laboral.
Trabalhar muito não significa trabalhar bem, é verdade. O problema de uma melhor organização do trabalho, bem como a requalificação (e formação) dos trabalhadores é essencial para aumentar os níveis de produtividade nacional. E é aqui que a famigerada reforma do Estado, bem como a estratégia de crescimento económico e apoio às empresas nacionais privadas, têm de centrar a ação.
Uma racionalização da administração central do Estado, centralizando muitos serviços e evitando duplicações e desperdícios, bem como o fomento à formação dos trabalhadores, do público e do privado, devem ser prioridades. Portugal pode aproveitar as imposições da grave crise que atravessa para, em vez de cortes cegos, mudar com estratégia. Só assim alterará os rankings que sempre colocaram os nossos trabalhadores entre os que mais trabalham, mas menos produzem. (Editorial do DN)

sábado, 18 de maio de 2013

Boas Notícias

Aqui ao pé de casa

Este País

É para alguns..."Les uns et les autres" que mudem de vida...

Música - Main Title

De A Good German, Thomas Newman

Filme - O Bom Alemão

Realizado por Steven Soderbergh em 2006, a partir de um livro de Joseph Kanon, coloca-nos nas vésperas da conferência de Potsdam. Jake Geismer (George Clooney) é um correspondente de guerra americano enviado a Berlin, cujo seu motorista local Tully (Tobey Maguire), tem como namorada uma ex sua (Lena - Cate Blanchett). Quando Tully aparece morto no lado soviético, Jake vai mergulhar num mundo cheio de segredos e intrigas. Realização certeira e "adulta", assente no argumento e nos actores, foi nomeado pela Academia na categoria de Banda Sonora (Thomas Newman).

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Disco - Dirty

Sonic Youth, ano de 1992. A habitual sonoridade "suja", aliada a uma subtileza totalmente subtil (passe a redundância...). Rock puro e duro? Claro que sim, mas muito mais. Absolutamente fantástico

Música - Sugar Kane

Sonic Youth

Música - Theresa´s Sound World

Sonic Youth

Música - 100%

Sonic Youth

Primeiro

O casamento gay, hoje a co-adopção, amanhã a adopção total e no futuro a obrigatoriedade de sermos todos gays... Sou homofóbico? Admito que sim, só tenho pena que muita gente realmente útil não tenha metade do poder do "lobby gay"...

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Filme - A Invenção Da Mentira

A Invenção da Mentira (2009) Poster
Imaginem um mundo igual ao nosso, apenas com uma "pequena" diferença: Os seres humanos são incapazes de mentir (o que não é necessariamente bom...). Um dia Mark (Ricky Gervais) - um homem despedido por ser incompetente -  descobre que possui um estranho "dom", ou seja, a possibilidade de dizer coisas que não são verdade...Mark vai utilizar esse "dom" para se tornar rico e famoso, ganhando um estatuto de quase Deus, mas para conquistar a mulher que ama (Anna - Jennifer Garner) vai necessitar de toda a verdade do mundo...Realizado em 2009 por Matthew Robinson é apenas na essência uma comédia romântica.. Elenco

Isto Anda Mesmo Tudo Muito Estranho

Enquanto esperamos pela neve, temos a Nossa Senhora de Fátima invocada a propósito da troika, S. Jorge igualmente invocado por razões económicas, já para não falar no carácter sagrado de certos depósitos bancários...

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Música - The End

Uma versão com mais de 17 minutos (ao vivo em 1970), para este histórico tema dos Doors (um original de 1967)

Os Democratas

Vitor Gaspar impedido de falar. Fosse a história com algum personagem de esquerda e era o fim do mundo...

Maldição ?

O campeonato pode ter sido perdido nos descontos do jogo do Dragão, a Liga Europa foi perdida hoje nos descontos. O Sr Guttmann vive eternamente

terça-feira, 14 de maio de 2013

Música - Rain On The Parade

Lloyd Cole, Cleaning Out The Ashtrays (2009)

Realmente Certas Coisas

Começam a extravasar o seu mundo natural...

Filme - A Calúnia


Realizado por Sydney Pollack em 1981 teve 3 nomeações aos Oscares (Actor Principal: Paul Newman, Actriz Secundária: Melinda Dillon e Argumento Original: Kurt Luedtke). Michael Gallagher (Paul Newman) dedica-se ao comércio de bebidas legalmente (ao contrário do seu pai que tinha sido um contrabandista). 6 meses após o desaparecimento de um importante líder sindical, Rosen (Bob Balaban) o agente encarregue da investigação deixa uma jornalista - Megan Carter (Sally Field) aceder a informação sobre o processo. Embora nada exista de concreto contra Michael, Megan vai insinuar a sua culpa. Com a vida destruída e após o suicídio da sua melhor amiga (Teresa - Melinda Dillon) fruto do processo de intenções contra si movido, Michael vai encetar um engenhoso processo por forma a desacreditar Megan, Rosen e o promotor de justiça (Quinn - Don Hood). Elenco de um trabalho onde Pollack desenvolve com mestria um dos seus tema preferidos: A corrupção a todos os níveis

Um Problema (Grave) De Comunicação

O Estado escreveu-me... Em 4 linhas disse o que pretendia da minha pessoa, nas 14 (repito 14) linhas seguintes ameaça-me de uma séria de coisas, com base numa molhada de decretos lei e respectivas alíneas. Qual é o tema? A comparência numa formação do IEFP...

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Claro Que Não É O "Sr Camaleão"

Mas é fantástico


É Tudo

Muito claro, estamos todos unidos, admito que um pouco confusos, e isto é, "prontos"...

F1 2013 VII

Alonso (com uma ultrapassagem inicial de Mestre), venceu pela 2ª vez este ano e logo em casa. Após 5 corridas: Vettel 89 pts, Räikkönen 85 pts, Alonso 72 pts. Nos construtores Red Bull Racing - Renault 131 pts, Ferrari 117 pts, Lotus - Renault 111 pts.


Se Esta Medida É Para Não Equacionar E Não Aplicar

Porque motivo não foi retirada do texto final ?

30 Anos Após O Seu Lançamento

Recorda-se Hand In Glove dos Smiths (aqui ao vivo em 1984)

domingo, 12 de maio de 2013

Música - Stumble And Fall

Clan Of Xymox, album de estreia em 1985

Livro - O Testamento

The book cover of The Testament.jpgA obra de John Grisham já passou algumas vezes por este blog (aqui, aqui, aqui e aqui), e o que me "prende" hoje é o seu livro de 1999. Troy Phelan é um homem extraordináriamente rico, mas não tem qualquer simpatia por nenhuma das suas 3 ex-mulheres e pelos 6 filhos, resolvendo á última da hora atribuir toda a sua fortuna á filha ilegítima Rachel, a qual é uma missionária numa obscura tribo brasileira. Nate (um homem devastado pela bebida, cheio de problemas financeiros e pessoais) é encarregue de descobrir Rachel, ao mesmo tempo que os herdeiros contestam o testamento. Grisham é eximio a contrapor 2 mundos distintos com valores completamente antagónicos, numa visão muito peculiar entre o bem e o mal. A justiça triunfa? Não é linear...

E A Saga Dos Conselhos De Ministos Extraordinários

Não acaba...E são só coisas boas...

sábado, 11 de maio de 2013

Música - Planet Earth

Duran Duran ao vivo em 2011, um original de Duran Duran (1981)

A "Trampa"

Quando se inicia é imparável...

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Música - Metamorphosis Three

Philip Glass, Solo Piano (1988)

Não Sei Se A ideia É Sua, Ou Se Alguém Lha Vendeu

Seja qual for o cenário é completamente irreal e inaplicável. Sendo simpático, afirmo que sendo sua, não tem pés nem cabeça, se a comprou, alguém lhe vendeu "gato por lebre".

Choques Culturais

Em Portugal um fulano abusa de 75 crianças e apanha 12 anos de prisão. Na America e para início de conversa temos uma caução de 8 milhões de dólares. Estamos a falar de matérias muito diferentes? Pois estamos, mas para bom entendedor...

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Música - Garoux Des Larmes

Throwing Muses, originalmente incluido no EP The Fat Skier (1987)

Música - Tar Kissers

Throwing Muses, um original de Limbo (1996)

Música - Two Step

Throwing Muses, um original de The Real Ramona (1991)

Disco - Anthology

Quem for à procura de um "best of " "tout court" vai ao engano. Lançado em 2011 é um conjunto de lados b, raridades e temas inéditos dos Throwing Muses, e também a tal faceta "best of". Um trabalho absolutamente poderoso, onde o todo é muito mais do que a soma das partes...

Alguém Lhes Perguntou Alguma Coisa ?

Em tempos afirmei que não sei escrever de acordo com o famigerado acordo ortográfico, o qual não tem qualquer validade. Irrita-me que o corrector ortográfico do blog embirre p.ex com "corrector", sublinhando a palavra a vermelho, e quem diz esta palavra, diz inúmeras outras...Seria óptimo (outra palavra com a qual o corrector embirra) que me deixassem escrever á minha maneira...Curiosamente se mandar o dito corrector á m..., a referida palavra não aparece sublinhada a vermelho...

Um Singelo Pedido Aos Srs Da Troika

Hoje por motivos pessoais levantei-me ainda "antes das galinhas", e volto ao assunto para fazer um pedido: "Hora de verão" o ano inteiro...

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Sir Alex Ferguson

Um dos grandes Srs do futebol mundial anunciou que se vai reformar. Bem merece a reforma, mas vai deixar muitas saudades.

O Drama Dos Meninos Stressados

Artigo de Henrique Monteiro
 
Houve exames do 4º ano do ensino básico, a minha antiga 4ª classe. Foi uma tragédia. Apareceram uns doutores em psicologia e uns especialistas em educação (mas não somos todos especialistas em educação e doutores em psicologia?) a dizer que isso stressava os meninos e os angustiava.
Tremi! Não sei o suficiente para ter uma posição definitiva e fechada sobre a necessidade de haver exames ou sobre as vantagens de eles não existirem. Mas sei o suficiente para saber que as escolas devem preparar as crianças para a vida. E a vida, como sabem os doutores em psicologia e os especialistas em educação, não é stressante, pelo que é uma barbaridade infame mostrar aos alunos com nove anos o que é stresse.
Sinceramente, não quero discutir o valor pedagógico dos exames, repito que não tenho argumentos a favor ou contra. Mas quero dizer que esses especialistas de educação e psicólogos de pacotilha - discípulos da primeira fase de Dr. Spock e seguidores da loucura pedagógica anarquista de Freinet - são uns pândegos. Mas fazem muito mal, muito mal mesmo, à sociedade, arvorando-se de um saber que, longe de ser consensual, só tem eco nos jornais porque agrada à parangona jornalística. Vir alguém dizer: exames não, porque isso stressa os miúdos, é tão idiota que não tem classificação.
Felizmente, ontem assisti um debate sobre educação em Viseu, no âmbito dos 40 anos do Expresso, que me reconciliou com a inteligência. Os ex-ministros Maria de Lurdes Rodrigues e David Justino, além de Fernando Adão da Fonseca, Fernando Sebastião e Teresa Salema, moderados por Francisco Balsemão, souberam afastar este tipo de ruído idiota e debater civilizadamente o essencial: como evoluímos e como devemos continuar a evoluir num caminho cheio de dificuldades, mas que tem tido sucessivamente melhores resultados. E foi contra discursos como os dos pretensos psicólogos e especialistas em educação, bem como contra as palavras de ordem da FENPROF que esse caminho positivo tem sido sempre feito.


Filme - O Lado Selvagem

A partir do livro de 1996 de Jon Krakauer, o qual tem como base a história de Christopher McCandless, Sean Penn realizou este filme em 2007, o qual foi nomeado a 2 Oscares (Actor Secundário: Hal Holbrook e Montagem) entre outros prémios e nomeações. Chris (Emile Hirsch), oriundo de uma família de classe média alta com "esqueletos no armário" (o pai Walt - William Hurt, a mãe Billie - Marcia Gay Harden e a irmã (que narra parte da história) Carine (Jena Malone), após acabar os estudos com boas notas, resolve abandonar tudo e todos e ir viver em comunhão com a natureza, tendo como destino final o Alasca. Uma tremenda viagem ao "eu mais profundo", onde Chris se vai cruzar com um enorme conjunto de pessoas, as quais vão mudar para sempre a sua vida (Rainey - Brian H Dierker, Jan - Catherine Keener, Tracy - Kristen Stewart, Ron - Hal Holbrook, entre outros). Realização notável num daqueles trabalhos que nos deixa a pensar sobre o verdadeiro sentido da vida.

Disco - Into The Wild

Banda sonora do filme de Sean Penn. Créditos para Michael Brook, Kaki King e Eddie Vedder (o qual lançaria um disco a solo com a sua contribuição para o filme). Um trabalho intimista, o qual é um espelho fiel do espirito do filme. Entre outros prémios e nomeações, este disco foi nomeado ao respectivo Globo de Ouro. A canção Guaranteed foi nomeada ao respectivo Grammy, tendo ganho um Globo de Ouro.

Música - Society

Eddie Vedder

Música - Guaranteed

Eddie Vedder

Música - Doing The Wrong Thing

Kaki King

terça-feira, 7 de maio de 2013

A Saída Do Euro

O tema começa a fazer o seu caminho. Já escrevi várias vezes que não acredito que o Euro tenha uma vida longa, mas o que está em cima da mesa é a saída a curto prazo de alguns países. Como escreveu Bagão Félix, "um país em estado de penúria como o nosso não pode ter uma moeda forte. Isso ensina-se na primeira aula de economia. Não é sustentável". E como é que se sai ? De duas formas: 1."ás três pancadas", ou seja, vamos embora e não pagamos, e gera-se o caos politico, económico e social, esperando que a "poeira assente" para recomeçar tudo de novo (é um cenário que comporta riscos brutais). 2. A denominada "saída ordeira" (como defende por exemplo João Ferreira do Amaral). Tenho algumas dúvidas que tal seja possível, mas...Se tal acontecer quais são as vantagens ? Portugal recupera a sua soberania sobre a política monetária e cambial enquanto que o ajustamento deixa de estar sujeito a políticas de austeridade. Desvantagens? Numa primeira fase hiperinflação, aumento brutal dos preços (há quem estime que no supermercado a conta possa subir 40%), empobrecimento dos rendimentos do trabalho, aumento do desemprego, aumento da dívida externa, queda do PIB (estudos apontam para mais de 20%), fuga de capitais e instabilidade a todos os níveis. Entendo que sair do Euro "ás três pancadas" é cenário que não se põe, duvido que a "saída ordeira" seja tão linear como alguns defendem, mas defendo que o actual cenário não é sustentável muito mais tempo. Como é que se resolve este imbróglio com a menor dor possível ? É a denominada pergunta para 1 milhão de euros...

Dá Que Pensar

Segundo o ministro espanhol da Agricultura e Ambiente, Miguel Arias Cañete se todos os sete mil milhões de pessoas no mundo tivesse o mesmo tipo de vida do que a população dos EUA (314 milhões) seriam necessários seis planetas para fornecer as suas necessidades. Se fosse o estilo de vida francês (61,5 milhões) seriam necessárias três terras.

Música - There Is Always The Thrill Of Just Beginning

Pan American

Música - There Can Be No Thought Of Finishing

Pan American

Disco - White Bird Release

Os Pan American são tudo, menos uma banda óbvia. A sua sonoridade bebe em muitos campos e acima de tudo invoca "estados de espírito". Este é o seu trabalho de 2009, o qual pode ser englobado no rótulo "ambient music", mas na verdade existe muito para além desse rótulo...

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Música - Gassenhauer

O original é de Carl Orff, esta é a versão de George Aliceson Tipton, incluída na banda sonora de Badlands.

Filme - Os Noivos Sangrentos

Realizado por Terrence Malick em 1973 é tão genial quanto perturbador...Kit (Martin Sheen) é um lixeiro, o qual se apaixona por uma adolescente (Holly - Sissy Spacek). Perante a recusa do pai (Warren Oates) de Holly em permitir o namoro, Kit assassina-o, perante a complacência de Holly. Daqui para a frente, Holly entra numa espécie de transe (a sua narração da história é absolutamente distante e fria), enquanto Kit mata todos aqueles que se atravessam no seu caminho. É um trabalho absolutamente genial sobre "estados de espirito alterados".

Oskar Lafontaine

Defende que alguns países (Portugal incluído) devem sair do Euro. Uns dias depois da entrada em circulação da nova nota de 5 Euros, convém recordar outras notas...

domingo, 5 de maio de 2013

Disco - Ambient 2: The Plateaux Of Mirror

Projecto a meias entre Brian Eno e Harold Budd (1980). Eno é o "pai" da denominada "ambient music", tendo gravado sonoridades para aeroportos, bandas sonoras imaginárias, centros cívicos, viagens espaciais, etc, etc. Completará 65 anos este ano e é um dos nomes maiores da moderna música popular. Dúvidas? É ouvir este excelente trabalho.

Música - Failing Light

Brian Eno e Harold Budd

Música - First Light

Brian Eno e Harold Budd

Música - The Plateaux Of Mirror

Brian Eno e Harold Budd


Paulo Portas

Goste-se (ou não) do líder do CDS e actual MNE, Portas é o membro do Governo mais experiente (antes do actual executivo, esteve presente nos executivos de Durão Barroso e Santana Lopes como Ministro de Estado e da Defesa - acumulou os assuntos do mar nos tempos de Santana Lopes). Goste-se (ou não) de Portas, ninguém o acuse de não ser uma das vozes mais sensatas do Governo. Hoje falou "curto e grosso". Já o escrevi e repito: Mais depressa Seguro se alia com Portas (num putativo Governo por si liderado) do que com o PCP e/ou BE.

sábado, 4 de maio de 2013

Música - Light My Fire

Doors, um original do disco de 1967 (The Doors)


Música - Gloria

Doors, o original é de Van Morrison (em parceria com os Them, ano de 1964). A banda de Jim Morrison utilizou o tema ao vivo em inúmeras ocasiões


Música - Moonlight Drive

Doors, um original de Strange Days (1967)


Disco - Alive, She Cried

Lançado em 1983, resulta de uma série de concertos dos Doors entre 1968 e 1970, em dois países (EUA e Dinamarca). Morrison e restante companhia não deixam créditos por mãos alheias, ficando apenas um sabor a muito pouco (apenas 7 temas, numa duração total de 37 minutos...)

Os Vendedores De Ilusões E Os Respectivos Clientes

François Hollande nunca me enganou (Aqui, aqui, aqui, p.ex), mas a sua eleição foi "embandeirada em arco" pelo chefe do PS luso e não só. Hoje Hollande recebe apenas 25% de aprovação e caso a eleição de 2012 se repetisse, Hollande ficaria em 3º, atrás de Marine Le Pen e Nicolas Sarkozy. Cada um "importe para o cenário interno" o que entender desta história...

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Música - Deixa-me Ir

Márcia, Casulo (2013)

Depois Admiram-se...

Imaginem um "brinquedo" destes nas mãos erradas

Longo E Frio

Foi assim que Nuno Morais Sarmento descreveu o discurso de hoje do chefe de um Governo que fala demais ao país. 100% de acordo.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

23 Anos Depois

O Benfica regressa a uma final Europeia, naquela que é a sua final número 9 (Champions em 61, 62, 63, 65, 68, 88 e 90 e UEFA em 83). Venceu as 2 primeiras finais e perdeu todas as outras. O Chelsea chega á sua final número 6 (venceu por 4 vezes: Champions em 12, Taça das Taças em 71 e 98, Supertaça Europeia em 98. A única derrota numa final europeia aconteceu na Champions em 08). Em Amsterdão no próximo dia 15, jogar-se-á a final. Na Champions, Bayern Munique e Borussia Dortmund vão-se defrontar em Wembley dia 25 (O Bayern joga a sua 10ª final na competição (venceu 4 vezes), naquela que é a sua 13ª final europeia (conta com 5 títulos). O Dortmund joga a 2ª final na competição (venceu em 97), naquela que é a sua  6ª final europeia (conta com 2 títulos))

0,5%

É o novo "preço do dinheiro" e recordar é viver...

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dia Do Trabalhador

Infelizmente é cada vez mais o dia do desempregado...