domingo, 31 de março de 2013

Disco - Tom Petty And The Heartbreakers

Sempre que falo de Tom Petty, ponho o "acento tónico" na sua arte de contar histórias sobre a sua America. Este foi o seu disco de estreia em 1976 e o primeiro "desfilar" dessa arte, a qual, quase 40 anos depois, continua na linha da frente

Música - American Girl

Tom Petty como os Heartbreakers ao vivo em 2008

Música - Breakdown

Tom Petty com os Heartbreakers

Música - Luna

Tom Petty com os Heartbreakers

Não Nos Faltava Mais Nada

O regresso das cheias

sábado, 30 de março de 2013

Música - Chore Of Enchantment

Howe Gelb, `Sno Angel Like You (2006) 

Livro - Engano

Trabalho de 1990 de Philip Roth. O adultério é (aparentemente) o tema base, mas na verdade o escritor "trabalha" os seus temas habituais: A escrita, a solidão, a religião, as mulheres, o envelhecimento, a America, etc, etc. Philip é um escritor americano de meia idade, o qual se envolve com uma britânica na casa dos trinta. Assente na arte do diálogo, é mais um exemplo da mestria do homem que já ganhou tudo (com excepção do Nobel), a qual nos envolve, manipula e engana de uma forma genial.

Espero Que Um Dia

Ninguém venha falar de um mau entendimento linguístico, explicando que o que se disse foi "o primeiro caso" e não "o caso único"...

sexta-feira, 29 de março de 2013

Música - Gutless

Hole


Música - Softer, Softest

Hole, versão "desligada da corrente", para a MTV (1994)

Música - She Walks On Me

Hole

Disco - Live Through This

Hole em 1994. Nunca confundi a banda de Courtney Love com a banda de Kurt Cobain, ou seja, Love não é a versão feminina de Cobain. A sonoridade e a poesia (profundamente agressivas em todos os aspectos) bebe nas mesmas fontes? Claro que sim, mas o vasilhame é diferente...Quem gosta de Cobain, gosta de Love (musicalmente falando)? Em 99,99% dos casos acredito que sim, o resto são as excepções para confirmar a regra...

Esta Primavera Molhada

Também é culpa da Troika, do Governo e do PR ?. De José Socrates não é seguramente...

Os Amigos Do PCP

Governo de Kim Jong-Un ameaça atacar EUA e Coreia do Sul

quinta-feira, 28 de março de 2013

A Bela Europa...

Chipre, Itália (já para não falar de Portugal, Grécia, Irlanda,...). A Eslovénia arrisca-se a ser o "sr que se segue"...

Disco - Village Of The Damned

Muitos realizadores são acompanhados anos a fio pelo mesmo compositor (Steven Spielberg por John Williams, Alfred Hitchcock por Bernard Herrmann, Tim Burton por Danny Elfman, etc, etc). John Carpenter não só realiza, como se encarrega da generalidade das bandas sonoras dos seus trabalhos. Esta é a banda sonora do seu trabalho de 1995 em colaboração com Dave Davies, na qual, Carpenter deixa a sua marca indelével - Uma sonoridade minimalista que não nos dá tréguas...

Música - The Children´s Theme

John Carpenter

Música - March Of The Children

John Carpenter


O Regresso

José Socrates regressou e o país político apenas fala da entrevista de ontem (a qual foi vista por 1,6 milhões de Portugueses). Para os mais distraidos o PS apresentou hoje uma moção de censura.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Deslealdades

José Socrates atirou-se a Cavaco de uma forma extremamente violenta na entrevista concedida á RTP. Cavaco não foi correcto com Socrates? Afirmativo (e o inverso é igualmente verdade), mas em termos de deslealdade ainda está por bater o legado de Jorge Sampaio, o qual demitiu Santana Lopes depois de ter dito que não o faria (e não vou repetir o que Socrates beneficiou com a história). Os srs comentadores esquecem-se deste episódio, porque Santana é Santana e Sampaio é uma (inexplicável) "vaca sagrada", mas que é o supra sumo da deslealdade institucional ninguém tenha dúvidas.

Em Discurso Directo

José Socrates quebrou o silêncio e deu uma entrevista á RTP. É público que não tenho qualquer simpatia pelo antigo PM, da mesma forma que entendo que Socrates não é o único culpado pelo estado a que isto chegou, da mesma forma que tem razão em vários aspectos (não se sai de um buraco cavando o mesmo). José Socrates é eximio no uso da palavra, e usou esta entrevista para fazer de vitima, ao mesmo tempo que atacou "forte e feio" (Cavaco foi o seu alvo principal - É curioso que Socrates não se lembre que chegou a PM após um "golpe de estado palaciano" promovido por Jorge Sampaio - verdade se diga que o objectivo não era uma maioria absoluta de Socrates, mas foi o que saiu - o objectivo original era um governo PS/PCP/BE). Humildade não faz parte do seu ADN, e não espanta que Socrates não admita um único erro na sua governação, mesmo quando a mesma foi responsável pelo acordo com a troika, aliás o ex-PM assumiu a postura de "dono da verdade" usando e abusando das expressões "embuste" e "narrativa".  José Socrates resolveu contar a sua história, o que é perfeitamente legítimo, mas quem conta a sua versão minimalista da história erra . O que é que José Socrates pretende? O futuro o dirá...

O Espião Reintegrado E O Triunfo Dos Porcos

Artigo de Henrique Monteiro
 
Há coisas que me têm de explicar muito devagarinho, a ver se eu entendo. Parece que há uma lei de 2007 que diz que um espião com mais de seis anos de casa tem emprego assegurado o resto da vida. Faça o que fizer? Perguntar-se-á - parece que sim.
Em função dessa lei, o espião Jorge Silva Carvalho foi agora reintegrado na presidência do Conselho de Ministros, com direito a assinatura de Passos Coelho e Vítor Gaspar e com o salário base que auferia quando era diretor do SIS. Para fazer o quê? Ah! Bom isso não sabemos, porque ainda ninguém sabe o que pode lá fazer o espião (embora ideias não me faltem).
Pronto a notícia está arrumada. A Lei é lei que se há de fazer? Etc. e tal.
Mas espera aí! Não foi este Governo que anunciou que vão uma série de funcionários para a rua?
Mas espera aí: Não é este o funcionário exemplar que está acusado de abuso de poder, violação de segredo de Estado e acesso indevido a dados pessoais? O tal que espiou um jornalista, deu informações privilegiadas a uma empresa e chegou a mandar espiar a ex-mulher de um amigo?
Mas espera aí! Não foi este mesmo Jorge Silva Carvalho que se demitiu das secretas em Novembro de 2010, nas vésperas de uma cimeira da NATO em Portugal, por discordar do corte de verbas?
Mas espera aí! Não foi este o espião que depois arranjou emprego no Conselho de Administração de uma, então prospérrima empresa privada que ia comprar meio mundo (e ao serviço da qual, suspeita-se, colocou os seus dotes de espião)?
Não deve ser. Deve ser outro Jorge Silva Carvalho. Porque se fosse o mesmo - e estando o Governo a meter funcionários na rua - começaria por este. Que já se demitiu! Que quis mudar de vida. Que passou do Estado para a privada por vontade própria! Que é arguido por ter prejudicado o próprio Estado.
Deve ser outro, porque o Governo não é assim tão escrupuloso na lei, quando se trata de pensionistas, reformados, assalariados, desempregados, pessoas - digamos - normais.
Deve ser outro, porque este era amigo do dr. Relvas e o dr. Passos Coelho, como se sabe, não beneficia os amigos nem os amigos dos amigos, nem sequer os amigos dos amigos dos amigos.
Mas nem vale a pena fazer comentários. George Orwell, no seu magnífico livro 'O Triunfo dos Porcos' (em inglês Animal's Farm) escreve a célebre frase: "Todos somos iguais, mas alguns são mais iguais do que outros". Parece que os porcos não triunfaram só na quinta imaginada por Orwell.


Música - Music For A Forgotten Future (The Singing Mountain)

Mogwai, CD bónus da edição limitada de Hardcore Will Never Die, But You Will (2011)

terça-feira, 26 de março de 2013

A Sempre Espantosa Justiça (?) Lusa

Aqui e aqui (e exemplos não faltam)

Disco - Technique

Não sei qual seria a reacção de Ian Curtis, caso regressasse ao mundo dos vivos em 1989, perante este disco dos New Order, mas dificilmente seria negativa. Uma sonoridade poderosa, onde o "Acid House" dá cartas, mas não é exclusivo. Um dos grandes discos da década de 80, considerado por muitos, como um daqueles discos a ouvir antes de morrer. Peter Saville desenhou mais uma excelente capa.

Música - Round & Round

New Order

Música - Dream Attack

New Order

Música - Mr Disco

New Order

É O Roubo do Roubado

Dmitri Medvedev, PM Russo

Jeroen Dijsselbloem

Se disse o que pensa, cada um pense o que quizer. Se não pensa o que disse, então porque é que o disse ?. Passo a passo o Euro e a UE (por arrasto) vão caminhando para o seu fim

domingo, 24 de março de 2013

Música - Theme From Mission: Impossible

Larry Mullen e Adam Clayton

Filme - Missão Impossível

A equipe liderada por Jim Phelps (Jon Voight) encontra-se em Praga para impedir que um traidor aceda a informação sensível. Durante a operação vai correr tudo mal e Ethan Hunt (Tom Cruise) e Claire Phelps (Emmanuelle Béart) são os únicos sobreviventes de uma equipe de 7 elementos. Hunt é considerado culpado e para provar a sua inocência vai ter que descobrir quem o tramou, o problema é que não pode confiar em ninguém... Realizado em 1996 por Brian de Palma (que dá mais um "recital" na arte de utilizar a câmara: "um jogo de ilusão com aquilo que nossos olhos acreditam ser a verdade" como escreveu um crítico), tem como base a série criada por Bruce Geller. Elenco  de um filme que acima de tudo promete (e dá) entretenimento. Danny Elfman compôs a banda sonora, mas o tema principal é o composto por Lalo Schifrin em 1966 (remisturado por Adam Clayton e Larry Mullen).

Coisas Infelizes

Efectivamente, mas noutras latitudes a felicidade também anda ausente...

F1 Mundial 2013 IV

Na Malásia a ultrapassagem de Vettel a Webber é todo "um programa" (apesar da equipe ter entrado quase em "colapso"). Inversamente Rosberg foi proibido de atacar o 3º lugar de Hamilton (a equipe avisou-o que nada havia a ganhar á sua frente e que o objectivo era levar os 2 carros de regresso a casa...). Hamilton foi o autor da gaffe da corrida: Na 1ª mudança de pneus entrou na boxe da sua ex-equipe...
 
 

sábado, 23 de março de 2013

Está-se Mesmo A Ver O Que É Que Vai Acontecer

A seguir...

Para Quem Acha Que A Sra Só Pensa Em Austeridade E Afins...

A Sra Merkel deu uma entrevista á "Bild Der Frau" onde, entre outras coisas, confessou que vai ás compras, trata do jardim, cozinha, cultiva morangos e batatas, ouve relatos de futebol e lê o horóscopo...Como diria o outro Sr, porreiro pá...Por falar no outro Sr, os "contra" já ultrapassam os 120 mil e os "a favor" vão a caminho dos 7 mil...

Música - Dry Your Tears, Afrika

John Williams, banda sonora de Amistad

Filme - Amistad

Realizado em 1997 (com base numa história verídica) por Steven Spielberg teve 4 nomeações aos Oscares (Anthony Hopkins - Actor Principal, Janusz Kaminski - Fotografia, Ruth E. Carter - Guarda Roupa e John Williams - Banda Sonora), para além de várias outras nomeações e prémios. Ano de 1839, Cinque (Djimou Hounsou) lidera um motim a bordo do navio La Amistad, acabando o mesmo por dar á costa nos EUA. A partir daí inicia-se uma longa batalha judicial, sobre a propriedade e o destino a dar á "mercadoria, envolvendo traficantes de escravos, comerciantes a presidência americana (Martin Van Buren - Nigel Hawthorne, pretende agradar aos anti-abolicionistas de forma a ser reeleito) e a coroa espanhola (Anna Paquin como Rainha Isabel II). Cinque e restantes escravos são defendidos por um advogado ambicioso (Roger Baldwin - Matthew McConaughey) o qual é contratado por um empresário e membro de uma liga anti-escravatura (Theodore Joadsen - Morgan Freeman). O processo vai atingir enormes dimensões e vai acabar no Supremo Tribunal, com o ex-Presidente John Quincy Adams (Anthony Hopkins) a conseguir a libertação dos escravos. Spielberg "move-se" com o habitual "savoir faire" num campo extremamente complexo, deixando a história fluir quase sozinha. Elenco
 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Não Há Pachorra

depois disto temos isto. Entre o governo e a oposição venha o diabo e escolha...

Calibragem, Diz O Sr PM

Calibre, digo eu, calibre de várias políticas e vários políticos...

Música - What Difference Does It Make

Smiths ao vivo em 1984


Música - Pretty Girls Make Graves

Smiths ao vivo em 1983

Música - Miserable Lie

Smiths

Disco - The Smiths

Album de estreia em nome próprio no ano de 1984. Á escrita "corrosiva" de Morrissey juntou-se a guitarra "corrosiva" de Marr (a junção de dois egos muito fortes acabou por corroer a banda e ditar o seu fim em 1987). Um conjunto de enormes temas, os quais, quase 30 anos depois, parecem acabados de sair do forno...

Garanto Que Vai Ser Um Sucesso IV

3 da tarde: mais de 100000 contra e cerca de 5400 a favor. Pena é, que estas mobilizações não se dediquem a problemas reais...

Difícil De Entender

Confesso que na minha relação com o Estado, tenho enormes dificuldades em separar aquilo que é incompetência pura e dura, aquilo que é ignorância pura e dura, e aquilo que cheira a trafulhice pura e dura. O Estado funciona muito mal, e deve ser reformado, mas não assim

Um Erro Crasso

O pornograficamente caro Estado pretende despedir os (ditos) funcionários menores. É um erro crasso, esses funcionários (ditos) menores são muitas vezes apenas vitimas de funcionários (ditos) maiores. A "limpeza" deveria começar por aí: Muitos funcionários (ditos) maiores não servem para funcionários (ditos) menores e a sua eliminação seria uma benesse...

quinta-feira, 21 de março de 2013

Garanto Que Vai Ser Um Sucesso III

São 22 e 15, o "contra" soma mais de 75000 assinaturas, o "a favor" quase 4000. Sejamos claros: Que eu saiba José Socrates não está impedido de falar (e a simpatia que eu tenho pelo ex-PM é igual a zero), que eu saiba o Canal Público pode contratar quem quer que seja para comentador (resta saber o "preço"). Deixo apenas uma nota para os "cantantes da Grândola": Socrates deve poder falar sem "ruído", assim como o PR e qualquer membro do actual executivo.

Garanto Que Vai Ser Um Sucesso II

Aliás já é...A petição contra já conta com mais de 56000 subscritores, enquanto que a petição a favor conta com menos de 2700 subscritores (são cerca de 19h). "Tempos e resultados" em actualização permanente. É bom lembrar que para ser apreciada no plenário da Assembleia da República, uma petição tem de ser subscrita por mais de quatro mil cidadãos. Os autores têm de endereçar a petição ao Presidente da Assembleia da República, que depois encaminha o documento para a comissão parlamentar competente.

Disco - Coda

Todos os temas (com duas excepções) fizeram parte da banda sonora de Merry Christmas Mr Lawrence. Neste disco (1983), Ryuichi Sakamoto senta-se atrás do seu piano acústico e reinterpreta-se. "Despido" de tecnologia e afins, o compositor Japonês demonstra mais uma vez a sua polivalência

Música - The Seed And The Sower

Ryuichi Sakamoto

Música - Coda

Ryuichi Sakamoto

Música - Merry Christmas Mr Lawrence

Ryuichi Sakamoto

Garanto Que Vai Ser Um Sucesso

O regresso de José Socrates  "ao vivo e a cores"

Vamos Lá Ver Se Eu Percebi

O PCP apresenta hoje um projecto de resolução que pede a demissão do Governo e marcação de eleições antecipadas. Se o projecto for aprovado o que é que acontece? Rigorosamente nada..."Portantos" isto serve exactamente para quê ?

quarta-feira, 20 de março de 2013

A Questão Não Reside Propriamente Nas Moscas III

A Europa continua o seu caminho errado e errático, o qual, numa primeira fase dará cabo do Euro e numa segunda fase acabará com a UE. O Chipre  arrisca-se a ser a "gota" que fará transbordar o copo

No País Dos "De" e "Da"

O resultado é este.

O Papa Francisco

O novo líder da Igreja Católica aparenta ser um homem muito diferente do "statos quo",  e aparenta ser uma "lufada de ar fresco" no mundo (católico ou não). Francisco tem uma pesada cruz para carregar, espero que não seja "abafado" pelos interesses instalados, ou eliminado pelos mesmos. Cada um de nós acredita no que quer, mas como se costuma dizer "não existe segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão" e Jorge Bergoglio até ao momento apenas deixou excelentes impressões. É o homem certo, no momento certo, á hora certa? Tudo indica que sim, e Deus queira que sim (acredite-se, ou não, em Deus). Líderes de "pacotilha" é algo de que o mundo está cheio (e farto), se Francisco (e volto a repetir que pouco interessa a confissão (ou a ausência da mesma) religiosa de cada um) for (como indica ser) um líder com L, o mundo deve apenas e só agradecer. A actuação de um Papa extravassa (e muito) o mundo católico. Cavaco fez muito bem em convidar Sua Santidade para visitar Portugal em 2017 - Centésimo aniversário dos acontecimentos em Fátima.

Música - Battle Of The Heroes

John Williams, banda sonora de Star Wars Episode III: The Revenge Of The Sith

Filme - A Guerra Das Estrelas: Episódio III - A Vingança Dos Sith

Fechou a 2ª trilogia (ou a primeira, temporalmente falando) e viu a luz do dia em 2005. É o melhor filme desta fase e (de acordo com alguns criticos) o melhor da série. Foi nomeado pela Academia na categoria de Caracterização. Temporalmente situa-se 3 anos após O Ataque Dos Clones - A guerra está instalada e Palpatine é raptado pelo general droide Grievous. Skywalker e Obi-Wan são encarregues de o salvar o que vão conseguir. Palpatine vai tendo cada vez mais poder e toma Sywalker como seu protegido, ao mesmo tempo que a desconfiança entre o senado e o conselho Jedi vai aumentando. A pouco e pouco Palpatine revela a sua verdadeira natureza (Lorde Sith) e Skywalker muda-se para o lado negro transformando-se em Darth Vader. Amidala morre durante o parto, após ter dado á luz Luke e Leia. Profundamente denso faz a ponte perfeita para Uma Nova Esperança

terça-feira, 19 de março de 2013

Música - Tudo Isto É Fado

Amália

A Questão Não Reside Propriamente Nas Moscas II

O "desenho"...

A Questão Não Reside Propriamente Nas Moscas

O cheiro ser menos ou mais activo é indiferente, na verdade a "m..." é a mesma....O parlamento Cipriota já rejeitou a medida e isto é bem revelador do estado da Europa.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Música - Across The Stars

John Williams, banda sonora de Star Wars Episode II: Attack Of The Clones

Filme: A Guerra Das Estrelas: Episódio II - O Ataque Dos Clones

Realizado em 2002, ocorre temporalmente 10 anos após a Ameaça Fantasma. Vários sistemas solares ameaçam deixar a república sob o comando do Conde Dooku/ Darth Tyranus (Christopher Lee) - um ex-Jedi, o que é uma enorme ameaça á paz na galáxia. Amidala (actualmente senadora) é alvo de um ataque contra a sua vida e Skywalker (Hayden Christensen) fica encarregue da sua segurança, ao mesmo tempo que Obi-Wan tenta descobrir quem esteve por detrás do ataque. No planeta Kamino, Obi-Wan descobre um enorme exercito de clones, os quais foram desenhados á imagem de Jango, (Temuera Morrison) um caçador de prémios aliado com o lado negro. Em Tatooine, Skywalker não consegue evitar a morte da mãe, mas acaba por se casar em segredo com Amidala. Palpatine vê os seus poderes reforçados e cria o seu exercito de clones para combater o inimigo. George Lucas é profundamente hábil na construção da história, juntando de forma exemplar todos os pontos.  Foi nomeado pela Academia na categoria de Efeitos Especiais

Preso Por Ter Cão...

Se Cavaco fala é porque fala, se Cavaco não fala é porque não fala. Se Cavaco fica em Belém é porque fica de Belém, se não fica em Belém é porque não fica em Belém...Já hoje falou sobre o Chipre. Concorde-se, ou não, com o "estilo" do actual PR, nenhum PR dissolve a AR sem ter a certeza de uma de duas coisas: Ou que o povo vai escolher uma solução diferente, ou que existem condições para "cozinhar" uma coisa diferente no pós-eleições (p.ex: Sampaio quando "despediu" Santana acreditava na vitória do PS e tinha 2 cenários reais em cima da mesa: A vitória com maioria absoluta (o que veio a acontecer), ou no caso desta não se verificar uma coligação PS/PCP/BE). Neste momento as sondagens conhecidas não garantem qualquer cenário governativo estável, e assim sendo o PR está de "mãos atadas". Cavaco tem cometido erros? Quem não os cometeu que atire a primeira pedra.

Uma Medida Perigosa


A decisão de taxar os depósitos inferiores a 100 mil euros em 6,75% e que aos que ultrapassem esse valor em 9,9%, assim como  a retenção dos juros que seriam pagos por estas aplicações, impostas no âmbito do resgate a Chipre pode "no papel" fazer sentido, mas é uma "machadada" na confiança no sistema bancário com consequências devastadoras. O BdP já se pronunciou  (e bem) sobre a matéria, mas o precedente está aberto. Uma corrida aos bancos para transferir o dinheiro aí depositado para "debaixo do colchão" é algo que dá muito que pensar.

domingo, 17 de março de 2013

Música - Anakin´s Theme

John Williams, banda sonora de Star Wars Episode I: The Phantom Menace

Filme - A Guerra Das Estrelas: Episódio I - A Ameaça Fantasma

Temporalmente ocorre 32 anos antes de Uma Nova Esperança e foi realizado em 1999. O planeta Naboo, cuja rainha é Amidala está isolado devido a uma disputa entre a federação do comércio e o congresso da república, dado que a federação do comércio pretende taxar as rotas comerciais para as galáxias vizinhas. Para tentar resolver o problema são enviados 2 jedis (o mestre Qui-Gon Jinn - Liam Neeson e o jovem Obi-Wan ), mas as coisas vão correr mal e os jedis vão acabar no planeta Tatooine, onde Jinn descobre aquele que lhe parece ser "o prometido" (Anakin Skywalker - Jake Lloyd), mas também uma nova ameaça: Darth Maul (Ray Park)...Uma aliança entre os habitantes de Naboo e os Gungan vai permitir a vitória do bem sobre o mal, assim como a ascensão de Palpatine a supremo chanceler. Lucas aposta no humor e nos efeitos especiais para nos contar o primeiro capítulo de uma história cujo fim já sabemos. Custou 115 milhões de dolares (Uma Nova Esperança em 1977 tinha custado 11 milhões...) e rendeu cerca de 9 vezes mais. Um elenco vasto (onde se inclui o português João Costa Menezes como piloto) e bem dirigido garante diversão absoluta. John Williams assegurou a banda sonora (a qual foi nomeada ao Grammy), num trabalho que teve 3 nomeações aos Oscares: Efeitos Especiais, Som e Montagem Sonora

Quando Faltar O Cheque, Quem É Que Paga Os "Bonecos" ?



Aqui. Inúmeras vezes já demonstrei a minha insatisfação perante o estado das coisas. O actual governo herdou um país de "pantanas", a sua actuação deixa muito a desejar (o mesmo é aplicável á troika), mas o caminho defendido pela extrema esquerda é coisa nenhuma. Demissão? E a seguir? Eleições ? ( o último estudo conhecido não indica que o BE seja solução para o que quer que seja), ou será que a nossa querida extrema esquerda preconiza  algo de mais radical ?. Por muito que custe (e custa), quem passa o cheque é quem manda, e no dia em que o cheque não for passado, em menos de nada, não existirá um cêntimo para a "agitprop"... 

F1 Mundial 2013 III

Motor, chassis, tecnologia, "mãozinhas e coração" são os "ingredientes" mais falados, mas na moderna F1 a táctica é essencial, e hoje a "mítica" Lotus (motor Renault) esteve perfeita na vitória de Kimi Räikkönen. É o "primeiro milho" ? Não creio.

sábado, 16 de março de 2013

Música - Knee Play 5

Philip Glass, Einstein On The Beach (1976)

Francisco

A história o julgará, mas o novo Papa (ainda em "estado de graça") parece apostado em ser diferente (e diferente para melhor). A primeira polémica já "estalou", mas vale o que vale: O seu antecessor (para não ir mais longe) passou por algo de semelhante

Mais Uma Inutilidade

O BE desafia o PS a alinhar numa moção de censura ao Governo

sexta-feira, 15 de março de 2013

Música - Red Right Hand

Nick Cave ao vivo (já este ano), um original de Let Love In (1994)

A Guerra Das Estrelas - Episódios I A III - Introdução

A trilogia inicial ( realizada entre 77 e 83) foi aqui, aquiaqui vista. Três novos episódios foram realizados entre 99 e 05, os quais, abarcam um período anterior á trilogia inicial e permitem um perfeito enquadramento de toda a história (O seu início ocorre 32 anos antes de Uma Nova Esperança, e desenvolve-se durante 13 anos, permitindo acompanhar o percurso de Anakin Skywalker/Darth Vader) algo que sempre fez parte do projecto inicial de  Lucas. Se na trilogia inicial George Lucas apenas realizou o 1º filme, desta feita, realizou todos os episódios. Uma receita de sucesso (a hexologia custou cerca de 420 milhões de dolares, mas já rendeu 10 vezes mais) e que promete continuar: Está anunciado um 7º episódio para 2015 ( veremos onde é que se encaixa: Alguns defendem que a história (algo que o seu mentor não confirma) é constituida por 9 e não por 6 episódios). O eterno confronto entre o bem (a "força") e o mal (o "lado negro da força") é aqui exemplarmente retratado, assente num elenco principal base - entre actores humanos e "vozes" para os personagens não-humanos (com a felicidade de encontrarmos alguns dos protagonistas da trilogia inicial): Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor), Padmé Amidala (Natalie Portman), Yoda (voz de Frank Oz), Palpatine (Ian McDiarmid), Windu (Samuel L Jackson), C-3PO (voz de Anthony Daniels), R2-D2 (Voz de Kenny Baker). John Williams voltou a assinar as bandas sonoras.

Por Falar Em Leis De Murphy...

1, 2, 3, 4, 5, 6, ..."A revisão dos limites foi calibrada de forma a garantir uma constância na persistência do esforço de consolidação orçamental ao longo de tempo, de forma a conciliar os efeitos do ajustamento com a necessidade de ancorar a dívida pública e do financiamento dessa dívida." Esta frase de Vitor Gaspar deve ser o corolário...

Existe

Uma lei de Murphy que afirma: "Se alguma coisa puder correr mal, correrá mal"

Corolários

1. Nada é tão fácil como parece.

2. Tudo leva mais tempo do que se julgava.

3. Se existe alguma possibilidade de diversas coisas correrem mal, aquela que causar maior dano será precisamente a que correrá mal.

4. Se você se apercebe de que há quatro maneiras de uma coisa correr mal, e se ultrapassar estas quatro, uma quinta possibilidade aparecerá imediatamente.

5. Deixadas a si mesmas, as coisas tendem a ir de mal a pior.

6. Sempre que você se decidir a fazer alguma coisa, haverá qualquer outra coisa que terá de fazer primeiro.

7. Toda a solução gera novos problemas.

8. É impossível criar alguma coisa à prova de tolos, porque todos os tolos são sumamente engenhosos.
 
9. A natureza alinha sempre com imperfeição oculta.
 
10. A mãe natureza é muito safada.

Filosofia Murphy

Sorria. Amanhã será sempre pior.

Constante de Murphy

A matéria será danificada na proporção directa do seu valor.

F1 - Mundial 2013 II

No próximo domingo inicia-se o 64º mundial da especialidade. Schumacher é o homem com mais titulos (7) e vitórias (91) e a Ferrari é o construtor com mais titulos (16) e vitórias (291). Sebastian Vettel e Fernando Alonso são os principais candidatos ao título, mas Mark Webber, Lewis Hamilton, Kimi Räikönnen, Filipe Massa e Jenson Button podem ter alguma coisa a dizer sobre a matéria - não descartando um qualquer "outsider", num mundial que conta com 5 campeões mundiais e outras tantas caras novas. Site oficial

quinta-feira, 14 de março de 2013

A Folga

Traduzido para Português significa uma única coisa: Isto está tudo lixado...

Música - All I Need

My Bloody Valentine

Música - Cupid Come

My Bloody Valentine


Música - You Never Should

My Bloody Valentine

Disco - Isn´t Anything

Disco de estreia para os My Bloody Valentine em 1988.  Dave Thompson descreveu na perfeição a sua sonoridade: "dry ice-piercingly intense guitar drones and hefty nods to miasmic hardcore soup, oozing a contrary trance-spun drone. Noise becomes beauty as feedback is layered over vocals over feedback ad infinitum". Tudo o resto são "trocos"...

Companhia de Bandeira ? - Cada Um Guarde A Bandeira Onde Melhor Lhe Aprouver...

Cada dia em que a TAP resolve não voar custa 5 milhões de euros. Cada dia em que a TAP resolve não voar prejudica milhares de pessoas. Cada dia em que a TAP resolve não voar resulta na perda de inúmeros clientes. O Estado não deve privatizar a TAP a "qualquer custo", mas deve-se livrar da TAP o mais rapidamente possível. Os Srs que defendem a TAP pública devem começar por se "chegar á frente", ou seja, pagar as sucessivas greves do respectivo bolso e garantir alternativa (igualmente do seu bolso) aos lesados...

Hoje Pus O Relógio De Manuel Sebastião

Artigo de Ricardo Costa

A minha vida mudou hoje de manhã. Acordei pelas 7 mas olhei para a minha agenda sem qualquer angústia. O que não fizer hoje faço amanhã, o que não fizer amanhã faço para a semana e o que não fizer para a semana logo se vê. Tenho sérias dúvidas que o Expresso saia este sábado e nem sei porque estou a escrever este texto no exato horário em que mo pediram. Em bom rigor, só devia escrever este texto quando me apetecesse.
A minha vida mudou hoje de manhã, ou mais precisamente quando pus o relógio novo. Comprei-o ontem à tarde no relojoeiro que fornece a Autoridade da Concorrência (AdC) e, ao que parece, alguns departamentos da nossa Justiça. Posso garantir que a minha vida mudou. Encaro o tempo com outra distância, deixei de beber café, desliguei o antivírus a ver se o Outlook se evapora e esqueci-me do Moleskine no bolso de outro blazer.
A minha vida mudou hoje de manhã, mas reconheço que o devo a Manuel Sebastião. Quando, ontem, o presidente da AdC disse, calmamente, no Parlamento que a investigação em curso aos bancos estaria concluída "dentro de dois anos" percebi que podia ter outra vida, sem precisar de reler o Siddartha e pôr-me a andar pela a Ásia descalço. Afinal, há outra vida, aqui mesmo onde nos encontramos.
Quem diz que uma investigação a uma possível cartelização da banca vai demorar dois anos a ser esclarecida merece a minha admiração. Quem acha que esse tempo é aceitável para um regulador merece o meu aplauso. Quem diz tudo isso com tranquilidade merece o meu elogio rasgado. Obrigado, Manuel Sebastião. Obrigado, AdC. Com um relógio como o vosso nunca mais tenho pressa

quarta-feira, 13 de março de 2013

Habemus Papam




O Argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo Papa, tendo escolhido o nome de Francisco. O novo chefe da Igreja é o 1º não europeu desde Gregório III.

terça-feira, 12 de março de 2013

Música - Breed

Nirvana ao vivo em 1991, um original de Nevermind

Como Comprar "Amigos"

Excelente

Como O Facebook Devassa As Nossas Vidas... E Porque Vai Continuar

Artigo de Henrique Monteiro

Uma notícia do Financial Times revela que um algoritmo utilizado por uma equipa da Universidade de Cambridge consegue extrair das contas de Facebook dos cidadãos dados que estes não revelam na rede social. A orientação sexual, por exemplo, consegue um grau de precisão de 88%. Na origem étnica, 95% e nas preferências religiosas e políticas, 80%.
Os meus colegas da Exame Informática disseram-me que plataformas para traçar os perfis de clientes de marcas através dos likes deixados no FB já nem sequer são ficção como, pelo contrário, existem e são utilizadas por empresas.
Tudo isto significa duas coisas: primeiro, que a nossa vida é devassada a partir de nós próprios, do nosso comportamento; depois, que não é necessariamente o Estado ou a polícia a provocar a devassa, mas empresas, plataformas, algoritmos.
Voltando à notícia do FT, cita-se Michal Kosinksi, um dos autores do relatório, que afirma que os algoritmos podem ser facilmente utilizados pelas empresas para aferir certos dados da vida dos seus colaboradores e empregados ou futuros contratados, poupando assim muito tempo e embaraços.
Claro que tudo isto me causa estranheza. E, se bem conheço as autoridades europeias, em breve teremos façanhuda legislação para tentar evitar esta tendência. Porém, ocorre-me que historicamente a privacidade é um conceito recente. Há uns séculos (e em certos países e meios há umas décadas), um quarto por pessoa (ou casal) era algo de gente rica. Todos, na aldeia ou no bairro, sabiam da vida de todos. Ora, a aldeia global que o velho Marshall McLuhan previu tem, provavelmente este custo. A privacidade. E por isso as tensões criadas pelos algoritmos no Facebook vão continuar. Por muito que se legisle, por muito que - com razão! - nos indignemos.
 
 


segunda-feira, 11 de março de 2013

Os "Bonecos" Estão De Regresso

Uma amostra da sua nova vida, novamente pela mão da Mandala

Mais Um Ano

A notícia não é propriamente uma surpresa. Passos e Gaspar deixaram-se de teimosias (nem mais tempo nem mais dinheiro, foi discurso oficial tempo demais), aliás a teimosia já vinha dos tempos de Sócrates (que começou por negar a necessidade de ajuda externa e acabou por negociar um prazo irrealista). Infelizmente nada garante que não seja necessário mais tempo (O PIB está em queda livre e o desemprego aumenta a cada dia que passa). Oiço muito falar em "agendas" para o crescimento e para o desemprego, mas na verdade, nada vejo.

Música - Carolyn´s Fingers

Cocteau Twins, Blue Bell Knoll (1988)

Filme - Estão Todos Bem

Frank (Robert de Niro) é um homem viúvo, o qual, resolve ir visitar os filhos:  David (Austin Lysy), Robert (Sam Rockwell), Rosie (Drew Barrymore) e Amy (Kate Beckinsale), os quais vivem em quatro cidades distintas e são supostamente pessoas de sucesso (Artista plástico, Maestro, Bailarina e Publicitária, respectivamente), mas Frank vai rapidamente perceber que as aparências iludem...Um filme sobre afectos, assente num argumento inteligente e numa cuidada direcção artistica, cuja realização ficou a cargo de Kirk Jones (2009), sendo este trabalho um remake do filme de 1990 de Giuseppe Tornatore.

domingo, 10 de março de 2013

Música - Other Voices

Cure, Faith (1981)


Uma Raridade

Um movimento de utentes que percebe o que é um movimento de utentes...

Divórcio Pacífico

Post de Daniel Oliveira

A Criatura E O Criador

Francisco Louçã teve o grande mérito de juntar marxistas, trotskistas, anarquistas, ex-comunistas e outros "istas" debaixo do mesmo tecto e conduzir esta estranha  "caldeirada" a quase 10% dos votos em 2009 e 16 deputados, resultantes de mais de meio milhão de votos, um crescimento de 200 mil votos face a 2005 e o dobro dos deputados (O ínicio foi em 1999 com 2 deputados e pouco mais de 130 mil votos). Em 2011, o BE não só não repetiu o resultado de 2009, como piorou o resultado de 2005 - manteve os mesmos 8 deputados, mas teve quase menos 80 mil votos. Louçã deixou a liderança "no papel", mas continua a mexer "os cordelinhos" nos bastidores, após ter imposto o seu modelo. A guerra está montada e entende-se: Louçã condicionou (e condiciona) os seus sucessores e o BE nas sondagens não descola, mesmo perante os tempos que vivemos. O povo que "grandoliza" e se manifesta nas ruas, até pode responder ás convocações via redes sociais do BE, o problema é que á frente do boletim de voto (maioritariamente) não vota BE.

sábado, 9 de março de 2013

Os Inúteis

Quem não consegue ver um boi "cara a cara", dificilmente conseguirá ver um átomo a quilómetros de distância...Que Manuel Sebastião não se demita, consigo perceber (Mesmo quando já confessou a sua total incompetência), o seu mandato acaba no próximo dia 25. Espero que quem de direito não o reconduza no cargo...A AdC, que regula coisa nenhuma, é uma anedota de mau gosto.  Se fosse de borla, era patético, não o sendo, é uma ofensa aos portugueses...

Música - Hand Covers Bruise

Trent Reznor e Atticus Ross

Música - Intriguing Possibilities

Trent Reznor e Atticus Ross

Música - In Motion

Trent Reznor e Atticus Ross


Disco - The Social Network

Disco "a meias" entre o líder dos Nine Inch Nails (Trent Reznor) e o multifacetado Atticus Ross. Arrecadou (entre outros prémios) o respectivo Oscar. Uma sonoridade (maioritariamente) cinzenta e "pós-industrial", a qual, se encaixa na perfeição no espirito do filme de David Fincher. Excelente.

Filme - A Rede Social

Realizado em 2010 por David Fincher, arrecadou 3 Oscares (Montagem, Banda Sonora e Argumento Adaptado - Aaron Sorkin) e teve 5 outras nomeações (Filme, Realização, Actor Principal - Jesse Eisenberg, Fotografia - Jeff Cronenweth e Montagem Sonora) num total de mais de 100 prémios em quase 200 nomeações. Para os mais distraidos ,convém recordar que o Facebook existe apenas desde 2004, e para os ainda mais distraidos, convém recordar que David Fincher é um dos realizadores mais perfeccionistas de sempre ( e é bom recordar que Fincher ainda só tem 50 anos - Iniciou a sua carreira como realizador em 1992, tendo os seus nove filmes até á a data recolhido quase 200 prémios em quase 500 nomeações - Onde se incluem 7 Oscares em 29 nomeações ). Mark Zuckerman (Eisenberg) é retratado como um "nerd"? Claro que sim (a cena de abertura é um "hino"...) e Fincher nunca dá tréguas, "arrasando" a personalidade de Zuckerberg. O filme abarca essencialmente o período compreendido entre 2003 (com a "fraude" Facemash) e 2004, e fundamentalmente o processo movido contra si pelos gémeos Winklevoss e Eduardo Saverin, assim como o papel nada inocente de Sean Parker (Parker convenceu Zuckerberg a mudar o nome de "TheFacebook" para "Facebook") em toda a trama  . As comparações com Clube de Combate não são um mero exercício teórico, são a constatação do óbvio, salvo as devidas distâncias. Site Oficial de um filme sublime.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Música - Dream Attack

New Order


João Rocha 1930 - 2013

A minha simpatia clubística é outra, mas João Rocha foi sempre um grande Senhor. Paz á sua verde alma.

Tão Amigos Que Nós Éramos...

Francisco Louçã e Daniel Oliveira

12 De Março

É a data que marca o início do Conclave, o qual, escolherá o 264º Papa

CP

Se acha que a sigla significa "Comboios de Portugal" está enganado, na verdade significa "Comboios Parados"...

quinta-feira, 7 de março de 2013

Podemos Começar Pelo Seu

proponho 970 euros (2 salários mínimos), o que é algo perfeitamente razoável, ou não ?

Música - Rape Me

Nirvana, lado b de All Apologies

Música - Polly

Nirvana ao vivo em 28 de Dezembro de 1991, lado b de In Bloom

Música - School

Lado b de Come As You Are. Foi gravado ao vivo em Seattle a 31 de Outubro de 1991.

Disco - Singles

Lançado em 1996 é uma box set com 6 singles dos Nirvana (4 de Nevermind e 2 de In Utero). Os "lados a" foram sucessos públicos, logo, a maior curiosidade está nos "lados b", uns mais famosos do que outros... Objecto para coleccionadores? Sim, mas...

Hitler Também Foi Eleito...

Mário Soares recebeu a notícia da morte de Hugo Chávez com tristeza. O ex-Presidente da República recorda que foram apresentados por um diplomata e ficaram amigos. Para Mário Soares, Chávez "nunca foi um ditador", porque foi sempre eleito pelo seu povo. (Notícia da SIC)
 
P.S. - Sinto-me muito feliz com o regresso do Dr Soares após a sua doença. Desejo-lhe longos anos de vida, umas vezes para concordar, outras para discordar.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Filme - Má Fé

Tracy (Nicole Kidman) trabalha como voluntária com crianças. Andy (Bill Pulman), o Vice-Reitor de uma Universidade é o seu marido. Jed (Alec Baldwin) é um cirurgião notável, o qual foi colega de liceu de Andy. Um dia Tracy é operada de emergência ao abdómen por Jed, perdendo não só a criança de que estava grávida, mas ficando igualmente estéril, devido a um erro de Jed. Tracy abandona o marido e processa o hospital em 20 milhões de USD, ganhando a causa. E se a história estiver mal contada? É isso que Jed vai investigar...Realizado em 1993 por Harold Becker é um thriller muito bem desenhado, assente nos actores e no argumento profundamente engenhoso.

Na Morte De Chávez: De Ditador E De Louco...

Artigo de Henrique Monteiro

Ninguém de boa saúde mental se compraz com a morte de um homem; menos de um homem com 58 anos que percorreu um calvário de agonia. Mas ninguém de bom juízo santifica um homem só porque faleceu.
O respeito devido à morte de Chávez reconduz-nos sempre à ideia da efemeridade da vida, da irracionalidade da ambição pessoal e do mal que, voluntaria ou involuntariamente provocamos nos outros. E o general que foi golpista e esteve preso e que, com outro um golpe, se manteve no poder até à morte, está longe de ser um exemplo político, por muito que dele gostem.
É por isso que admiro - e continuo a admirar - a popularidade que Hugo Chávez sempre teve em Portugal. Apesar da forma muito duvidosa como tratou setores, senão quase toda, a comunidade portuguesa; apesar do modo não democrático ou mesmo antidemocrático de governar, mudando a Constituição para se eternizar como Presidente, com derivas que o levaram a imiscuir-se na política de países vizinhos (levando até um alerta de Lula); apesar do modo provocatório e ditatorial como tratava a comunicação social (a hora do presidente era uma missa semanal, pelo menos, obrigatoriamente transmitida), nunca teve uma palavra de repúdio por parte das instituições portuguesas. Pelo contrário, fosse do seu émulo Alberto João Jardim e do PSD, fosse de Sócrates e do PS, fosse do PCP ou do Bloco, todos o elogiavam.
Posso estar a ser injusto, e se estou peço desculpa. Mas, desde já adianto que tenho a mesma reação no que toca a cubanos, angolanos, chineses, sauditas (para não falar das recém-derrubadas ditaduras do Norte de África), bem como a todos os dirigentes que têm a liberdade e a democracia como conceito meramente de fachada (eu sei que me vão dizer que Chávez, como outros ganharam eleições, mas recordo que pelos mesmos parâmetros, Salazar também as ganhou, assim como tantos outros ditadores). Também sei que me vão dizer que a democracia ocidental não pode universalizar-se (embora a liberdade de comércio e o capitalismo mais selvagem se tenha mundializado, esses dirigentes gostam de evocar razões culturais para não ceder na liberdade política).
Talvez o problema, efetivamente, seja meu. Mas chego a pensar que cá por Portugal de ditador e de louco... muita gente tem um pouco.

Será Que A AdC Já Descobriu O Que Significa Cartel ?

Caso o preçário seja igual a AdC tem dois caminhos: O caminho 1 é o utilizado no mercado de combustíveis, ou seja, a defesa da transparência - o mercado é 100% transparente, logo os preços ajustam-se imediatamente e da mesma forma em todos os bancos. O caminho 2 é demitirem-se, pois ninguém entenderá que preços iguais num determinado mercado resultem de transparência absoluta, e noutro mercado resultem de "jogatanas"...    

Daniel Oliveira

Discordei muitas mais vezes do que aquelas em que concordei com o Sr (e no futuro a história dificilmente mudará) , mas hoje estou com Daniel Oliveira. O jornalista/político/comentador, levou muito tempo a perceber a verdadeira natureza do BE, mas como diz o povo "mais vale tarde do que nunca"...

terça-feira, 5 de março de 2013

Hugo Chávez 1954 -2013

Tornou-se oficial o que era oficioso há muito. Reeleito Presidente da Venezuela em Janeiro deste ano, nunca chegou a tomar posse. Chegou a Presidente (democraticamente) em 1998, depois de um golpe de estado falhado em 1992. "Bebeu" a cartilha marxista e sempre foi visto "de lado" pelos EUA e generalidade da comunidade internacional e organizações de direitos  humanos (uma das excepções foi o antigo PR Jorge Sampaio, que vergonhosamente,  o agraciou com o Grande Colar da Ordem Do Infante D. Henrique). Paz á sua alma, mas o mundo perdeu (apenas e só) mais um ditador de 3ª categoria.

Música - Then The Serpent In My Arms

Moonspell. Os versos iniciais são de Mário Cesariny



Dorme, dorme meu menino
Dorme no mar dos sargaços
Que mais vale o mar a pino
Que as serpentes nos meus braços

And when all life as you know it
-fails
All ghostlike lips taste just the
-same
What better comfort can you find
Than the serpents in my arms

Sleep, sleep now my child
In the sea of crystal Trouble
For better is the violent sigh
Than all that you leave behind

In your eyes a dark so subtle
Tells you walk, but never fly
To leave us all behind

And when all life as you know it
-fails
All ghostlike lips taste just the
-same
What better comfort can you find
Than the serpents in my arms

Down, down terrible child
To look at it is a sin
For better is to hold that smile
Than all that you leave behind

In your eyes a mark so subtle
Tells you walk, but never fly
To leave us all behind

And when all life as you know it
-fails
All ghostlike lips taste just the
-same
What better comfort can you find
Than the serpents in my arms

Música - Os Senhores Da Guerra

Moonspel, o original é dos Madredeus (O Espírito Da Paz de 1994)

Música - Love Will Tear Us Appart

Moonspell, um original dos Joy Division (1979)


Disco - Darkness And Hope

Moonspell em 2001. Um disco surpreendente na carreira desta "pesada" banda lusa: Mário Cesariny, Madredeus e Joy Division são escolhas nada óbvias (o mesmo não se diga de Ozzy Osbourne) face ao historial da banda. Lançado em 2001 é (e repito) surpreendente, mas o ADN da banda de Fernando Ribeiro está lá todo...Muito bom

Foi Você Que Pediu Um Sr Cüneyt Çakir ?

Um ambiente fantástico em Old Traford: Ronaldo recebido com aplausos e tarjas, um speaker que pediu uma ovação para Ronaldo antes do início do jogo, Um público que cantou o nome de Mourinho, um público que aplaudiu Di Maria quando saiu lesionado, um Ronaldo que não comemorou o golo (e pediu desculpa aos adeptos dos Red Devils), um Mourinho que falou e cumprimentou a "lenda" Alex Ferguson (em 26 anos como treinador do United, soma 12 campeonatos 5 Taças, 4 Taças da Liga 7 Supertaças, 2 Champions, entre outos titulos) um enorme jogo de futebol, com jogadores extraordinários (Ryan Giggs com 39 anos, fez hoje o seu jogo 1000) merecia tudo menos o Sr Turco que estragou o espectáculo, o qual foi o 12º jogador dos madrilenos. Os Srs do futebol (a bem do desporto rei), deveriam ter cuidado com as escolhas, a não ser que pretendam resultados fabricados...Num Manchester/Real qualquer um pode sair como vencedor, pena é, que a vitória dos Madrilenos tenha ficado manchada pelo Sr Çakir

Decoro

A vida está difícil (mais para uns do que para outros), mas certas almas (e enfie a carapuça quem entender), desconhecem o que seja decoro, da mesma forma que não sabem o que é senso comum, quanto mais bom senso...É uma pena? Não, é ofensivamente lamentável...

segunda-feira, 4 de março de 2013

Histórias Dos Oscares XXII

John Williams é o cliente nº1 de Hollywood...Com 81 anos, raros são os anos em que o seu nome não consta na lista de nomeados. Foi nomeado pela primeira vez em 1968 e até hoje conta com 47 nomeações, as quais se traduzem em 5 Oscares (71, 75 ,77, 81 e 93), já para não falar no resto:  7 BAFTAS, 4 Globos de Ouro, 10  Grammy´s, etc, etc. Nem daqui a 1000 anos alguém igualará Williams...  

Música - K. Luminate

Pan American

Música - Coastal

Pan American

Música - Code

Pan American


Disco - 360 Business/360 Bypass

Pan American, ano 2000. Atmosférico, melancólico, experimentalista, minimalista, abstracto, electrónico...Pode ser todos os "co" e "ista" que entenderem, pela parte que me toca é apenas um trabalho profundamente inspirado, o qual habita em vários planetas extraterrestres...

Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array

ALMA

domingo, 3 de março de 2013

Sara Moreira




Campeã Europeia dos 3000 metros em pista coberta.



Música - It´s In The Mail

Rachel Portman, banda sonora de The Human Stain

Filme - Culpa Humana

Adaptação do trabalho de Philip Roth ao cinema em 2003 por Robert Benton. Ano de 1998: Em pleno escândalo Lewinski, Coleman Silk (Anthony Hopkins) um prestigiado professor e reitor universitário é obrigado a demitir-se, após uma história "kafkiana". Seis meses após a sua demissão e morte da mulher, mantém uma relação com uma mulher muito mais jovem - Fauna (Nicole Kidman), a qual sofre de enormes desequilibrios mentais (resultantes de uma vida amargurada), a qual é perseguida pelo ex-marido - Lester (Ed Harris), alguém igualmente desequilibrado. Nathan (Gary Sinise) é um escritor que se interessa por Silk e que se vai tornar seu amigo. Benton é sobrio q.b. na realização de um trabalho complexo, no qual acompanhamos Silk em 1998, mas também na década de 40 (chave para a comprensão da história). Elenco completo

Que Se Lixe A Lucidez

Artigo de Alberto Gonçalves

Questionada por um canal televisivo, uma das organizadoras do movimento "Que se Lixe a Troika" explicou que um Governo que não cumpre o programa eleitoral deve ser demitido, pressuposto que tornaria inúteis quaisquer governos e, consequentemente, quaisquer eleições. Aliás, suspeito que o objectivo não anda longe disso: quando a seguir lhe perguntaram se defendia a marcação de "legislativas" antecipadas, a senhora hesitou e, um bocadinho contrariada, lá acabou por responder que "essa é uma das formas", ainda que o importante seja atender à "vontade do povo". A senhora esqueceu-se de descrever como é que a "vontade do povo" se expressa na ausência de sufrágio universal, embora não custe imaginar que a coisa passaria por um sumário processo "directo" que depositasse a senhora e os heróis/amigos/primos da senhora no poder e merecidamente desprezasse os escassos milhões de reaccionários que teimam em votar no PSD e no PS.
Não pretendo insinuar que os milhares de participantes nas manifestações de ontem partilham esta curiosa interpretação da democracia. Sucede que, ao participarem na folia, acabam por legitimar as alucinações dos respectivos mentores. E as alucinações são diversas.
Uma das mais bizarras está explícita na designação daquilo. Mandar lixar a troika é um gesto nobre. Infelizmente, é também um gesto estúpido, sobretudo quando não se parece estar preparado para suportar as consequências da exclusão dos famosos mercados, talvez do euro e, um épico dia, da União Europeia. Para já, enxotar a troika equivale a abdicar dos empréstimos que mantêm isto a funcionar e, apesar dos apertos, conferem ao País um simulacro de normalidade. Os manifestantes do "2 de Março" (a profusão de datas "históricas" tende a preencher o calendário inteiro) não pensam assim.
Na verdade, dificilmente se pode dizer que pensem de todo. O "raciocínio", desculpem o exagero, é o seguinte: na ausência da troika, a austeridade termina e Portugal, na prática sem dinheiro para mandar cantar Stevie Wonder, fica teoricamente abonado e, enquanto diminui os impostos, volta a apostar no "investimento público", na "modernidade" e no "progresso social". Dito de outra maneira, recuse-se o crédito, diminua-se a receita e aumente-se a despesa, tese que para um leigo faz tanto sentido quanto doar uma prótese dentária a um cadáver decapitado, mas que para os especialistas em economia que desfilam pela ruas constitui a solução evidente. Meus caros, contas assim são compreensíveis no cerebelo do sr. Arménio da CGTP, nos peculiares empresários da CIP e nas medidas regeneradoras do dr. Seguro, não em cidadãos que se querem responsáveis.
Ou se calhar não querem. Se quisessem, antes da troika teriam mandado lixar os sujeitos que tornaram a troika inevitável. Se quisessem, antes da austeridade marchariam contra o Estado cuja preservação obriga à austeridade. Se quisessem, antes de berrar lugares--comuns, reflectiriam no absurdo dos mesmos. O Governo é péssimo? Com certeza, porque assalta os cidadãos a fim de garantir o statu quo de que os cidadãos, pelo menos os que desfilam em protesto, não abdicam. Que, com os seus defeitos, interesses e ilusões, a troika insista em patrocinar semelhante manicómio não é um cataclismo: é um milagre. E, a prazo, provavelmente uma inutilidade.

Lixado Por Lixado...

Nada tenho contra o milhão e meio de portugueses que se manifestou ontem, da mesma forma que nada tenho contra os oito milhões e meio que não se manifestaram ontem. Nenhum português normal (seja lá isso o que for) pode estar satisfeito com o estado a que isto chegou: Recessão, desemprego, carga fiscal, etc, etc, o problema é que isto não é nenhuma solução, na verdade é o "nível zero" da política, ou se preferirem o "nível Grillo" - É espantoso que o programa (?) político de um comediante (o qual teve 25% dos votos em Itália) seja tão semelhante ao programa destes srs. Democracia directa ? Não existe, nenhum país funciona com as redes sociais a escolher os seus representantes e as suas leis.

sábado, 2 de março de 2013

Disco - Wappinschaw

Disco de 1995 para os Cindytalk. O habitual som "cinzento" e "sujo", com uma ou outra pincelada em tons menos sombrios. Mais do mesmo? E qual é o problema?

Música - A Song Of Changes

Cindytalk

Música - The First Time Ever...

Cindytalk (um original de Ewan MacColl (1957))


Música - Empty Hand

Cindytalk


O Dia Das Manifestações

Porreiro pá...E se a Troika se for embora amanhã e o Governo se demitir? Qual é o plano b?

sexta-feira, 1 de março de 2013

Exacrável

Movimentos não partidários (claro que sim, evidentamente que simóbvio que sim) vão dar o seu espectáculo amanhã. Gostava de conhecer as declarações de IRS destes anónimos cidadãos...Depois admiram-se que o Sr Grillo fique a 4% de vencer as eleições em Itália: Grillo ao menos não esconde o que é...

António José Seguro

despediu esta gente?. Aparentemente não

Música - Espelho Meu

GNR, lado b de Portugal na CEE (1981)

Música - Tu Queres Ecus

Peste e Sida, ao vivo em 1993, um original de 1992

Música - Problema De Expressão

Clã, um original de Kazoo (1997), aqui ao vivo em 2009




Outras Correspondências

António José Seguro escreveu a  Christine Lagarde, Durão Barroso e Mario Draghi. Lagarde e Barroso  já responderam. Não é Eça de Queiroz? Claro que não, é "politiquês"...

Livro - A Correspondência De Fradique Mendes

Publicado pela primeira vez em 1900, apresenta-nos numa primeira parte, Carlos Fradique Mendes alguém profundamente culto e um poeta de excepção, entre muitos outros atributos.Numa segunda parte temos acesso á correspondência propriamente dita, na qual, Eça de Queiroz mistura personagens reais com personagens de ficção, num trabalho que é uma enorme delícia. Se Eça fosse vivo, sentir-se-ia "em casa" e voltaria a escrever exactamente os mesmos livros...