quinta-feira, 31 de março de 2011

Música - Harm Of Will

Björk ao vivo em 2001 , um original de Vespertine desse ano

Música - Possibly Maybe

Björk, Post (1995)

Licenciatura Pode Não Ter, Agora Lata...

"Espantástico"

5 Junho

É a data das próximas eleições legislativas. Mais do que comunicar a data em que o povo vai ás urnas, o Sr PR, enviou recados a todos, repito, a todos

«Digam o que disserem, mas ainda está para nascer um primeiro-ministro que tenha feito melhor no défice», José Socrates (23 Julho 2009)

De acordo com o INE o défice de 2010 foi de 8,6%, contrariando a previsão abaixo dos 7%  do governo e violando o compromisso de 7.4% com Bruxelas. O que é que correu mal? O BPN (O tal que o Sr PM dizia que era irrelevante para o défice), e que pesou em 1% (coisa que todos sabiamos com excepção do Sr PM), mais meio por cento vindo da integração da Refer, e dos Metropolitanos de Lisboa e Porto (algo que o governo se "esqueceu") e mais 0.3% vindos do BPP (outro "esquecimento"). O Sr PM que tanto fez pelo défice, não cumpriu uma única vez o tecto de 3% (Variou entre os 3.1% de 2007 e os 10% de 2009). Quanto ao peso da nossa divida pública no PIB os números são crescentemente assustadores (68.3% em 2007, 71.6% em 2008, 82.9% em 2009 e 92.4% em 2010). Qual o número definido como "aceitável" por Bruxelas? 60%...Para os menos entendidos, estamos a falar de uma coisa simples: Em 2010 92.4% da riqueza produzida no país, serviu única e exclusivamente para pagar dividas 

quarta-feira, 30 de março de 2011

Música - Stuck Inside of Mobile With The Memphis Blues Again

O original é de Bob Dylan (Blonde On Blonde de 1966), este é o cover de Cat Power (2007)

Filme - Delirio Em Las Vegas

Realizado por Terry Gilliam em 1998, foi nomeado à Palma de Ouro em Cannes. Dividiu cinéfilos e critica (de 5 estrelas a bola preta valeu de tudo), o que não me espanta....O ponto de partida é o livro de 1971 de Hunter S Thompson (Medo e Delírio em Las Vegas: Uma Jornada Selvagem ao Coração do Sonho Americano) o qual Gilliam retrata de forma exemplar: Johnny Depp (Raoul Duke), acompanhado do seu advogado Gonzo (Benicio Del Toro), protagonizam uma viagem iniciática encharcada em drogas, na America de 1971. Filme excessivo? Não o nego, mas em momento algum Gilliam perde o controlo de uma história perfeitamente surreal e alucinada (a utilização de Depp como actor/narrador é "um achado"), a qual muitos, em momento algum, perceberam. Tobey Maguire, Ellen Barkin, Christina Ricci, Cameron Diaz, Flea, Harry Dean Stanton (entre outros) andam "por lá". Filme nada fácil, deve ser visto com espírito 100% aberto.

Uma Anedota Sobre Obras Públicas Em Portugal

O estado português meteu a concurso público uma obra para construir uma ponte sobre o Tejo, passados alguns dias 3 empresas tinham concorrido, como tal o ministro das obras públicas convocou as 3 empresas para reuniões.
1º empresa era espanhola e tinha um orçamento de 30 000 milhões de euros, e diziam que era 10 000 para os materiais, 10 000 para mão de obra e a parte restante de lucro.
2 ª empresa era americana e tinha um orçamento de 60 000 milhões de euros, e diziam que era 20 000 para os materiais, 20 000 para mão de obra e a parte restante de lucro. Sabe nós somos uma empresa dinâmica e muito competente.
3 ª empresa era portuguesa e tinha um orçamento de 90 000 milhões de euros, e o ministro todo atrapalhado dizia;
Ministro- sabe é pena ter um orçamento tão grande já que é uma empresa portuguesa assim talvez vamos ter de entregar a obra a uma empresa espanhola.
Empresa Pt - pois é mesmo isso Sr.Ministro, só que o orçamento é um pouco diferente dos outros ora veja, são 30 000 milhões pra si, 30 000 milhões para mim, e 30 000 milhões para a empresa espanhola fazer a obra.
Ministro - Hummm, muito bem, assim os valores são mais competitivos, e ainda bem que a obra assim pode ser feita por um empresa portuguesa.

Líbia: Obama Admite Armar Rebeldes

Tradução: Eles que se matem uns aos outros, enquanto eu tiro "o cavalinho da chuva"...

terça-feira, 29 de março de 2011

Música - The Dark Ages

Bedhead, EP de 1996

Música - Music For Twin Peaks Episode # 30 Part 1

Stars Of The Lid, album de 1997 The Ballasted Orchestra

Farley Granger 1925 - 2011

Trailer de O Desconhecido Do Norte Expresso (1951) de Alfred Hitchcock

Um Exercicio

Ocupa 2 horas, mas vale cada minuto. José Socrates vs Francisco Louçã e José Socrates vs Manuela Ferreira Leite. Os debates ocorreram em Setembro de  2009 durante a campanha eleitoral para as legislativas desse ano.









A Vitima

José Socrates culpa a oposição pelo estado da nossa economia. Como todos sabemos, antes da demissão do Sr PM, a economia crescia, o desemprego diminuia, os impostos baixavam, as agências de Rating classificavam Portugal com notas elevadas, Portugal não recorria á emissão de divida pública, antes pelo contário, comprava a dívida dos outros (devido ao nosso superavit)...Evidentemente que José Socrates não é o culpado de todos os males do país, agora vitima desses males?.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Agência(s) De Rating Europeia(s), Para Quando?

O Sr Trichet admitiu "algures no tempo" a sua criação, mas até hoje...Se a Europa não se defender, quem a defenderá?. "Cego" pela inflação, o BCE (raramente) consegue ver alguma coisa para além da "espuma", enquanto as agências Americanas fazem o que querem (Hoje o BCP ficou a um nível do "lixo", enquanto que CGD, BES, Santander-Totta e BPI, estão a dois...) depois dos cortes da Standard&Poor´s. O que é que ocupa a cabeça do Sr Trichet? Subir a taxa directora, de preferência, várias vezes...

Disco - River Made No Sound

Catalogar os Pan American na categoria "ambient music" é tão fácil quanto redutor. Este é o seu trabalho de 2002, o qual (na minha opinião) não é catalogável. "Estado de espirito", "outra dimensão" o que quizerem... Nada fácil, não é para "consumo" diário, mas que é muito bom, lá isso é...

Música - For A Running Dog

Pan American

Música - Plains

Pan American

Música - Settled

Pan American

Bernard Madoff

"confessou-se" a Steve Fishman. Não sei o que é que é mais assustador: Se o "golpe" de Madoff, se a "ingenuidade" dos enganados, se a completa ausência de regulação.

Eduardo

Souto Moura, Pritzker 2011

domingo, 27 de março de 2011

A Democracia Vista Por Certos Srs Que Se Dizem Muito Democratas II

Ler (ver link do post anterior) que a maioria dos sócios votou em Bruno de Carvalho, mas os mais antigos (os velhos, digo eu...) escolheram outro presidente, é bem revelador da (muito perigosa) estrutura mental de Daniel Oliveira e por arrasto do BE...

A Democracia Vista Por Certos Srs Que Se Dizem Muito Democratas

Daniel Oliveira escreveu que caso vigorasse o principio de "um homem um voto", Bruno de Carvalho teria vencido as eleições no Sporting com 5 p.p. de vantagem. Como a regra não é essa (1 voto até 9 anos de sócio,  4 votos a partir do 10º ano, 7 a partir do 20º, 10 a partir do 30º e por aí fora), perdeu por 0.4% para Godinho Lopes. Entendo o princípio de "um homem um voto", como o mais justo,  não posso é concordar com a invocação das regras durante e após o "jogo". Quem se candidata a Presidente, devia (no mínimo) conhecer as regras "da casa". Contestar o previamente definido tem um nome: Não saber perder...Já agora, o que é que é necessário para alterar as regras?

Música - Foreward

Classix Nouveaux, La Verité (1982)

Música - Night Boat

Duran Duran, album homónimo de 1981

Hora De Verão

Entrou hoje em vigor. Admito a minha total ignorância sobre a matéria, mas todo o "povo" que conheço (onde me incluo) entende que esta devia ser sempre a nossa hora. A chamada "hora de inverno", parece-me, que contribui apenas para tornar os dias mais "cinzentos" e gastar energia. Um dia gostava de ver um estudo sério sobre a matéria.

Mundial F1 2011

Aqui

Varrer O Lixo Para Debaixo Do Tapete, Esconder A Desarrumação Nas Gavetas E Armários, Que As Visitas São Muito Importantes...

Uma pena

Ontem Foram As Eleições No Sporting, Ou Foram As Eleições Num Clube "Manhoso" Sedeado Num País Do Mesmo Calibre?

Começando pela capa errada de um jornal, continuando aqui, aqui e aqui  - sempre a mesma linguagem polida da extrema esquerda...-(e quem quizer procurar mais...) 

sábado, 26 de março de 2011

Eleições Legislativas 2011 - I

Tudo indica que o acto eleitoral decorrerá, ou a 29 de Maio, ou a 5 de Junho. Como já disse, quanto mais depressa melhor. 

Ideias Concretas

Passos Coelho arranje um programa e rapidamente: Até agora só vi ideias avulsas: Talvez aumentar o IVA, talvez privatizar parte da CGD, talvez...

sexta-feira, 25 de março de 2011

Filme - O Senhor Das Ilusões

Realizado em 1995 por Clive Barker é um belo exercicio no campo onde se move, ou seja, o terror sobrenatural. Deserto do Mojave, ano de 1982: Swann (Kevin O´Connor), um jovem ilusionista, mata Nix (Daniel Von Bargen) (igualmente conhecido por Mestre e Puritano) um homem perverso e que se acha detentor de reais poderes magicos. 13 anos depois, Swann é um ilusionista famoso casado com Dorothea (Famke Janssen) a qual recorre aos serviços do detective privado Harry (Scott Bakula), para tentar explicar e limpar o passado. Quando (aparentemente) Swann morre num truque arriscado, Harry vê-se enredado no seu pior pesadelo...Um trabalho inteligente, francamente bom no seu "habitat", cuja banda sonora de Simon Boswell faz "maravilhas"...

Isto É Real

Ou é um dos "Gato" disfarcado de Paulo Futre ?

O Céu Deve Ser O Limite...

Em Fevereiro o meu escalão de IRS subiu 1% face a Janeiro. Porquê? Não me perguntem...Este mês subiu 1% face a Fevereiro. Porquê? Admito que o motivo se chame diuturnidade. Estou ansioso pelo ordenado do próximo mês...

quinta-feira, 24 de março de 2011

Inland: Portugals; Auführenin: Angela Merkel

A Sra Merkel já avisou: Seja quem for o PM, os compromissos são para assumir. Manda quem pode, obedece quem deve...

Música - Das Modell

Kraftwerk, ao vivo em 1978, um original de Die Mensch-Machine desse ano

Já ?

Pedro Passos Coelho, candidato a PM, sinaliza aumento de impostos...Sem nenhum tipo de "inclinação" todos sabemos, que sob o ponto de vista puramente fiscal, os impostos sobre o rendimento são muito mais eficientes do que os impostos sobre o consumo. Socialmente falando, a "doutrina diverge"...Em quem eu vou votar só á "ML" confesso...

Música - Augen Blick

X Mal Deutschland, album Tocsin (1984)

Livro - Nos Meandros Da Lei

O advogado Mickey Haller tem entre mãos um caso aparentemente simples, e extremamente lucrativo: Louis Roullet, um menino rico, é aparentemente vitima de uma armadilha montada por parte duma prostituta: Regina Campo. E se nada for o que parece, ou se preferirem, se tudo for o que parece, mas em pior? Escrito em 2005 por Michael Connelly é um misto entre policial e tribunal, o qual funciona lindamente. O escritor consegue prender a nossa atenção do principio ao fim, utilizando várias (habilidosas) artimanhas...

Contas Públicas

Sempre que um governo toma posse, justifica o "apertar do cinto" com o argumento que a "coisa está muito mais preta do que se dizia". Era absolutamente vital conhecer o real estado das nossas contas, para de uma vez por todas saber qual é o ponto de partida. Isto significa exactamente o quê? O que parece, ou outra coisa qualquer?...

Campanha Eleitoral Para As Legislativas 2011

Oficiosamente está aí...Já sabemos que o PS vai acusar o PSD de tudo e mais alguma coisa e vice-versa.O CDS atacará mais o PS que o PSD. O PCP continuará perdido algures no século passado e o BE fará o mesmo de sempre: Muita agitação. Até aqui nada de novo, espero (mas não acredito) que não tenhamos o regresso aos temas do hábito: Freeport, submarinos e derivados ao som das Doce... 

quarta-feira, 23 de março de 2011

Inevitável

José Socrates apresentou hoje o seu pedido de demissão a Cavaco Silva, após toda a oposição ter apresentado hoje na AR, projectos de resolução contra o PEC IV. Aguardamos a rápida marcação de eleições.

Música - Is There Anybody Out There?

Pink Floyd, The Wall (1979)

Música - Nobody Home

Pink Floyd, The Wall (1979)

Música - Goodbye Cruel World

Pink Floyd, The Wall (1979)

Elizabeth Taylor 1932-2011

3 Oscares: 2 como Actriz Principal (61 e 67), um honorário (92) e 3 outras nomeações (58, 59 e 60). 4 Globos de Ouro (57, 60,  74 e 85) e 2 outras nomeações (61 e 66), 3 BAFTA (59, 67 e 05) e nomeação em 68. A lista total de prémios e nomeações aqui .

terça-feira, 22 de março de 2011

Música - It'll All Work Out

Tom Petty com os Heartbreakers em 1987 (album Let Me Up (I've Had Enough))



She wore faded jeans and soft black leather
She had eyes so blue they looked like weather
When she needed me I wasn't around
That's the way it goes, it'll all work out

There were times apart, there were times together
I was pledged to her for worse or better
When it mattered most I let her down
That's the way it goes, it'll all work out

It'll all work out eventually
Better off with him than here with me

It'll all work out eventually
Maybe better off with him than here with me

Now the wind is high and the rain is heavy
And the water's rising in the levee
Still I think of her when the sun goes down
It never goes away, but it all works out

Japão

Mais de 9 mil mortos confirmados, mais de 12 mil desaparecidos e a questão nuclear ainda longe de estar esclarecida. É bom não esquecer. 

Artur Agostinho 1920-2011

Mais do que o radialista, o escritor, o jornalista e o actor, desapareceu hoje, uma voz e uma cara, que anos a fio entrou nas nossas casas, sempre com um sorriso simpático e afável

Inútil

Bem podem os Ex-PR´s Soares e Sampaio fazer apelos "angustiados" e "exortações para se ir além do possível". As posições encontram-se extremadas, PSD, PCP e BE (e provavelmente o CDS) vão apresentar projectos de resolução contra o PEC IV. Admitamos que o PSD deixava passar este PEC, o que é que aconteceria? Socrates ganharia fôlego por mais 2 ou 3 meses (até ao PEC V), Portugal continuaria a ser penalizado pelas agências de Rating, os juros da dívida pública continuariam a subir e o governo cairia por acção do sucessor de Passos Coelho...Para quê adiar o inevitável?. Evidentemente que nada garante que o povo "clarifique" a situação, evidentemente que nada garante um governo melhor, e é evidente que a crise não desaparece por "artes mágicas", mas a actual crise económica associada a uma crise política é algo de insustentável ( A Moody´s já afirmou que eleições antecipadas não vão penalizar o país em termos de rating). 

segunda-feira, 21 de março de 2011

Talvez Falar Menos

Costuma-se dizer que não são as oposições que ganham eleições, mas sim os governos que as perdem...Não tenho dúvidas que vamos ter eleições antecipadas, mas tenho dúvidas quanto ao vencedor (E caso José Socrates volte a vencer, subscrevo aquilo que alguém já disse: Temos exactamente o que merecemos e não temos motivo nenhum para queixas ...). Mais do que PECS o que me "faz espécie" é a total descoordenação da equipe: Cada Ministro diz qualquer coisa, qualquer coisa essa, que é desmentida por um seu colega. Hoje Luis Amado lamentou a forma como o governo apresentou o PEC, no mesmo dia em que o seu colega Jorge Lacão "despachou" as culpas para cima do PSD, achando que o PS esteve irreprensivel. Se isto fosse um caso isolado daria o desconto, o problema é que os exemplos se sucedem. 

O PIR

PEC significa Programa de Estabilidade e Crescimento. Programa ainda dou de barato, agora Estabilidade e Crescimento? O que temos é instabilidade e recessão (a qual foi finalmente reconhecida pelo Governo (coisa que qualquer criatura provida de meio neurónio já tinha percebido), ao prever um crescimento negativo da nossa economia em 0.9% este ano (contra o crescimento de 0.2% inscrito no OE).

Música - Wildflowers

Tom Petty ao vivo em 1995 um original do album homónimo desse ano

Música - The Waiting

Tom Petty ao vivo em 1981, um original de Hard Promises desse ano

Música - Learning To Fly

Tom Petty ao vivo em 2006, um original de Into The Great Wide Open (1991)

Disco - The Live Anthology

Publicado em 2009, inclui 48 canções ao vivo, gravadas entre 1978 e 2007. O material foi recolhido a partir de 170 concertos, 400 canções e 3509 interpretações. Tom Petty demonstra até "á exaustão" que é um dos melhores contadores de histórias da moderna música popular, com a sua América como "pano de fundo".

domingo, 20 de março de 2011

Música - Path Of The Cleric

Klaus Badelt, banda sonora de Equilibrium


Filme - Equilibrium

Orwell, Huxley, os irmãos Wachowski (entre outros) pairam sobre este filme de 2002 de Kurt Wimmer, o qual merece ser visto, apesar dos seus "desiquilibriums"...Após a 3ª G.M., a Libria, cujo orgão supremo é o Tetragrammaton, chefiado pelo "Pai", pretende evitar uma 4ª G.M., e para isso constroi um programa para eliminar a fonte de todo o mal: Os sentimentos humanos. Não só os seres humanos estão proibidos de ter emoções (o que é conseguido com o recurso a uma droga (Prozium)), como todas as formas de cultura são proibidas (Dois dos melhores momentos do filme são a destruição do quadro Mona Lisa e a morte de um clérigo por estar a ler Yeats). Quem prevaricar é eliminado. John Preston (Christian Bale) é o principal clérigo do Grammaton, orgão responsável pelo controle das emoções e pela eliminação dos "prevaricadores". Um dia vai deixar de tomar a droga, vai-se apaixonar por uma mulher (Mary - Emily Watson) e vai-se juntar á resistência. Apesar de não ser um filme homogeneo deixa-nos profundamente apreensivos, face a esta sociedade cujo único objectivo é a higienização dos seus habitantes. 

Eleições Depressa, SFF

É inevitável irmos ás urnas. José Socrates diz que se demite caso o PEC 4 não passe, a oposição já disse que não passa. Dado que o mesmo será apresentado á AR na 4ª feira, espero que o Sr PM se demita nesse dia, e que o Sr PR inicie rápidamente as consultas necessárias antes da convocação de novo acto eleitoral. Se eu acredito que as coisas se vão resolver por si, com a eleição de um novo governo? Evidentemente que não, o que me parece é que alguma coisa tem que mudar (nem que seja num novo governo chefiado por José Sócrates...). O ideal será uma coligação alargada (PS/PSD/CDS) em que todos se comprometam e assumam as responsabilidades. "Cores" políticas á parte existem factos indesmentíveis: Vamos no 4º PEC (e existirão mais), o que significa que algo está a correr mal ( não espanta que os juros da divida pública tenham subido de 4.3% para mais de 7.5% - e só não estão num valor superior devido ás últimas "injecções" do BCE ). A notação por parte das agências de rating tem vindo a descer vertiginosamente (para quando uma europeia? - As existentes são todas americanas). As receitas são fundamentalmente obtidas do lado da receita, quando (na minha opinião) devia ser exactamente ao contrário. Mais do que "desastrada e desastrosa" a apresentação deste novo PEC foi tudo menos transparente: Diga o governo o que disser, todos já percebemos que a Sra Merkel e o Sr Trichet souberam do PEC muito antes do nosso PR e da nossa AR, e isso é grave. Acabo como comecei: Dada a inevitabilidade de eleições antecipadas, defendo-as no menor espaço possível

Em Curso

A operação Odyssey Dawn, na sequência da resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU, desde ontem. A mesma pode ser seguida aqui (p.ex). A ver vamos (como dizia o ceguinho) o que é que isto tudo vai dar...

sábado, 19 de março de 2011

Simplesmente

Muitos Parabéns.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Música - Cabra Cega

Márcia Santos, album Dá de 2010

Música - L.I.F.E.G.O.E.S.O.N.

Noah and the Whale, album de 2011 Last Night On Earth

O Sr PM E O Sr Ministro Das Finanças Fazem Parte Do Mesmo Governo ?

A pergunta pode parecer um absurdo, mas infelizmente não o é. José Sócrates e Teixeira dos Santos não falam a mesma linguagem. A última história conhecida tem a ver com o buraco do  BPN: Para o chefe do executivo não existe impacto no défice, para o responsável pelas finanças existe um impacto de cerca de 1%. Ficamos onde? Sobre esta matéria escrevi recentemente isto

Inédito

Resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU. Pela primeira vez, a ONU, invoca a protecção de civis face ao seu próprio estado, para justificar uma eventual intervenção militar.

É Preciso Que A "Temperatura Politica" Baixe Em Portugal

Isto (ontem) deve ser um contributo..."o que é importante na vida política nacional é que a temperatura baixe, que as pessoas esclareçam o que há para esclarecer, negoceiem o que tem de ser negociado, e encontrem uma solução que corresponda à defesa do interesse nacional" foi o discurso hoje...Para além de ser um politico extremamente inteligente, António Costa é um sério candidato a suceder a José Socrates ou a Cavaco Silva. Costa hoje foi "politicamente correcto", mas o estrago de enormes dimensões já está feito e seguirá o seu caminho.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Infelizmente, A Maior Tragédia, Não Era a Anunciada

Oficialmente o número de mortos no Japão, devido ao sismo/tsunami já ultrapassa os 5 mil e seiscentos, e será aumentado dia após dia. Face ao evidente desastre nuclear, os mortos "a prazo" são incontáveis...Ser conta (ou a favor) da energia nuclear nesta altura é uma "não-história" com contornos de uma desonestidade intelectual evidente...

Para Quem Tiver Dúvidas

Em Fevereiro a receita cresceu 11.1% e a despesa diminuiu 3%. O Sr PM pode dizer o que muito bem entender, mas os números não mentem: Quem se lixa é o mexilhão...

quarta-feira, 16 de março de 2011

Excelente



Quem assistiu a isto no passado fim de semana, deve ter pensado que (no minimo) estava tudo doido. Na verdade os personagens eram sosias dos verdadeiros jogadores, e tudo não passou de uma genial campanha publicitária da Gazzetta dello Sport

Música - In Bloom

Nirvana, Nevermind (1991)




Sell the kids for food
Weather changes moods
Spring is here again
Reproductive glands

He’s the one
Who likes all our pretty songs
And he likes to sing along
And he likes to shoot his gun
But he knows not what it means
Knows not what it means
when I say
He’s the one
Who likes all our pretty songs
And he likes to sing along
And he likes to shoot his gun
But he knows not what it means
Knows not what it means
when I say yeeeaaahhh

We can have some more
Nature is a whore
Bruises on the fruit
Tender age in bloom

He’s the one
Who likes all our pretty songs
And he likes to sing along
And he likes to shoot his gun
But he knows not what it means
Knows not what it means
when I say
He’s the one
Who likes all our pretty songs
And he likes to sing along
And he likes to shoot his gun
But he knows not what it means
Knows not what it means
when I say yeeeaaahhh

He’s the one
Who likes all our pretty songs
And he likes to sing along
And he likes to shoot his gun
But he knows not what it means
Knows not what it means
when I say
He’s the one
Who likes all our pretty songs
And he likes to sing along
And he likes to shoot his gun
But he knows not what it means
Knows not what it means
Knows not what it means
Knows not what it means and I say yeeeaaahhh
mmmmmmmm
mmmmmmmmm

mmmmmmmmmmmmmmmmm

Ter (Ou Não Ter) Peso

Acabou a paralização dos camionistas. O governo cedeu "em grande" e hoje está tudo normal....

Acreditar No Pai Natal

O ministro de Estado e das Finanças afirmou hoje que o projeto do comboio de alta velocidade (TGV) será essencialmente suportado com fundos privados e da União Europeia, perspetiva que o CDS-PP de imediato colocou em dúvida.
Na fase de perguntas ao Governo, durante a interpelação parlamentar do Bloco de Esquerda, o líder parlamentar do CDS-PP acusou o executivo de manter o projeto do TGV ao mesmo tempo que avança com novas medidas de austeridade, que penalização setores mais vulneráveis da população.
Na resposta, Teixeira dos Santos contrapôs que o projeto do TGV «não exigirá envolvimento do Orçamento do Estado», já que o executivo «está a trabalhar» para que seja «inteiramente suportado por dinheiros privados e comunitários». (noticia da Lusa)

Mais 2 Níveis Para Baixo

A Moody´s cortou o nosso rating da dívida de longo prazo (passou de A3 para A1) com outlook negativo. Um dos motivos? "O anúncio das medidas pelo Governo [português] é sinal de que ainda nao tinha sido feito o suficiente para conseguir atingir as metas de consolidação orçamental para este ano, 2012 e 2013", afirmou à agência Lusa Anthony Thomas, vice-presidente da agência de notação financeira Moody's e analista-chefe para Portugal. Segundo o responsável, estas medidas, que "vão ajudar o Governo a alcançar a consolidação orçamental", implicam também "o enfraquecimento da economia".

Uma Catastrofe Nuclear a Caminho?

Nada parece controlado, e já tivemos 3 explosões na central de Fukushima, tendo passado o nível de gravidade do acidente de 4 para 6 (7 é o máximo e foi uma única vez utilizado: Chernobyl em 1986). Não tenho nenhuma dúvida que quer o Japão, quer quem de direito está a fazer todos os possíveis (e impossíveis) nesta matéria, só que...

terça-feira, 15 de março de 2011

Paralização dos Camionistas

Vamos no 2º dia...As reivindicações principais são as seguintes: Redução do preço dos combustiveis, redução do preço das SCUTS. Reivindicar cada um pode, agora uns podem mais do que os outros: Devido ao efeito "açambarcamento" já faltam combustíveis em alguns postos e o próximo passo é a falta de todo o tipo de bens nas lojas. Já temos detidos, apedrejamentos com feridos, tiros, ocupação de vias públicas e excessos vários. Muita atenção a estes fenómenos (já o disse e repito: Isto é (globalmente) um país de brandos costumes até ao dia, as "extremas" não dormem...).

Uma Certeza

Os Gato Fedorento que se cuidem, pois isto é humor de qualidade superior. 1.A redução da taxa do IVA não vai reduzir num único cêntimo o preço deste bem de "primeirerríma" necessidade (lembram-se da história dos ginásios?). 2. Se o governo pensa que a redução da receita fiscal vai ser compensada por uma maior receita proveniente do turismo está 100% errado, o que vai acontecer é uma perca de receita (a solução para corrigir mais um disparate,deve ser a do hábito: Mais um PEC a penalizar aqueles que nunca viram um taco de golfe...) . 3. Uma medida destas, numa altura destas, é algo que não me parece normal. 

Uma Dúvida

As eleições antecipadas são antes, ou depois do verão?.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Filme - Quills

3 nomeações aos Oscares: Actor Principal (Geoffrey Rush), Direcção Artistica e Guarda Roupa, Premio do Juri no Fantasporto, e 14 premios em quase 50 nomeações, foi realizado em 2000 por Philip Kaufman a partir de um trabalho de Doug Wright (Pulitzer em 2004). Nos tempos de Bonaparte (Ron Cook) o Marquês de Sade (Rush) encontra-se internado no hospital psiquiatrico de Charenton, o qual é dirigido pelo abade Du Coulmier (Joaquin Phoenix), o qual ama a mesma mulher que Sade: A camareira Madeleine (Kate Winslet). Para "refrear" o Marquês é enviado para o hospital o cruel médico Royer-Collard (Michael Caine), o qual apenas vai complicar as coisas...Filme provocador (excessivo a espaços), assenta num cinismo e perversidade incomuns. Mais um excelente exemplo da pior natureza humana...

Noticias Da Libia

Khadaffi pode ter todos os defeitos do mundo, mas numa coisa é muito claro: Não sai a bem. Quem quizer perceber percebe, quem não quizer, não percebe..."Nos entretantos" temos um banho de sangue num pais ingovernável, e sem qualquer solução visivel...

Noticias Do Japão

A situação é de uma gravidade incalculável e nada indica que o pior  já esteja visto. Oficialmente estão contabilizados mais de 1800 mortos, mas o número "oficioso" aponta para mais de 10 mil. Algumas regiões foram "varridas" do mapa e o risco de um desastre nuclear é algo em cima da mesa. Caso (e todos desejamos que não) se confirme esse cenario, estamos todos (repito todos) com um "senhor" problema...

O Sr PM Falou Ao País

Honestamente perdeu o seu tempo. Limitou-se ao auto-elogio e a criticar o PSD (É muito curioso que "a páginas tantas" tenha dito "PSD" em vez de "FMI" - Quem tiver dúvidas veja o video). Portugal não necessita de ajuda externa? Por favor Sr PM, sempre que Portugal emite divida publica isso é o quê?. Se quero por aqui o FMI? Não, agora juros a caminho dos 8% é algo insustentável e irresponsável. Lamento, mas nenhum governo tem o direito de endividar as futuras gerações para sustentar os vicios das actuais.

domingo, 13 de março de 2011

70

Representa a liderança e julgamento humanos. Moisés designou 70 anciãos (Êxodo 24:1); O Sinédrio era composto por 70 homens. Jesus escolheu 70 discípulos (Lc 10:1). Jesus disse a Pedro para perdoar 70 vezes 7. A tradução da Biblia para o grego foi feita por 70 escribas. 70 eram as nações e as linguas antes da torre de Babel.

sábado, 12 de março de 2011

No País Á Rasca

As manifestações promovidas pela "geração á rasca", juntaram milhares de pessoas em várias cidades, oriundas de várias gerações, umas mais (outras menos) á rasca... Por cá ainda tudo é pacifico (até ao dia)...

Música - Blandest

Nirvana

Filme - Fúria De Viver

Realizado em 1955 por Nicholas Ray, é uma historia de desencantos e frustrações, a qual mereceu 3 nomeações aos Oscares: Actriz Secundaria (Natalie Wood), Actor Secundario (Sal Mineo) (ambos menores na altura) e Argumento Original . Jim Stark (James Dean), obriga a sua familia (um pai "fraco" - Jim Backus e uma mãe possessiva - Ann Doran) a mudar inumeras vezes de cidade, dado o mesmo estar constantemente envolto em desordens. Na nova cidade vai conhecer Judy (Natalie Wood), outra jovem revoltada, e namorada do lider de um gangue (Buzz- Corey Allen) e o jovem John "Plato" (Sal Mineo), alguém profundamente perdido e que vê em Jim um exemplo. A marginalidade/criminalidade aqui retratada não é a das classes desfavorecidas, mas sim a dos "meninos ricos" perdidos na America pós Segunda Guerra. Desde 1990 que se encontra guardado no National Film Preservation Board.

Manobras Diversivas

O Governo Português pretende enfiar o buraco do BPN no défice de 2008... O Eurostat não está para aí virado e caso as imparidades (estimadas em 2 mil milhões de euros) sejam contabilizadas este ano, o défice é agravado em 1.1%. Se a memória não me falha, o BPN ia custar zero aos contribuintes...Uma coisa é "conjuntura", outra coisa são erros de palmatória, cuja factura, é apresentada aos do costume...

O Pior Ainda Pode Estar Para Vir

Aqui

sexta-feira, 11 de março de 2011

A Dignidade

O Sr PM Japonês no parlamento durante o arrasador sismo

A Brutalidade Da Natureza

No (provavelmente) país do mundo mais preparado para este tipo de fenómenos, abateu-se uma tragédia de dimensões ainda muito dificeis de quantificar. As réplicas sucedem-se, após um dos mais violentos sismos do mundo desde que existem registos, seguido de um tsunami.



A 28 De Fevereiro

Escrevi isto. Hoje veio a confirmação. Alguém explique porque motivo tudo correndo tão bem (desde o PEC I)  já vamos no PEC IV (ou será o PEC V?)...Quanto a isto, ou é mentira (e espero um desmentido veemente e convincente), ou sendo verdade que alguém se explique, muito bem explicadinho... 

quinta-feira, 10 de março de 2011

Música - Milk It

Nirvana, In Utero (1993)



I am my own parasite
I don't need a host to live
We feed off of each other
We can share our endorphins

Doll steak
Test meat

Look on the bright side is suicide
Lost eyesight I'm on your side
Angel left wing, right wing, broken wing
Lack of iron and not sleeping

I own my own pet virus
I get to pet and name her
Her milk is my shit
My shit it is her milk

Test meat
Doll steak

Look on the bright side is suicide
Lost eyesight I'm on your side
Angel left wing, right wing, broken wing
Lack of iron and not sleeping

Doll steak
Test meat

Look on the bright side is suicide
Lost eyesight I'm on your side
Angel left wing, right wing, broken wing
Lack of iron and not sleeping

Protector of the kennel
Ectoplasma, ectoskeletal
Obituary birthday
Your scent is still here in my place of recovery

A Felicidade De José Socrates

Hoje foi o dia da rejeição da moção de censura do BE

Índice Do Populismo E Da Demagogia (2)

Artigo de José Pacheco Pereira
.
O grupo "1 milhão na Avenida da Liberdade pela demissão de toda a classe política." A "demissão de toda a classe política" em democracia significa acabar com eleições e recusar os resultados eleitorais, extinguir os partidos políticos, acabar com a democracia parlamentar, entregar as decisões políticas a um grupo que só pode chegar ao poder através de um golpe, ou militar, ou tipo Conselho da Revolução no PREC.
A última vez que em Portugal se "demitiu toda a classe política": 28 de maio de 1926. Durou 48 anos.

Canal Memória

Pelos vistos a irritação com o discurso de Cavaco está ao rubro (e deste calibre é um fartote). Muito bem, deixo algumas  perguntinhas de algibeira: A frase "direito á indignação" foi proferida por qual PR?. A invocação da "bomba atómica" foi usada por um PR. Qual? (fica uma ajudinha: o mesmo PR da pergunta anterior...). Quem foi o PR que usou o seu 2º mandato para ajustar contas (externas e internas) e que se esteve literalmente "nas tintas" para o défice? (Outra ajudinha: Não foi o mesmo das perguntas anteriores...). Qual foi o PR que ouviu toda a gente para nomear um certo Sr PM, e pouco depois o despediu (apesar da maioria absoluta na AR) por motivos nunca cabalmente explicados (continuo a ajudar: o mesmo da pergunta anterior). Qual foi o PR que formou um partido a partir de Belém? (mais uma ajuda: Nenhum dos anteriores...). Ajuda final: Cavaco Silva não é a resposta a nenhuma das perguntas anteriores...  

quarta-feira, 9 de março de 2011

Música - A New England

Billy Bragg, Life´s a Riot With Spy Vs Spy (1983) 

Mudam-se Os Tempos...

Alguns dos profundamente irritados com (como lhe chamam) os "Deolindos", os quais acham que são uma emanação do BE (até admito que sim) - sobre a banda escrevi isto muito antes do tema que os irrita -. Curiosamente não me lembro de tanta irritação quando o ultra-sobrevalorizado Pedro Abrunhosa cantava "O que é que A Maria e o Aníbal devem fazer? Talvez f....", isso sim, profundamente ofensivo e de muito mau gosto. Canções de intervenção? Temos uma longa história, nem todos são Cobains, o qual (desesperado) dizia "Sou pior naquilo que faço melhor e por esse dom sinto-me abençoado", ou, "Tudo é culpa minha, assumo toda a culpa", ou ainda, "Não sou como eles, não consigo fingir, acho que sou um imbecil"....

Recomendo A (Re)leitura Aos "Irritadinhos"

Outra tomada de posse

Tomada De Posse

Discurso de Cavaco Silva. O PS, ao que parece, não gostou, assim como a esquerda. Deixo uma pergunta: Cavaco disse alguma mentira?

Contrair Dividas Para Pagar Dividas

É um erro grosseiro, o qual, mais cedo ou mais tarde, conduz ao descalabro. O principio é válido para todos (particulares, empresas e estado).

terça-feira, 8 de março de 2011

Para Memória Futura

O Sr PM afirmou que recorrer ao FMI implicaria uma perca de prestigio e dignidade. Fica o registo... 

Música - Death Rays

Mogwai

Música - How To Be A Werewolf

Mogwai

Música - San Pedro

Mogwai

Música - Rano Pano

Mogwai

Disco - Hardcore Will Never Die, But You Will

Regresso dos Mogwai em 2011. Desde logo, os Escoceses continuam eximios na arte de criar titulos para os seus discos/canções. Musicalmente falando, continuam iguais a si proprios,  não existe aqui nada de particularmente novo ou inovador, "apenas e só" muito boa música, algo a que estamos habituados desde 1997 ...

Carnaval? Olhe Que Não Sr PM...

segunda-feira, 7 de março de 2011

Algo Mudou ?

Em 2005 fomos informados que uma parte do preço dos combustiveis servia para pagar as SCUTS. Dado que as mesmas foram abolidas, fica uma pergunta: Caso a taxa subsista, qual é a sua justificação?

Curiosidades

Sei perfeitamente que as realidades não são comparaveis, mas fica a curiosidade: Os americanos estão muito preocupados com o preço da gasolina, cujo litro (em euros) ronda os 66 centimos (contra os cerca de 1.56 euros em Portugal). Por outro lado o actual preço nos EUA encontra-se cerca de 15% abaixo do seu máximo histórico, enquanto que por cá, é o que se sabe...

A Luta Continua

Artigo de João Lisboa
.
Não é improvável que, empolgada pelo efeito-Deolinda, uma nova vaga de politólogos, sociólogos, hermeneutas, historiadores, exegetas, psicólogos e outros Professores Karamba, se lance, avidamente, sobre o crucial acontecimento político-cultural que foi a vitória dos Homens da Luta na relíquia televisiva anual conhecida como Festival RTP da Canção. Uma trupe revisteira de "clowns" mascarados de bonecos-do-PREC - o proleta, a ceifeira, o soldado, o pintas, a jovem-estudante-de-esquerda e o zecafonsodepunhoerguido - é uma caricatura que não só diz bem com o espírito do Carnaval como é pitéu demasiado tentador para se lhe conseguir resistir. Não esquecendo que o triunfo foi assegurado por esse feliz casamento entre democracia directa e negócio para as operadoras telefónicas que é o "voto popular" via-chamada para a RTP (factor decisivo responsável pela "viragem" do resultado final no sentido da "cause du peuple"), que os neo-Situacionistas de Parque Mayer anunciaram ir estar presentes na manifestação de dia 12, da "geração-Deolinda" ("tout comunique!", como diria a Mme Arpel), e que - detalhe nada menor - o Festival da Eurovisão onde "A Luta É Alegria" representará a lusa pátria terá lugar em Düsseldorf, a 5 de Maio, no quintal das traseiras da Angie Merkel.
Nada disso, porém, é mais importante do que um outro facto que era conveniente não passar despercebido: perante o desfile proverbialmente deprimente das doze canções a concurso, os dezoito júris - recheados até às guelras de "maestros", "professores de música", "músicos" e "directores de conservatório"... tão imensa (e democraticamente regionalizada) riqueza musical da pátria foi uma fulgurante revelação - manifestaram-se desmedidamente agradados face à magnífica exibição de talentos e derramaram elogios e piropos sobre os excelsos artistas. Que a ministra da Cultura e os seus colegas da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior prestem toda a atenção: por mais severa que seja a crise, cortar verbas e subsídios a estes sobreexcelentes músicos e pedagogos... NUNCA!

Irreal Social

Ainda não percebi o que é que é mais surreal nesta historia: Se os Homens da Luta terem ganho o Festival da Canção, se a letra, se o "decor", se tudo. Saber que este ano a competição europeia é disputada na Alemanha, é seguramente de "gritos"...



«Por vezes dás contigo desanimado
Por vezes dás contigo a desconfiar
Por vezes dás contigo sobressaltado
Por vezes dás contigo a desesperar

De noite ou de dia, a luta é alegria
E o povo avança é na rua a gritar

De pouco vale o cinto sempre apertado
De pouco vale andar a lamuriar
De pouco vale o ar sempre carregado
De pouco vale a raiva para te ajudar

De noite ou de dia, a luta é alegria
E o povo avança é na rua a gritar

E tráz o pão e tráz o queijo e tráz o vinho
E vem o velho e vem o novo e o menino
E tráz o pão e tráz o queijo e tráz o vinho
E vem o velho e vem o novo e o menino
Vem celebrar esta situação e vamos cantar contra a reacção»

Não falta quem te avise «toma cuidado»
Não falta quem te queira manter calado
Não falta quem te deixe ressabiado
Não falta quem te venda o próprio ar

De noite ou de dia, a luta é alegria
E o povo avança é na rua a gritar

E tráz o pão e tráz o queijo e tráz o vinho
E vem o velho e vem o novo e o menino
E tráz o pão e tráz o queijo e tráz o vinho
E vem o velho e vem o novo e o menino
Vem celebrar esta situação e vamos cantar contra a reacção

A luta continua quando o povo sai à rua!»

domingo, 6 de março de 2011

Parabens A Quem De Direito

José Couceiro (o qual já  passou pelo Porto) andou metade da semana "aos gritos" contra os arbitros. Teve hoje o prémio: O Sporting interrompeu uma serie de 8 jogos sem vitorias, não por mérito próprio, mas sim devido a uma arbitragem 100% inclinada...O Benfica interrompeu hoje uma serie de 18 vitorias consecutivas, devido aos seus deméritos, mas fundamentalmente devido a uma arbitragem inacreditável, a qual se não foi encomendada bem pareceu...O Porto com 11 pontos de vantagem a 8 jornadas do fim, pode encomendar as faixas. Mérito de Vilas Boas? Algum, a grande fatia fica para Pinto da Costa, o qual continua a saber muito bem como é que as coisas se fazem...

O Homem Do Dia

2 vezes campeão europeu dos 100 metros, uma vez vice-campeão nessa distancia (assim como nos 200 metros), medalha de prata nos Jogos Olimpicos (100 metros),  2 medalhas de bronze nos mundiais (uma ao ar livre e outra em pista coberta) nos 200 metros, recordista europeu nos 100 metros, 5 vezes campeão
nacional nos 100 metros e 3 nos 200 metros, Francis Obikwelu tornou-se hoje campeão europeu dos 60 metros em pista coberta

Costumes Dos Antigos

Artigo de José Pacheco Pereira
.
No seu livro sobre a biblioteca pessoal de Hitler, Timothy Ryback cita Walter Benjamin e a eterna pergunta que toda gente que tem bibliotecas a dar para o grande conhece: "Mas já leu estes livros todos?" De um modo geral, quem faz esta pergunta não é um grande leitor nem tem muita experiência de leitura, porque senão saberia de imediato que é absolutamente impossível ler todos os livros de qualquer biblioteca que tenha mais de 6000-7000 livros, na melhor e raríssima hipótese de se ser um leitor excepcional. Mas na pergunta há também uma ingenuidade que me é muito simpática: se não lê todos esses livros, para que é que os tem? E aí estamos noutro território, passamos da leitura para a bibliofilia. No seu conjunto, tudo costumes dos antigos.
O número de livros que se pode ler em vida é controverso e difícil de avaliar. Há livros e livros, uns maiores e outros mais pequenos, uns mais fáceis de ler e outros impossíveis de ler de forma recreativa, fluente, e que exigem uma leitura muito especial e naturalmente muito lenta. Algumas das maiores asneiras e demonstrações de ignorância que conheço são as afirmações presumidas sobre livros de que não se faz a mínima ideia o que são, muito menos lê-los.
Colecciono testemunhos de três asneiras, uma clássica, duas de pura ignorância. A clássica, chamemos-lhe assim, ocorre num romance "social" de Abel Botelho e diz respeito ao operário que tinha alimentado as chamas da sua "revolução", porque, numa noite de insónia, tinha lido o Capital de Karl Marx. Está-se mesmo a ver na mansarda esquálida, o jovem a ler sem sono à luz da vela ou do gás, o árido volume, presume-se que o primeiro, da complexa obra, que é o último texto que se pode considerar incendiário. Ainda dei o benefício de dúvida de que podia ser a edição resumida que Lafargue fez, mas mesmo assim não calha o livro com o "incêndio". O segundo exemplo foi uma aluna minha de Filosofia, num curso de adultos, que me jurou a pés juntos que, também na noite passada, tinha lido de uma assentada a Crítica da Razão Pura de Kant "inteirinha". Está visto que as noites devem ser particularmente excitantes para certos leitores, que lhes permitem ler de uma assentada várias centenas de páginas de um dos livros mais complexos da história da Filosofia. O livro então nem sequer existia em português e o seu fascínio intelectual só se apreende com uma leitura lenta, longa e quase de vida, e que implica o acesso ao vocabulário filosófico alemão, sem paralelo na sua capacidade conceptual. Chumbou, apesar da sua especialidade nocturna em Kant. O último exemplo foi a tentativa por alguns seguidores cheios de zelo, que queriam justificar uma referência de Passos Coelho a um livro que não existia, a "Fenomenologia do Ser" de Sartre, com uma confusão do leitor então muito jovem com o Ser e o Nada de Sartre, cujo subtítulo é Ensaio de Ontologia Fenomenológica. A mera ideia de que um adolescente, com "interrogações existenciais", teria lido o Ser e o Nada de Sartre, livro que os tais zelosos seguidores não faziam a mínima ideia do que fosse, ainda é mais ignorante do que a pobre aluna que tinha lido o Kant nocturno ou o operário inflamado por Karl Marx.
Voltemos aos livros que efectivamente se podem ler numa vida, deixando as imaginárias leituras para os seus cultores. Para uma biblioteca minimamente razoável, ou seja, acima dos 5000 volumes, e por isso feita por quem gosta de livros, tomo como válidos os números entre 2500 e 6000, no máximo, de livros lidos. 2500, já se trata de um muito bom leitor, 5000 um excelente leitor. Benjamin calculava o número em cerca de 10% de uma biblioteca de amador, e Churchill, numa reflexão sobre os livros que nunca teria tempo para ler, achava que tinha lido por volta de 5000, um número já muito elevado, dado que duvido que tivesse muito tempo para ler, por exemplo, nos anos da guerra.
O número razoável para um grande leitor anda à volta de 100 por ano, o que, em 60 anos úteis de leitura, dá à volta de 6000, mas, mesmo assim, parece-me já muito exagerado, porque ninguém mantém tanta regularidade de leitura. Tenho registo de ter lido na juventude quase um livro por dia, trinta por mês, mas olho com espanto para muitos desses títulos de que não me recordo absolutamente nada. "Alimentaram o monstro", mas desapareceram da memória útil. Mas lembro-me de muitos outros na mesma altura, os únicos que deveriam figurar na lista. Foi assim que li toda a colecção Argonauta até pelo menos ao número 100 e muita literatura americana, Steinbeck, Faulkner, Upton Sinclair, John dos Passos, Erskine Caldwell, todos os volumes da Ática do Pessoa e as traduções do Eliot, antes da sucessão de leituras, já noutra fase, das traduções de Quintela de Holderlin, Novalis e Rilke, e das obras de Thomas Mann. Continuei a ler muito, mas o ritmo baixou para o actual de cerca de um livro por semana, número estatístico, visto que leio dois ou três ao mesmo tempo durante várias semanas. Deixo de parte as "releituras", porque o são do mesmo livro, embora haja uma moda de "releituras", muito faladas em certas entrevistas por quem não lê quase nada - "estou a reler Eça", o livro que toda a gente se "lembra" de ter na mesinha de cabeceira - e são tão inventadas como o Kant, o Sartre e o Marx imaginários.
Na Internet, respondendo a esta mesma pergunta, há quem dê totais superiores de livros lidos, mas se eu quiser ler alguns livros infantis, até posso ler 20 por dia e fazer uma estatística absurda. No meu cálculo, os livros andam à volta de uma média de 200-250 páginas e são, na sua maioria, de leitura "narrativa", ou seja, fáceis de ler. As minhas excepções confirmam a regra, alguns dos livros que li mais recentemente chegaram às 1000 páginas, por exemplo sobre a guerra civil americana, ou a história "oficial" do MI5, e um ou outro cai na categoria do "difícil", como alguns ensaios de Teologia, mas é na base desse cálculo mais modesto que eu me coloco a mim mesmo perante o mesmo espelho de Churchill: calculo ler na vida à volta de 4000-5000 livros, e terei já lido, melhor ou pior, cerca de 3500.
Ou seja, ainda me sobram nas estantes muitos milhares para poder ler, mesmo no caso pouco provável de chegar à idade de Matusalém. Não é grande drama, pior seria deixar de ter livros para ler

Música - Salem, 1692: The Crucible Front Titles: Dancing In The Forest

George Fenton, banda sonora de The Crucible

Filme - As Bruxas De Salem

Realizado em 1996 por  Sir Nicholas Hytner a partir de uma peça teatral de Arthur Miller (1953), baseia-se num caso real. Ano de 1692, Abigail é uma das raparigas que, conjuntamente com as suas amigas se diverte com supostas "feitiçarias". Uma aparente brincadeira, vai acabar com o enforcamento de 20 pessoas acusadas de bruxaria, depois de condenadas pelo Juiz Thomas Danforth (Paul Scofield). Uma historia de bruxas? Definitivamente não, na verdade o que temos é uma historia de vingança, traição, hipocrisia e falta de valores promovida por Abigail Williams (Winona Rider) a qual apos se ter envolvido com o seu patrão John Proctor (Daniel Day Lewis), procura por qualquer meio afastar a esposa deste: Elizabeth (Joan Allen). Um filme notavel, bem demonstrativo da pior natureza humana e do fenomeno da "carneirada"...Recebeu 2 nomeações da Academia (Argumento Adaptado e Actriz Secundaria: Allen)

O Estado (Em Todo O Seu Esplendor) A Reduzir A Despesa Publica...

Aqui

Resumo Do GP De F1 No Barhein

Não Contem Comigo Para O Coro Das "Virgens Ofendidas"

Várias vozes têm criticado a postura deste (e de anteriores governos) relativamente à Libia. Sejamos claros: A diplomacia, acima de tudo, assenta na denominada "realpolitik" e se assim não fosse, apenas teriamos relações com os "amigalhaços". Os Estados não são diferentes do cidadão comum, e unicamente os liricos podem defender que profissionalmente e socialmente nos relacionemos apenas com quem gostamos...Portugal tem relações com gente pouco recomendável? Evidentemente, tal como qualquer outro estado e qualquer um de nós...Meter isto na "gaveta" tem um nome: Hipocrisia...

sábado, 5 de março de 2011

Pormenores

Karl Theodor Maria Nikolaus Johann Jacob Phillip Franz Joseph Sylvester Freiherr von und zu Guttenberg, era o Ministro Alemão da Defesa, sendo o politico mais popular do governo e candidato a suceder a Angela Merkel. Demitiu-se na passada terça feira por ter mentido...Qual foi a mentira? Ter omitido (e depois negado) que grande parte da sua tese de doutoramento assentava num plágio.Antes da demissão Karl Theodor zu Guttenberg já tinha renunciado ao titulo academico. Alguém imagina algo de semelhante por cá?...

Música - Main Titles

Danny Elfman, banda sonora de Planet Of The Apes, a qual foi nomeada ao respectivo Grammy

Filme - O Planeta Dos Macacos

Conforme promessa anterior, fica aqui a visualização da versão de Tim Burton em 2001. Globalmente a historia é a mesma, mas existem algumas "nuances": A mais evidente é a "humanização" dos macacos (todas as abordagens são humanas, seja qual for o tema), existe inclusive uma liga de protecção dos humanos (uma evidente analogia com a liga de protecção dos animais). Por outro lado existe uma "resistencia" humana contra o "status quo", patrocinada pela macaca Ari (Helen Bonham Carter) filha do senador Thade (Eric Roth). Leo Davidson (Mark Wahlbergh) é o o humano que "aterra" no planeta controlado pelos macacos, e o qual numa primeira fase nada vai perceber, para na fase final descobrir a surpreendente e chocante verdade...Burton realiza com a habitual destreza um filme que dividiu espectadores e critica.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Música - Pocket Knife

PJ Harvey, Uh Uhu Her (2004)

Música - The Glorious Land

PJ Harvey, Let England Shake (2011)

O BCE

Prepara-se para subir o preço do dinheiro já em Abril. Não sabemos em quantos "basis points", nem sabemos se será um "episódio isolado" (duvido). Num país em recessão, com o desemprego a crescer, com o acesso ao crédito cada vez mais dificultado, com o crédito mal parado em crescendo, com uma carga fiscal cada vez mais pesada, com reduções salariais na função publica, com um estado que se endivida a taxas proibitivas, ao mesmo tempo que tenta controlar o defice fundamentalmente pelo lado da receita, esta noticia é a "cereja no topo do bolo". Sabemos que o mandato do BCE assenta, apenas e só, na redução da inflação (mesmo quando (no caso presente) é  "importada"). Formalmente, o comportamento do BCE é correcto? Sim, o problema é que formalismos à parte, a decisão é mais um tremendo erro da equipe chefiada pelo Sr Trichet, a qual, todos vamos pagar de uma forma profundamente injusta e cruel.

Uvas e Petroleo

Fico fascinado quando oiço alguns senhores, com um ar superior, explicarem que o preço dos combustiveis não depende apenas do preço da matéria prima. Pois não, no entanto, este argumento apenas tinha sido usado para justificar descidas do preço dos combustiveis inferiores às descidas do preço do petroleo. Agora serve para explicar que estando o petroleo longe do seu preço máximo, os combustiveis continuem a bater recordes de preço. Um destes dias, a subida continuada do preço dos combustiveis, com o petroleo a descer sustentadamente, vai ser explicada com a adaptação da velha máxima que diz que se faz vinho de tudo, até de uvas...

quinta-feira, 3 de março de 2011

Música - My Death

David Bowie ao vivo em 1973 (a partir de La Mort de Jacques Brel, album de 1959 La Valse à Mille Temps)



My death waits like an old roué
so confident I'll go his way
whistle to him and the passing time...
My death waits like a bible truth
at the funeral of my youth
weep loud for that -
and the passing time...
My death waits like
a witch at night
as surely as our love is bright
let's not think about the passing time

But whatever lies behind the door
there is nothing much to do...
angel or devil, I don't care
for in front of that door...
there is you.

My death waits like a beggar blind
who sees the world through an unlit mind
throw him a dime
for the passing time...
My death waits there between your thighs
your cool fingers will close my eyes
lets think of that and the passing time
My death waits to allow my friends
a few good times before it ends
so let's drink to that and the passing time

But what ever lies behind the door,
there is nothing much to do
angel or devil I don't care
for in front of that door... there is you

My death waits there among the leaves
in magicians mysterious sleeves
rabbits and dogs and the passing time
my death waits there among the flowers
where the blackest shadow, blackest shadow cowers
let's pick lilacs for the passing time

My death waits there, in a double bed
sails of oblivion at my head
so pull up the sheets
against the passing time

But whatever lies behind the door
there is nothing much to do
angel or devil...i dont care
for in front of that door
there is... [audience shout, "Me"]

Thank you.

Música - Lady Grinning Soul

David Bowie, Aladdin Sane (1973)

Podem Fazer Os Desenhos Que Quizerem

Não existe nenhum motivo (racional) para os combustiveis custarem o que custam. O regulador deste mercado não o regula, resta saber o motivo (ou não sabe, ou não pode).

quarta-feira, 2 de março de 2011

Disco - Schindler´s List

Banda sonora do filme de Steven Spielberg, a qual foi composta por John Williams. Venceu o Oscar o BAFTA e o Grammy, foi nomeada aos Globos de Ouro. Um disco maduro, profundo, assente em orquestrações de enorme densidade, as quais se conjugam de forma irrepreensivel com o argumento do filme. Mais um daqueles casos em que banda sonora e filme foram feitos um para o outro...

Música - Stolen Memories

John Williams

Música - Yeroushalaim Chel Zahav

Tema escrito em 1967 por Naomi Shemer e aqui interpretado pelo The Ramat Gan Chamber Choir.

Música - Theme From Schindler´s List

John Williams. O violino foi tocado por Itzhak Perlman

"Entreguei O Poder Ao Povo E Voltei Para A Minha Tenda"

"Desde 1977, que eu e os militares [responsáveis pela revolução de 1969] entregámos o poder ao povo", disse Kadhafi na comemoração do 34º aniversário da entrega do "poder ao povo".
Perante dezenas de pessoas, presentes na cerimónia, Kadhafi disse que a Líbia "não precisa de presidentes nem reis" e descreveu-se como uma "mera referência, um símbolo".
"Entreguei o poder ao povo e voltei para a minha tenda", afirmou o líder líbio, desafiando "quem quiser" a provar que é ele que exerce o poder na Líbia.
E deixou uma ameaça: "Milhares de líbios irão morrer caso exista uma intervenção dos Estados Unidos ou da NATO" na Líbia.
Ao 16º dia de revolta nas principais cidades líbias, Muamar Kadhafi distancia-se da posição de alvo de todos os protestos: "Ouvi os noticiários mencionarem o meu nome directamente. Ri-me. O que é que isso tem a ver comigo? Eu liderei uma revolução e depois saí. Agora o poder e a autoridade estão nas mãos do povo".
Kadhafi afirmou ainda que não aconteceram manifestações e pediu mesmo à ONU para enviar uma "missão de verificação" ao país.
Ao mesmo tempo que nega os protestos, o líder líbio volta a acusar a Al- Qaeda de ser responsável pelos disúrbios no país e deixou um aviso: "Combateremos até o último homem e a última mulher", afirmou. (Noticia do Sapo).
.
O conteudo do discurso fala por si...Os mais distraidos que abram os olhos: Neste cantinho (plantado à beira mar), o que não falta são defensores de modelos de "democracia directa"...

Filme - A Lista De Schindler

7 Oscares (Realização, Filme, Direcção Artistica, Fotografia - Janusz Kaminski, Montagem, Banda Sonora - John Williams e Argumento Adaptado) e 5 outras nomeações (Actor Principal: Liam Neeson - como Oskar Schindler, Actor Secundario: Ralph Fiennes - como Amon Goeth, o cruel chefe do campo de Plaszow) , Guarda Roupa, Caracterização e Som) para um total de mais de 80 prémios em mais de 100 nomeações. Realizado em 1993 por Steven Spielberg a partir de um livro de Thomas Keneally (1982, o qual ganhou o Booker Prize), o qual retrata o papel de Oskar Schindler (Neeson) durante a 2ª Guerra. Filme "de dificil digestão" é o retrato de uma parcela (vergonhosa) da nossa historia, na qual, Schindler acaba por ser um "heroi improvável". Destaque para o papel de Ben Kinsley (Itzhak Stern) e para a espantosa fotografia a preto e branco de Kaminski (excepção ao prologo, ao epilogo e a dois momentos do filme)

Errado Dra Ana Gomes

A Eurodeputada afimou não  ter "dúvidas nenhumas de que este ataque feito a Portugal está muito relacionado com o preconceito que os Alemães têm em relação ao nosso país e aos países do sul". A tese é velha: A culpa nunca é nossa, é sempre dos outros...Dra Ana Gomes, no lugar da Sra Merkel o que faria?

terça-feira, 1 de março de 2011

Filme - O Laço Branco

Realizado em 2009 por Michael Haneke teve 2 nomeações aos Oscares (Melhor Filme Em Lingua Estrangeira e Fotografia: Christian Berger), venceu a Palma de Ouro em Cannes, o Globo de Ouro na respectiva categoria, venceu no European Film Awards as categorias de Melhor Filme, Realização e Argumento, entre muitos outros prémios e nomeações. A historia (a qual decorre entre Junho de 1913 e Agosto de 1914) é-nos narrada muitos anos depois, pelo na altura professor da escola de Eichwald (Christian Friedel). Numa pequena comunidade extremamente fechada e conservadora, um conjunto de acontecimentos estranhos e bizarros, os quais chocam pela sua subtileza e brutalidade e que a pouco e pouco, nos vão desvendando a natureza humana no seu pior, crianças (mais de 700 foram alvo de casting) incluidas. Haneke apresenta um argumento cuja complexidade vai crescendo ao longo das mais de 2 horas do filme, assente numa direcção  artistica primorosa e numa poderosa fotografia a preto e branco. Fica tudo esclarecido? Nem por sombras, o que fica é tudo subentendido, e Haneke nesse campo é genial...Para quem quizer saber mais

Para Quando Um Modelo Econometrico Para O Bom Senso ?

O Sr Presidente da AdC (em entrevista à RTP N) referiu ainda que a diferente velocidade de ajuste (quando o petroleo sobe (desce), a subida (descida) de preços é mais rapida (lenta)) pode ser explicada por modelos econometricos. Mesmo acreditando que tudo isto é verdade, e que o mercado de combustiveis em Portugal é um exemplo para a humanidade de boas práticas concorrenciais, não posso deixar de colocar uma questão: Olhando para outras empresas, noutros sectores de actividade e também  sujeitas a concorrencia, assistimos a um comportamento completamente diferente (Grandes superficies, operadores de (tele)comunicações, banca, seguros, e podia ficar aqui o resto do dia...), comportamento esse, assente na tentativa de angariar clientes, atraves de inumeras estratégias, cuja principal é o preço. No mercado de combustiveis o que é que se passa? Todos estão contentes e felizes, e todos e cada um, faz exactamente o mesmo que o vizinho, na mesma hora e na mesma proporção...Será isto normal ?