segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Vindo De Quem Vem, Só Não Dá Vontade de Rir, Porque O Assunto É Muito Grave ...

Site do PCP. Para quando uma linha sobre a Coreia do Norte?

Egipto

Um sítio possível, para ir seguindo os acontecimentos

John Barry 1933-2011

Midnight Cowboy Theme (1969) e 007 Theme (1963)



domingo, 30 de janeiro de 2011

Música - Eperdu

Cocteau Twins

Música - SerpentSkirt

Cocteau Twins

Música - Rilkean Heart

Cocteau Twins

Disco - Milk And Kisses

último disco de originais para os Cocteau Twins em 1996. A habitual sonoridade "charmosa" alia-se (perfeitamente) á voz de Elisabeth Frazer. Muito Bom? Evidentemente...Mais do que um disco, o que temos (denominador comum a toda a obra da banda) é um estado de espirito...

Rui Pereira

Não conheco pessoalmente o Sr Ministro, mas parece-me uma pessoa de bem. Não é politico, e o cargo que ocupa parece-me (mais) um erro de casting. Se bem percebo a "coisa", a gestão do Cartão do Cidadão é da tutela do Ministro da Presidência, sendo o processo eleitoral gerido pelo Ministério da Justiça  e pelo MAI. Porque é que Rui Pereira aparece como o único culpado? Em politica costuma-se dizer que o que parece é, e neste caso o que parece é que se sacrificou um "não politico", para proteger dois "politicos profissionais": Silva Pereira e Alberto Martins.  

A História Dos Cartões De Eleitores É Grave

Artigo de José Pacheco Pereira
.
(1)
É tanto mais grave quanto a desresponsabilização é ostensiva e quase insultuosa. Pela primeira vez desde que há democracia as eleições correram mal, muito mal. Não podemos saber exactamente quantos eleitores deixaram de votar, mas podemos saber que o “problema” do número do eleitor atingiu dezenas de milhares de pessoas, a julgar apenas pelas mais de 20.000 que telefonaram num pequeno período de tempo de uma hora para saberem onde deviam votar, o motivo dado para o colapso do sistema informático e telefónico do MAI.
(2)
A verdade é que não só tudo correu mal, como é grave que tal aconteça em eleições em que se temia muita abstenção. E o modo como os serviços dependentes do MAI trataram as pessoas ainda é pior. O modo como alguns eleitores de idade e condição social para nunca terem usado um computador, foram corridos com desprezo – o “senhor vá à Net procurar” – é indigno de uma democracia. E se fossem e-educados, também não lhes serviria de muito, porque os sistemas tinham ido abaixo.
(3)
É suposto que tenha existido uma carta, mas não conheço ninguém que a tenha recebido (eu tenho cartão único, o meu cartão de eleitor antigo foi destruído junto com outros cartões quando o recebi, e também não recebi carta nenhuma). Vi aliás notícias contraditórias sobre a existência da carta. Vi também, quando tudo já corria mal por todo o lado, a CNE vir dizer que estava tudo bem e que, se algo não corria bem, a culpa é dos eleitores que não usavam o SIMPLEX, assim tendo mais trabalho e mais burocracia… E, no dia seguinte, vi o desplante dos responsáveis do MAI virem dizer que não tinham culpa nenhuma e iria haver um inquérito. Não, assim não, esta é uma responsabilidade que não pode ficar abafada, e quando as desculpas começam no Ministro, as culpas começam também aí.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Ministério Da Verdade

Depois de uma semana conturbada (o tema é o financiamento público do ensino privado ) que promete mais desenvolvimentos, o Sr PM, 9 (!) Ministros e 12 (!) Secretários de Estado, ocuparam este sábado a inaugurar escolas públicas requalificadas...Não sei porquê, lembrei-me de Orwell e do seu Miniver (em Novilingua). Uma coisa boa do Governo da Oceania é que tinha apenas 4 ministérios: O da Verdade, o da Paz, o da Fartura e o do Amor...

Disco - Random Hearts

Banda sonora do filme de Sydney Pollack, foi composta por Dave Grusin. A partir de uma melodia base, a qual aparece em todas as canções, Grusin compôs um disco "hipnótico", perfeitamente adequado ao filme. Excelente no seu tom "soft jazz"

Música - Personal Effects

Dave Grusin

Música - Dutch

Dave Grusin

Música - Love Theme

Dave Grusin

Filme - Encontro Acidental

Um avião a caminho de Miami cai, matando todos os seus ocupantes. Na lista de passageiros encontra-se o marido da candidata ao Congresso Kay Chandler (Kristin Scott Thomas) e a esposa do sargento da policia William (Dutch) Van Den Broeck (Harrison Ford). O primeiro deveria estar em Nova Iorque e a segunda tinha justificado a viagem, por motivos profissionais inexistentes. Quando Dutch e Kay descobrem que os seus conjuges tinham um caso a atitude vai ser diferente: o polícia quer saber tudo, a politica não quer saber nada, quer para preservar a filha adolescente Jessica (Kate Mara), quer para não comprometer a sua eleição. O problema é que ambos se vão envolver emocionalmente, pondo tudo em questão. Um melodrama? Nunca. como escreveu João Lopes "este é um filme com um tempo diferente de quase tudo o que, hoje em dia, se vê em cinema. O senso comum dirá, talvez, que há uma lentidão marcante no modo como os acontecimentos se produzem e articulam. Importa sublinhar, pelo contrário que «Encontro Acidental» é um filme de uma espantosa velocidade emocional, de tal modo que o mais subtil tremor das personagens ou o mais discreto objecto dos cenários podem ser elementos decisivos na cruel aventura sentimental que aqui se relata". Realizado em 1999 por Sydney Pollack a partir de um livro de Warren Adler
é um extraordinário filme o qual citando Eurico de Barros "é um filme de adultos, com adultos e para adultos".



Injustiça

As minhas simpatias politicas por Francisco Louçã são zero, mas (as anunciadas) criticas ao seu papel na campanha de Manuel Alegre, são tremendamente injustas. Louçã empenhou-se e muito. O estilo? Só quem for tontinho é que ainda não o percebeu...Sejamos claros: Louçã tinha tudo a ganhar com a eleição de Alegre, enquanto que Sócrates tinha tudo a perder.  

Uma Revolução Em Curso

Tunisia, Egipto, Argélia, Siria, Líbia, Iemen. O que é que une todos estes paises? Longos poderes dinásticos, um fosso cada vez maior entre o poder e o povo, pobreza, corrupção, injustiça e (sintetizando) ausencia real de democracia. Após 29 anos de Mubarak o Egipto começa a dizer "basta". O caminho será longo, muito duro, mas está mais do que na hora, destes regimes podres por dentro e por fora começarem a ruir.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Música - I Know You´re Here

Steve Vai, ao vivo em 2003

Música - Trilogy Suite Op.5

Yngwie Malmsteen, album Trilogy (1986)

PAN

É o mais recente Partido Político criado em Portugal. Pela parte que me toca, "animais humanos e não-humanos", "novos paradigmas mentais", "seres sencientes" e outras tiradas de "sete e quinhentos", é algo que me transcende. Não gostarem de cozido á portuguesa e bacalhau é como tudo: Uma questão de gosto...

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Música - Only You

Yazoo

Música - Don´t Go

Yazoo

Música - Tuesday

Yazoo ao vivo em 1982

Disco - Upstairs At Eric´s

Yazoo (ou Yaz nos EUA) em 1982 . Uma daquelas bandas desprezadas pela (generalidade) da crítica, mas com "qualquer coisa". Desde logo a voz de Alison Moyet (algures entre um timbre Jazz e Blues - é ouvir com atenção os temas mais "lentos" e os "menos óbvios"), depois a "parafernália" sonora (ou não...) desenvolvidada pelo ex-Depeche Mode Vince Clarke. Acredito que muitos apenas tenham "visto, ouvido e sentido" synth pop descartável, mas na verdade existe infinitamente muito, mas muito mais...A (re)descobrir quase 3 décadas depois.  

O Maravilhoso Mundo Novo vs O Mundo Real

1. Cartão do Cidadão: é uma excelente invenção e ponto final. 2. Dado que mudei de residência, actualizei os meus documentos e passei a ser portador de um desses cartões. 3. Sabendo que passava a ser eleitor na minha zona de residência, fiz o que me pareceu óbvio, a tempo e horas: consultei o Portal do Eleitor, onde em breves segundos acedi ao meu número de eleitor e ao local onde deveria votar. 4. No passado Domingo indiquei ao Presidente da minha mesa eleitoral, o meu número de eleitor, exibi o meu Cartão de Cidadão e votei tranquilamente. 5. Admito que não seja um Português "normal", pois no passado Domingo, um número indeterminado de eleitores não conseguiu votar (o número é-me indiferente, um único eleitor seria demais) e porquê? Muitos eleitores desconheciam qual o seu número de eleitor e ninguém em tempo útil lhes conseguiu dar o respectivo número...6. O óbvio de saber a informação antecipadamente é muito giro num mundo que não existe. Estamos a falar fundamentalmente de pessoas que reunem uma, ou mais, das seguintes características: Idosas, analfabetas,  habitantes do "Portugal profundo", mal informadas (é bom que se retenha (e por mim falo) que quando requeri o Cartão do Cidadão, fui informado que não precisava de Cartão de Eleitor, bastando a apresentação do referido Cartão Único para votar). 7. Alguma oposição pediu a cabeça do Sr MAI, o qual não se demitiu (Salvo erro, ou omissão, o último Ministro a demitir-se sem culpa formada foi Jorge Coelho após o denominado caso "Entre Os Rios" em 2001). 8. Jorge Migueis (Director da Administração Eleitoral da Direcção-Geral da Administração Interna) e Paulo Machado (Director Geral da Administração interna) deram a cara e apresentaram a respectiva demissão (aguarda-se o inevitável inquérito - a melhor forma em Portugal de "engonhar" qualquer assunto). 9. Posição do Sr PM não eleito por 4 em cada 5 Portugueses (desde que aprendi a fazer as contas assim - mérito para os apoiantes de Manuel Alegre -, ou seja o BE e menos de um terço do PS, que não quero outra coisa...)? Silêncio absoluto...10. Silva Pereira afirmou que a questão é técnica: Formalmente será, mas na prática é politica e é grave. 11. Para concluir: Os Srs eleitores são totalmente inocentes? Não, mas cabe "a quem de direito" resolver estas "externalidades", dado que o cidadão "perfeito" não existe, e neste caso, "quem de direito" falhou totalmente. 

Matar O Doente Com A Cura

Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu (BCE), sinalizou que o aumento da inflação por via da subida dos preços das matérias-primas não deverá motivar uma subida dos juros de referência para a Zona Euro.
No entanto, a subida dos preços das matérias pode provocar uma subida dos salários, num efeito conhecido por “efeitos de segunda ronda”.
“Todos os bancos centrais, em períodos em que há ameaças inflacionistas provenientes das matérias-primas, têm de ter muito cuidado para que não haja efeitos de segunda ronda”, disse Trichet numa entrevista concedida ao Wall Street Journal  “É isso que nós estamos a fazer”, acrescentou o responsável, avançando que não vê quaisquer efeitos de segunda ronda “nesta fase”.
Na última reunião de decisão das taxas de juro, Trichet endureceu o discurso de controlo da taxa de juro, relembrando que o seu mandato é de controlar o agravamento dos preços e não o de promover o crescimento da economia. Declarações que levaram alguns economistas a anteciparem a estimativa de subida dos juros.
O presidente do BCE diz que a taxa de juro permanece “apropriada” no actual mínimo histórico de 1% e sugeriu que não perspectiva a necessidade proceder a um aumento da taxa num futuro próximo.
No entanto, “no lado dos preços da energia e das matérias-primas temos um número de desenvolvimentos que vamos acompanhar de perto”, referiu. “Toda a gente sabe que não deixaríamos que se materializassem efeitos de segunda ronda”, acrescentou. (Noticia do Negócios)
.
Vamos por partes:
.
1. O Sr Eng Trichet funciona mais ou menos como o mercado de combustíveis em Portugal: Muito rápido a aumentar preços, muito lento a proceder em sentido inverso
2. Já sabemos que o seu mandato assenta no controlo dos preços e não na promoção do crescimento da  Economia. Infelizmente o bom senso também não está mandatado...Equacionar "encarecer" o dinheiro nesta altura é quase 100% do caminho ideal para garantir uma recessão prolongada.
3. "Efeito de segunda ronda": Desculpe?
4. Podem-me dizer que o Sr Eng em momento algum fala na subida do preço do dinheiro, até a afasta. Isso é "tresler" a entrevista, pois na verdade o que o Sr Eng faz é preparar o caminho.
5. 1 de Novembro deste ano será o primeiro dia "Tiririca" na presidência do BCE ...
.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Música - The Great Below

Nine Inch Nails, album The Fragile (1999)

Música - Everyday Is Exactly The Same

Nine Inch Nails, album With Teeth (2005)

Fazer O Bem A Quem Necessita

Make-A-Wish Foundation e por cá

Deverá Barack Obama Resignar ?

A pergunta é dirigida áqueles que acham que Cavaco não tendo tido o voto de cerca de 75% dos eleitores, não deve tomar posse como PR. Bem sei que nos EUA, a percentagem de eleitores que não votou em Obama foi "apenas" 67%, mas não fica mal perguntar...

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Música - A Thousand Hours

Cure, album Kiss Me, Kiss Me, Kiss Me (1987)

Música - The Drowning Man

Cure, album Faith (1981)

Filme - O Quinteto Da Morte

A partir de um argumento de William Rose (1955) - Que lhe valeu a nomeação ao Oscar em 1955- é um remake do filme de Alexander Mackendrick, e foi realizado pelos irmãos Coen em 2004. Foi nomeado á Palma de Ouro em Cannes, tendo Irma P Hall ganho o Prémio do Juri. Marva Munson (Hall) é uma pacata viúva que vive com o seu gato, frequentadora da Universidade Bob Jones (uma associação religiosa) a qual tem um quarto para alugar. O Prof Dr Goldthwait Dorr (Tom Hanks) vai ser o seu hospede, invocando que está a descansar e que precisa da cave para ensaiar com o seu grupo de música erudita (Gawain - Marlon Wayans - um empregado de limpeza num casino, Garth - J.K Simmons - Um contra regra, Lump - Ryan Hurst - Um jogador de futebol americano e O General - Tzi Ma - um comerciante). Na verdade Dorr e o seu grupo pretendem escavar um túnel a partir da cave, para aceder ao cofre do casino onde trabalha Gawain...Se Dorr é extremamente inteligente, o resto do grupo é particularmente estúpido... Quando Marva descobre o assalto, Dorr tenta suborná-la, quando não o consegue, toma uma decisão: Alguém tem que matar a senhora...O problema é que devido a uma série de acidentes e incidentes, não só ninguém o vai conseguir, como os membros do quinteto vão morrer um a um...Os Coen dão mais um recital do seu humor mui peculiar - burlesco (macabro a espaços)- , num trabalho com várias referências a Edgar Allan Poe. Muito bom

Já Cá Faltava...

Já Que Estou A Fazer Contas...

O legitimo Governo Português, recolheu 21.83% dos votos dos eleitores inscritos

O Mau Perder

Se Manuel Alegre tivesse ganho por 1 voto, com uma taxa de abstenção de 90%, aqueles que tentam diminuir (e até questionar) a vitória de Cavaco Silva, seriam os primeiros a dizer (e bem) que Alegre tinha legitimamente ganho as eleições e que o processo eleitoral estava encerrado. Os que tentam diminuir a eleição de Cavaco, para além da demonstração de pouco (ou nenhum) sentido democrático, conseguem  ridicularizar o seu candidato de uma forma pouco digna:
Ponto 1: Cavaco recolheu 23.15% dos votos do universo eleitoral (2230362 votos a dividir por 9631890 eleitores inscritos). Aplicando o mesmo critério aos demais candidatos, chego aos seguintes números: Alegre 8,63%, Nobre 6,16%, Lopes 3,12%, Coelho 1,96% e Moura 0,68%.
Ponto 2: Se 124050 eleitores que votaram em Cavaco tivessem votado em Alegre, Cavaco teria ganho as eleições á 1ª volta, com 50% dos votos +1.
Ponto 3: Mantendo a votação de todos os outros candidatos inalterável, quantos votos teria Alegre necessitado para forçar uma segunda volta? 1080143, ou seja, mais 248101 votos (um crescimento liquido de 29,81%)  
Ponto 4: Já agora qual foi o PR que recolheu mais de 50% do universo eleitoral? Nenhum...Pela "lógica" do ponto 1, Eanes teve 45,87% (76) e 47.14% (80). Soares teve 39.54% (86) e 42.17% (91). Sampaio teve 34.91% (96) e 26.82% (01). Cavaco em 2006 tinha obtido 30.52%.
Ponto 5: Variação entre a eleição e a reeleição: Quer Eanes ( cerca de 295 mil votos) quer Soares (cerca de 450 mil votos) subiram a votação. Sampaio (cerca de 630 mil votos) e Cavaco (cerca de 540 mil votos) desceram.
Ponto 6: Para os "enjoadinhos" (é ver os posts recheados de pastilhas Rennie e Eno em certos blogs), recomendo também pastilhas para a memória: O 2º mandato do Dr Jorge Sampaio (26.82% e menos 630 mil votos)...

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Música - Before They Make Me Run

Rolling Stones, outro tema de Some Girls

Música - Far Away Eyes

Rolling Stones, album de 1978 Some Girls

Alivio

Existe uma corrente que defende que José Socrates venceu ontem, e outra que defende o contrário. O que me pareceu foi que o Sr PM ficou aliviado (p.f. rever os discursos de Alegre, Louça e Socrates, assim como as expressões faciais). Aliviado porquê? Evidentemente que as relações com Cavaco não são boas, mas a eleição de Alegre seria algo de imprevisivel, e seria meio caminho andado para a facção mais á esquerda do PS crescer. Face ao actual cenário, quem é que nos próximos tempos falará de alianças á esquerda?

Coerência

Nada que surpreenda: Certas vozes acham que Cavaco embora tenha ganho, quase que perdeu (a maior abstenção de sempre, o menor número de votos de sempre, o pior resultado numa reeleição, etc, etc). A atitude é coerente: Quem não percebeu nada antes e durante a campanha, também não é agora que vai perceber. 

Presidenciais 2011 - LXXXII

Resultados

domingo, 23 de janeiro de 2011

Presidenciais 2011 - LXXXI

Com uma freguesia por apurar, e com uma abstenção de 52,47%, ficam os resultados e a análise:
.
Cavaco Silva: 52,91%, vitória em todos os distritos, Cavaco é o politico com mais vitórias (5), tendo obtido hoje o seu melhor resultado em termos percentuais.
.
Manuel Alegre: 19,75%. Alegre sofre uma enorme derrota: Não só não conseguiu evitar a reeleição de Cavaco, como conseguiu um resultado pior do que em 2006. Escrevi muitas vezes que a estratégia de Alegre era profundamente errada, e que hoje isso seria visível. Não percebo como é que os estrategas de Alegre nunca perceberam o óbvio.
.
Fernando Nobre: 14,12%. Um excelente resultado e a prova daquilo que também escrevi: A estratégia de Alegre daria votos a Nobre, foi o triunfo da cidadania, contra a "sujidade"
.
Francisco Lopes: 7,15%. Um resultado em linha com o que seria espectável, tendo passado o "teste" do seu partido
.
José Coelho: 4,50%. Nunca um candidato deste tipo tinha chegado a um eleição presidencial. O seu resultado é profundamente surpreendente e uma enorme vitória pessoal. Os 39% na Madeira dão que pensar.
.
Defensor de Moura: 1,57%. Ficou acima de 1% e mais não seria de esperar.

Presidenciais 2011 - LXXX

O Grande Vencedor

Presidenciais 2011 - LXXIX

Todas as projecções dão a vitória a Cavaco Silva (51.4 a 58.0). Manuel Alegre terá entre 17.1 e 21.2. Fernando Nobre obterá um resultado entre 12.4 e 16.6. Francisco Lopes apareçe com valores entre os 5.0 e os 8.8. José Coelho apresenta uma variação entre os 2.0 e os 5.1. Defensor de Moura ficará com um resultado entre os 0.7 e os 2.7. A abstenção poderá ficar acima dos 50%.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Filme - Os Homens Do Presidente

A 1 de Junho de 1972 a sede nacional do Partido Democrata, localizada no edificio Watergate, é alvo de um assalto frustrado. O que parecia um crime banal, vai revelar um enorme escândalo, acabando com a demissão do Presidente Richard Nixon a 9 de Agosto de 1974. A partir do livro de investigação jornalistica escrito por Bob Woodward e Carl Bernstein (1974) - Robert Redford e Dustin Hoffman, respectivamente, Alan J Pakula realizou este filme em 1976, tendo arrecadado 4 Oscares (Actor Secundário: Jason Robards -como Ben Bradlee, Direcção Artistica, Som e Argumento Adaptado: William Goldman) e 4 outras nomeações (Filme, Realização, Actriz Secundária: Jane Alexander - como Judy Hobank e Montagem). Pakula move-se exemplarmente num campo onde é mestre (o filme politico), dando sempre espaço á história e aos personagens. A utilização de imagens reais em certas sequencias é totalmente certeira.

Dia De Reflexão

Uma daquelas coisas que urge eliminar. A "coisa" foi criada no tempo em que o Estado controlava (quase) na integra os meios de comunicação, em que não existia a Internet e o mundo não era globalizado. Hoje dia 22 podemos falar de tudo, excepto dos Srs Candidatos a PR. Fará sentido? Pessoalmente entendo que não.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Música - Hidden Place

Björk, album de 2001 (Vespertine)

Presidenciais 2011 - LXXVIII

A partir da meia noite de hoje entramos em "recolher obrigatório". Falarei sobre o assunto amanhã, pois caso contrário, terei de falar do tempo, da bola e de outros assuntos não politicos...

Presidenciais 2011 - LXXVII

Consta que o PS se prepara para culpar o BE pelo (anunciado) desastre da candidatura de Alegre. Nada mais injusto: O BE esteve eximio no seu campo: Semear confusão e distribuir ódio. Se isso prejudicou Alegre? Evidentemente. O que é que o PS fez para conter os estragos? Nada.

Presidenciais 2011 - LXXVI

A confirmarem-se as sondagens, Cavaco será re-eleito sem grandes dificuldades. Será a sua 5ª vitória ( a 4ª acima dos 50%) em 6 candidaturas (3 directas:  Presidência, e 3 indirectas: PM). Alegre terá uma derrota estrondosa: Um candidato do BE e do PS tem a obrigação de forçar uma segunda volta, com um resultado (no minimo) de 40%. Nobre se tiver uma votação na casa dos 10%, obterá um excelente resultado e poderá ser um nome a ter em conta em 2016. Lopes (a confirmarem-se as sondagens) não fará o pleno do PCP, mas andará lá perto. Coelho e Moura: Qaulquer resultado acima de 1% será excelente    

Presidenciais 2011 - LXXV

Sondagens do dia (Eurosondagem/Católica/Aximage): Cavaco (56.3, 59, 54.7), Alegre (25, 22, 25.6), Nobre (10.1, 10, 10.7), Lopes (5.2, 6, 6.4), Coelho (1.4, 2, 0.9), Moura (2, 1, 1.8). Todos conhecemos a estafada frase, a qual, diz que  "a verdadeira sondagem é no dia das eleições", mas todos os estudos dão a vitória ao actual PR á primeira volta

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A Diferença Entre Ser-se Paneleiro Ou Gay

A anedota tem barbas: No meio de uma discussão familiar acesa, o filho resolve finalmente sair do armário: Pai, já não aguento mais isto! Quer saber porque sou tão diferente? É porque SOU GAY!!!
O pai fica muito admirado, mas pergunta-lhe de pronto:- Gay? Tu fazes ideia do que isso é? O filho, apercebendo-se finalmente do que disse, permanece em silêncio enquanto o pai lá vai continuando:
- Diz-me filho, ganhaste o euromilhões? Tens alguma casa em Cascais? Conduzes um descapotável?- Não, mas…- Então cala-te pá, tu és mas é um paneleiro como os outros!!!
.
Chamem-me os nomes que quizerem (de fascista a homofóbico), mas isto é igual:
A substituição do conceito de raça pelo de etnia e a de sexo por género são as principais propostas dos partidos de esquerda ao princípio da igualdade, que hoje começou a ser discutido na comissão para a revisão constitucional.
PSD e CDS-PP defenderam a manutenção do artigo 13 da Lei Fundamental como está, argumentando que a sua formulação é suficientemente percetível, embora os sociais-democratas tenham admitido a "vantagem de uma certa modernidade linguagem e de conceitos". A Constituição estabelece naquele artigo que «ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual».

Presidenciais 2011 - LXXIV

Sondagem da Intercampus para a TVI: Cavaco 54.6%, Alegre 22.8%, Nobre 9.1%, Lopes 8.2%, Coelho 2.7%, Moura 2.6%. Os números são diferentes da sondagem de ontem? São, mas o resultado final é igual: Cavaco vence á primeira volta.

Música - Kaempfen

Xmal Deutschland

Música - Geheimnis

Xmal Deutschland

Música - In Der Nacht

Xmal Deutschland

Disco - Fetisch

Trabalho de estreia dos Xmal Deutschland em 1983. Um som tipo "caldeirada" (no bom sentido), onde o Gótico, o Rock, o (Post) Punk e outros convivem alegremente, ou "cinzentamente", se preferirem...O caos ordenado, assente num som "sujo" (outra vez no bom sentido) é imagem de marca, com Ian Curtis, Siouxsie Sue, Peter Murphy, Robert Smith  (e respectivas bandas) a estarem omnipresentes. Um belo disco dificil...

A (Nova) Velha Estratégia De Alegre

Artigo de Nuno Gouveia
.
Manuel Alegre fez uma campanha errática. Ora deambulando entre as ideias do Bloco de Esquerda e do PS, houve uma ideia sempre presente na sua campanha: uma vitória de Cavaco Silva colocava o regime democrático em risco. Por vezes acusando o adversário de ser um representante de forças anti-democráticas, outras a acenar com o papão do fim da democracia e da liberdade, ou, como ontem, comparando uma possível vitória de Cavaco Silva com fraudes eleitorais do Estado Novo.
Estas comparações com o fascismo foram uma constante de todas as campanhas eleitorais de Cavaco Silva, desde 1985 até 2006. Portanto, esta estratégia não constituiu novidade para ninguém. Ou nós ou o fascismo, gritou Alegre diversas vezes. Mas Alegre, sendo alguém com dificuldades de olhar para o seu próprio umbigo e que não tem capacidade para fazer uma análise crítica ao seu próprio discurso, hoje teve uma expressão que resume a sua campanha: acusou Cavaco Silva de utilizar o medo como instrumento para convencer os portugueses. Imagine-se que Cavaco Silva tinha passado a campanha a dizer que este era um "combate de vida ou de morte" ou que a "democracia está em risco nestas eleições"? Em todas as campanhas eleitorais há declarações menos conseguidas e todos os candidatos as fazem. Mas basear uma campanha inteira numa estratégia deste género é diferente. Enquanto vai diabolizando o adversário e tentando ganhar votos devido ao "receio" e ao "medo" que tenta incutir nos eleitores, sem pudor nenhum, acusa o adversário de fazer o que ele próprio faz durante a campanha toda.

Presidenciais 2011 - LXXIII

A grande questão é saber se Cavaco Silva tem (ou não) 50%+1 dos votos no próximo Domingo (condição necessária e suficiente para vencer a eleição). Tudo o resto, são "fait divers"

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Música - Scent Of Magnolia

David Sylvian com Ryuichi Sakamoto, um "outtake" de Dead Bees On A Cake, publicado na colectanea Everything And Nothing (2000)

Música - Darkest Dreaming

David Sylvian, album Dead Bees On A Cake (1999)

Presidenciais 2011 - LXXII

Estão recenseados cerca de 9,6 milhões de eleitores, o que me parece um número completamente absurdo e passível de distorcer o valor da abstenção. Bem sei que existem estrangeiros com direito a voto e Portugueses a residir no estrangeiro, mas 9,6 milhões? 

Vale O Que Vale

A história (desmentida pelo Sr PM) foi divulgada pelo "The Guardian" é a que se segue: José Sócrates terá telefonado à chanceler alemã Angela Merkel para pedir ajuda "desesperada" à Alemanha, informa o "The Guardian".
O primeiro-ministro português ter-se-á comprometido a "fazer tudo o que fosse necessário" para conseguir o apoio europeu, rejeitando uma ajuda internacional semelhante à que foi dada à Irlanda e à Grécia.
Depois de ter falado com Sócrates, Merkel terá falado com Dominique Strauss-Khan, diretor-geral do Fundo Monetário Internacional, sobre o pedido de Sócrates e terá mesmo afirmado que os receios do chefe de governo português não teriam qualquer sentido uma vez que lhe não iria seguir qualquer sugestão que lhe fosse dada.
Face a esta situação, Angela Merkel garantiu também que a Europa continua a apostar no euro e que fará "tudo o que for necessário" para garantir a sua estabilidade.

Presidenciais 2011 - LXXI

Parece que nos próximos dias vão sair sondagens com resultados diferentes (menos penalizadoras para Alegre, mas sem porem em causa a vitória de Cavaco á primeira volta). A de hoje (TSF/Económico/Marktest) dá 61.5% a Cavaco, 15% a Alegre,12.7% a Nobre, 3.3% a Lopes, 2.1% a Coelho e 1.2% a Moura

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

AdC

Por motivos profissionais, "levei" com a AdC meses a fio, ainda nos tempos de Abel Mateus . A ideia com que fiquei foi péssima: Um conjunto de "meninos de cueiros" recém-licenciados, sem experiência nenhuma da vida, com um grau de arrogância muito elevado, cujo único objectivo era demonstrar o óbvio a um atrasado mental, sendo a sua liderança exercida por um líder "no papel". Hoje em dia (deve ser da idade...) tenho saudades dessa AdC...

Presidenciais 2011 - LXX

Manuel Alegre perceberá no próximo Domingo, que ter entregue a condução da sua campanha ao BE foi um erro crasso. Cavaco terá perdido votos? Admito que sim, só que os mesmos não foram para Alegre, ou foram para Nobre, ou para a abstenção/nulos/brancos.

Música - Indus

Dead Can Dance

Música - Dedicacé Outò

Dead Can Dance

Música - Song Of The Stars

Dead Can Dance

Disco - Spiritchaser

Último disco de originais para os Dead Can Dance em 1996. Absolutamente hipnótico e genial, gere de uma forma sublime um conjunto de sonoridades que vão do Pop á música étnica, passando pela electrónica, pela música clássica e pelo jazz (nem tudo isto é intuitivo, mas que está lá, está. É "escancarar" os ouvidos e especialmente o cérebro...) Um daqueles discos para levar para uma ilha deserta.

A Ascenção Da Demagogia

Excerto de um artigo de José Pacheco Pereira (os links são meus)
.
Os tempos estão férteis para os demagogos sob várias versões e debaixo de várias capas ideológicas, à esquerda e à direita. Este é um dos aspectos mais perigosos dos anos nefastos que vamos atravessar, porque será pela sua voz e pela sua acção que se incendiará o discurso político, que se destruirá a já débil capacidade da racionalidade do debate público. Os temas da demagogia são clássicos (dinheiro, corrupção, desigualdade, riqueza, etc.) e, em tempos sem futuro, os demagogos incentivam a raiva com proveito próprio. Aqui vão alguns exemplos.
.
Francisco Louçã
.
Francisco Louça é o exemplo mais acabado do demagogo radical, possuidor de um verbo inflamado e que não poupa as palavras que mais excitam. Às vezes, ao ouvi-lo, como aconteceu esta semana no Parlamento num discurso insultuoso contra Cavaco Silva, o melhor exemplo que vinha à minha cabeça era o de um daqueles políticos populistas do “Bible Belt”, ou de um dos mais excitados membros nas manifestações do Tea Party. Uma das coisas mais parecidas com a extrema-direita americana é esta extrema-esquerda portuguesa, que deita a sofisticação às malvas quando fala das mafias, dos gangues, dos criminosos, e estes são… banqueiros.
Quando lhe chamam “pregador” acertam num aspecto e falham noutro. De facto, Louçã está longe de ser um dos místicos que, como muitas vezes aconteceu na história do socialismo, usavam uma linguagem utópica e milenarista, uma versão laica do profetismo bíblico, para prometer aos proletários uma Jerusalém libertada do jugo da exploração. Essa tensão religiosa nada tem a ver com Louça.
Louçã é outra coisa: é um comunista que não se nomeia como tal. A sua visão do mundo é a do marxismo, a que se soma a experiência leninista e trotsquista, revista sob a capa de uma linguagem que substituiu o jargão terminológico clássico, por uma visão moralista da realidade. Louça é um táctico cínico, que se move bem nos meios da burguesia urbana intelectual radicalizada e menos bem nos meios dos trabalhadores. Esses são o terreno do PCP, muito menos demagógico e populista do que o Bloco de Esquerda.
Aquilo em que a classificação de “pegador” acerta é no facto de, por razões de utilitarismo político (e também de ocultação), nele se substituir a linguagem marxista da exploração por um discurso moralista em que o bem e o mal, o justo e o injusto, o certo e o errado, são usados para classificar o seu mundo e excluir o dos outros. Não há um átomo de tolerância no que diz, mas uma sucessão de proclamações, à Savonarola, dos males do mundo ferido pelos corruptos, pelos ladrões, pelos ricos, pelos poderosos. E isso é que é pregação, demagogia pura.

História Do Dia

Uma manifestação de dirigentes sindicais junto á residência oficial do PM (ausente do país), contra os cortes salariais, acabou em confrontos com a policia e com a detenção de dois dirigentes sindicais. Alegre que não viu, condenou, Cavaco que não viu, não comentou.

Gasolina

Hoje atingiu o preço mais alto de sempre: Perante as justificações estapafurdias por parte das petroliferas  (o preço do petróleo, a questão cambial e o IVA) - todos estes motivos implicavam um preço cerca de 20% inferior ao máximo anterior - o que é que diz o regulador? Nada. 

Presidenciais 2011 - LXIX

Manuel Alegre está satisfeito com o apoio do PCTP-MRPP. Faz bem: Recolher o apoio de Trotskistas, Marxistas, Maoistas e outros "istas" do mesmo calibre, não é para qualquer um....Aliás o discurso está cada vez mais radical: Achar que as eleições de domingo "são uma luta de vida e de morte" para a nossa democracia, insinuando que a eleição de Cavaco significa a "morte" da democracia nem merece comentários. Hoje o candidato veio explicar que o que está em causa não é a "democracia formal", mas sim a "democracia social". Não percebi nada, mas isso não é um problema do Sr Alegre, é um problema meu... 

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Disco - Dois Selos E Um Carimbo

Disco de 2010 dos Deolinda. Uma das mais "refrescantes" bandas aparecidas nos últimos tempos. A sua música é uma fusão entre Fado (vadio), música popular e pop (no mínimo). Banda familiar: Pedro e Luís Martins são irmãos, José Leitão é o marido da vocalista Ana Bacalhau, a qual é prima dos Martins...Desejo que a familia continue unida a bem da nossa música popular... 

Música - Patinho De Borracha

Deolinda

Música - Quando Janto Em Restaurantes

Deolinda

Música - Passou Por Mim E Sorriu

Deolinda

Presidenciais 2011 - LXVIII

Temos por aí uma nova teoria: Se Cavaco vencer as eleições abaixo de uma dada percentagem (já vi 56 e 52% - deve-se seguir 50%+1 dos votos-) perdeu...Juro que não estou a sonhar...

Combustiveis

Ouvi hoje um Sr (cujo nome não retive) representante de uma qualquer associação de combustiveis (cujo nome também não me lembro) a explicar que a "culpa" do preço dos combustiveis estarem ao mesmo nível de Junho de 2008, é essencialmente culpa do IVA, apesar do petróleo (em euros) estar cerca de 18% mais barato. Vamos utilizar o brilhante raciocinio: Partindo de um preço base 100 e aplicando a taxa  de IVA da altura (21%) chegamos a um imposto de 21. Menos 18% em Janeiro de 2011 significa um preço base de 84.75. Aplicando 23% de IVA a esse valor chegamos a um imposto de 19.5, ou seja um imposto inferior a juntar a um preço inferior, resulta num preço igual...Fantástico não é? Podem-me dizer que o preço final dos combustiveis não tem apenas a ver com o preço da matéria prima, pois não, mas os "iluminados" vendem essa teoria quando o petróleo sobe, descartando-a quando o petróleo desce...Continuo disponível para oferecer uma máquina calculadora á AdC... 

domingo, 16 de janeiro de 2011

Música - Falling Again

Lacuna Coil, album In A Reverie (1999)

Música - Silent Hedges

Bauhaus, album The Sky´s Gone Out (1982)

Presidenciais 2011 - LXVII

É o principio mais básico de qualquer eleição, o qual (estranhamente) alguns não percebem: Qualquer eleitor toma uma primeira decisão: Ir, ou não, votar. Se decidir não ir votar está o caso resolvido. Caso decida ir votar tem (nesta eleição especifica) 8 hipóteses: Votar num dos 6 candidatos, votar branco ou nulo, sabendo á priori que votos brancos e nulos não são (nesta eleição) considerados votos "válidamente expressos" . Simples? 

Presidenciais 2011- LXVI

Manuel Alegre que pretende ser PR de todos os Portugueses, continua a dirigir o seu discurso aos eleitores de esquerda, desprezando ostensivamente todos os outros. Não sei se Alegre acha que os votos em Cavaco são "administrativos", se os seus eleitores não são portugueses, se votam com uma pistola apontada á cabeça, se estão drogados ou hipnotizados ...Juro que não faço a minima ideia, o que sei é que a divisão entre os "nós" (os de esquerda) e os "outros" (os de direita) é algo que ultrapassa a minha inteligência. Acenar com o "papão" de "Uma Maioria, Um Governo, Um Presidente" é passar um atestado de estupidez aos Portugueses: Se Cavaco ganhar, se a AR for dissolvida (seja quem for o autor), se a "direita" tiver maioria absoluta nas eleições subsequentes, a escolha foi dos portugueses. Acredito que não dê muito jeito perceber isto, mas é assim que funciona. Talvez não fosse má ideia recordar ao Sr Candidato a actuação do seu apoiante o ex-PR Jorge Sampaio...

Presidenciais 2011 - LXV

Muito admirado andava eu por ainda não os ter ouvido...O PCTP/MRPP já sabe em quem deve votar: Em Manuel Alegre. Ficamos informados (e elucidados...) 

Um Crime Público

Artigo de Alberto Gonçalves
.
O homicídio do "cronista" Carlos Castro às alegadas mãos do "modelo" Renato Seabra levou a imprensa a entrevistar os gays confessos de serviço: líderes das associações do ramo, aquele ex-deputado do PS que só foi eleito para votar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, um escritor obscuro, um jornalista idem, etc. No fundo, perguntou- -se-lhes se o crime afectaria a "imagem" dos homossexuais, como, presumo, não se tentaria averiguar se a "imagem" dos heterossexuais, dos zarolhos, dos adeptos do Belenenses ou, já agora, dos modelos e dos cronistas (a mim ninguém me perguntou nada) sairia imaculada de crime idêntico nas respectivas "comunidades". E os homossexuais, supõe-se que nessa curiosa qualidade, responderam cordialmente.
Um cidadão distraído talvez estranhe que quem reivindica o direito de uma "minoria" à igualdade aceite participar em semelhante exercício discriminatório. Um cidadão atento não estranha coisa nenhuma: é sabido que, para os que acham que a atracção por gente de idêntico sexo define uma "identidade", um certo tipo de discriminação é objectivo, não é obstáculo. Muitos homossexuais aceitam com jovialidade a redução ao estereótipo e depois espantam-se que o mesmo método sirva propósitos distintos.
No homicídio em causa, a maioria dos propósitos roça o grotesco. Durante a semana, a Internet e as conversas de rua foram tomadas por uma espécie de demência colectiva, a qual sustenta que o assassínio de um "maricas" (sic) ou "bicha" (idem) merece tolerância e até incentivo. Segundo os preponentes desta simpática corrente jurídica, um sujeito que tortura outro durante uma selvática hora está automaticamente inocente pelo simples facto de o outro ser gay. Não importa a pancada no crânio da vítima, a desfiguração do rosto, a remoção dos olhos, a amputação da genitália e demais pormenores que os media revelam com entusiasmo: importa apenas que a vítima era um homem que gostava de homens e isso, aparentemente, legitima a barbárie.
A toleima chegou a tal ponto que os testemunhos de amigos, familiares e simpatizantes do suposto assassino (com direito, juro, a missa e vigília solidárias na terra natal) não procuram negar a barbárie, mas negar que a dita seja obra de um homossexual. Psicopata, ainda vá; larilas, nem pensar: eis um esboço informal da defesa, que embora não venha a pesar no tribunal americano pesa imenso no julgamento da opinião pública e transtornada que por aí anda. O sr. Renato Seabra possui namorada. O sr. Renato Seabra troca números de telefone com meninas no lobby do hotel. O sr. Renato Seabra é, com jeitinho, a reincarnação de Casanova. Permitam-me uma impertinência: e depois?
O que aqui interessa é que, a acreditar nas notícias, o sr. Renato Seabra matou, com particular crueldade, uma pessoa, e é de pessoas que o caso trata. Ou deveria tratar. Infelizmente, os malucos à solta celebram o falecimento de um homossexual e alguns homossexuais querem castigar mediante sanções específicas a "homofobia", julgando adquirir com decretos a exacta tolerância que imaginaram instaurada na aprovação do "seu" casamento.

Filme - Quiz Show

"Twenty One" é um popular concurso de cultura geral da NBC, apresentado por Jack Barry (Christopher McDonald) e produzido por Dan Enright (David Paymer) com o patrocinio da Pharmaceuticals Inc. Herbert Stempel (John Turturro), um homem simples, tem vindo a ganhar semana atrás de semana. Com as audiencias estagnadas, Dan (em acordo com o patrocinador) propõe a Herbert perder de propósito (a troco de um programa na televisão), ao mesmo tempo que propõe a Charles Van Dooren (Ralph Fiennes), um jovem professor universitário, vindo de boas familias, filho (Mark - Paul Scofield) e sobrinho de prémios Pulitzer, ser o novo vencedor do concurso, através do conhecimento prévio das perguntas e respostas. Quando Herbert denuncia a fraude, o investigador da Subcomissão de Supervisão Legislativa Richard Goodwin (Rob Morrow) fica encarregue do caso, e aquilo que vai descobrir é aterrador...Baseado no caso "Twenty One Quiz Show Scandal" e no livro de Richard Goodwin (Remembering America: A Voice From The Sixties), foi realizado em 1994 por Robert Redford, tendo sido nomeado aos Oscares em 4 categorias: Actor Secundário (Paul Scofield), Realização, Filme e Argumento Adaptado (Paul Attanasio). Referência para a presença de Martin Scorsese como Martin Rittenhome. Um excelente filme sobre o papel da televisão e sobre os abusos de poder. 

sábado, 15 de janeiro de 2011

Música - Ophelia

Tori Amos, album Abnormally Attracted to Sin (2009)

Música - Sugar

Tori Amos, tema de 1996

Presidenciais 2011 - LXIV

O Expresso fez uma Sondagem sobre os candidatos. São estes os resultados (em saldo: diferença entre opiniões positivas e negativas)
.
Competência:
.
Cavaco 46.6
Moura 2.8
Alegre 2.1
Nobre -8.3
Coelho -8.9
Lopes -9.4
.
Honestidade:
.
Nobre 31.1
Cavaco 30.7
Alegre 27.1
Moura 18.4
Lopes 18.1
Coelho 3.2
.
Conhecimento Problemas Internacionais:
.
Cavaco 47.5
Alegre 21.5
Nobre 7.6
Moura 2.2
Lopes -2.5
Coelho -11.1
.
Conhecimento Problemas Nacionais
.
Cavaco 50.9
Alegre 23.3
Lopes 11.0
Moura 5.1
Nobre -0.5
Coelho -16.6
.
Determinação
.
Cavaco 44.7
Alegre 28.5
Nobre 19.2
Moura 17.6
Lopes 13.4
Coelho 9,5
.
Capacidade de Influenciar o Governo
.
Cavaco 24.7
Alegre 14.2
Moura 0.9
Nobre -5.8
Lopes -16.6
Coelho -31.4

Presidenciais 2011 - LXIII

Finda a primeira semana de campanha, fica a análise:

Cavaco Silva apresenta uma estrutura profundamente profissional, a qual, não dá a vitória como certa. O candidato (embora abalado pelo efeito BPN) tem estado em boa forma, usando e (abusando) dos contactos com o povo (a irritação de Alegre e do BE com o "sou um homem do povo" é bem a prova que Cavaco escolheu o caminho certo: Cavaco é muito mais do povo, do que Alegre (um intelectual de gabinete) e quanto ao BE nem vale apena perder tempo, desde quando a extrema esquerda se preocupa com o povo?...) 
.
Manuel Alegre está a pagar as contradições da sua candidatura: Em 2006 quiz ser o candidato do PS e não conseguiu. Em 2011 é o candidato do BE, o qual o PS tolera (á falta de outro voluntário). Uma campanha sem chama, demasiadamente colada ao BE (O PS tem-se limitado a "serviços minimos"). Um candidato afirmar que não é "de facção" diz muita coisa.
.
Francisco Lopes: Se o objectivo é ganhar imagem, numa espécie de "estágio" para o cargo de Secretário Geral do PCP, então estamos perante um sucesso. A "máquina" comunista está a funcionar muito bem e Lopes vai ganhando peso.
.
Fernando Nobre: Muito voluntarismo, muita honestidade, mas também muita demagogia. De uma coisa não tenho dúvidas:  O seu resultado seria superior ao de Alegre, caso fosse o candidato do PS.
.
Defensor de Moura: Ter conseguido entrar na "corrida" já foi uma enorme vitória. Atacar Cavaco e defender a regionalização são as suas bandeiras. É curto? Curtíssimo
.
José Coelho: O grande mistério é perceber como é que conseguiu assinaturas suficientes para concorrer. O resto? Coelho já afirmou que não quer ser PR...

Doença Contagiosa

Artigo de Luis Marques

O BPN foi nacionalizado por representar perigo de contágio para o sistema financeiro. Na versão oficial, o BPN era portador de uma doença que poderia contaminar todo o sector. O Estado foi o serviço de urgência que acolheu o doente e que impediria o contágio, eliminando o mal.
Supostamente, é claro. Uma vez mais o Estado revelou a sua crónica incompetência para atalhar e resolver problemas, tratando uma doença grave com rezas e mesinhas. O voluntarismo paga-se caro. E a verdade é que dois anos depois a doença agravou-se, o doente está pior e o contágio aí está, em todo o seu esplendor.
O BPN contagiou a atividade política, tornando-se um foco de querelas partidárias, utilizadas em função de táticas de momento e das conveniências de ocasião. Por lá passam altas figuras do Estado, atuais e passadas, descredibilizando ainda mais o poder político aos olhos dos portugueses.
O BPN contagiou a campanha eleitoral para a Presidência da República, transformando-a numa lamentável lavagem de roupa suja, na qual ninguém fica bem, incluindo o atual Presidente e candidato à reeleição. À falta de motivos de interesse o país assiste atónito a um perigoso jogo de sombras, por causa do BPN, baixando o nível político desta campanha eleitoral para o grau zero.
O BPN contagiou a execução orçamental, penalizando fortemente os contribuintes. Aquilo que nas primeiras estimativas poderia ter ficado pelos mil milhões de euros, já vai em cinco mil milhões. Um novo reforço de 500 milhões foi pedido recentemente e ninguém sabe quando é que a sangria vai parar, fazendo perigar os objetivos orçamentais para 2011.
O BPN contagiou o sistema financeiro, chamando a atenção para os problemas graves escondidos nos balanços do sistema bancário, começando desde logo pelo da Caixa Geral de Depósitos que tem a responsabilidade de absorver todos os chamados ativos tóxicos existente nas contas do BPN.
O BPN contagiou a credibilidade do sistema, lançando fortes suspeitas sobre as habilidades que estão a ser, ou vão ser feitas, para esconder o lixo (ou seja, em linguagem técnica, as imparidades) existentes nos balanços dos bancos, o que obviamente poderá penalizar quem está a fazer um esforço sério para resolver o problema.
Ou seja, em vez de eliminar o risco de contágio do 'problema BPN', o Governo portou-se como um médico que em vez de atacar o vírus o multiplicou, em vez de atuar e atalhar o problema, arrastou-o, em vez de defender os contribuintes, penalizou-os, em vez de salvaguardar o sistema, colocou-o em risco. O que temos é um pesadelo, para todos.
Com a nacionalização, o BPN que era um problema de alguns, passou a ser um problema de todos. Deixou de ser um banco, mas continuou a ser tratado como tal. A essência da atividade bancária é a confiança. E essa estava irremediavelmente perdida. O Estado, ou seja, o Governo, tinha uma janela muito curta para atuar, liquidando o BPN. Não o fez e, agora, em vez de um grande problema, tem uma bomba entre mãos. Em vez de um doente terminal tem um vírus instalado na vida política, financeira e orçamental.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Música - This Morning

Cure, lado b de The End Of The World (2004)



Nothing left to feel
Nothing more to do
Nothing left to give
Nothing more in you

Nothing else to have or hold
Nothing left
But time to go
Time to go

Years go by
Didn't really say that much at all
And moments just fly
Didn't ever really touch at all

Weeks always run down
Didn't really get that close at all
And days, days fall out
Didn't ever really know at all

And then we're here in a room
Too clean and too bright
She stares at you for an hour
You stare into the light

For one last hour in the room
So mean and so white
I stare at her in this room
As she stares into the night

Nothing left to feel
Nothing more to do
Nothing left to ask
Nothing more of you

In his eyes as we turn no eternity of life
In his eyes as we turn no infinity of why
In his eyes as we turn no beautiful goodbye
In his eyes as we turn nothing but tears
In his eyes as we turn nothing but tears

I couldn't understand too much of what was being said
In a matter of minutes, peacefully so slow
I had to think to breathe, my heart burst
We moved in silence really slowly away from the world
And we drove, as we drove a strange silence
That moment nothing will ever be the same
Nothing will ever be the same, nothing will ever be the same

Days fall out
Weeks always run down
Moments just fly
Weeks go by

And then we're here in a room
Too clean and too bright
I stare at you for an hour
You stare into the light

For one last hour in the room
So mean and so white
You stare at me in this room
As I stare into the night

Nothing left to feel
Nothing more to do
Nothing left to take
Nothing more from you

Nothing else to need or know
There's nothing left at all
But time to go

Música - Please Come Home

Cure, tema de 2004

Para Quem Acha Que Já Viu Tudo

Na Tunisia, o Presidente Zine El Abidine Ben Ali demitiu o govermo, convocou eleições antecipadas, decretou o estado de emergência e fugiu do país. Como é que está o país? Mergulhado num banho de sangue (Recorde-se que Ali chegou á Presidência em 1987 após um golpe de estado)

Coitado Do Rapaz

Volto ao caso Carlos Castro. Apesar de ter assassinado outra pessoa e a ter mutilado, Renato Seabra é a vitima

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Música - The Gnome

Pink Floyd

Música - Bike

Pink Floyd

Música - Astronomy Domine

Pink Floyd

Disco - The Piper At The Gates Of Dawn

Album de estreia dos Pink Floyd em 1967. Rock psicadélico acima de tudo, é um excelente disco, o qual possui "arestas por limar" (algo que a banda faria nos trabalhos subsequentes), as quais em nada diminuem a sua qualidade. Mais de 40 anos depois é fácil perceber a sua "dimensão" 

Carlos Castro (1945-2011)

Confesso que estou a quebrar uma promessa. Tinha decidido não falar sobre o assunto (todos os dias morrem pessoas, umas merecem destaque neste blog, outras não (o critério (discutível) é o meu). Carlos Castro era para mim um daqueles personagens absolutamente fúteis, o qual escrevia sobre inanidades, numa perspectiva totalmente oca. Vendia? Tudo vende...Porque é que quebrei a promessa? O crime em si é de uma brutalidade inenarrável e nada o justifica. Ler artigos homofóbicos (e anedotas do mesmo calibre) é uma falta de respeito, elevar Castro a alguém de enorme relevância na nossa sociedade (caminho seguido pela comunidade Gay e apaniguados) é uma tremenda parvoice. O que temos aqui é um crime brutal, e é isso que tem que ser (duramente) julgado, o resto é sectarismo.

Paul Krugman

Nobel da Economia em 2008, no seu blog (ler Pyrrhic Bond Auctions)

Acima Da "Espuma Dos Dias"

Violentas cheias no Brasil, seguidas de derrocadas de bairros inteiros, provocaram um número indeterminado de mortos, o qual sobe hora após hora (o último balanço aproxima-se das 4 centenas). Na Austrália as inundações atingiram uma área superior á da França e á da Alemanha somadas (com mais de duas dezenas de mortos).

Presidenciais 2011 - LXII

Número 3 do Artigo 286 da Constituição da República Portuguesa. Declaração do Candidato Manuel Alegre. (Alegados) "Textos literários",  um cheque (alegadamente) "desaparecido em combate" , declarações ao TC (alegadamente) em falta, são para mim "alegações" e valem muito pouco. O desconhecimento da lei fundamental do país (a qual o Presidente jura), isso sim, é (no mínimo) preocupante.

Mais Coisas Que Eu Não Percebo

O preço dos atestados médicos vai passar de 90 cêntimos para valores entre os 20 euros (atestado médico simples) e os 100 euros (Atestado em junta médica de recurso). Vacinas internacionais vão variar entre os 50 e os 100 euros, quando hoje custam menos de 1 euro.Qual a justificação? Estes preços não eram alterados desde 1968 (?). Depois de 43 anos (!) sem alterações, fez-se o normal: Passou-se do 8 para o 80.

Presidenciais 2011 - LXI

Mais duas histórias: Alegadamente Cavaco não tem registada a sua casa de férias no Algarve, enquanto que Alegre, alegadamente, não entregou as suas declarações de rendimentos ao Tribunal Constitucional em 2005 e 2009 (algo a que está obrigado por ser membro do Conselho de Estado). Respostas: «Façam todas as investigações que quiserem, publiquem tudo que depois do dia 23 talvez eu possa ler» (Cavaco). "Confesso que começo a ficar incomodado com este tipo de notícias. De cada vez que aparecem notícias desagradáveis sobre os outros lados, inventam" (Alegre). Entendo o incomodo de Alegre (já alguém escreveu que é estranho a campanha estar centrada na eventual desonestidade de dois homens comprovadamente honestos), mas é bom recordar quem começou as "hostilidades".

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Presidenciais 2011 - LX

O BE não sabe o que diz (ver Post anterior) e o seu candidato vai pelo mesmo caminho: Já hoje, considerou satisfatórios os números da execução orçamental, da mesma forma que considerou que as medidas do governo são insuficientes para resolver a crise, e que estamos a caminho da recessão...

Talvez Alguém Os Perceba, Eu Não...

O Estado Português vendeu hoje cerca de 1250 milhões de euros de divida pública (a 10 anos), cujo rendimento dos titulos ronda os 6,72%, tendo a procura superado a oferta largamente. O BE entende que a direita que queria o FMI em Portugal foi derrotada, mas critica o custo da operação. Vejam lá se se entendem e se sabem o que querem: Criticar uma coisa e o seu contrário não vale...

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Música - Pequeno Pormenor

Xutos e Pontapés ao vivo em 2004, um original de A Vida Ao Contrário desse ano



Pequenas coisas que faltam na vida
Tornam-se as grandes incompletas
Pequenas coisas fazem parte
Não te esqueças
A grande ponte para lado nenhum
Fica distante da pequena estrada
Esburacada, onde arriscas a vida
necessáriamente
E se tudo é um todo
E o todo é que importa
Não ponhas de lado
Aquilo que falta

Mesmo que não tenhas tempo
Pensa o que tens a fazer
Mede bem a importância
Dum pequeno pormenor
Um parafuso no foquetão
Um beijo ao deitar, um papel no chão
Uma prenda com cartão, um voto aqui
Ali um não

A justiça em grande faz sombra à pequena
Frágil, diária de todos
Tantas pequenas injustiças
tornam falso o sistema
A pequena dor nunca aliviada
Nas filas de espera do grande hospital
torna a doer, mesmo que te digam
vais ser atendido mais lá pro outro natal

Se tudo é um todo
E o todo é que importa
Não ponhas de lado
Aquilo que falta

Mesmo que não tenhas tempo
Pensa o que tens a fazer
Mede bem a importância
Dum pequeno pormenor
Um parafuso no foquetão
Um beijo ao deitar, um papel no chão
Uma prenda com cartão, um voto aqui
Ali um não

Livro - Palmeiras Bravas

Escrito em 1939 por William Faulkner é de uma subtileza desarmante: Duas histórias que aparentemente nada liga, mas apenas aparentemente:  Acompanhamos o casal de amantes Charlotte (mãe de 2 filhos) e o médico Wilbourne, numa evidente "tragédia anunciada" e um prisioneiro (JJ Taylor),o qual tenta salvar duas pessoas de uma enchente, numa dimensão quase biblica. Faulkner alterna os capitulos entre uma e outra história (aliás existe a versão (redutora, em minha opinião) em dois livros: Palmeiras Bravas e O Homem e o Rio).  O Nobel (1949) e duplo Pulitzer (1955 e 1962) "respira" a sua invulgar qualidade literária, letra atrás de letra...Fabuloso.

Gostos

Entre a hostilidade assumida e o cinismo "puro e duro", confesso que prefiro a primeira solução. Tem uma grande vantagem: É honesta. 

Presidenciais 2011 - LIX

Tempos de antena: Cada maluco com a sua, como diz o povo: Gosto de os ver sob o ponto de vista técnico, ignorando o discurso político. Pelo que já vi, temos 4 níveis: Cavaco, Alegre e Lopes no 1º (técnicamente muito bom), Nobre no 2º (técnicamente bom), Moura no 3º (Técnicamente mau: ver o candidato a sussurar á sua mandatária nacional o texto a debitar, não é falta de dinheiro, é incompetência da equipe de montagem) e Coelho no 4º (Os tempos de antena são como o candidato: Só vistos, pois contados, ninguém acredita...)  

Desde Quando Bons Preliminares Garantem Algo De Qualidade?

Sobre isto, cito João Lisboa: "Vamos lá ver, que isto há gente que, nos preliminares, até se safa mas, depois a seguir, esmorece..." e Afonso Azevedo Neves: "O apuramento preliminar supera todas as expectativas. Todas as expectativas preliminares? O que é isso de preliminares?". Mantendo o nível "da coisa" não há preliminares que nos valham face a isto


Uma Injustiça

Já "meio mundo" caiu em cima do Sr. Será que ninguém percebe o sentido de humor do candidato?. Podem-me dizer que é "humor para intelectuais", mas Alegre não é um?

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Disco - Moon Pix

Confesso que adoro a voz de Charlyn Marie Marshall (Cat Power de nome artistico). Este disco de 1998 foi definido assim pela própria: "I got woken up by someone in the field behind my house in South Carolina," she explained, "The earth started shaking, and dark spirits were smashing up against every window of my house. I woke up and I had my kitten next to me...and I started praying to God to help me...So I just ran and got my guitar because I was trying to distract myself. I had to turn on the lights and sing to God. I got a tape recorder and recorded the next sixty minutes. And I played these long changes, into six different songs. That's where I got the record.". Abreviando (e em português): Simplesmente magnifico... 

Música - Colors And The Kids

Cat Power

Música - Moonshiner

Cat Power, a partir de uma canção tradicional



I'm a rambler, I'm a gambler, I'm a long way from home
And if you don't like me you can leave me alone
I'll eat when I'm hungry and I'll drink when I'm dry
And if moonshine don't kill me, I'll live till I die

I've been a moonshiner for many a year
and I've spent all me money on whiskey and beer
I'll go to some hollow and I'll set up my still
and I'll make you a gallon for a ten shilling bill

I'm a rambler, I'm a gambler, I'm a long way from home
And if you don't like me you can leave me alone
I'll eat when I'm hungry and I'll drink when I'm dry
And if moonshine don't kill me, I'll live till I die

I'll go to some hollow in this country
Ten gallons of wash and I'll go on a spree
No woman to follow and the world is all mine
I love none so well as I love the moonshine

I'm a rambler, I'm a gambler, I'm a long way from home
And if you don't like me you can leave me alone
I'll eat when I'm hungry and I'll drink when I'm dry
And if moonshine don't kill me I'll live till I die

Oh moonshine, dear moonshine, oh how I love thee
You killed my poor father but you'll never get me
Bless all moonshiners and bless all moonshine
For their breath smells as sweet as the dew on the vine

Música - Metal Heart

Cat Power

Presidenciais 2011 - LVIII

Cavaco Silva em entrevista a Judite de Sousa. Cavaco nunca "despiu" o fato de PR para vestir o de "candidato" e enviou inúmeros recados em diversas direcções. Sejamos claros: A questão presidencial é entre Cavaco e Alegre, quanto a Cavaco, tem sido (com erros) o Presidente de todos os Portugueses (desagradou muitas vezes a sua "base" eleitoral, sendo o casamento homossexual a "cereja no topo do bolo"), Alegre assume-se claramente como o candidato da esquerda (esta declaração diz tudo: "A abstenção que fique à direita, porque neste lado é hora de unir, de somar e de mobilizar à esquerda" ). Quem quizer um Presidente "de facção" vote em Alegre, eu dispenso, já me bastaram os 10 anos do Dr Sampaio (a quem, curiosamente, ninguém pede responsabilidades por uma das frases mais "assassinas" (politicamente falando), alguma vez proferidas: o famoso "existe vida para além do défice", na verdade, nada que me espante, dado o Sr pertencer ao mui restrito "clube das vacas sagradas" (mais uma vez, politicamente falando) .

Site Oficial

James Purdey and Sons

A Mata Bicho

Artigo de Alberto Gonçalves
.
Por esta altura, todos ouviram falar na publicidade paga que Manuel Alegre fez em 2005 para o Banco Privado Português, sob a forma de um texto escrito e publicado nalguma imprensa. Sumariamente, o texto descreve o fascínio de Alegre pelas espingardas de marca Purdey e a melancolia de Alegre por o seu "vencimento" de deputado, "uma pelintrice" (sic), não lhe permitir a respectiva compra.
Vou tentar não estranhar o facto de um poeta de esquerda vender a lira a interesses capitalistas, para cúmulo comprovadamente dolosos. Ou o facto, lembrado por Teresa Caeiro, da eventual incompatibilidade entre a publicidade e o cargo parlamentar que Alegre então desempenhava. Ou o facto de um candidato presidencial que proclama "É preciso pensar nos pobres!" achar que o salário de deputado, umas sete vezes superior ao salário médio nacional e dez vezes superior ao mínimo, é uma miséria. Ou o facto de Alegre ser demagogo ou desastroso em contas, já que cinco mil euros mensais não o impediriam de, em suaves prestações, adquirir uma espingarda que, ao que vi na Internet, ronda os 15 mil (o preço de um carro pequenino). Ou o facto de Alegre ostentar uma memória em cacos, dado que sucessivamente negou o anúncio, o dinheiro recebido pelo anúncio e a utilização do dinheiro do anúncio.
O que é impossível de ignorar é o passatempo do homem. No texto em questão, Alegre refere com evidente desprezo os que ambicionam "carros e jipes de grandes marcas, casas de campo e de praia". Mesmo presumindo que Alegre não possui nenhuma dessas aberrações, não se percebe a superioridade moral de quem se contenta, coitadinho, com "um par de Purdeys".
Afinal, os carros e as casas a que a detestável burguesia concorre são produtos inofensivos: as armas, que aqui nem sequer visam a legítima defesa ou o tiro desportivo, nem por isso. Afinal, a "coragem" que Alegre passa a vida a reivindicar para a sua excelsa pessoa é a coragem dos que vagueiam pelas matas a matar bichos por mero gozo. Afinal, pelintra é a actividade a que dedica o seu ócio, e não a remuneração do seu, digamos, trabalho. O resto é lirismo

Presidenciais 2011 - LVII

Francisco Louçã fala da raiva da candidatura de Cavaco Silva contra a candidatura de Manuel Alegre, a qual contrasta (digo eu) com todo o amor e carinho que a candidatura de Manuel Alegre dedica á de Cavaco Silva (é continuar a ler "O Arrastão", por cada artigo a elogiar Alegre, temos "paletes" contra Cavaco, naquele tom "tão simpático", imagem de marca do BE...)

Presidenciais 2011 - LVI

Gosta mais da RTP,  da SIC ou da TVI? É que ás 19 horas, qualquer um dos 3 canais está a dar o tempo de antena...

O Melhor Treinador Do Mundo

domingo, 9 de janeiro de 2011