terça-feira, 31 de agosto de 2010

Música - Time Is On My Side

Rolling Stones, Keith Richards assumiu parte (da parte) vocal. O original é de Jordan "Jerry" Ragovoy ( escrito sob o pseudonimo Norman Meade em 1963 e "adoptado" pela banda de Mick Jagger em 1964)


Música - Let´s Spend The Night Together

Rolling Stones, o original é de 1967

Música - Shattered

Rolling Stones. O original é de Some Girls (1978)

Disco - Still Life


Os Rolling Stones devem ser a única banda do mundo com mais discos de "não originais" do que de "originais": 29 albuns de estúdio, 31 de "compilações", 10 "ao vivo", 3 "extended plays" e 3 "box sets". O que nos trás aqui é a digressão americana de 1981 ("vendida" na altura como sendo a última da banda, dado que os rapazes eram quase quarentões, e a idade começava a desaconselhar certas "cavalarias"...), editada em disco no ano de 1982. Resultado? Estão a ver um peixe dentro de água?...

Nem O Pai Morre...

Queiroz não se demite, Madail não o demite, os processos sucedem-se, e o ínicio da qualificação para o Euro 2012 começa sexta. «A Selecção tem seleccionador mas neste momento não pode ajudar. A equipa não vai sair afectada porque temos jogadores com muita tarimba e capacidade para jogar em piloto automático», é uma frase suicida: Se o Sr Dr Madail o acha, então extinga-se (por ora) o cargo de seleccionador nacional. A entrevista do Sr Seleccionador á SIC é algo de profundamente "sinuoso". Podemos ir ao próximo Euro? Pois podemos, mas os "preliminares" são péssimos...Como imagem do nosso futebol/justiça é mais uma exemplo profundamente degradante. Já agora, as renuncias á selecção de Simão Sabrosa, Deco e Paulo Ferreira, são uma mera coincidência, fruto da idade (todos "trintões"), ou existe algo mais?.

Chamem-lhe O Que Quizerem, Agora Retirada...

Obama vai anunciar hoje o fim das operações militares no Iraque. Na prática vão ficar 50 mil (!) militares americanos no terreno, para treinar as forças militares locais (operação "New Dawn"). Alguém acha que a insegurança vai diminuir? Só se viver em marte...Aliás quem se der ao trabalho de ler (alguma) imprensa americana, chegará á conclusão que estamos perante uma manobra de "rebranding"...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Música - Goodnight

PJ Harvey, album de 1995 To Bring You My Love, tema apenas disponível na edição limitada (Limited Edition B-Sides CD), aqui ao vivo nesse mesmo ano


Música - Broken Homes

Tricky, album de 1998 Angels With Dirty Faces, com a colaboração de PJ Harvey, aqui ao vivo

Se Alguém Consegue Trabalhar Assim, Vou Ali E Já Venho...

Carlos Queiroz foi suspenso por seis meses pela Autoridade de Antidopagem de Portugal (ADoP), segundo avança esta tarde a SIC Notícias.
A ADoP avocou o processo na semana passada, na sequência da decisão do Conselho Disciplinar face aos incidentes no estágio da Covilhã, que punira o seleccionador nacional com um mês de suspensão e mil euros de multa pelas alegadas ofensas aos elementos da ADoP. No entanto, o organismo absolvera Queiroz da acusação de obstrução ao processo de recolha das análises.
Não satisfeita com este enquadramento, a ADoP decidiu chamar a si o processo, resultando agora numa suspensão de seis meses de toda a actividade profissional, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Contudo, esta sanção é inferior ao previsto na lei, que advoga penas entre dois a quatro anos

O "Rabisco"

De Pedro Vieira publicado hoje no Arrastão, diz muito relativamente ao cérebro destes Srs...Já agora, o nome das pessoas escreve-se em maiusculas, é uma questão de educação.

domingo, 29 de agosto de 2010

Música - Running To Stand Still

U2, album de 1987, The Joshua Tree



And so she woke up
Woke up from where she was
Lying still
Said I gotta do something
About where we're going

Step on a steam train
Step out of the driving rain, maybe
Run from the darkness in the night
Singing Ha, Ah La La La De Day
Ah La La La De Day
Ah La La De Day

Sweet the sin
Bitter taste in my mouth
I see seven towers
But I only see one way out

You got to cry without weeping
Talk without speaking
Scream without raising your voice

You know I took the poison
From the poison stream
Then I floated out of here
Singing...Ha La La La De Day
Ha La La La De Day
Ha La La De Day

She runs through the streets
With her eyes painted red
Under black belly of cloud in the rain
In through a doorway she brings me
White gold and pearls stolen from the sea
She is raging
She is raging
And the storm blows up in her eyes
She will...

Suffer the needle chill
She is running to stand

Still.

A Doutrinação Do Público

Artigo de Nuno Gouveia
.
Graças a Deus que já não estamos limitados à imprensa nacional para seguirmos a actualidade internacional. É muito raro prestar atenção ao que escrevem os jornalistas portugueses (com uma ou outra honrosa excepção) sobre os Estados Unidos. Os nossos jornalistas não descrevem a realidade: eles são uns meros transmissores de uma certa América, funcionando como ideólogos que transformam peças noticiosas em artigos de opinião. Por isso não vale muito a pena ligar ao que escrevem. Se quisermos conhecer este tipo de opiniões mais vale ler os originais, como o The Nation ou o Huffington Post, pois esses são mesmo órgãos assumidos de esquerda. Têm a credibilidade não pretenderem passar pelo que não são: isentos.
Ao ler o Publico de hoje, deparei-me com uma notícia sobre um encontro que Glenn Beck organizou no Lincoln Memorial em Washington, cheia daqueles preconceitos sobre a direita americana. Não apreciando em nada o estilo (e muitas das ideias) de Beck e de Sarah Palin, outra das oradoras presentes, esta peça é um mero artigo de opinião, com um guião escrito antes do próprio evento ter acontecido. Muito do género que lemos na imprensa de esquerda americana. A peça descrevia um encontro quase fascista, com todos os estereótipos do americano anti-Obama a percorrer o artigo. No entanto, e para manifesta tristeza da jornalista, as mensagens que foram transmitidas até foram muito suaves e de conciliação, e o nome de Barack Obama até esteve quase ausente dos discursos. Mas claro que para estes jornalistas/activistas, todos os americanos que se opõem a Obama só podem ser racistas e perigosos brancos protestantes. Mas o pior estava mesmo destinado para o editorial do jornal, aquele que não é assinado e que, segundo disseram depois da saída de José Manuel Fernandes, iria ser “neutro” e "imparcial". Suspeito que os que escreveram o editorial nem sequer conheciam bem o assunto. Quem não soubesse nada sobre o que tinha sucedido em Washington, pensaria que o Klu Klux Klan tinha voltado a reunir centenas de milhares de pessoas nas ruas. Não referiram que a própria sobrinha de Martin Luther King discursou no evento, apregoando os valores defendidos pelo tio há 47 anos naquele mesmo local. Este regresso ao passado da América branca que os activistas/jornalistas do Público escrevem apenas existe na cabeça deles.
Por outro lado, a velha questão da religião na sociedade americana, que demonstra sempre a incoerência da esquerda/imprensa portuguesa. Quando é Barack Obama a falar na importância de Deus, ou Al Sharpton a falar em Fé num discurso público, nada disso é descrito como fundamentalista ou radical. Mas quando um conservador fala em Fé e em Deus, então só pode ser um perigoso fundamentalista religioso. Será que esta gente não se apercebe da duplicidade de critérios que utilizam? Depois queixem-se que os jornais vendem cada vez menos. Eu continuo a comprar jornais portugueses, mas cada vez ligo menos ao que escrevem sobre determinados assuntos. E percebo os motivos que levam muitos portugueses a não comprarem jornais. Para ler este tipo de notícias?

Onde Estava Eu? Deve Ter Muito A Ver Com Isso, Dra.!

Artigo de FF
.
Ao Domingo pela tardinha fico a saber que ou sou do PP, ou do PSD ou até talvez seja um membro dos Serviços Secretos Iranianos segundo a Dra. Fernando Câncio.
Não sabia que ao ir a uma qualquer Manifestação em Lisboa, era preciso picar o ponto com a Dra. para fazer parte da lista dos "bons" (logo ela que ficou tão ofendida quando eu próprio disse que não a tinha visto - nunca a tendo acusado de não ter comparecido - no Arrail Pride no que foi meramente uma brincadeira e uma provocação)
A Dra. Fernando Câncio faz um péssimo serviço ao activismo e à cidadania quando começa a contar cabeças, acusando a torto a a direito (mais a direito que todos sabemos para onde pende o coração da Dra.) todos os que ela acha que não estiveram presentes.
Mas isso ela não deve (quer?) compreender pois é muito mais interessante, e vantajoso, usar a situação trágica de uma mulher no Irão para fazer combate político interno.
Haja pachorra e que o volte o Inverno de pressa pois textos como este só se justificam com o imenso calor que se faz sentir.

sábado, 28 de agosto de 2010

Música - Call Me

Blondie, tema principal da banda sonora de American Gigolo

Filme - American Gigolo


Escrito e realizado por Paul Schrader em 1980, é um dos icones dessa década, não tendo sido, não sendo, e sem qualquer chance de vir a ser minimamente consensual. Julian (Richard Gere) é um prostituto de luxo, o qual se vê acusado de ter morto Patty (Patricia Carr). Para o defender pode apenas contar com Michelle (Lauren Hutton), a esposa de um senador e sua cliente...Schrader é muito mais implicito que explicito, num trabalho muitos furos acima da "opinião média" da critica. Terá os seus defeitos, mas ninguém acuse o realizador de não saber escrever nem filmar (Basta recordar que o argumento de "Taxi Driver" é seu, e ver certos "travellings" deste filme...)

Que "Bicho" Lhes Mordeu ?

A hostilidade do BE relativamente ao candidato presidencial comunista ("O camarada Chico Lopes foi uma decisão do grande colectivo" de acordo com Jerónimo de Sousa) é crescente e honestamente não a entendo. É evidente que Alegre já entusiasmou mais o BE (desde o apoio socialista que Alegre desapareceu, enquanto voz critica á governação de José Socrates). Talvez o BE esteja a presentir um novo Sá Fernandes, mas mesmo assim não faz sentido, a não ser que Louçã achasse que bastava o apoio bloquista para Alegre evitar a provável eleição de Cavaco á primeira, e numa hipotética segunda volta, garantir a união da esquerda em torno de Alegre debaixo da liderança bloquista...Mesmo assim continua a não fazer sentido: Fosse qual fosse o candidato do PCP, Cavaco não perderia um único voto, o mesmo não se aplicando a Alegre (Um candidato forte diminuiria o seu número de votos). Admito que exista "algo" que não alcanço...

A "Grande Vitória Diplomática" Da Vinda De Obama A Portugal

Artigo de José Pacheco Pereira
.
Uma das manipulações mais provincianas que se pode fazer da imprensa, e que a imprensa muitas vezes não precisa sequer de iniciativa alheia para para se automanipular com espírito de serviço, é a de apresentar como mérito próprio ou aquilo que é inevitável, e aconteceria fossem quais fossem as circunstâncias, ou aquilo em que não tivemos qualquer papel particular, mas a distância dos decisores e ignorância dos processos ajudam a apresentar como uma “vitória”. É o caso desta vinda de Obama a Portugal para a Cimeira da OTAN. Se “vitória” portuguesa houve foi em conseguir que uma Cimeira, mais importante do que as habituais, fosse em Portugal, não que Obama cá estivesse. Na verdade, é o objectivo da Cimeira de uma organização de que Portugal é membro, que vai discutir um documento fundamental sobre a sua estratégia, preparado por uma equipa dirigida por Madelaine Allbright, que faz Obama vir. E Obama vem porque existe a percepção que o documento que vai ser apresentado não só pode ajudar decisivamente a organização a sair de um limbo estratégico, como também terá reunido um consenso que permitirá resultados a que o Presidente dos EUA quer estar associado e caucionar.
Em vez de estarmos com estas “vitórias” provincianas, devíamos é perguntarmos como é que, a escassos meses da Cimeira, não existe nenhum debate nacional sobre esta matéria, a começar pela obrigação do governo de nos dizer alguma coisa sobre as suas opções a propósito de um documento que irá ser fundamental para a nossa defesa e para as nossas forças armadas. Era mais útil.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Música - Pennyroyal Tea

Nirvana, In Utero (1993)



I'm on my time with everyone
I have very bad posture

Sit and drink Pennyroyal Tea
Distill the life that's inside of me
Sit and drink Pennyroyal Tea
I'm anemic royalty

Give me a Leonard Cohen afterworld
So I can sigh eternally

I'm so tired I can't sleep
I'm a liar and a thief
Sit and drink pennyroyal tea
I'm anemic royalty


I'm on warm milk and laxatives
Cherry-flavored antacids

Sit and drink Pennyroyal Tea
Distill the life that's inside of me
Sit and drink Pennyroyal Tea
I'm anemic royalty

Música - Something In The Way

Versão "Unplugged" para um original de Nevermind (1991). Os Nirvana em 1993

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A Psicologia "Politicamente Correcta", Ou A Psicologia Da Mentira, Se Preferirem...

Muitos psicólogos, a nível mundial, dão conta que a informação de que os 33 mineiros chilenos só serão resgatados dentro de quatro meses só deveria ter sido passada ao grupo mais tarde, uma vez que correm o risco de depressão. Susana Monteiro confessou-se surpreendida com o aviso precoce.
Habituada a cenários de catástrofe, a psicóloga portuguesa considera, em declarações à TSF, que se «deveria esperar um pouco mais para dar essa informação tão específica». No entanto, «sendo eles mineiros, teriam alguma noção» de que o resgate não seria feito «em poucos dias ou em uma ou duas semanas».
«Dar-lhes esta informação é dar-lhes a percepção de controlo sobre a situação que vão ter de viver, que será dolorosa e penosa, porque vai ter de demorar muito tempo», ressalvou, por outro lado, a especialista, apontando os «aspectos positivos» que a medida pode ter para o grupo de mineiros, presos há 20 dias numa mina do Chile, após um desabamento.
O presidente do Chile já informou os 33 mineiros, presos há 20 dias numa mina de Copiapó, no norte do país, que as operações de resgate podem demorar até quatro meses. A informação foi transmitida ao grupo na terça-feira, mas só foi tornada pública ontem.
Alguns especialistas defendem que a notícia foi dada cedo demais e os mineiros poderão entrar em depressão, uma vez que estão confinados a um pequeno espaço, a 688 metros de profundidade, sem luz natural. No entanto, o ministro chileno da Saúde garantiu que os mineiros «aceitaram» a informação «e estão tranquilos».
Presos num dos túneis de segurança da mina desde o passado dia 5, após um desmoronamento, os mineiros, que já perderam, em média, dez quilos cada um, tentam adaptar-se à escuridão e à temperatura quase constante de 36 graus, com muita humidade. As equipas de resgate conseguem apoiar o grupo através de sondas com oito centímetros de diâmetro e, portanto, já começaram a enviar mantimentos, como sopas e gel de hidratação, que substitui a água. (Noticia do Diário Digital).
.
Sejamos claros: O cenário é horrivel, é algo que não se deseja a ninguém, mas estas "modernices" assentes no esconder da verdade provocam-me calafrios. Todos nós temos direito á verdade, seja em que circunstâncias for. Doi? Pois doi, mas doi muito mais descobrir a verdade á posteriori.

Música - Earth Died Screaming

Tom Waits, um original de Bone Machine (1992) - O qual arrecadou o Grammy de Melhor Disco Alternativo - , música utilizada (entre outras "aplicações") na banda de sonora de 12 Monkeys


Filme - 12 Macacos


Realização de Terry Gilliam em 1995. Em 1997 a humanidade é devastada por um terrível virus. No ano de 2035 James Cole (Bruce Willis), um preso, é "mandado" para o passado para tentar não só compreender o que se passou, mas fundamentalmente para alterar o futuro, só que por erro é enviado para 1990 em vez do ano da tragédia. Cole é considerado como louco e fica ao cuidado da Dra Kathryn Railly (Madeleine Stowe) a qual tem de convencer da bondade das suas intenções...Um belo filme no seu género, onde Gilliam praticamente não dá espaços para "devaneios", o qual recolheu duas nomeações da academia: Guarda Roupa e Actor Secundário (Brad Pitt), no seu papel de Jeffrey Goines, o líder de um grupo radical responsável pela catastrofe. Mensagens "subliminares"? Aos quilos...Garanto que o filme "assusta" muito mais hoje do que em 1995: Basta pensar nas pretensas epidemias com que a espaços (cada vez menores) somos bombardeados...

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Música - Soul Mining

The The, album homónimo de 1983

Música - Instincts

Romeo Void ao vivo em 1985, um original de 1984

Coisas De Quando O Mundo Era Fresco, Em Vez Deste Local Tórrido E Inóspito Em Que Se Tornou

Das Cartas Abertas do Comendador Marques de Correia
.
Houve tempos mais frescos do que os atuais. Eu lembro-me de a praia ser um local agradável, com uma pessoa aqui, uma família acolá, com espaço; um tempo em que o povo não tinha fins de semana nem férias e se podia, enfim, desfrutar a areia e o mar em silêncio, o qual só era entrecortado pelos homens vestidos de branco que gritavam: "Olhó Rajá fresquinho! Há fruta ó chocolate!" Porque nessa altura só havia fruta ou chocolate. A fruta era sumo gelado; o chocolate era uma fina película que envolvia um gelado de baunilha. E pronto, as pessoas divertiam-se. Também havia os senhores das bolas de berlim, como hoje, mas não havia aquela gente toda a vender relógios, óculos, vestidos, camisolas, colares, pulseiras e cremes. Também havia mais de meio metro quadrado de areia por pessoa.
Houve tempos em que quem não gostava só de praia podia ir para a mata sem se tornar imediatamente ou vítima de um incêndio ou suspeito de pirómano. As pessoas estendiam mantas, que ficavam repletas de formigas, e sobre elas boiões de patés e doces, pratos de carnes frias, garrafas frescas de água e vinho, terrinas de trutas de escabeche e fatias de pão caseiro. Ali se recostavam a ouvir os pássaros e a ver cair as pinhas sem que ao longe estivesse uma aparelhagem roufenha com uma música de Tony Carreira ou Quim Barreiros, para não falar do vaivém das sirenes dos bombeiros e dos sinos metalizados de igrejas com instalações sonoras, como se a voz de Deus já tivesse de ser amplificada.
Mas, sobretudo, meus caros amigos, houve tempos em que na canícula se silenciava a política. Havia mesmo um provérbio tradicional que eu inventei agora mesmo e que rezava assim: na canícula cala a política.
Mas agora, para além do muito calor, da praia cheia de gente, das matas a arder, ainda temos o Passos, o Sócrates, o Portas, o Jerónimo e esse persistente, perfurante e percutante Louçã, que por praia, terra, mar e ar nos dão as suas opiniões sobre o destino do país.
Que é ótimo, dizem uns;
Que é péssimo, afirmam outros;
Que é fatal, insistem ainda outros;
Que é terrível, determinam os mais pessimistas;
Que só é bom para os primeiros, garantem os últimos.
Os fogos consomem a mata sem que se possa fugir para a praia; a confusão assola as praias sem que se possa fugir para a mata. Abalroado por uns e outros, esconde-se o cidadão em casa. Mas nem aí o deixam: liga-se a televisão, compra-se um jornal, e até a silly season desapareceu. Na verdade, não é necessário inventar nada de muito silly quando eles andam por aí a fazer declarações...
Mas existe aqui um perigo latente: se já não desligamos do resto do ano, para que nos servem as férias?, se Sócrates, Passos Coelho, Portas, Jerónimo e Louçã mantêm em agosto - eles ou os seus clones políticos - o mesmo ritmo que no resto do ano, como descansar deles?
Proponho, pois, que haja, pelo menos, 15 dias por ano em que os portugueses possam tirar férias da classe política. Que o Tribunal Constitucional impeça os políticos de falar e controle e multe os que prevaricarem.
Eis uma proposta fresca, relaxante e verdadeiramente repousante. Não há nada como podermos descansar. Penso que até os fogos diminuiriam.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Música - Wild Horses

Rolling Stones, uma (repito) das mais belas canções de sempre, aqui em 3 versões: A de "Stripped" (1995), a original (1971) e uma ao vivo em 2006







Childhood living is easy to do
The things you wanted I bought them for you
Graceless lady you know who I am
You know I can't let you slide through my hands

Wild horses couldn't drag me away
Wild, wild horses, couldn't drag me away

I watched you suffer a dull aching pain
Now you decided to show me the same
No sweeping exits or offstage lines
Could make me feel bitter or treat you unkind

Wild horses couldn't drag me away
Wild, wild horses, couldn't drag me away

I know I dreamed you a sin and a lie
I have my freedom but I don't have much time
Faith has been broken, tears must be cried
Let's do some living, after we'll die

Wild horses couldn't drag me away
Wild, wild horses, we'll ride them some day

Wild horses couldn't drag me away
Wild, wild horses, we'll ride them some day

Música - Moonlight Mile

Rolling Stones

Música - I Got The Blues

Rolling Stones

Disco - Sticky Fingers


Rolling Stones em 1971. A famosa língua aparece pela primeira vez como logotipo, e é o primeiro disco de "marca própria". A mui famosa (e controversa) capa foi desenhada por Andy Wharol, e o modelo não é (como muitos pensam) Mick Jagger, mas sim Joe Delessandro. Musicalmente falando é Rolling Stones vintage (ano após ano continua a aparecer nas listagens dos melhores discos de sempre). Excelentes canções, assente na tradicional sonoridade R&B, mas sem descurar outras "roupagens". A caminho dos 40 anos de vida, continua absolutamente pujante e Wild Horses é uma das mais belas canções de sempre...

Tendencialmente Gratuito

Várias vozes socialistas estão a acusar o PSD de querer acabar com o SNS "tendencialmente gratuito". O PSD pode ser acusado de muita coisa, agora de querer acabar com o que não existe, não faz sentido, a não ser que eu não faça a mais pálida ideia do que que significa "tendencialmente gratuito"...

Presidenciais 2011 - XIV

Francisco Lopes (55 anos) é o candidato presidencial do PCP. Electricista de profissão é actualmente deputado, para além de membro do secretariado e da comissão politica comunista. É um ilustre desconhecido, o qual dificilmente conseguirá fixar a generalidade do eleitorado comunista (prevejo uma votação final entre os 6 e os 7%)

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Não, Não E Não

Dois violentos choques em cadeia na A 25, provocaram 5 mortos, mais de 70 feridos, vários deles em estado grave: Esta é a (trágica) notícia. Transformar isto numa espécie de "mercado de transferências futebolisticas" é infame ("então, consta que há mais mortos, pode confirmar?", "vários dos feridos graves podem morrer, confirma?", "o número de mortos e de feridos vai aumentar, não vai?" e outras "tiradas" no género são ofensivas. Não estamos a perguntar se o clube A vendeu o jogador B, ou se o clube C contratou o jogador D, ou se o Guarda Redes E deu um frango, estamos a falar de pessoas mortas, de pessoas destroçadas para sempre e de um dos mais graves acidentes rodoviários de sempre em Portugal. Não perceber isso é grave, tornar isso num "freakshow" é ignóbil.

domingo, 22 de agosto de 2010

Música - Dead Flowers

O original é dos Rolling Stones (Album Sticky Fingers de 1971). Fica o original, e a versão de Townes Van Zandt (album postumo Road Songs (2006), gravado originalmente em single (1993) , igualmente utilizada na banda sonora de The Big Lebowski)





And when you're sitting there

In your silk upholstered chair

Talking to some rich folks that you know

Well I hope you won't see me

In my ragged company

You know I could never be alone



Take me down little Susie, take me down

I know you think you're the Queen of the Underground

Send me dead flowers every morning

Send me dead flower by the mail

Send me dead flowers to my wedding

And I won't forget to put roses on your grave



And you're sitting back

In your rose pink Cadillac

Making bets on Kentucky Derby days

I'll be in my basement room

With a needle and a spoon

And another girl to take my pain away



Take me down little Susie, take me down

I know you think you're the Queen of the Underground

Send me dead flowers every morning

Send me dead flowers by the mail

Send me dead flowers to my wedding

And I won't forget to put roses on your grave



Take me down little Susie, take me down

I know you think you're the Queen of the Underground

Send me dead flowers every morning

Send me dead flowers by the mail

Send me dead flowers to my wedding

And I won't forget to put roses on your grave

No I won't forget to put roses on your grave

Filme - O Grande Lebowski


Argumento e realização dos irmãos Coen em 1998. Jeff Lebowski (Jeff Bridges) (mais conhecido por Dude) é um "zé ninguém", que é atacado, após ser confundido com o milionário Jeff Lebowski (David Huddleston), cuja esposa Bunny (Tara Reid) é alguém sem cabeça. Walter (John Goodman) aconselha Dude a pedir uma indemenização ao milionário. Quando Bunny (na verdade uma artista porno) é raptada, o milionário escolhe Dude para entregar o resgate (de 1 milhão de dolares) a troco de 20 mil dólares, só que Walter tem outra ideia...Um excelente exemplo do humor corrosivo (e nada intuitivo) dos manos (a quantidade de mensagens implicitas e explicitas é alucinante), e mais um conjunto de personagens "antológicas": Maude (Julianne Moore) a extravagante filha do milionário, Brandt (Philip Seymour Hoffman), o braço direito do milionário, Danny (Steve Buscemi), um dos amigos do grupo de bowling de Dude, Jesus (John Turturro) um pederasta, Jackie (Ben Gazzara), um pornografo, um estranho cowboy (Sam Elliot), Karl (Peter Stormare), lider de um estranho grupo de niilistas. Poucos devem ter reparado, mas Aimee Mann tem uma breve aparição no filme.

José Sócrates, Jorge Jesus, Portugal e Roberto Jiménez

Ouvir José Sócrates falar do país é como ouvir Jorge Jesus falar de Roberto Jiménez: 1. O país não está tão mal como consta (Roberto é um bom guarda redes). 2. Estamos no rumo certo (Roberto vai continuar na baliza). 3. Vamos reduzir o défice continuando a aumentar a despesa pública (Vamos ganhar jogos com os "frangos" de Roberto)...Espero estar enganado, mas ou Sócrates corta a sério na despesa (sugiro "cortes cegos", ou seja, uma percentagem igual para todos os ministérios, e depois cada um que "se amanhe" - Quem achar a ideia disparatada, pense no que foi feito do lado da receita em sede de IVA e IRS...), ou não vamos a lado nenhum. Quanto a Jesus deve igualmente retirar Roberto da baliza (protege o atleta e protege-se a si - Neste momento o "culpado" é o guarda-redes, mas mais 2 ou 3 "frangos" e o culpado passa a ser o treinador) se quer ganhar alguma coisa este ano.

sábado, 21 de agosto de 2010

Música - Abdulmajid

Philip Glass. O tema foi escrito durante o "periodo berlinense" de Bowie e Eno (76-79), tendo o tema permanecido desconhecido até 91.


Música - V2 Schneider

Philip Glass

Música - Heroes

Philip Glass

Disco - Heroes Symphony


Também conhecido por Symphony no. 4, foi composto em 1996 por Philip Glass, tendo como base o disco de David Bowie/Brian Eno de 1977. Trabalho em 6 movimentos, tendo como base um conjunto de instrumentos clássicos (Flautas, clarinetes, piano, trombones, harpa,...). O resultado? Verdadeiramente extraordinário (nem outra coisa seria expectável...)

Programação De Verão (II)

Artigo de João Lisboa
.
É oficial: o potencial de abertura histérica de telejornais e de lucros para as farmacêuticas do H1N1 está esgotado. Mas, como o "show" e o "business" não podem parar, já se perfila novo candidato pronto a substitui-lo: a temível bactéria NDM-1. Embora a estratégia de marketing pudesse ter sido melhor - NDM-1 presta-se, facilmente, a confusões com H1N1... - abram-se, pois, as apostas acerca de quanto tempo irá ser necessário até que a Organização Mundial de Saúde decrete a pandemia e as GlaxoSmithKline da vida apareçam com a vacinazinha redentora. E, educativamente, reponha-se a integral do label "H1N1"

A Nova Palhaçada II

Devagar, devagarinho, a história começa a ser introduzida no "imaginário colectivo", e não tardará muito vai começar a abrir noticiários, por ora chama-se NDM-1. Preparem-se, o argumento está escrito, a respectiva realização está em execução...

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Música - Fond Affections

This Mortal Coil, um original dos Rema-Rema, voz a cargo de Gordon Sharp

Música - Barramundi

This Mortal Coil

Música - A Single Wish

This Mortal Coil, voz de Gordon Sharp

Música - Holocaust

This Mortal Coil, com poema de Alex Chilton e voz de Howard Devoto

Disco - It´ll End In Tears


Foi o primeiro da trilogia de discos publicados pelo colectivo This Mortal Coil, tendo visto a luz do dia em 1984. Assente (como os outros 2 discos) em covers e originais, contou com nomes (entre outros) oriundos dos Dead Can Dance, Cocteau Twins, Cindytalk. Magnífico é o adjectivo que me ocorre para o classificar

Números Oficiais

Segundo o Secretário de Estado da Segurança Social (Pedro Marques), 68121 dos 154884 beneficiários do RSI viram a sua prestação diminuida em Julho, 7102 deixaram de o receber e 63 viram a sua prestação aumentada, isto face ás novas regras. No caso do SSD 10154 de um total de 148308 prestações foram cessadas. A despesa do estado com estas prestações diminuiu 12,8 milhões de euros. A próxima medida da SS é chamar mais de 1 milhão de agregados beneficiários do RSI, SSD e outras prestações sociais para análise casuistica. Mais de 300 mil pessoas a beneficiar destes dois regimes não contributivos é um perfeito absurdo, Paulo Portas está cheio de razão quando defende que certas prestações sociais são um incentivo á preguiça. Sei bem que cada caso é um caso, mas (ao contrário do discurso dos partidos mais á esquerda) não são todos "uns coitadinhos" (eu, como todas as pessoas, conheço vários beneficiários, que em circunstância alguma o deveriam ser) e custa-me muito pagar a ociosidade de terceiros...O governo vai continuar a "apertar"? óptimo.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Música - Enquanto A Noite Cai

Xutos e Pontapés ao vivo em 2004, outro original de 88



O sol desce para Monsanto
Enquanto ele faz a barba
Adormeceu entretanto
Já saiu a namorada

Aguardou este momento
Sabe que a hora é sagrada
Nem é tarde nem é cedo
Era a que estava marcada

Vai por cima do roupeiro
Acha a caixa arrumada
Sopra o pó abre-lhe o fecho
Dá com ela descansada

Descansada está a arma
No pano adormecida
Tão perfeita tão gelada
Própria p'ra te roubar a vida

E enquanto a noite cai
O que é que ele vai ser

Trancou a porta de casa
Desceu decididamente
Aspirou o ar da rua
Fundiu-se no mar de gente

Via arma e apanhei-a
Dei com o corpo no barranco
Já nasceu a lua cheia
Desceu o sol em Monsanto

E enquanto a noite cai
O que é que ele vai ser

Música - Para Ti Maria

Xutos e Pontapés ao vivo em 2004, um original de 88 (1988)

O Barato Sai Caro

Artigo de Rodrigo Moita de Deus
.
Carlos Queiroz podia ter aceitado o acordo de rescisão que lhe propuseram. Preferiu o dinheiro. É justo. O contrato existe. Para sair mais barato alguém se lembrou do processo. O processo não correu bem. Agora temos um processo que não tem solução, uma selecção quer não quer o seleccionador e um seleccionador que não quer a federação.

O País É Miserável, Mas Imaginação Delirante Não Falta...

As autoridades na região sul do Sudão anunciaram um plano avaliado em cerca de 10 mil milhões de dólares para a reconstrução de várias cidades com formatos de animais e frutas.
Os projectos de pormenor das cidades já foram desenhados.
A capital regional, Juba, será reconstruída noutro local e terá o formato de um rinoceronte.
Wau, capital do Estado de Bahr el-Ghazal, no oeste do país, terá a forma de uma girafa.
A população sul-sudanesa deverá votar, num referendo a ser realizado no próximo ano, se deseja ou não a independência da região sul do Sudão. Em Juba, o gabinete do presidente regional será situado no ponto onde ficaria o olho do rinoceronte.
Em Wau, a estação de tratamento do esgoto da cidade está situada, apropriadamente, sob a cauda da girafa.
Há relatos de que a cidade de Yambio terá o formato de um abacaxi.
A escolha dos formatos não é totalmente aleatórea - eles correspondem aos símbolos que aparecem nas bandeiras dos estados do sul do Sudão.
No entanto, não está claro de que forma as autoridades pretendem arrecadar os 10 mil milhões de dólares necessários para tornar esse plano uma realidade, afirmando apenas estar em conversações com investidores.
Embora exista petróleo em abundância no sul do Sudão, a população é extremamente pobre.
Segundo a ONU, mais de 90% do povo da região sobrevive com menos de 1 dólar por dia.
Os planos para as novas cidades reflectem, talvez, o optimismo em relação a um possível Sudão do Sul independente. (Notícia do Diário Digital)

Uma História Muito Mal Contada

Numa acção da ADoP, durante o estágio de preparação da selecção nacional na Covilhã, com vista ao Mundial deste ano, Carlos Queiroz "mandou" o presidente do referido organismo ir fazer análises aos orgãos genitais da mãe dele (numa linguagem impublicável neste blog). Hoje foi conhecida a decisão do conselho de disciplina da FPF: Queiroz foi ilibado da acusação de ter tentado proibir o controle anti-doping, mas foi condenado por ofensas verbais: 1000 Euros e 1 mês de suspensão...Onde é que a história está mal contada? Em muitos sítios: Desde a altura da sua divulgação (após o mundial), desde os seus reais objectivos (despedir Queiroz por justa causa ?), passando pela decisão em si, etc, etc...

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Música - Strange Light

Brian Eno

Música - From The Same Hill

Brian Eno

Música - Alternative 3

Brian Eno

Disco - Music For Films


Sobre Brian Peter George St John le Baptiste de la Salle Eno, não deve existir (ainda) muito para dizer. Compositor, músico, produtor, cantor,...iniciou a sua carreira musical em 1971, encontrando-se ligado a nomes como os Roxy Music, David Bowie, U2, Genesis, John Cale, Talking Heads, etc, etc. Fica aqui o seu trabalho de 1978, um disco conceptual, composto de temas para filmes imaginários. Muito bom.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Música - Everybody Is Christ

Cindytalk

Música - Desintegrate..

Cindytalk

Música -The Spirit Behind The Circus Dream

Cindytalk

Disco - Camouflage Heart


Liderados pelos Escocês Gordon Sharp, os Cindytalk deram-se a conhecer em 1984 com este disco. Um som "cinzento" (por vezes "negro") e profundamente "sujo", algures entre o post-punk e o industrial. Disco nada fácil, requer muita disponibilidade auditiva e mental, para uma correcta apreciação...Sharp ganhou alguma visibilidade com a sua participação no colectivo This Mortal Coil

Francesco Cossiga 1928-2010

Foi Ministro, PR e Senador. Um exemplo que muitos politicos de "trazer por casa" deviam seguir

35 Anos Depois A Reforma Agrária Remix (cont.)

Artigo de Rodrigo Moita de Deus
.
BE propõe criar banco de terras público para prevenir incêndios. Para ver se eu percebi. O estado dá terras. Quando dá terras as pessoas vão trabalhar as terras. E como há pessoas a trabalhar as terras há couves. E como há couves não há incêndios. Faz sentido. Até porque as pessoas tinham terras. Trabalhar as terras não dava dinheiro. Por isso deixaram as terras e foram para as cidades. Como foram para as cidades deixaram as terras ao abandono. Como estavam ao abandono não havia couves. Como não havia couves há incêndios. E como há incêndios o Bloco propõe dar terras que já são das pessoas. Certo? Então como é que vamos convencer as pessoas a deixarem as cidades e a voltarem para o campo? Adoptamos o método Khmer? Os campos, de facto, ficaram cheios.

O Candidato E O Presidente

Fui escrevendo ao longo da última campanha presidêncial americana que o maior problema de Obama era...Obama. Não fui atingido pela "barackobamania" e o que está a acontecer é algo que não me surpreeende. As espectativas criadas eram um absurdo e Obama que foi "vendido" como "muito melhor", afinal, depois de "comprado" revelou-se "igual"ou "pior". Se eu fosse estratega de Obama estaria muito preocupado: Em 20 meses de presidência, Obama que começou com um saldo positivo de 47 pontos (chegou a ter 53), regista actualmente um saldo de 9 pontos negativos. Continuem as coisas assim, e apresentem os Republicanos um "peso pesado" em 2012, Obama arrisca-se a não ser reeleito.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Música - Lovesong

O original é dos Cure (Desintegration de 1989), este é o cover de Tori Amos ao vivo em 1996

Música - Take To The Sky

Tori Amos ao vivo em 2002, um original de 1992

A Razão E A Emoção

Do ponto de vista racional, a decisão do Presidente Obama, de permitir a construção de uma mesquita junto do "ground zero" faz sentido, o problema é que existe um enorme aspecto emotivo, e esse, por uma questão de puro bom senso, deveria ter levado o Presidente a tomar outra decisão. Segundo uma sondagem da CNN, 29% dos Norte-Americanos defendem a decisão de Obama, enquanto que 68% a chumbam.

Livro - Do Contrato Social



Escrito em 1762 por Jean Jacques Rousseau, continua quase 250 anos depois a ter várias leituras e a não ser (nem nunca será) consensual. Sob o ponto de vista puramente teórico percebo a sua mensagem, mas em momento algum concordo com ela. Este é um daqueles "clássicos" que deve ser lido, mais do que não seja para "separar águas". Qual a sua principal "teoria"? "O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe"

domingo, 15 de agosto de 2010

Liga 2010-2011

Para seguir aqui

Música - My Own Way

Duran Duran

Música - Save A Prayer

Duran Duran

Música - Rio

Duran Duran

Disco - Rio


Lançado em 1982 pelos Duran Duran, é (de longe) o seu melhor trabalho. É curioso que certos trabalhos aquando do seu lançamento sejam vistos "de lado", para mais tarde serem olhados "de frente" o que lhes permite adquirir estatuto...Um bom conjunto de músicas, uma produção imaculada e um dos melhores (senão o melhor) disco da denominada New Romantic.

sábado, 14 de agosto de 2010

A Nova Palhaçada

Depois das vacas loucas, da gripe das aves, da gripe A (que começou por ser dos porcos), temos outra história do mesmo calibre: A superbactéria sul-asiática, a qual é resistente a medicamentos. O argumento já conhecemos: Como vai matar milhões de pessoas, alguém vai descobrir um novo antibiótico, que vai permitir a alguns ganhar milhões (á custa da conivência e ignorância de muitos), para no fim se concluir que não se "passava nada". Até posso morrer de uma destas calamidades inventadas, mas não contem comigo para gastar um centimo que seja, de forma directa (já me basta o que me vão cobrar em impostos) com estas pantominices. Já agora, gostava de saber o que é que o estado português, vai fazer com as vacinas (pagas por todos nós) que sobraram da imbecilidade anterior...

Big Brother Luso

Desde 12 de Agosto que Portugal é o único país do mundo civilizado a regular a percentagem de sal no pão. O motivo (na aparência) faz sentido: A saúde pública, da mesma maneira que faz sentido a lei do tabaco, o problema é que "amanhã" vai ser regulada a quantidade de açucar nos doces, no "dia seguinte" a quantidade de gordura nos enchidos, uns "dias depois" o número de horas que cada um deve passar no ginásio, mais "tarde" o número de filhos que cada um deve ter, "depois disso" as suas caracteristicas físicas e mentais e por aí adiante...Um estado "gordo" e que "engorda" todos os dias (é ver a relação aumento da receita fiscal vs aumento da despesa pública), incapaz de se orientar, o qual sobrevive á custa das necessidades e vícios dos contribuintes, com um comportamento desmazelado (basta ver, p.ex, a questão da justiça ) não tem qualquer autoridade moral para impor o que quer que seja, a quem quer que seja. Quem nunca leu os clássicos de Orwell e Huxley, deve iniciar a sua leitura de imediato.

Música - Severance

Bauhaus, compilação Gotham (1999). O original é dos Dead Can Dance (album de 1988 The Serpent´s Egg)


Música - The Ghost Never Smiles

Cindytalk, album de 1984 Camouflage Heart

Livro - Sentença De Morte




A Escocesa Val McDermid é um dos bons nomes do denominado "policial". Obvia fan de Agatha Christie, escreveu este livro em 1999 (o qual venceu o Los Angeles Times Book Prize e o Dilys Award e foi considerado pelo New York Times como um dos melhores livros do ano). O que temos são duas histórias que se completam: A primeira passada entre Dezembro de 1963 e Agosto de 1964 e a segunda que decorre entre Outubro de 1997 e Agosto de 1998. Em 1963 somos remetidos para o cenário de Scardale no Derbyshire, uma terra profundamente fechada e conservadora, a qual é abalada pelo desaparecimento de uma jovem de 13 anos (Alison Carter), sendo a investigação confiada a George Bennett. Fotografias comprometedoras e indicios puramente circunstânciais vão levar á condenação á morte do seu padrasto Philip Hawkin (um homem rico e um "outsider" em Scardale), por homicidio, apesar de nunca se ter encontrado o corpo da adolescente . Em1997 vamos conhecer Catherine Heathcote, uma jornalista, que vai desenterrar o passado devido ao livro que está a escrever e que não vai encontrar nada de bom... Texto "fluido", um notável conjunto de personagens (para além dos já referidos, citam-se (entre outros) Ruth Hawkin, Ma Lomas, Charlie Lomas, Tommy Clough...), num muito, repito muito, bom livro, que extravasa o universo "policial".

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

FIRMS

Aqui

Disco - Obscured By Clouds


A sua base foi a banda sonora de La Valée de Barbet Schroeder. Foi publicado em 1972 pelos Pink Floyd sendo um dos seus discos mais ignorados, vá-se lá perceber porquê. Técnicamente exemplar, recheado de excelentes músicas, merece audição atenta

Música - Absolutely Curtains

Pink Floyd (A parte final da música inclui cânticos da tribo Mapuga da Papua Nova Guiné).

Música - Stay

Pink Floyd

Música - Mudmen

Pink Floyd

Música - Wot's... Uh the Deal?

Pink Floyd

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Só Lhes Fazia Bem

Certos senhores (e senhoras) deviam sair dos seus gabinetes, passar uns dias no "outro" Portugal e andar no meio do povo. Ao contrário daquilo que possam pensar, não só não apanhavam nenhuma doença, como aprendiam muito...

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Música - I Bleed

Pixies, album Doolittle (1989)

Música - (Nothing But) Blood

Album Blood (1991) do colectivo This Mortal Coil. Parte vocal entregue a Deirdre Rutkowsky



Mas Os Incendiários Estão-se A Esforçar...

Rui Pereira (o nosso MAI) é alguém que me parece ser sério, responsável e genuinamente um "bom homem". Como responsável desta pasta dá-me a ideia de ser "o homem errado no local errado á hora errada". Vir dizer que os fogos deste ano não são tão graves como os de 2003 ou 2005 é uma verdade "lapalaciana" perfeitamente despropositada.

Brasileira Da Silva

Artigo de Fernando Madrinha
.
Henrique Granadeiro rejubilou com um negócio que deixou todas as partes satisfeitas. E José Sócrates deu por justificado o recurso à golden share, talvez mais aliviado do que satisfeito. Aliviado porque não carregará o ónus de ter inviabilizado um negócio que os acionistas da PT consideravam bom, mesmo sem os 350 milhões a mais. Já quanto a satisfação verdadeira temos que duvidar dela se eram genuínas as razões invocadas para o uso do veto: o "interesse estratégico nacional". Desde logo porque o negócio se fez, apesar da golden share. Depois porque o tal "interesse" não está igualmente defendido quando se comparam 50% de uma empresa líder no mercado em que atua e 22,5% de uma concorrente mais fraca. Temos, assim, que todos se declaram satisfeitos, mas nem todos ganharam. Ganhou a Telefónica, ganharam os acionistas da PT, ganharam, ou vão ganhar, Granadeiro e os seus homens porque fizeram um trabalho elogiado por todos. Mas perdeu o tal "interesse estratégico" porque, como Lula veio logo esclarecer, a PT é bem-vinda, mas a Oi vai continuar a ser "brasileira da silva". O gesto do Governo português foi, então, gratuito? Não. Valeu 350 milhões de euros. Bastava que, em vez do "interesse estratégico", se tivesse invocado o preço e nada haveria a dizer

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Música - Don´t Call Home

Breeders

Música - So Sad About Us

Breeders, o original é dos Who (album de 1966 A Quick One)

Música - Safari

Breeders

Disco - Safari



EP de 1992 para a banda Breeders, resultante de um projecto "a meias" entre Kim Deal (Pixies) e Tanya Donelly (Throwing Muses). Resultado? Excelente. Quem tenha dúvidas é só ouvir o disco, o qual é uma espécie de passagem das duas bandas pela Bimby...

O Nosso Código Penal É A "Silly Season" Em Todo O Seu Esplendor

Teria graça se o assunto não fosse muito grave. O enquadramento penal é o seguinte: Na revisão de 2007 do Código Penal foi criada a figura do crime de "Incêndio florestal" (artigo 274.º), o qual prevê a aplicação de uma pena de prisão que pode ir dos 3 até aos 12 anos.
Para a determinação da pena máxima, o Tribunal irá avaliar se ficou provado que o autor do incêndio criou "perigo para a vida ou para a integridade física de outrem, ou para bens patrimoniais alheios de valor elevado"; ou se "deixou a vítima em situação económica difícil", ou ainda se actuou com a "intenção de obter benefício económico".
Mas mesmo que as consequências ou os fins do crime não tenham sido as atrás descritas, se o Tribunal considerar que alguém provocou "um incêndio em floresta, mata, arvoredo ou seara, próprias ou alheias" poderá ser "punido com pena de prisão de um a oito anos".
Esta moldura penal poderá ser agravada ou minorada consoante o grau de dolo ou negligência do causador do incêndio, que é aferido com base em vários pressupostos.
Convém ter sempre presente que se uma queimada não autorizada, ou uma fogueira acendida para assar uma espetada, acabarem por originar um incêndio que destruiu floresta ou colocou bens de relevo ou vidas em perigo, configuram a prática de um crime punível com pena de prisão. (Noticia do DN)

A OMS Não Devia Brincar Á "Silly Season"...

A OMS decretou hoje o fim da pandemia de gripe A, exactamente com a mesma ligeireza com que decretou o seu início. Números oficiais apontam para 18449 mortos em 17 meses, o que dá uma média de cerca de 36 mortos dia. Se pensarmos que a ignorada e inofensiva gripe normal mata (no cenário conservador) quase 700 pessoas por dia, percebemos bem a dimensão da fraude.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Música -Baby Ray Baby

This Mortal Coil. Voz de Deirdre Rutkowsky

Música - Several Times

This Mortal Coil. Voz de Gini Ball, a partir de um original de Pieter Nooten

Música - Andialu

This Mortal Coil. Voz de Alison Limerick

Música - Mr Somewhere

This Mortal Coil. Voz de Caroline Crawley. O original é dos Australianos Apartments (album The Evening Visits...and Stays For Years (1985)


Disco - Blood


Último album do colectivo This Mortal Coil. Publicado em 1991 reuniu contribuições (entre outros) dos Breeders, Shelleyan Orphan, Heidi Berry, Alison Limerick. Entre originais e covers o que temos é música intemporal de elevadissima qualidade.

Futebol, Piscina e Cabeçada...

Campeonato da Arábia Saudita

domingo, 8 de agosto de 2010

Música - Voo Para A Venezuela

UHF

Música - Chamem-me Narciso

UHF

Música - Um Mau Rapaz

UHF ao vivo em 1984



Sou o mau da fita
Sou o filho enjeitado
Sou a noite no teu dia
Sou a obra do diabo.

Sou o assassino
Que vagueia pela cidade
Procurando vitimas
E ganhando publicidade.

Sou esse animal
Que destrói o teu sossego
O monstro das sete cabeças
Que aperta o cerco.

Sou o inimigo
Que expia o teu azar
O prisioneiro da história
Mais fácil de acusar.

Sou, sou um mau rapaz.

Sou, sou um mau rapaz
A tua melhor prenda de Natal.

Sou, sou um mau rapaz
Sou, sou o mau da fita.

Música - Persona Non Grata

UHF

Disco - Persona Non Grata


UHF em 1982. O fascinio por John Morrison é obvio, embora o estilo (sob todos os aspectos) seja bem distinto. Um dos bons discos do "boom" do denominado "Rock Português". Quase 30 anos depois continua a ouvir-se "sem espinhas"

Sofador (Partes I e II)

Gato Fedorento


O Decreto-Lei Mais Famoso Do País Em Termos De Redacção...

Art. 1º do Dec.-Lei 35/2010 de 15 de Abril:
Os artigos 143.º e 144.º do Código do Processo Civil aprovado pelo Decreto -Lei n.º 44 129, de 28 de Dezembro de 1961, alterado pelo Decreto -Lei n.º 47 690, de 11 de Maio de 1967, pela Lei n.º 2140, de 14 de Março de 1969, pelo Decreto -Lei n.º 323/70, de 11 de Julho, pela Portaria n.º 439/74, de 10 de Julho, pelos Decretos -Leis n.os 261/75, de 27 de Maio, 165/76, de 1 de Março, 201/76, de 19 de Março, 366/76, de 15 de Maio, 605/76, de 24 de Julho, 738/76, de 16 de Outubro, 368/77, de 3 de Setembro, e 533/77, de 30 de Dezembro, pela Lei n.º 21/78, de 3 de Maio, pelos Decretos -Leis n.os 513 -X/79, de 27 de Dezembro, 207/80, de 1 de Julho, 457/80, de 10 de Outubro, 224/82, de 8 de Junho, e 400/82, de 23 de Setembro, pela Lei n.º 3/83, de 26 de Fevereiro, pelos Decretos -Leis n.os 128/83, de 12 de Março, 242/85, de 9 de Julho, 381 -A/85, de 28 de Setembro e 177/86, de 2 de Julho, pela Lei n.º 31/86, de 29 de Agosto, pelos Decretos -Leis n.os 92/88, de 17 de Março, 321 -B/90, de 15 de Outubro, 211/91, de 14 de Junho, 132/93, de 23 de Abril, 227/94, de 8 de Setembro, 39/95, de 15 de Fevereiro, 329 -A/95, de 12 de Dezembro, pela Lei n.º 6/96, de 29 de Fevereiro, pelos Decretos -Leis n.os 180/96, de 25 de Setembro, 125/98, de 12 de Maio, 269/98, de 1 de Setembro, e 315/98, de 20 de Outubro, pela Lei n.º 3/99, de 13 de Janeiro, pelos Decretos -Leis n.os 375 -A/99, de 20 de Setembro, e 183/2000, de 10 de Agosto, pela Lei n.º 30 -D/2000, de 20 de Dezembro, pelos Decretos -Leis n.os 272/2001, de 13 de Outubro, e 323/2001, de 17 de Dezembro, pela Lei n.º 13/2002, de 19 de Fevereiro, e pelos Decretos--Leis n.os 38/2003, de 8 de Março, 199/2003, de 10 de Setembro, 324/2003, de 27 de Dezembro, e 53/2004, de 18 de Março, pela Leis n.º 6/2006, de 27 de Fevereiro, pelo Decreto -Lei n.º 76 -A/2006, de 29 de Março, pelas Leis n.º 14/2006, de 26 de Abril e 53 -A/2006, de 29 de Dezembro, pelos Decretos -Leis n.os 8/2007, de 17 de Janeiro, 303/2007, de 24 de Agosto, 34/2008, de 26 de Fevereiro, 116/2008, de 4 de Julho, pelas Leis n.os 52/2008, de 28 de Agosto, e 61/2008, de 31 de Outubro, pelo Decreto -Lei n.º 226/2008, de 20 de Novembro, e pela Lei n.º 29/2009, de 29 de Junho, passam a ter a seguinte redacção: ....
.
Para quem estiver interessado, o DL regula as férias judiciais...O original fica aqui, para aqueles que duvidem que é possível escrever uma "prosa" destas...

sábado, 7 de agosto de 2010

A Bota E A Perdigota

De acordo com o semanário Expresso, em 2009, 97% dos juízes foram classificados com nota igual ou superior a "bom" (dos quais 25% com a nota máxima). Mediocres não existem e (residuais) 3% são "suficientes". Em 2005 existiam 2% de "mediocres", 6% de "suficientes" e 92% no minimo "bons" (21% com a nota máxima). No mesmo semanário uma sondagem sobre os juizes apresenta os seguintes resultados: 22.9% dos inquiridos dão nota positiva aos juizes e 25.4% nota negativa...

Música - Come Home

Pere Ubu, banda sonora de Kalifornia, tema original de The Story Of My Life (1993)

Música - Look Up To The Sky

Indians, banda sonora de Kalifornia (incluido igualmente no disco Indianism de 1993)

Filme - Kalifornia



O argumento de Stephen Levy e Tim Metcalfe não é propriamente a coisa mais original do mundo, o grande segredo está na realização de Dominic Sena (1993), nas interpretações e na fotografia de Bojan Bazelli. Brian (David Duchovny) está a escrever um livro sobre os mais famosos serial killers dos EUA e decide empreender uma viagem pela America, na companhia da sua namorada, a fotógrafa Carrie (Michelle Forbes), para visitar e fotografar vários locais onde foram cometidos crimes. Como o dinheiro não abunda, resolvem por um anúncio á procura de companheiros de viagem para dividir as despesas: Aparece um único casal: Early (Brad Pitt) e Adele (Juliette Lewis). Sabemos que tudo vai correr mal (O realizador mostra-nos logo qual a verdadeira face de Early), mas como disse de inicio, a realização, as interpretações e a fotografia, dão uma dimensão muito especial a este trabalho profundamente denso e tenso.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Música - Johnny Johnny

Prefab Sprout ao vivo em 1985, um original de Steve McQueen desse ano (ou, Goodbye Lucile #1 de Two Wheels Good, se preferirem...)



Ooh Johnny Johnny Johnny there is time for tears
Ooh Johnny Johnny Johnny you won't make it any better
Ooh Johnny Johnny Johnny you might well make it worse
Ooh Johnny Johnny Johnny I advise you to forget her
Ooh Johnny Johnny Ooh
You're not the first though it hurts, Johnny Johnny Ooh...
Ooh Johnny Johnny Johnny what are you twenty-one ?
Ooh Johnny Johnny Johnny why don't you give it a rest
Ooh Johnny Johnny Johnny the world is a million
Ooh Johnny Johnny Johnny there can be no contest
Ooh Johnny Johnny Ooh
Life's not complete till your heart's missed a beat
And you'll never make it up, or turn back the clock
No you won't, no you won't
No you won't, no you won't
Johnny Johnny Ooh
Ooh Johnny Johnny Johnny she is a person too
Ooh Johnny Johnny Johnny she has her own will
Ooh Johnny Johnny Johnny why don't you join the foreign legion
Ooh Johnny Johnny Johnny you're still in love with Hayley Mills
Ooh Johnny Johnny Ooh
Life's not complete till your heart's missed a beat
And you'll never make it up, or turn back the clock
No you won't, no you won't
No you won't, no you won't
Johnny Johnny Ooh
Johnny Johnny Ooh

Música - Cue Fanfare

Prefab Sprout

Música - Couldn´t Bear To Be Special

Prefab Sprout



Bo bo bee, bo bee
Bo bo bo bee, bo bee, bo

I couldn't bear to be special
I couldn't bear, couldn't bear
I couldn't bear, right?

Bo bee, bo bee, bo

So don't look at me and say
That I'm the very one, who makes
The cornball things occur
The shiver of the fur

Don't expect so much of me
I'm just an also ran, there's a mile
Between the way you see me
And the way I am

So, don't stare at me that way
Of course it gives me pride
But I won't take on the risk
Of letting down the sweet sweet side

Did you mean to humble me?
So you did it unsuspectingly
Oh words are trains, for moving past
What really has no name

Bo bo bee, bo bee, bo

I couldn't bear to be special
I couldn't bear, couldn't bear

So, don't look at me and say
That I'm the very one
Who makes the cornball things occur
The shiver of the fur, right?

Bu bu pa pa
Bu bu pa pa
Bu bu pa pa

Música - Cruel

Prefab Sprout

Disco - Swoon


Album de estreia dos Prefab Sprout em 1984. A "excelência pop" está lá toda, num daqueles discos de estreia que não "estava ali" para enganar ninguém quanto á qualidade da banda de Paddy McAloon, a qual se mantém hoje absolutamente intocável...

Estou 100% Elucidado Sobre A Minha Total Incapacidade Para Perceber Esta História

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Música - ...And Justice For All

Metallica, album homónimo de 1988



Halls of Justice Painted Green
Money Talking
Power Wolves Beset Your Door
Hear Them Stalking
Soon You'll Please Their Appetite
They Devour
Hammer of Justice Crushes You
Overpower

The Ultimate in Vanity
Exploiting Their Supremacy
I Can't Believe the Things You Say
I Can't Believe
I Can't Believe the Price You Pay
Nothing Can Save You

Justice Is Lost
Justice Is Raped
Justice Is Gone
Pulling Your Strings
Justice Is Done
Seeking No Truth
Winning Is All
Find it So Grim
So True
So Real

Apathy Their Stepping Stone
So Unfeeling
Hidden Deep Animosity
So Deceiving
Through Your Eyes Their Light Burns
Hoping to Find
Inquisition Sinking You
With Prying Minds

The Ultimate in Vanity
Exploiting Their Supremacy
I Can't Believe the Things You Say
I Can't Believe
I Can't Believe the Price You Pay
Nothing Can Save You

Justice Is Lost
Justice Is Raped
Justice Is Gone
Pulling Your Strings
Justice Is Done
Seeking No Truth
Winning Is All
Find it So Grim
So True
So Real

Lady Justice Has Been Raped
Truth Assassin
Rolls of Red Tape Seal Your Lips
Now You're Done in
Their Money Tips Her Scales Again
Make Your Deal
Just What Is Truth? I Cannot Tell
Cannot Feel

The Ultimate in Vanity
Exploiting Their Supremacy
I Can't Believe the Things You Say
I Can't Believe
I Can't Believe the Price We Pay
Nothing Can Save Us

Justice Is Lost
Justice Is Raped
Justice Is Gone
Pulling Your Strings
Justice Is Done
Seeking No Truth
Winning Is All
Find it So Grim
So True
So Real
Seeking No Truth
Winning Is All
Find it So Grim
So True
So Real