sábado, 28 de fevereiro de 2009

Show Off

O Sr Primeiro Ministro que tanto tem criticado a comunicação social, montou um enorme espectáculo em directo para os noticiários das 20 horas, para anunciar o nome do Professor Vital Moreira como cabeça de lista do PS ás Europeias. Se fosse um filme a nomeação aos Oscares em várias categorias estava garantida...

Costa, Louçã e Sá Fernandes

António Costa ataca o BE (ver post anterior), Francisco Louça responde (parasitas são os que enganam os Portugueses, sabemos quem são os parasitas, as ratices e as ratazanas), António Costa volta a responder (Francisco Louça está a deixar cair a máscara e utiliza uma linguagem de ódio), e outros mimos do mesmo elevado calibre literário...Já todos percebemos que desde o "affair" Sá Fernandes, que estes dois senhores não se podem ver um ao outro. O autor deste blog não tem nenhuma simpatia nem pelo Bloco, nem por Sá Fernandes, mas neste processo o BE tem mais razões de queixa: Todo o comportamento de Sá Fernandes (Antes, durante e após as eleições para a CML) foi (e é ) absolutamente indecoroso, bem revelador do seu carácter.

Falar Do Que Se Sabe

António Costa (entre outros mimos) chamou ao BE um partido oportunista e parasita.

Seguramente O Amigo Chavez Pensa o Mesmo

"Em Democracia quem governa é quem o povo escolhe". José Socrates

Música - Into My Arms

Ao vivo em 1999 Nick Cave com os Bad Seeds

Música - Brompton Oratory

Nick Cave com os Bad Seeds



Up those stone steps I climb
Hail this joyful days return
Into its great shadowed vault I go
Hail the pentecostal morn

The reading is from luke 24
Where christ returns to his loved ones
I look at the stone apostles
Think that its alright for some

And I wish that I was made of stone
So that I would not have to see
A beauty impossible to define
A beauty impossible to believe

A beauty impossible to endure
The blood imparted in little sips
The smell of you still on my hands
As I bring the cup up to my lips

No God up in the sky
No devil beneath the sea
Could do the job that you did, baby
Of bringing me to my knees

Outside I sit on the stone steps
With nothing much to do
Forlorn and exhausted, baby
By the absence of you

Música - Lime Tree Harbour

Nick Cave ao vivo em 2001 com os Bad Seeds

Disco - The Boatman´s Call


Publicado em 1997 é o mais intimista album de Nick Cave com os Bad Seeds. Letras escritas "para si" (o que não sendo nenhuma novidade, é talvez o disco onde isso se sente mais), arranjos musicais sem grandes complicações e no fim de tudo, um disco magistral...

Livro - O Cão dos Baskervilles


É provavelmente o trabalho mais famoso de Sir Arthur Conan Doyle. Foi publicado em livro, pela primeira vez em 1902 e acompanhamos Sherlock Holmes e o Dr Watson, numa história onde o mistério, o fantástico e o sobrenatural se cruzam (com enorme mestria), num enorme clássico.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Música - Elephant Man Main Theme

John Morris, banda sonora do filme de David Lynch

Música - Crash

Howard Shore, banda sonora do filme de David Cronenberg

Filme - Uma História de Violência


Tom Stall (Viggo Mortensen) é o dono de um restaurante e leva uma vida pacata com a sua esposa Edie (Maria Bello) e os filhos Jack ( Ashton Holmes) e Sarah (Heidi Hayes). Uma noite e durante um assalto mata os dois criminosos, tornando-se um heroi. O problema é o aparecimento de Carl Fogarty (Ed Harris) que vai forçar Tom, a reavivar um passado que deveria estar enterrado...Realizado em 2005 por David Cronenberg é um assombro no seu campo de eleição: o mal (e desta vez não há um único elemento fantástico, ou sobrenatural, apenas personagens de carne e osso). O realizador transforma uma história (aparentemente banal) num hino á realização. Cenas antológicas não faltam, mas o final sem diálogos, apenas assente nos actos e expressões dos seus actores é tarefa apenas ao alcance dos sobredotados. Harris foi nomeado para Melhor Actor Secundário, assim como o Argumento Adaptado (John Olson, a partir da novela gráfica de John Wagner e Vince Locke). Ao todo o filme recolheu perto de 30 prémios em quase 60 nomeações (uma delas foi á Palma de Ouro em Cannes)

Opções

O cidadão José Socrates não tem o dom da ubiquidade, e assim sendo, ou ia como Primeiro Ministro á reunião dos lideres europeus em Bruxelas, ou optava, como Secretário Geral do PS por ir ao congresso do seu partido em Espinho. Fez a segunda escolha.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

200 Mil Milhões de Dolares

É o valor que Barack Obama vai pedir ao Congresso, para o "esforço de guerra" nos próximos 18 meses (de acordo com a CNN). O Presidente, já no passado dia 17 tinha autorizado o aumento do efectivo no Afeganistão em 17 mil homens. Só os liricos acreditaram que com a eleição de Obama tudo seria paz e amor (aliás o então candidato nunca prometeu "amanhãs que cantam" e derivados...)

Música - Diva Lady

Divine Comedy

Música - To Die A Virgin

Divine Comedy ao vivo

Música - A Lady Of A Certain Age

Divine Comedy ao vivo

Disco - Victory For The Comic Muse



Disco de 2006 dos Divine Comedy. De Neil Hannon, "apenas" se pode esperar uma escrita cuidada, acompanhada de orquestrações profundamente elaboradas, tudo com muito bom gosto. A inovação não passa seguramente por aqui, mas o que é que se pode pedir mais? Muito Bom (como sempre...).

Sugestão para uma Directiva Comunitária

Obrigar os inefáveis burocratas de Bruxelas a viver com o salário minimo Português durante um ano. Garanto que 99.9% das ideias geniais daquelas cabecinhas ficariam no sitio certo: Dentro das cabecinhas...

Directiva Comunitária 2002/91/CE

Esta directiva europeia já existe desde 2002, mas apenas foi transposta para a nossa legislação este ano. A "coisa" consiste no seguinte: Qualquer transacção de um imóvel obriga a que seja passado um certificado energético. Entendo que isto faça todo o sentido para imóveis novos, agora sujeitar imóveis antigos (numa altura em que este tipo de preocupações não existia) é um abuso. Ao que percebi o Certificado Energético contém diversas informações, nomeadamente a identificação do imóvel e do perito qualificado (seria bom conhecer com transparência quem certifica os certificadores), etiqueta de desempenho energético, validade do certificado (10 anos no caso de um imóvel para habitação), descrição sucinta do imóvel, descrição das soluções adoptadas, valores de referência regulamentares (para que os consumidores possam comparar e avaliar o desempenho energético do edifício), resumo/síntese de eventuais medidas de melhoria propostas. A "classificação" final vai de A+ a G, e segundo estudos poderá valer este ano 40 milhões de Euros, ou seja, o vendedor tem que pagar a Certificação, a qual nunca será inferior a 250 euros (sem IVA). Ou seja as entidades Certificadoras e o Estado arrecadam receita, quem vende fica com a carteira "aliviada" e o comprador fica na mesma, tal como o imóvel vendido...Só me espanta que Portugal tenha levado seis anos a transpor uma directiva que garante uma interessante receita, que prejudica o vendedor, não beneficia o comprador, e que em nada contribui para uma melhor eficiência energética.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Música - Get On Your Boots

Primeira amostra para No Line On The Horizon, o novo dos U2, com lançamento agendado para o início de Março

Secretário do Comércio

Bem pode o Presidente Obama ironizar, mas não é normal que já vá na terceira escolha. Bill Richardson nem chegou a tomar posse devido a estar envolvido numa investigação federal por suspeitas de favorecimento ilegítimo e possível corrupção. Judd Gregg ao 10º dia constatou existirem “diferenças políticas irreconciliáveis”...Será que Gary Locke é para ficar ?

Um Primeiro Cão Nacional ?

A primeira dama norte-americana, Michelle Obama, revelou à revista People que a sua preferência para o novo animal de estimação da família recai no cão de água português. Apesar de não ter anunciado uma decisão final sobre a raça de cão que irá habitar a Casa Branca, Michelle Obama disse à People, em entrevista a publicar sexta-feira, que a chegada do cão está prevista para depois das férias da Páscoa das filhas. Michelle Obama confidenciou, no entanto, que a filha Sasha, de sete anos, está convencida de que o cão chega a 01 de Abril. A família anda igualmente atarefada com a escolha de um nome para o animal. Entre os nomes já mencionados e descartados figuravam os de Frank e Moose. Barack Obama e a mulher prometeram às filhas, Sasha, e Malia de 10 anos, que lhes dariam um cão se o pai fosse eleito Presidente. A procura do companheiro de quatro patas para a nova presidência suscita um enorme entusiasmo nos EUA, com os cidadãos a sugerirem várias alternativas, mesmo tendo em conta que Malia tem alergias ao pêlo de cão. O presidente reconheceu que a resolução da escolha do cão foi mais difícil que imaginava e recentemente brincou dizendo que "foi mais difícil do que encontrar um secretário do Comércio". O cão de água português é apresentado como podendo ser preto, castanho ou branco, com pêlo ondulado ou frisado, e com carcaterísticas de um excelente cão de guarda, mas também de terapia para crianças, doentes ou idosos, segundo o sítio de internet de um clube especializado em raças deste tipo.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Liga Dos Últimos Bancos

Gato Fedorento

A Vida São Dois Dias

e o Carnaval são três...Desconheço o autor da frase, mas olhando para certos aspectos da nossa vida colectiva, a noção que eu tenho é que o Carnaval é eterno...

Música - Deep Blue Day

Brian Eno, um tema originalmente gravado para um documentário da NASA e depois incluido em Apollo: Atmospheres And Soundtracks, de 1983




Música - Perfect Day

Lou Reed, um original de 1972, album Transformer

Filme - Trainspotting


Na "ressaca" dos Oscares recorda-se aqui este filme de 1996 de Danny Boyle (o seu primeiro sucesso). A partir de um livro de Irvine Welsh, adaptado por John Hodge (nomeado ao respectivo Oscar), acompanhamos a trajectória de um grupo de drogados ( Ewan McGregor - Mark Renton, Ewen Bremner -Spud, Jonny Lee Miller - Sick Boy, Kevin McKidd - Tommy, Robert Carlyle - Begbie and e Kelly MacDonald como Diane). Boyle utiliza muitos "planos surreais" (o da retrete é o mais famoso), num filme pesado, controverso, por vezes dificil de "ver a assimilar", mas que aqui e ali se socorre de uma fina ironia. Referência para a banda sonora onde encontramos (entre outros) Iggy Pop, Brian Eno, New Order, Lou Reed.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Música - Um Mau Rapaz

UHF, um original de Personna Non Grata de 1982

Música - Negras Como a Noite

Um original de Dados Viciados de 1997, os Xutos e Pontapés



Com mãos de veludo
Negras como a noite
Tu deste-me tudo
E eu parti

Um homem trabalha
Do outro lado do rio
Com as suas duas mãos
Repara o navio
Está sozinho e triste
Mas tem de aguentar
Já falta tão pouco
Para poder voltar

Vai ficar tudo bem
Isso eu sei
Vai ficar tudo bem
Isso eu sei
quando o sol
Se juntar ao mar
E te voltara beijar
Só mais uma vez, só mais uma vez
Só mais uma vez, só mais esta vez

Com adeus começa
Outro dia igual
Ficou a promessa
Escondida no lençol
Negras como a noite
Vindas de outra terra
As mãos de veludo
Estão á sua espera

Vai ficar tudo bem
Isso eu sei
Vai ficar tudo bem
Isso eu sei
quando o sol
Se juntar ao mar
E te voltara beijar
Só mais uma vez, só mais uma vez
Só mais uma vez, só mais esta vez

Quem Quer Ser Bilionário ?

Foi o grande vencedor da noite, com 8 estatuetas (incluindo Melhor Filme e Realização: Danny Boyle). Nas actuações principais Oscares para Sean Penn (em Milk de Gus Van Sant), Kate Winslet (em O Leitor de Stephen Daldry), e nas actuações secundárias Oscares para Heath Ledger (em O Cavaleiro Negro de Christopher Nolan) e Penelope Cruz (em Vicky Cristina Barcelona de Woody Allen). o resto para conferir aqui

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Trancas Na Porta

Os membros europeus do G-20 decidiram hoje, em Berlim, propor a criação de uma nova arquitectura financeira internacional, face à crise económica e financeira e às suas origens, na Cimeira do Grupo marcada para 2 de Abril, em Londres.

Oscares 2009

Em madrugada (cá em Portugal) de atribuição de prémios, ficam as minhas previsões (nas principais categorias): Realização: Danny Boyle (ou David Fincher), Melhor Filme: Quem Quer Ser Bilionário ? (ou O Estranho Caso de Benjamin Burton), Melhor Actor: Mickey Rourke (ou Brad Pitt), Melhor Actriz: Kate Winslet (ou Anne Hathaway), Melhor Actor Secundário: Heath Ledger (ou Robert Downey Jr), Melhor Actriz Secundária: Viola Davis (ou Taraji P. Henson).

Poema - Yule Horror

H P Lovecraft
.
There is snow on the ground,
And the valleys are cold,
And a midnight profound
Blackly squats o'er the wold;
But a light on the hilltops half-seen hints of feastings un- hallowed and old.

There is death in the clouds,
There is fear in the night,
For the dead in their shrouds
Hail the sin's turning flight.
And chant wild in the woods as they dance round a Yule- altar fungous and
white.

To no gale of Earth's kind
Sways the forest of oak,
Where the sick boughs entwined
By mad mistletoes choke,
For these pow'rs are the pow'rs of the dark, from the graves of the lost
Druid-folk.

Música - Fantastic Voyage

David Bowie

Música - African Night Flight

David Bowie, numa das mais supreendentes colaborações com Brian Eno

Música - Red Money

David Bowie

Disco - Lodger


Encerrou a "trilogia Berlinense" em 1979. Com a colaboração de Brian Eno é o disco mais acessível e "mais pop" desta fase (sem concessões ao "facilitismo", diga-se em abono da verdade). David Bowie mais uma vez conseguiu um "brilhante casamento" entre estilos (aparentemente) antagónicos. Excelente

Livro - Cinco Semanas em Balão


Mais uma grande aventura escrito por Jules Verne em 1863. Com a acção centrada no séc. XIX, encontramos o Dr. Ferguson, criador do balão de hidrogénio, conhecido pelas suas grandes expedições e que desta vez quer ir ainda mais longe (pretende atravessar o continente africano desde a costa ocidental á costa oriental) . Na viagem vamos encontrar o seu criado Joe e o seu grande amigo, o escocês Dick Kennedy. O objectivos desta viagem é a descoberta da nascente do rio Nilo e a região central de África. Mais uma prova das fantásticas qualidades narrativas de Verne.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Realpolitik

É por aqui que a "Barackobamania" vai começar a ruir. A Secretária de Estado Clinton, em visita oficial á China, meteu os direitos humanos numa gaveta, fechou-a á chave e deitou-a fora...

Não É Preciso Tanto

Todos percebemos que existem milhares de Portugueses na Venezuela, todos percebemos que há petróleo, todos percebemos que é preciso empacotar computadores Magalhães, todos percebemos uma série de coisas, agora não é preciso convidar o partido de Chavez (e quiçá o próprio) para o congresso do PS.

Poema - Não Sei Quantas Almas Tenho

Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem achei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,

Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem,
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.

Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo:
Deus sabe, porque o escreveu.
.
Fernando Pessoa

Música - The Trial of Ed Crane

Carter Burwell

Filme - O Barbeiro


Trabalho de 2001 dos irmãos Coen (Escrito por Joel e Ethan e realizado pelo primeiro). Nomeação para o Oscar de Melhor Fotografia (Roger Deakins - Uma excelente recriação das texturas dos filmes da década de 50), prémio de realização em Cannes e um filme inteligentissimo, com um humor cínico e negro, que muita da critica lusa não percebeu. Ed Crane (Billy Bob Thornton) é um homem (aparentemente) cinzento, barbeiro de profissão, que sempre que tenta fazer algo, esse algo corre mal, e que vai acabar condenado á morte...Referência para Frances McDormand como Doris Crane, James Gandolfini como Big Dave Brewster (o patrão de Doris), Scarlett Johansson como Birdy (a paixão platónica de Ed), Tony Shalhoub no papel do advogado Freddy Riedenschneider, entre outros. Banda sonora de Carter Burwell a partir de sonatas para piano de Ludwig Van Beethoven

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Augusto Santos Silva

O Sr Ministro dos Assuntos Parlamentares e com a tutela da comunicação social, conhecido pelo seu estilo "elefante numa loja de porcelanas" e cuja última tirada foi «Eu cá gosto é de malhar na direita e gosto de malhar com especial prazer nesses sujeitos e sujeitas que se situam de facto à direita do PS. São das forças mais conservadoras e reaccionárias que eu conheço e que gostam de se dizer de esquerda plebeia ou chic», apareceu ontem "tranvestido" numa entrevista á RTP. Com respostas devidamente ensaiadas, usou e abusou do "atestado de estupidez" e justificou muitas das suas afirmações invocando o "carácter técnico" (seja lá isso o que for) das mesmas. O problema é que a prestação do Sr Ministro foi mais digna de uma nomeação a um Razzie do que a um Oscar, isto técnicamente falando...

Música - Let My Home Be My Gallows

Banda Sonora de Hannibal

Música - Virtue

Banda Sonora de Hannibal

Música - Dear Clarice

Banda Sonora de Hannibal.

Disco - Hannibal


Banda sonora do Filme de Ridley Scott, composta por Hans Zimmer, a partir de peças próprias e de vários autores. Um excelente disco no seu tom sombrio e desesperado, que nos remete na perfeição para a ambiência do filme.

Filme - Hannibal


É a continuação de "O Silêncio dos Inocentes" e foi realizado em 2001 por Ridley Scott. A acção inicia-se 10 anos após o fim do primeiro filme. Julianne Moore é a "nova" Clarice Starling, mantendo-se Anthony Hopkins como Dr Hannibal Lecter. Mais violento, mais explicito e menos "polido" que o seu antecessor, está claramente "uns furos" abaixo, não deixando no entanto de ser um bom filme. A fotografia de John Mathieson e a banda sonora de Hans Zimmer são de grande qualidade e ajudam muito.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

200 Anos Após o Nascimento de

Charles Darwin

Afinal Sempre Temos História Freeport...

Ainda não sabemos é quem são os actores... O Sr Procurador Geral da República afirmou hoje que “há arguidos, mas não vou dizer quais”.

Bad Banks

O governo Alemão tem em estudo a criação de um «bad bank» para absorver activos tóxicos da banca e reactivar negócios interbancários. Os EUA querem adoptar uma solução dessas com fundos públicos e privados. Na Europa, a Comissão Europeia e o BCE estão a preparar orientações para os países que estejam interessados em avançar com bad banks. O objectivo é facultar aos bancos uma possibilidade de depositar títulos problemáticos e de se libertaram de avultados passivos.

Música - When The Music´s Over

Um dos "épicos" dos Doors (com uma construção melódica de uma rara invulgaridade, ao longo dos seus 11 minutos), aqui ao vivo.



When the music's over
When the music's over, yeah
When the music's over
Turn out the lights
Turn out the lights
Turn out the lights

When the music's over
When the music's over
When the music's over
Turn out the lights
Turn out the lights
Turn out the lights

For the music is your special friend
Dance on fire as it intends
Music is your only friend
Until the end
Until the end
Until the end

Cancel my subscription to the Resurrection
Send my credentials to the house of detention
I got some friends inside

The face in the mirror won't stop
The girl in the window won't drop
A feast of friends
"Alive", she cried
Waiting for me
Outside

Before I sink into the big sleep
I want to hear, I want to hear
The scream of the butterfly

Come back, baby
Back into my arms

We're gettin' tired of hangin' around
Waitin' around, with our heads to the ground
I hear a very gentle sound

Very near, yet very far
Very soft, yeah, very clear
Come today, come today

What have they done to the Earth?
What have they done to our fair sister?
Ravaged and plundered and ripped her and bit her
Stuck her with knives in the side of the dawn
And tied her with fences
And dragged her down

I hear a very gentle sound
With your ear down to the ground
We want the world and we want it...
Now
Now?
NOW!

Persian night, babe
See the light, babe
Save us!
Jesus!
Save us!

So when the music's over
When the music's over, yeah
When the music's over
Turn out the lights
Turn out the lights
Turn out the lights

Well, the music is your special friend
Dance on fire as it intends
Music is your only friend
Until the end
Until the end,
Until the end

Música - I Can´t See Your Face In My Mind

Doors

Música - Strange Days

Doors



Strange days have found us
Strange days have tracked us down
Theyre going to destroy
Our casual joys
We shall go on playing
Or find a new town

Strange eyes fill strange rooms
Voices will signal their tired end
The hostess is grinning
Her guests sleep from sinning
Hear me talk of sin
And you know this is it

Strange days have found us
And through their strange hours
We linger alone
Bodies confused
Memories misused
As we run from the day
To a strange night of stone

Disco - Strange Days


Segundo disco dos Doors foi publicado em 1967. Há quem o considere o melhor da banda. Á genialidade da escrita de Morrisson, junta-se um perfeito equilibrio musical, ou seja, poemas e música encaixam de uma forma exemplar, e quando assim é...

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Duvido Que Já Tenhamos Batido no Fundo

As medidas de "injecção" de milhões e milhões de Euros, Dolares, o que quer que seja, para combater a crise são "chapa cinco" . Ninguém se esqueça, que um dia tudo dá a "volta" e alguém vai ter que pagar a factura (e normalmente são sempre os mesmos...). Nada, mas nada, nos garante que após um período de deflação, não se siga um periodo de hiper-inflação

Em Lume Muito Brando

Um editorial de Henrique Monteiro, publicado no Jornal Expresso
.
As perguntas básicas são, por vezes, as mais incómodas. Procurámos saber quantas pessoas foram ouvidas ao longo destes quatro anos de investigação ao caso Freeport. A resposta, tanto quanto conseguimos apurar do complexo sistema que governa a nossa Justiça, é: seis pessoas. Depois, tentámos saber qual o prazo em que, de acordo com a lei, deve estar concluída essa investigação. E a resposta é ainda mais surpreendente: não há prazo! Seria obrigatório, caso estivesse alguém detido, mas como tal não acontece e oficialmente não há sequer suspeitos o prazo não existe.Eu peço perdão pela ousadia de quem não percebe nada de Direito e menos ainda de Processo Penal, mas tudo isto me parece estranho. Estranho porque, perante uma denúncia vinda, aparentemente, de uma carta anónima, não se ouviu ninguém verdadeiramente ligado ao Freeport, nem aos intermediários. Estranho porque, apesar das buscas ao senhor Júlio Monteiro e dos mails trocados entre os intermediários da Smith&Pedro e a sede da Freeport, nem o senhor Monteiro, nem o senhor Smith, nem o senhor Pedro, nem muitos outros senhores foram ouvidos. E menos ainda aquele sobre quem se lançou a suspeita, o ex-ministro do Ambiente e actual primeiro-ministro.Não foram ouvidos, mas - a crer nas palavras de ilustres procuradores - podem vir a sê-lo a qualquer momento. Quando? Bem, não há prazo!Por isso, sobre um cidadão pode recair uma eterna suspeita (e já ouço o riso superior dos magistrados dizendo-me que não há suspeitos). Claro que, tecnicamente, não há; mas é mais do que evidente que os há - e bastantes - de facto. Este é o tipo de coisas que nos fazem desconfiar da Justiça e pensar que, por vezes, ela se assemelha demasiado a um processo da Inquisição.Como nos processos do Santo Ofício, se não se souber com precisão do que somos acusados, podemos ser suspeitos de tudo e de mais alguma coisa. Se não existe um prazo, o processo pode ser atiçado à medida do desejo do inquisidor.Desta forma hábil, o processo torna-se uma arma política que pode durar tanto quanto se quiser. Estará sempre pronto a ser abafado ou a ser reavivado, consoante a vontade de alguém. Enquanto não houver prescrição do eventual crime, o processo está sempre ali à mão, disponível para ameaçar culpados ou para espalhar lama por inocentes, de preferência em momentos-chave.Sem pressa nenhuma... porque também não há prazo.

Livro - Herbert West: O Reanimador



H(oward) P(hillips) Lovecraft, escritor Norte-Americano ficou famoso pelas suas histórias onde o horror e o macabro se misturam, criando um clima profundamente pesado e sinistro. Este seu livro de 1922 conta-nos a história do Dr West (pela voz de um seu amigo e colaborador) o qual dedicou a sua vida a tentar devolver mortos á vida, criando monstruosidades inimagináveis. A escrita é profundamente "viciante". Um excelente trabalho, de um dos melhores autores de sempre no seu género.

Música - Nerves

Bauhaus

Música - Dark Entries

Bauhaus

Música - Stigmata Martyr

Bauhaus

Disco - In The Flat Field


Negros, incatalogáveis para a época, os Bauhaus "encarnaram" em primeiro lugar aquilo a que se veio a denominar "Rock Gótico" que teve (e tem) n seguidores. Este trabalho de 1980 sob a chancela da 4 a.d., começou (e começa) por se "estranhar" mas depois...Claramente percursor de um estilo.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Já Sabiamos, Basta Ver os Telejornais...

Ainda as informações nos paineis das Auto-Estradas. Ontem circulando na A1, fui sendo informado, á medida que me aproximava de Lisboa, que o trânsito se encontra cortado/condicionado em certas zonas da baixa da cidade (o motivo prende-se com obras na rede de esgotos). E quais as alternativas? Temos todos um GPS dentro de nós ?

Estamos Muito Felizes

Desde hoje que o site da DGEG permite ver os preços praticados pelas gasolineiras em todo o país. Vamos ficar ainda mais felizes quando os paineis das Auto-Estradas indicarem igualmente os preços, mas a suprema felicidade era os preços reflectirem as variações do preço do petróleo...

Música - Deanna

Nick Cave, aqui numa versão acustica

Música - New Morning

Nick Cave com os Bad Seeds ao vivo em 1992

Música - The Mercy Seat

Nick Cave com os Bad Seeds ao vivo em 2003, um original de Tender Prey



It began when they come took me from my home
And put me in Dead Row,
Of which I am nearly wholly innocent, you know.
And I'll say it again
I..am..not..afraid..to..die.

I began to warm and chill
To objects and their fields,
A ragged cup, a twisted mop
The face of Jesus in my soup
Those sinister dinner meals
The meal trolley's wicked wheels
A hooked bone rising from my food
All things either good or ungood.

And the mercy seat is waiting
And I think my head is burning
And in a way I'm yearning
To be done with all this measuring of truth.
An eye for an eye
A tooth for a tooth
And anyway I told the truth
And I'm not afraid to die.

Interpret signs and catalogue
A blackened tooth, a scarlet fog.
The walls are bad. Black. Bottom kind.
They are sick breath at my hind
They are sick breath at my hind
They are sick breath at my hind
They are sick breath gathering at my hind

I hear stories from the chamber
How Christ was born into a manger
And like some ragged stranger
Died upon the cross
And might I say it seems so fitting in its way
He was a carpenter by trade
Or at least that's what I'm told

Like my good hand I
tatooed E.V.I.L. across it's brother's fist
That filthy five! They did nothing to challenge or resist.

In Heaven His throne is made of gold
The ark of his Testament is stowed
A throne from which I'm told
All history does unfold.
Down here it's made of wood and wire
And my body is on fire
And God is never far away.

Into the mercy seat I climb
My head is shaved, my head is wired
And like a moth that tries
To enter the bright eye
I go shuffling out of life
Just to hide in death awhile
And anyway I never lied.

My kill-hand is called E.V.I.L.
Wears a wedding band that's G.O.O.D.
`Tis a long-suffering shackle
Collaring all that rebel blood.

And the mercy seat is waiting
And I think my head is burning
And in a way I'm yearning
To be done with all this measuring of truth.
An eye for an eye
And a tooth for a tooth
And anyway I told the truth
And I'm not afraid to die.

And the mercy seat is burning
And I think my head is glowing
And in a way I'm hoping
To be done with all this weighing up of truth.
An eye for an eye
And a tooth for a tooth
And I've got nothing left to lose
And I'm not afraid to die.

And the mercy seat is glowing
And I think my head is smoking
And in a way I'm hoping
To be done with all this looks of disbelief.
An eye for an eye
And a tooth for a tooth
And anyway there was no proof
Nor a motive why.

And the mercy seat is smoking
And I think my head is melting
And in a way I'm helping
To be done with all this twisted of the truth.
A lie for a lie
And a truth for a truth
And I've got nothing left to lose
And I'm not afraid to die.

And the mercy seat is melting
And I think my blood is boiling
And in a way I'm spoiling
All the fun with all this truth and consequence.
An eye for an eye
And a truth for a truth
And anyway I told the truth
And I'm not afraid to die.

And the mercy seat is waiting
And I think my head is burning
And in a way I'm yearning
To be done with all this measuring of proof.
A life for a life
And a truth for a truth
And anyway there was no proof
But I'm not afraid to tell a lie.

And the mercy seat is waiting
And I think my head is burning
And in a way I'm yearning
To be done with all this measuring of truth.
An eye for an eye
And a truth for a truth
And anyway I told the truth
But I'm afraid I told a lie.

Disco - Tender Prey


Nick Cave com os Bad Seeds em 1988. Épico, experimentalista, de uma qualidade poética exemplar, é um disco fantástico e por muitos considerado como a obra prima do Australiano

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O Grande Democrata

Hugo Chavez resolveu convocar um referendo, para perguntar aos Venezuelanos se concordavam com a sua candidatura á Presidência "ad eternum". O resto da história é simples: De acordo com os observadores, todo o processo eleitoral foi uma fraude. Uma questão simples: Por que é que alguns regimes não-democráticos se dão ao trabalho de convocar actos eleitorais? Para legitimar o ilegitimável ?

Música - The Killing Moon

Nouvelle Vague, album de 2006 Bande á Part, um original dos Echo&Bunnymen


Música - How Soon Is Now ?

Morrissey ao vivo em 2006, um original dos Smiths de 1984



I am the son
and the heir
Of a shyness that is criminally vulgar
I am the son and heir
Of nothing in particular

You shut your mouth
How can you say
I go about things the wrong way
I am Human and I need to be loved
Just like everybody else does

I am the son
and the heir
Of a shyness that is criminally vulgar
I am the son and the heir
Of nothing in particular

You shut your mouth
How can you say
I go about things the wrong way
I am Human and I need to be loved
Just like everybody else does

There's a club, if you'd like to go
You could meet somebody who really loves you
So you go, and you stand on your own
And you leave on your own
And you go home
And you cry
And you want to die

When you say it's gonna happen now,
Well, when exactly do you mean?
See I've already waited too long
And all my hope is gone

I am Human And I need to be loved
Just like everybody else does

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Dias Loureiro

"Contradições" (o "politicamente correcto" para mentiras) é o que parece não faltar na muito mal contada história BPN/SLN e anexos. Dias Loureiro é Conselheiro de Estado e deve lealdade ao Presidente da Republica. Posto isto parece-me que só tem uma saida...

Os Ex-Presidentes

andam muito interventivos. Quanto a Mário Soares não é novidade nenhuma, Soares nunca deixou de expressar as suas opiniões e (verdade se diga) tem deixado a sua marca (concorde-se ou não). Quanto a Ramalho Eanes, tem sido comedido, e na minha modesta opinião tem tido intervenções de qualidade. Quanto a Jorge Sampaio tenho profundas reservas, pessoalmente não tenho nenhuma simpatia pelo Sr, e considero algumas das suas intervenções de mau gosto: A regionalização é uma estupidez, e vir falar do caso Freeport para "se limpar" e tentar "entalar" Durão Barroso é inacreditável. O estilo emocional, com lágrima ao canto do olho pode produzir os seus efeitos em muito boa gente, para mim não passa de cinismo e hipocrisia, assim como o método estalinista de tentar re-escrever a história: Todos sabemos que Sampaio apenas se candidatou á Camara de Lisboa por não haver ninguém disponível dentro do PS, assim como todos sabemos que Sampaio (inteligentemente) se limitou a preparar o "salto" para Belém, com o apoio do PCP e do BE, deixando o PS sem alternativas. "Branqueamentos" engole-os quem quizer, eu não...

Outro Planeta

Admito que vivo noutro planeta, mas ouvir o Sr Primeiro Ministro, após a sua re-eleição como Secretário Geral do PS, falar sobre o casamento homossexual e a regionalização como temas prioritários deixa-me estupefacto. No planeta onde vivo a crise económica (e os seus nefastos efeitos, como o desemprego, a deflação, p.ex) são as minhas preocupações. Calculo que esteja profundamente errado...

Música - Kitty´s Theme

Alexandre Desplat, banda sonora de O Véu Pintado

Música - River Waltz

Alexandre Desplat, banda sonora de O Véu Pintado

Filme - O Véu Pintado



Realizado em 2006 por John Curran, a partir do livro de 1925 de William Somerset Maugham. Assente nas sólidas interpretações de Naomi Watts (Kitty) e Edward Norton (Walter), numa fotografia cuidada de Stuart Dryburgh, na banda sonora (vencedora do Globo de Ouro) de Alexandre Desplat e numa gestão narrativa da história em ritmo pausado, a qual permite muito tempo para "respirar". Quanto á história, centra-se nos anos 20 quando uma jovem da alta sociedade (Kitty) se casa por capricho com um bacteriologista (Walter). Os dois vão viver para a China e quando Walter descobre a infidelidade da esposa com o Embaixador britânico, faz-lhe uma proposta: O divórcio, desde que o embaixador também se divorcie e se case com ela. Como tal não acontece, Kitty acaba por acompanhar o marido até uma inóspita região chinesa marcada por uma epidemia de colera. A pouco e pouco o casal vai-se (re)aproximando até ao trágico final. Um filme honesto e sério nos seus propósitos.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

José Socrates

Um artigo de João Pereira Coutinho
.
Comecemos pelo básico: em nenhum momento me passa pela cabeça que José Sócrates enfiou dinheiro ao bolso quando era ministro do Ambiente. O meu cepticismo é inteiramente racional: pactuar com a corrupção no caso Freeport não teria sido apenas um acto grave, a merecer punição criminal; teria sido um acto de uma clamorosa e quase inacreditável estupidez. Uma coisa é assinar uns projectos na província ou sacar uma licenciatura no mínimo bisonha. Outra, bem diferente, é hipotecar o futuro político com um acto tão rasteiro e, a prazo, tão obviamente explosivo. Acreditar nisto seria passar um atestado de imbecilidade ao primeiro-ministro que eu nem sequer reservo para o meu cágado. Dito isto, é no mínimo confrangedor assistir ao espectáculo que o eng. Sócrates tem oferecido ao país: uma gritaria contra "poderes ocultos" que, no essencial, se limita a atirar lama sobre partidos, órgãos de informação e sobre o próprio sistema judicial de que ele devia ser o primeiro defensor. A gritaria, para além de indigna, é deslocada: a investigação em curso, moribunda por obra e graça dos indígenas, ressuscitou por iniciativa inglesa. De Sócrates esperavam-se duas atitudes: serenidade e, já agora, uma total abertura para, como escreveu Henrique Monteiro, disponibilizar as suas pessoalíssimas contas ou negócios. Sem falar do resto: um esclarecimento detalhado sobre a celeridade no licenciamento do Freeport, a mudança da Zona de Protecção Especial e as reuniões que teve, ou não teve, com os responsáveis pelo outlet. Começa a ser hora de Sócrates se comportar, verdadeiramente, como um inocente.

Muito Grave

Lendo e ouvindo as várias declarações das pessoas alegadamente (uma das mais inacreditáveis palavras produzidas pelo "politicamente correcto) envolvidas numa série de casos muito graves, chegamos a várias (tristes) conclusões: Ou é tudo mentira, ou ninguém tem memória de nada, ou assina-se de cruz, ou então, o atestado de estupidez é cada vez mais um instrumento corriqueiro...

Música - Weeping Wall

David Bowie ao vivo em 2002, um original de Low.

Música - Subterraneans

David Bowie

Música - Warszawa

David Bowie e Brian Eno

Disco - Low


O primeiro da "trilogia Berlinense" de David Bowie foi lançado em 1977. Brian Eno tem um papel fundamental num trabalho (essencialmente instrumental) onde vários estilos musicais convivem entre si. Bowie consegue um trabalho absolutamente "de mestre".

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Um Politico Brilhante

António Costa é da "nova geração" um dos seus politicos mais brilhantes. O mesmo António Costa que "cooptou" Sá Fernandes, arrasou ontem no programa "Quadratura do Circulo" o BE, desmontando (de uma forma perfeita) o seu radicalismo. Melhor era dificil...

Música - The Thumbprint Killer

Da banda sonora de Mr Brooks, o Iraniano Ramin Djawadi

Filme - Mr Brooks



Realizado em 2007 por Bruce A Evans (um dos argumentistas de O Homem das Estrelas de Carpenter) é terrivelmente eficiente no campo onde se move (o thriller psicológico). Earl Brooks (Kevin Costner) é um empresário de sucesso, um elemento de excepção da sua comunidade, um bom marido e pai (Emma - Marg Helgenberger, Jane - Danielle Panabaker), mas com um terrível segredo desconhecido de todos: Ele é o "homicida do polegar", um serial killer que mata por vicio, através do seu alter-ego Marshall (John Hurt) - Muito bem conseguida a ideia de utilizar 2 actores, para encarnarem as "duas faces" do mesmo personagem-. Tracy Atwood (Demi Moore) é uma policia cheia de "fantasmas pessoais", a qual é responsável pelo processo. Após dois anos sem matar, Brooks sucumbe ao vicio, só que desta vez alguém viu (Baffert - Dane Cook) e o mesmo vai propor a Brooks um estranho acordo em troca do seu silêncio. Para complicar a situação, Brooks descobre que a sua filha Jane herdou o seu vício...Filme bem sustentado, deixa com o seu "não-fim" a possibilidade de sequelas (aliás consta que este é o primeiro de uma trilogia). Referência para a banda sonora de Ramin Djawadi.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Casamento Homossexual Com Outro Nome

Gato Fedorento

Casamento Entre Pessoas do Mesmo Sexo Não Homossexuais

Gato fedorento

Música - Modelo Fotográfico

UHF ao vivo em 1984

Música - Rapaz Caleidoscópio

UHF ao vivo

Disco - Á Flor da Pele


António Manuel Ribeiro foi "catalogado" no inicio dos anos 80 como o "Jim Morrisson nacional". Este foi o album da estreia dos UHF em 1981 e um dos essenciais da denominada "explosão do Rock Português". As "colagens" aos Doors estão lá, mas há muito mais...

Agenda Política

Existe sem dúvida vida para além da crise, mas colocar na agenda política o casamento homossexual e a eutanásia, não faz sentido. Quem andar nas ruas vai perceber que quer um tema, quer o outro não estão minimamente na agenda dos portugueses. O primeiro é visto por certos sectores como um direito cívico. Admito que sim, só não percebo porque é que não é igualmente um direito cívico o casamento entre 3 ou mais pessoas do mesmo sexo, ou de sexos diferentes...Quanto ao segundo envolve demasiadas (e delicadas) questões éticas, médicas, religiosas, familiares, para ser tratado com a leveza e leviandade com que está a ser abordado.

O Cartaz


Pessoalmente considero o cartaz da JSD de mau gosto, mas cartazes deste calibre (e nenhuma organização politica é inocente) é o que não falta por aí. Quanto á reacção do Sr Primeiro Ministro é no mínimo despropositada.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Música: Edward Scissorhands: Introduction

Banda sonora do filme de Tim Burton, a cargo de Danny Elfman.

Música: Main Theme

Do filme o Pianista de Roman Polanski. O tema é de Wojciech Killar, a partir de Nocturne in C-Sharp Minor de Fryderyk Chopin


Deixemo-nos de Retóricas.

José Socrates criou uma nova "Bandeira", a "taxa Robin dos Bosques" para os ricos, cuja formalização é ainda um segredo. Primeiro ponto: o que é um rico ?. Temo bem que seja qualquer "mortal" que ganhe 1000 ou 1500 euros por mês...Se o Sr Primeiro Ministro quer efectivamente reduzir a carga fiscal, tem um instrumento onde pode mexer (sem complicações, nem dor) inventado á muito tempo: Os escalões do IRS...Em "adenda" a proposta de Paulo Portas em reduzir os escalões do IRS para três, é uma tontice...

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Falta de Vergonha

Admito que não consegui ler na integra a entrevista (?) de Sá Fernandes á "Sábado", pois embora tenha um estomago razoável, há limites para tudo, e a dada altura comecei a sentir nauseas...O "ex-Zé faz falta" acusa o BE de se ter atrelado a ele. Pois bem, até dado ponto a relação foi perfeita: O BE precisava de um agitador, e Sá Fernandes de um veiculo para a agitação. O problema foi quando "cheirou a poder", aí Sá Fernandes aburguesou-se e o BE ficou "orfão". O Zé classificaria o actual Sá Fernandes de "fascista" com os seus nove assessores (!) e mordomias várias. Quanto a Sá Fernandes quanto mais depressa se esquecerem do Zé, melhor. Se a CML não me "fosse ao bolso" não passaria tudo de uma pouca vergonha, agora no actual "estado do campeonato" é bem a prova de que os "xicos-espertos" sem principios nem valores, se "safam bem" e o Zé-pagante (não confundir com outro Zé) é que se...Já agora, quando é que a factura do túnel do Marquês é enviada a Sá Fernandes ?

Atestado de Estupidez

Mais uma "especialidade" dos politicos Portugueses, que se traduz rápidamente: Alguém diz algo que é mal recebido (seja nas respectivas hostes, na opinião pública, etc) e esse alguém emenda com algo do tipo "não foi bem isso que eu disse", "foi mal interpretado", "foi tirado do contexto" e em casos extremos "eu não disse isso".

Música - Northern Skyline

Clannad

Música - Buachaill Ón Éirne

Clannad

Música - Caisleán Óir

Clannad

Disco - Macalla


Album de 1985 para os Clannad e o "reconhecimento público". A colaboração de Bono, Mel Collins (King Crimson e participante em "Miss You" dos Rolling Stones) a fotografia de Anton Corbijn deram um enorme empurrão, mas a qualidade do disco bem a mereceu.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Mais Novidades do Caso Freeport

Vai começar a investigação da investigação...

Música - All The Young Dukes e The Jean Genie

Dois duetos entre David Bowie e Billy Corgan a 9 de Janeiro de 1997, no Madison Square Garden, um dia depois do 50º aniversário de Bowie.


Música - Ziggy Stardust

Bauhaus e Nina Hagen recriam Ziggy Stardust de David Bowie



domingo, 8 de fevereiro de 2009

Os Iluminados

Outro dia li um artigo de um "iluminado", cujo nome (confesso) não retive, em que "batia forte e feio" nos partidos e que concluia que apesar de tudo, o bom do nosso sistema era não ter produzido nenhum Le Pen. Realmente é verdade, não produzimos nenhum Le Pen, mas em compensação criámos um Louçã...

Convergências de Esquerda II

É a expressão preferida do BE e de Manuel Alegre. Ou seja a convergência de esquerda não passa disso, de uma união de uma força politica com um militante (ainda do PS) que acha que é um partido...Para os Bloquistas e Alegre, o actual PS de Sócrates não é de esquerda, PSD e CDS estão obviamente fora do baralho, e quanto ao PCP, se Alegre pode ter ilusões (e vice-versa) o mesmo não se passa relativamente ao BE (e vice versa).

Filme - Numero Dezassete


Realizado em 1932 por Alfred Hitchcock, a partir de um argumento de J. Jefferson Farjeon, é um clássico caso de roubo de joias com muita confusão á mistura. O detective Barton (John Stuart) vê-se arrastado para uma história onde Ben (Leon M. Lion) -um vagabundo- tem papel predominante...Hitchcock usa (exemplarmente) as sombras como "personagem" e a cena final do comboio desgovernado é brilhante face aos meios técnicos da altura.

Música - Break On Through (To The Other Side)

Doors

Música - The End

Doors ao vivo em 1970

Música - Crystal Ship

Doors ao vivo em 1967

Disco - The Doors


Foi com este album homónimo de 1967 que tudo começou. Muitas das listas "dos melhores albuns de sempre" não o dispensam. Mais de 40 anos após o seu lançamento, mantém uma frescura e um espirito inovador (e provocador) de excepção. Jim Morrisson começou aqui a ganhar o direito á imortalidade.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Esquerda

Estou a ver o noticiário do canal público, são 20 e 30 e a palavra "esquerda" (sem qualquer exagero) já foi pronunciada mais de 100 vezes...

Volta Santana, Estás Perdoado...

O insuspeito Jerónimo de Sousa, afirmou hoje que o Governo PS deixa o país pior do que aquilo que o encontrou.

Música - Well Of Misery

Nick Cave com os Bad Seeds ao vivo em Barcelona (1984)

Música - The Moon Is In The Gutter

Nick Cave com os Bad Seeds

Música - Cabin Fever

Nick Cave com os Bad Seeds

Disco - From Her To Eternity


Acima de tudo (e na minha opinião) Nick Cave é um dos grandes poetas do nosso tempo. Tudo começou em 1977 com os Birthday Party, e desde aí, a solo ou em diversos projectos, o Australiano tem trabalho após trabalho mostrado toda a sua veia artistica. Este foi o seu primeiro trabalho com os Bad Seeds em 1984. Muito Bom

Alfaces, Homosexuais e o BE

Se colocarmos duas alfaces no frigorifico nasce o quê ?. Se colocarmos 2 homosexuais (do mesmo sexo) num quarto nasce o quê ?. Se colocarmos 600 militantes do BE numa sala nasce o quê ?. Nos 3 casos a resposta é a mesma: Nada...

A Prostituição Já Chegou aos Coelhos ?

Segundo Francisco Louça se colocarmos 2 coelhos (um macho e uma fêmea) numa toca vão nascer coelhinhos. Se colocarmos duas notas de 100 Euros numa caixa não vão nascer notas de 20. A conclusão é que o capital não produz nada, ao contrário do trabalho. Se bem percebi, a relação entre os coelhos é de trabalho e assim sendo...

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Filme - O Pianista


Realizado em 2002 por Roman Polanski, a partir da autobiografia do pianista polaco Wladyslaw Szpilman. Oscar para a Realização, Actor Principal (Adrien Brody) e Melhor Argumento Adaptado. Nomeações ainda para Melhor Filme, Fotografia (Pawel Edelman), Guarda Roupa (Anna Sheppard) e Montagem (Hervé de Luze). Palma de Ouro em Cannes, e ao todo mais de 40 prémios em mais de 80 nomeações. Polanski "respira" cinema, percebe-se o quão pessoal é este filme (Os seus pais estiveram em campos de concentração, tendo a sua mãe morrido num), o próprio realizador foi um refugiado e tudo isso contribuiu para este monumento ao cinema. Acompanhamos a história de Wladyslaw (Brody) um homem que vai sofrer na pele os horrores do Holocausto, mantendo sempre a esperança. Para além de um grande filme, temos um retrato brutal de uma época da nossa história colectiva. Referência final para a banda sonora de Wojciech Kilar, assente em peças de Chopin.

Música - The Beekeeper

Tori Amos ao vivo.



It is time for the geese to head south
I have come with my mustard seed
I cannot accept that she will be taken from me

"Do you know who I am" she said
"I'm the one who taps you on the shoulder when it's your time
Don't be afraid I promise that she will awake
Tomorrow somewhere
Tomorrow somewhere"

Wrap yourself around
The tree of life and the dance of the infinity
Of the hive
Take this message to Michael

I will comb myself into chains
In between the tap dance clan
And your ballerina gang
I have come for the beekeeper
I know you want my
You want my queen
Anything but this
Can you use me instead?

In your gown with your breathing mask
Plugged into a heart machien
As if you ever needed one
I must see the beekeeper I must see if she'll keep her alive
Call Engine 49 I have come with my mustard seed

Maybe I'm passing you by
Just passing you by girl
I'm passing you by
On my way
On my way
I'm just passing you by
But don't be confused
One day I'll be coming for you...
I must see the beekeeper
I must see the beekeeper

Música - Marys of The Sea

Tori Amos ao vivo em 2005

Música - Parasol

Tori Amos

Disco - The Beekeeper



Album de 2005 para Tori Amos. A artista dá largas ás suas qualidades como poetisa, compositora, pianista e cantora, resultando num trabalho excelente, como é seu timbre.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

It´s The Economy, Stupid

O "pai" da expressão foi James Carville, o estratega da campanha eleitoral de Bill Clinton em 1992 e aplica-se bem ao Sr Eng Trichet. Que o Governador do BCE se queira enganar é um problema seu, a questão é que as suas decisões condicionam a vida de milhões de pessoas. O Sr Governador utiliza um discurso de uma previsibilidade assustadora e reage ao retardador. O cargo e o ordenado de quase 350 mil euros anuais (benesses á parte) mereciam no minimo proactividade e elasticidade mental.

Filme - Luzes da Ribalta


Realizado em 1931 por Charles Chaplin é por muitos considerado como a sua obra prima. Filme mudo, revela a espantosa simbiose entre o Realizador/actor. Filmado ao longo de mais de 6 meses, levou mais de dois anos e meio até á sua versão final. Uma eterna história sobre o "bem e o mal" e sobre os valores. Para além de Chaplin encontramos no elenco Virginia Cherrill, Florence Lee, Harry Myers e Al Ernest Garcia. Quem nunca o viu, não sabe o que perde...

Música - Dirty Old Town

Pogues, um original de 1949 de Ewan McColl

Música - A Pair of Brown Eyes

Pogues

Música - I´ m a Man You Don´t Meet Everyday

Pogues, versão para uma música tradicional Irlandesa.

Disco - Rum, Sodomy and the Lash


Lançado em 1985 pelos Pogues, é uma mistura entre musica tradicional Irlandesa, Folk, Punk e sonoridades várias, como seu "andamento" a variar entre a pura melancolia e a euforia total.

Uma das Coisas

que me irrita, são os senhores que ganham milhares de euros por mês + um conjunto de benesses (carro, gasolina, seguro de saúde, cartão de crédito, etc,etc) e que vão para a televisão debitar "postas de bacalhau" sobre um conjunto de temas do tipo "os portugueses deviam poupar mais", "os Portugueses não deviam estar tão endividados" e coisas no género. Gostava de saber o que é que estes "iluminados" fariam se ganhassem 600, 700 euros por mês...

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Justiça

Ainda as demissões na Administração Obama. Temos tudo a aprender, em Portugal raramente (ou nunca) alguém "importante" é verdadeiramente culpado, da mesma maneira que ninguém é verdadeiramente inocente...O caso Freeport (só para referir o caso mais mediático do momento, pois existem n semelhantes) arrasta-se á uma eternidade, e se tiver um fim, este será dúbio (como é norma...)

Música - Bea

Carlos Ruiz Zafon

Música - Penélope Y Julian

Carlos Ruiz Zafon

Música - La Sombra Del Viento

Carlos Ruiz Zafon

Disco - La Sombra Del Viento


Já falei do livro (Abril de 2008) falo hoje da Banda Sonora. Um excelente conjunto de peças instrumentais compostas pelo próprio Carlos Ruiz Zafón, que nos remetem para a "atmosfera" do livro. O piano é o instrumento de eleição

Os Dias que Correm

Um tempo meteorológico chuvoso e cinzento, um tempo económico negro (e quem achar que ter dinheiro "quase em saldos" e uma inflação quase residual é bom, está profundamente equivocado), politicamente vivem-se tempos que não auguram nada de bom, e mesmo o "salvador do mundo"Obama já vai com duas baixas na sua Administração (a Vice-Directora do Gabinete de Gestão e Orçamento de Estado e o Secretário da Saude e Recursos Humanos) ambos por fraude fiscal.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009