quarta-feira, 30 de abril de 2008

Presidenciais 2008 - EUA XIII

Mais uma curiosidade no processo eleitoral Norte Americano. As primárias no Indiana estão abertas a todos os eleitores e não apenas aos membros do Partido Democrata. Não deixa de ser curioso que um estado tradicionalmente Republicano, possa ter influencia na decisão final do candidato Democrata...

Até onde irá a falta de vergonha ?

"Não há excesso de liberdade se aqueles que são livres são responsáveis. O problema é liberdade sem responsabilidade.", escreveu o Nobel da Economia (1976) Milton Friedman. Mais 3 cêntimos no Gasóleo, mais 2.1 cêntimos na Gasolina. Nada, mas rigorosamente nada, justifica estes aumentos, a não ser o lucro das Grandes Empresas Petroliferas, e a falta de vergonha /sensibilidade do nosso Governo.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Livro - O Fantasma dos Canterville


Escrito em 1888 por Oscar Wilde é um livro delicioso. Um diplomata Americano apesar de avisado da existência de um fantasma no castelo de Canterville, resolve mesmo assim comprá-lo, com o seguinte argumento "Compro o castelo com todo o seu recheio, incluindo o fantasma", ao que acrescenta, "venho de um país onde se adquire tudo com dinheiro". Wilde contrapõe o conservadorismo da cultura aristocrática britânica, e a nova cultura americana, muito mais pragmática. A partir daqui o "pobre" fantasma vai ver a sua vida transformada num enorme tormento...

Música - Poltergeist Hunting Theme

De Jerry Goldsmith

Filme - Poltergeist




Realizado em 1982 por Tobe Hooper a partir de uma história de Steven Spielberg é um filme inspirado. O ponto de partida é uma tipica familia Americana que a pouco e pouco vai percebendo que a sua casa não é normal...Os efeitos especiais são excelentes (foram nomeados para o Oscar, assim como o Som e a Banda Sonora), há cenas de antologia (p.ex a sequência em que a arvore ganha vida, a dos objectos em movimento no quarto, a "recuperação" de Carol Anne ( Heather O´Rourke com apenas 7 anos, tem uma interpretação muito boa, a actriz viria a falecer com apenas 12 anos) e toda a sequência final. Seguiram-se outros Poltergeist´s, mas como quase sempre acontece a "milhas" do original.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Crise, qual crise?


Disparates á parte, e nisso os nossos telejornais são eximios (hoje ouvi a "pérola" que a inflação provoca preços altos...) a Economia Mundial, Europeia e Nacional (por arrasto) já tiveram melhores dias. Todos percebemos a artificialidade do Preço do Petróleo (que em Portugal se sente muito mais devido á brutal carga fiscal) e do Preço dos Cereais, mas como ninguém intervém, a única certeza que temos é que o pior está para vir. Quem mais sofre são os mesmos, e quem se devia preocupar "não está nem aí" como dizem os Brasileiros. A ilustração deste artigo, pertence á (Genial) capa do Album de 1975 dos Supertramp...

Música - Echo

Kristin Hersh a solo, EP de 1999 com o mesmo nome

Música - Green

Do album de estreia dos Throwing Muses




You built a city in my head
Then there were candles
And a phoenix burned my bed
These are subwords
These are air

There’s one boy
In one house
In one place
At all times
And green eyes

I got no more
Who are you for?
I got no more
What is this?

I shouldn’t be smoking
This last cigarette
I feel sick
Now there are words in my head

You took my house
Burned it inside out
Kneel in my ashes
Kneading them

There’s one boy
In one house
In one place
At all times
And green eyes

I got no more
Who are you for?
I got no more
What is this?
And now you’re leaving again, no

Temper and tempest
To knock at the moon
And the stars come out at night
What’s that beyond the floor?
You were left screaming
My hands are in your hair
You’re on the deep with the stars(?)

You built a city in my head
Where are your candles?
(...can see my...)
And a phoenix that was you in my bed
These are subwords
These are air
(Turning my body around)

There’s one boy
In one house
In one place
At all times
(There’s one boy)
And green eyes

I got no more
Who are you for?
I got no more
What is this?

Smoke falls to the ceiling
It begins
There’s a man dancing at me
He’s making circles
So I will tell you now
(I wear your clothes)
I wear your clothes like armour
(I love your face)
I love your face like God
So you’re in love and I’m indebted always
Green eyes
And now you’re leaving again
No...

Disco - Untitled


Formados em 1981, os Throwing Muses foram mais um dos produtos de alta qualidade saídos da 4 a.d. Este foi o seu primeiro "album oficial" em 1986. Liderados por duas mulheres Kristin Hersh e Tanya Donelley (até 91 altura em que Tanya saiu da banda), encontramos aqui um som poderoso, muitas vezes numa estrutura pouco convencional, letras a meio caminho entre o surreal e o paranóico, e vocalizações de inegável qualidade.

Filme - Sob Suspeita



Realizado em 2000 por Stephen Hopkins, tem o seu segredo nos actores, Gene Hackman e Morgan Freeman. Henry Hearst (Hackman) é uma espécie de Senhor todo poderoso em Porto Rico, que se vê confrontado com o facto de ser o principal suspeito da violação e morte de duas raparigas de 12 anos, pelo Inspector Victor Benezet (Freeman). Se Hackman é excelente, Freeman no seu registo "underacting" é magnífico. Toda a história é conduzida no sentido da culpa de Hearst (recorrendo a inúmeros flash-backs) e ás suas contradições, estando no entanto reservada uma surpresa para o seu fim. Mais do que o argumento, este filme vale pelos actores.

Livro - O Trabalho Intelectual



Jean Guitton, filósofo e intelectual francês, publicou este trabalho em 1951, onde ao longo de 11 capítulos, apresenta um trabalho onde aconselha quem estuda e quem escreve. Trabalho rigoroso, competente, metódico e intelectualmente honesto, merece leitura atenta, por todos aqueles que se interessem por disciplina mental.

domingo, 27 de abril de 2008

Música - Michelle

Clan of Xymox, album Medusa

Disco - Medusa


Os Holandeses Clan of Xymox, editaram os seus dois primeiros trabalhos debaixo do selo da 4 a.d.. Este foi o seu 2º trabalho e viu a luz do dia em 1986. O seu som tem como base a mistura entre rock e música electrónica, naquilo que se veio a chamar Darkwave. Há quem os defina como sendo Góticos. Rótulos á parte, e a esta distância é fácil de perceber o som inovador e "base de trabalho" para bandas que nasceriam mais tarde.

Livro - A Conspiração




Goste-se ou não "do estilo", Dan Brown tem um talento natural para criar suspense a partir de situações que podem ser algo rebuscadas numa primeira abordagem, mas que acabam por fazer sentido. Ninguém venha aqui procurar "grande literatura", o que temos é muito entretenimento e uma enorme capacidade de "agarrar". Este é o livro de 2001. Em plenas presidênciais um satélite da NASA descobre um meteorito enterrado nas profundezas do ártico com fosseis de um animal. A confirmar-se a sua veracidade, é não só a prova de existência de vida extra-terrestre, como o passaporte para um novo mandato do desacreditado Presidente Zach Herney. Um conjunto de cientistas (incluindo Rachel Sexton, filha do adversário de Herney, Sedgewick Sexton) são enviados para atestar a veracidade da descoberta. Numa primeira fase tudo parece bater certo, só que a dado momento uma peça não encaixa, levando a pouco e pouco á conclusão inevitável: Uma enorme fraude. Á medida que os cientistas vão sendo assassinados, Rachel e Michael Tolland (um cientista altamente popular), lutam não só pela sua vida, como por descobrir quem está por detrás desta conspiração. O ritmo é frenético, os capítulos são curtos, os personagens são "bons" ou "maus" e como escreveu o Washinton Post "Não se consegue parar de ler".

Filme - Clube de Combate


Realizado em 1999 por David Fincher, dividiu critica e espectadores. Uns viram a sua excelência e genialidade, outros mimosearam o filme com comentários desde "fascista" a "incentivo á violência", passando por "perigoso", e muitos nem sequer perceberam o que viram. Pessoalmente considero-o um dos melhores filmes da década de 90, onde nada é convencional: Desde o papel de personagem /narrador de Jack (Edward Norton), á maneira como a camara "desliza" ao longo do filme, á fotografia, ao argumento de Jim Uhls (a partir de um livro de Chuck Palahniuk), á (pesada) banda sonora, ao próprio "andamento" da história, acabando no final absolutamente surpreendente. Jack é um executivo numa seguradora, onde apesar do desafogo financeiro com que vive, tem uma vida completamente insonsa. Resolve começar a assistir a reuniões de Terapia de Grupo (e na América há-de tudo, desde os tradicionais Alcoolicos Anónimos, a terapias para cancros, vícios e fobias diversas), onde vai conhecer Marla Singer (Helena Bonham Carter), que também frequenta esses grupos com o argumento que é "mais barato que ir ao cinema e o café é de borla". Numa viagem Jack vai conhecer Tyler Durden (Brad Pitt), um vendedor de sabonetes com uma peculiar visão da vida. Quando o apartamento de Jack explode, este vai viver com Tyler com o qual vai criar um novo grupo de terapia: O Clube de Combate, onde os seus membros se juntam para lutar uns com os outros...Com o passar do tempo o clube evolui para o Projecto Destruição...Perturbante, provocador, é uma experiência única ao longo das suas 2 horas e um quarto.

sábado, 26 de abril de 2008

Anarquistas

Sempre que a extrema-direita espirra, temos o habitual coro de indignação e preocupação e os "valores do 25 de Abril" e "O Fascismo" e mais um conjunto de coisas no género, o que me parece louvável, embora excessivo face ao peso/histórico dos movimentos de extrema direita no actual Portugal. Curiosamente não vejo nenhuma preocupação com esta rapaziada anarca, que aproveita datas históricas para montar os seus espectáculos completamente ocos de conteúdo e desrespeitosos na sua essencia. Porque será ?. Gostava de saber a opinião do Bloco de Esquerda relativamente a este tema...

Idade

Algumas vozes, têem deixado escapar que um dos óbices de Manuela Ferreira Leite, é a idade (67 anos). Como a memória é curta vou recuar até ás Presidênciais de 1984 nos EUA, onde os candidatos eram Ronald Reagan (73 anos) e Walter Mondale (56 anos). Aos ataques relativamente á sua idade, Reagan replicou "Não vou tornar a idade tema desta campanha, não vou explorar com objectivos políticos a juventude e inexperiência do meu adversário". O resultado final é conhecido. Reagen foi re-eleito vencendo em 49 dos 50 estados, arrecadou 97.5% do Colégio Eleitoral e quase 60% dos votos expressos nas urnas.

Filme -Há Lodo no Cais




8 Oscares em 1954 (Melhor Filme, Melhor Realizador - Elia Kazan, Melhor Actor Principal - Marlon Brando, Melhor Actriz Secundária - Eva Marie Saint, Melhor Argumento, Melhor Direcção Artistica, Melhor Fotografia, Melhor Montagem) e ainda tripla Nomeação para Melhor Actor Secundário (Karl Malden , Lee J Cobb e Rod Steiger) e Melhor Banda Sonora (Leonard Bernstein). Inspirado num conjunto de artigos de Malcolm Johnson "Crimes on the Waterfront" ( Prémio Pulitzer em 1949), Kazan realizou este filme, que nos conta a história de Terry (Brando), um ex-pugilista que trabalha para Johnny Friendly (Cobb), um individuo que controla os sindicatos portuários. Quando um trabalhador rebelde é morto, Terry vai conhecer o sentimento da culpa e o amor através da irmã desse trabalhador, Edie (Saint), levando-o gradualmente a ver a sua vida com outros olhos. É um filme extraordinário, com uma realização perfeita de um dos Grandes Senhores do Cinema, um daqueles filmes que não envelhecem com o passar dos anos...

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Música - A Morte saiu á Rua

Original do Album de 1972 Eu vou ser como a Toupeira, Zeca Afonso, ao vivo no Coliseu.

Música - A Formiga no Carreiro

Disco Filhos da Madrugada, os Sitiados para um original do album Venham mais Cinco de 1973

Disco - Filhos da Madrugada


Em 1994 sob o nome Filhos da Madrugada, um enorme conjunto de artistas (Xutos e Pontapés, Rui Veloso, GNR, Madredeus, Mão Morta, entre muitos outros) juntou-se para homenagear Zeca Afonso. Este disco foi o resultado dessa homenagem

Filme - Capitães de Abril




Realizado em 2000 por Maria de Medeiros, é uma visão do 25 de Abril, a qual mistura ficção com realidade. Apesar de alguns "personagens de plástico", vale apena a sua visualização, mais que não seja como enquadramento do momento histórico. Destaque para a interpretação de Stefano Accorsi no papel do Capitão Salgueiro Maia (apesar da deficiente dobragem) e Ruy de Carvalho na sua breve aparição como General Spínola.

34 anos depois

Evidentemente que não vivemos no melhor dos mundos, mas "a democracia é o pior dos regimes politicos...exceptuando todos os outros" como sábiamente afirmou Winston Churchill. A memória muitas das vezes é curta, há um grande desconhecimento da nossa história (como muito bem referiu hoje o Sr Presidente da República), mas o caminho faz-se caminhando como escreveu o poeta espanhol António Machado...

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Ninguém Acuse a União Europeia e o Estado de Falta de Imaginação

Quando um cidadão manda o carro á oficina está pronto para pagar Material, Mão de Obra e IVA, o que não lhe passa pela cabeça é pagar Decretos Lei, mas devia...Hoje paguei o Decreto Lei 153/2003 e mais não digo, que isto é um blog sério...

Música - Fado do Encontro

Tim e Mariza nas vocalizações, piano a cargo de Mário Laginha, um tema do album do vocalista dos Xutos e Pontapés Um e o Outro de 2006.



Música - Não me Mintas

Rui Veloso, aqui ao vivo, um original de Avenidas de 1998. Este tema foi utilizado na banda sonora de Jaime





Letra de Carlos Tê.

Eu queria unir, as pedras desavindas
Escoras do meu mundo movediço
Aquelas duas pedras, perfeitas e lindas
Das quais eu nasci forte e inteiriço.


Eu queria ter, amarra nesse cais
Para quando o mar ameaça a minha proa
E queria vencer, todos os vendavais
Que se erguem quando o diabo se assoa.


Tu querias perceber os pássaros
Voar como o Jardel sobre os centrais
Saber porque dão seda os casulos
Mas isso já eram sonhos a mais


Conta-me os teus truques e fintas
Será que os Nike fazem voar
Diz-me o que sabes, e não me mintas
Ao menos em ti posso confiar


Agora diz-me o que aprendeste
De tanto saltar muros e fronteiras
Olha p'ra mim e vê como cresceste
Com a força bruta das trepadeiras


Põe aqui a mão, sente o deserto
Cheio de culpas que não são minhas
E ainda que nada à volta bata certo
Eu juro ganhar o jogo sem espinhas


Tu querias perceber os pássaros
Voar como o Jardel sobre os centrais
Saber porque dão seda os casulos
Mas isso já eram sonhos a mais

Filme - Jaime



Realizado em 1999 por António Pedro Vasconcelos, conta-nos a história de Jaime, um miúdo de 13 anos (Saul Fonseca) oriundo de um bairro pobre na zona da Ribeira no Porto, que começa a trabalhar clandestinamente para comprar uma mota para o pai Abel (Joaquim Leitão) um homem com problemas com o alcool, de modo a que este recupere o emprego, e a mulher Marta (Fernanda Serrano). Filme sério, assente em boas representações, com um retrato realista de "um certo Portugal".

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Parabéns...

Bébé Gaspar. Só te desejo uma coisa: Toda a felicidade do Mundo.

Porreiro, Pá...

PS, PSD e CDS aprovaram hoje no parlamento o Tratado de Lisboa. O momento do dia pertenceu ao Deputado Francisco Louçã, que afirmou que este era o tratado de George Bush. Alguém faça o favor de explicar ao Sr Deputado duas coisinhas básicas: Os EUA não ficam na Europa, e George Bush apesar de deixar de ser Presidente do seu país em Janeiro de 2009, não se vai candidatar a Presidente da Europa...

Presidenciais 2008 - EUA XII

Hilary Clinton venceu na Pensilvania e encurtou distâncias. O próximo mês vai ter uma série de actos eleitorais, sendo o dia 6, o dia que poderá clarificar alguma coisa (ou complicar ainda mais), com Primárias em Indiana (72+13) e Carolina do Norte (115+19).

Para todos os Gostos.

Manuela Ferreira Leite, Neto da Silva, Patinha Antão e Pedro Passos Coelho, são (para já) os candidatos assumidos á liderança do PSD, a que se poderá juntar Alberto João Jardim. Maior diversidade, sob todos os aspectos, deverá ser dificil...

Música - As Time Goes By

Uma das mais famosas canções de sempre. Foi composta por Herman Hupfeld. No filme Casablanca, Dooley Wilson (Sam) efectivamente canta a música, mas o piano foi tocado por Elliot Carpenter.


Filme - Casablanca



Realizado em 1942 por Michael Curtiz, é possivelmente o "clássico dos clássicos", a partir de uma peça teatral de Murray Burnett e Joan Alison. Arrecadou 3 Oscares (Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Argumento). Nomeado ainda em outras 5 categorias (Melhor Actor - Humphrey Bogart, Melhor Actor Secundário - Claude Rains, Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Banda Sonora). Aqui o que temos é uma enorme história de amor entre Rick Blaine (Bogart) e Ilsa Lund (Ingrid Bergman). Casablanca, governada pela França de Vichy é um refugio para exilados de guerra e ponto de passagem para Lisboa a caminho dos Estados Unidos. Rick Blaine é dono do clube nocturno mais popular de Casablanca, Quando Victor Laszlo (líder da resistência Checa) - Paul Henreid chega a Casablanca acompanhado de Ilsa, Rick vê-se confrontado em ajudar a mulher que o abandonou anos antes em Paris...Poucos filmes terão sido tão "dissecados" quanto este, da minha parte apenas mais uma nota: Obrigatório...

terça-feira, 22 de abril de 2008

Música - Israel

Ao vivo Siouxsie and the Banshees em 1983, com a guitarra a cargo de Robert Smith dos The Cure (para quem não sabe Smith foi membro da banda durante algum tempo).


Música - Skin

Outra de Kaleidoscope, ao vivo em 1981 em Colónia na Alemanha.

Música - Christine

De Kaleidoscope de Siouxsie and the Banshees.

Disco - Kaleidoscope


Lançado em 1980, por Siouxsie and the Banshees, é um marco naquilo que se veio a denominar "Rock Gótico". Sonoridade melancólica e sombria, o baixo como fio condutor da música, bateria bem vincada e utilização de sintetizadores, com as vocalizações a cargo da mui-peculiar Siouxsie Sue.

Livro - Economia



Se há um Best Seller no campo da Economia (mais de 4 milhões de cópias vendidas, e tradução em mais de 40 linguas) é este livro da autoria do Nobel da Economia em 1970 Paul Samuelson ("pelo trabalho científico através do qual desenvolveu teoria nos campos da economia estática e dinâmica, contribuindo activamente para aumentar o nível da análise da ciência económica"). Não haverá seguramente nenhum Economista nas últimas décadas que não o tenha lido. Desde 1985 que William Nordhaus é co-autor da obra. A 1ª edição remonta a 1948 e continua a ser constantemente revisto e impresso.

Filme - O Protegido


M Night Shyamalan realizador de Origem Indiana, deu-nos em 2000 este trabalho. David Dunn (Bruce Willis) não só é o único sobrevivente de um acidente de comboio, como não sofre um único arranhão. Surpreendido com o facto, apercebe-se que nunca teve uma única doença ou mazela em toda a sua vida. Elijah Price (Samuel L Jackson) ao contrário de David é um homem, que desde a infância, á minima coisa vai parar ao hospital com fracturas diversas. Os dois homens vão acabar por se cruzar...O filme é absolutamente notável, com um argumento de "tirar o folego", e um final sublime.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Presidenciais 2008 - EUA XI

Amanhã os Democratas vão ás urnas na Pensilvânia para eleger 158 Delegados e 29 Super Delegados á sua convenção. Barack Obama soma 1437 Delegados e 226 Super-Delegados, enquanto que Hilary Clinton soma 1264 Delegados e 248 Super-Delegados, pondo em termos "de tempo e marcador" 1663 a 1512. Face ás projecções, Hilary não conseguirá ultrapassar Obama, mas Obama também não conseguirá chegar á Convenção eleito...

Música - Lie To Me

Outra do album de 1986 de Chris Isaak

Música - Blue Hotel

Chris Isaak, album homónimo de 1986.

Disco - Chris Isaak


Album homónimo deste músico Americano (duas vezes nomeado para os Grammy´s), foi lançado em 1986. O Rock, o Country, a Pop, os Blues passam por aqui, num trabalho com evidentes influências de Elvis Presley e Roy Orbison. Chris Isaak para além da música, tem várias passagens pelo cinema.

Filme - Touro Enraivecido


Uma das várias parcerias entre o realizador Martin Scorsese e o actor Robert de Niro. Realizado em 1980, valeu o Oscar de Melhor Actor a De Niro assim como á Montagem. Foi igualmente nomeado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Actor Secundário (Joe Pesci), Melhor Actriz Secundária (Cathy Moriarty), Melhor Som e Melhor Fotografia. Obra Prima da cinematografia, conta a história do pugilista Jake LaMotta (De Niro), a partir de um livro de memórias do próprio LaMotta. Realização sublime, uma maravilhosa fotografia a preto e branco de Michael Chapman, e De Niro no minimo fabuloso (o actor durante duas semanas engordou 25 quilos para fazer de LaMotta já reformado, tendo inclusivamente treinado com o verdadeiro LaMotta).

domingo, 20 de abril de 2008

O(a) Senhor(a) que se Segue

Só a mudança é permanente, escreveu o filósofo Alemão Arthur Schopenhauer , o que se aplica perfeitamente ao actual PSD. 4 candidatos á sucessão de Luis Filipe Menezes assumidos (Aguiar Branco, Neto da Silva, Patinha Antão e Pedro Passos Coelho) e um enorme conjunto de nomes (que se calhar peca por defeito), que incluem "desejados por sectores do partido", "desejados pelos próprios", "desejados por vá-se lá saber quem" (Alberto João Jardim, António Borges, Luis Filipe Menezes, Manuela Ferreira Leite, Marcelo Rebelo de Sousa, Miguel Cadilhe, Pedro Santana Lopes e Rui Rio). Aguardemos pelos próximos capitulos...

Filme - O Feitiço do Tempo



Realizado em 1993 por Harold Ramis é uma muito inteligente comédia. Um repórter meteorológico, Phil (Bill Murray) que não gosta particularmente do que faz, é enviado para Punxsutawney, na Pensilvânia, para cobrir a festa anual do "Dia da Marmota". Acaba por ficar retido nessa terra devido a uma tempestade de neve. Estranhamente começa a acordar sempre no mesmo dia, o que lhe vai possibilitar ir corrigindo os seus erros e afinar a estratégia para conquistar a mulher dos seus sonhos, Rita (Andy MacDowell). Muito bem construído, é uma metáfora sobre a possibilidade "de voltar atrás" para mudar as coisas.

Livro - Miguel Strogoff



Escrito por Jules Verne em 1876 é a história de um heroi. Não há aqui lugar ao fantástico, "apenas" a enorme aventura épica de um homem que tem que atravessar milhares de quilómetros ao longo do império russo, para entregar uma mensagem do Czar ao seu irmão, o Gran-Duque de Irkutsk na Sibéria, enfrentando um enorme conjunto de obstáculos, sendo o maior deles as tropas tártaras de Ivan Ogareff. Um dos mais fantásticos livros de aventuras de sempre.

sábado, 19 de abril de 2008

Música - Prophecy Theme

Da Banda Sonora de Dune de David Lynch, um tema composto por Brian Eno.

Música - Vertigo

Composta por Bernard Herrmann, para a banda sonora do filme homónimo de Alfred Hitchcock (1958).

Livro - A Princesa


D(avid) H(erbert) Lawrence, poeta, romancista e pintor Inglês, escreveu este livro em 1924. Polémico, como quase toda a obra de Lawrence, conta-nos a história de Mary Henrietta, criada pelo pai para ser superior a tudo e todos. Com a morte do pai, acaba por se tornar uma mulher "fácil" á procura "do seu homem"...Lawrence dá-nos o seu habitual retrato da rebeldia contra a moralidade puritana, de uma forma vigorosa e controversa.

Bio-Combustiveis

Há vários anos atrás, um professor meu afirmou numa aula, que o maior erro que a Europa alguma vez cometeu, foi tornar-se dependente de uma matéria prima que não controlava (o petróleo). Hoje isso é por demais evidente, mas infelizmente um erro crasso está a ser substituido por outro. A excitação pelos bio-combustiveis, está a sair demasiadamente cara e pode a muito curto prazo gerar vários conflitos de consequências imprevisiveis. Desde já confesso não nutrir especial simpatia pelas "correntes verdes" de um modo geral, e em Portugal em Particular (salvo algumas excepções como Carlos Pimenta, ou Ribeiro Telles, os "verdes" ou são "vermelhos", ou ligados á extrema-esquerda). A introdução de combustíveis derivados de cereais, está por um lado a conduzir ao aumento brutal do preço dos mesmos, a provocar fome em certas regiões do mundo, e por outro a destruir zonas vitais do planeta (Amazonas p.ex). Gostava de ter a solução para este problema, mas não a tendo há uma coisa que todos sabemos: com maior ou menor impacto ambiental todos vivemos (pior ou melhor), com fome ...morremos...

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Filme - De Olhos Abertos


Possivelmente nem de olhos escancarados lá vamos...Realizado em 1997 pelo Chileno Alejandro Amenábar é um filme Lynchiano em muitos aspectos, o que é real, o que não é?. Cesar (Eduardo Noriega) é um playboy, tem como melhor amigo Pelayo (Fele Martinez) e conhece no seu 25º aniversário a "mulher da sua vida", Sofia (Penelope Cruz). Nuria (Najwa Nimri) uma das suas conquistas não está disposta a perde-lo, e provoca um acidente de automóvel, que a mata e desfigura Cesar. Quando acorda está numa prisão psiquiátrica ao cuidado do Dr.Antonio (Chete Lara) acusado de ter morto Sofia. Todo o filme é uma enorme mistura entre o consciente e o inconsciente, brilhantemente filmado e interpretado, com um final ambiguo, que nos deixa com mais dúvidas do que certezas...

Dormir Descansado

É o que o Sr. Primeiro Ministro pode continuar a fazer, após mais uma (ou continuação da mesma) crise no PSD. Luis Filipe Menezes, após 6 meses de liderança bateu com a porta. Espero (a bem do partido e do país) que um "peso pesado" (Manuela Ferreira Leite p.ex) avance.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Livro - O Triunfo dos Porcos



"Todos os animais são iguais mas uns são mais iguais que os outros". Escrito em 1945 por George Orwell, tem tido ao longo do tempo várias leituras, desde critica ao capitalismo, a critica ao comunismo a critica aos totalitarismos. Independentemente das interpretações é uma notável análise ao comportamento humano, e ao pior que reside em cada um de nós. Notável.

Filme - O Cabo do Medo


Brilhante. após 14 anos preso Max Cady (Robert de Niro - Nomeado para o Oscar de Melhor Actor), sai da prisão com um único objectivo: vingar-se do advogado que omitiu provas no seu julgamento, Samuel Bowden (Nick Nolte), nem que isso implique destruir a familia do advogado: a sua esposa Leigh (Jessica Lange) e a filha adolescente Danielle (Juliette Lewis - nomeada para o Oscar de Melhor Actriz Secundária), mas tudo de forma mais legal possivel, dado que Cady aproveitou os anos em que esteve preso para aprender direito... realizado em 1991 por Martin Scorsese é magistral em todos os aspectos. Scorsese dá uma profundidade ás personagens que não são bem o que parecem ( veja-se a vida dupla de Samuel Bowden e as cenas em que a aparentemente inocente Danielle se deixa voluntáriamente entrar no jogo de sedução de Cady, o próprio Cady é um individuo extremamente perigoso mas foi condenado por uma defesa deliberadamente mal conduzida). filme magistral, num crescendo de tensão até ao "explodir" final.

Para quem acha que o mundo não muda

A Senhora em causa chama-se Carme Chacón e é a Ministra da Defesa Espanhola

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Citação

"Se, por um daqueles artifícios cómodos, pelos quais simplificamos a realidade com o fito de a compreender, quisermos resumir numa síndroma o mal superior português, diremos que esse mal consiste no provincianismo". "O provincianismo consiste em pertencer a uma civilização sem tomar parte no desenvolvimento superior dela - em segui-la pois mimeticamente, com uma subordinação inconsciente e feliz". Escrito por Fernando Pessoa em 1928...

terça-feira, 15 de abril de 2008

Música - Superstars

Outra de Dreams in Colour de David Fonseca

Música - Rocket Man

Versão de David Fonseca, para um original de Elton John, video da autoria do próprio Fonseca e filmado em um único take.

Disco - Dreams in Colour


David Fonseca ex-lider dos Silence 4, enveredou há alguns anos por uma carreira a solo. Este é o seu último album de originais, datado de 2007. Pop de qualidade assente em melodias que ficam no ouvido, e bons poemas, bem cantados em Inglês.

Filme - A Intérprete



Silvia Broome (Nicole Kidman) é uma intérprete na ONU, que afirma ter ouvido em Ku (uma lingua nativa do Matuba) um plano para assassinar o Presidente desse país, o qual em breve discursará na ONU. Tobin Keller (Sean Penn) é o agente dos serviços secretos encarregue da investigação. A primeira questão é saber se deve ou não acreditar na história de Silvia, nascida no Matuba, e cuja familia foi vitima do Presidente Matubiano, a segunda é caso a história seja veridica, como protejer um homem visto como autor de um genocídio, e o qual o Conselho de Segurança da ONU pretende ver julgado em Haia. Sydney Pollack, em 2005, construiu este filme com a sua habitual segurança, rigor e sobriedade, dando um interessante panorama da diplomacia e dos seus jogos. Notas finais para a ONU, que permitiu pela primeira vez a utilização da sua sede como cenário de um filme, a fotografia do Iraniano Darius Khondji (cada vez mais um dos nomes cimeiros nessa categoria técnica) e as 2 aparições do filho de emigrantes portugueses Paulo Sousa como empregado de limpeza da ONU a falar a nossa lingua.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Música - Blade Runner

Da Banda Sonora de Blade Runner, autoria do compositor Grego Vangelis.


Música - The Heart Asks Pleasure First / The Promise

Tema principal do Filme O Piano, da autoria de Michael Nyman

Filme - O Piano



Realizado pela Neo-Zelandesa Jane Campion em 1992, o qual valeu o Oscar de Melhor Actriz a Holly Hunter (Ada McGrath), o de Melhor Actriz Secundária a Anna Paquin (Flora) e o de Melhor Argumento á realizadora. Nomeações ainda para a Realização, Guarda Roupa, Montagem e Fotografia. Recebeu igualmente a Palma de Ouro em Cannes. É acima de tudo uma história de amor em bases pouco convencionais. Estamos a meio do século XIX na Nova Zelandia, para onde uma mulher Escocesa e a sua filha são enviadas para a primeira se casar com Alistair Stewart (Sam Neill). Ada é uma mulher que deixou de falar em criança e comunica fundamentalmente com o seu piano. Baines (Harvey Keitel) um vizinho de Alistair, fica com o piano, dado que Alistair se recusa a transportá-lo. Baines promete devolvê-lo a Ada caso esta o ensine a tocar. A determinada altura vai propor a Ada que ele recupere o piano tecla a tecla, fazendo-lhe em troca "coisas que ele goste". Filme de grande intensidade dramática, assente em interpretações de 1ª água, num cenário inóspito, mas de enorme beleza. Referencia final para a banda sonora a cargo de Michael Nyman.

domingo, 13 de abril de 2008

Não aplicável em Portugal...

De acordo com os especialistas, não é o tempo que se passa á secretária que é importante, mas sim aquilo que se produz. O que conta realmente para a empresa são os resultados. Desde que o trabalho esteja feito uma pausa, até pode fazer bem. Até porque como diria um empresário norte americano "o presidente de uma empresa tem coisas muito mais importantes do que preocupar-se com o tempo que as pessoas gastam a conversar nos gabinetes dos outros, a tomar café ou a almoçar". (Retirado de um artigo do Diário Economico).

Música - Don´t Ever Think (Too Much)

Outra do album de estreia dos Zutons.

Música - Pressure Point

Do album de estreia dos Zutons.

Disco - Who Killed...... the Zutons


Originários de Liverpool, os Zutons estrearam-se com este disco em 2004. A sua música tem sido catalogada como "psychadelic cartoon punk" (seja lá isso o que for...). Independentemente de rótulos o seu som é ousado e vigoroso e resulta de uma mistura entre uma sonoridade rock clássica e sons do "novo rock".

Filme - Tigerland



Realizado em 2000 por Joel Schumacher, tem a sua acção centrada em 1971, no duro treino infligido aos recrutas que se preparam para partir para o Vietname. Com o país dividido, assistimos a duas visões diferentes de 2 jovens enviados para Fort Polk no Luisiana. Jim Paxton (Matthew Davis) tem uma visão romântica da guerra, enquanto que Roland Bozz (Colin Farrell) tudo fará para ser expulso da academia por forma a evitar a ida para o Vietname. Schumacher dá-nos uma visão sem rodeios do outro lado da guerra: A preparação física e mental de homens destinados a ser carne para canhão.

sábado, 12 de abril de 2008

Música - Just to Play

Ao vivo em 2007 os Midnight Movies, tema original do seu 1º disco.

Música - Persimmon Tree

Do disco de estreia dos Midnight Movies.



Grey clouds fly in autumn skies.
Starck black stems beeld amber
Bright orange, dark red, pull -- hanging fruit
Lingers dripping ripe.

The wind spits them into the earth,
A sea of golden hair and dirt.
Splitting open;
Bursting ripe.
Sacrifice precious,
Slow syrup

Feeding, loving, yeilding life.
Sucked up shriveled skin left to die.

The end is here to begin again.
There's no time for what you believe in.

Seeds will blow and rain will come.
Furry feeds and kills as one

Disco - Midnight Movies


Midnight Movies, banda originária de Los Angeles, estreou-se em 2004 com este trabalho. O seu som remete-nos para uma mistura entre Joy Division e Velvet Underground, assente em poemas negros a roçar (por vezes) o surreal, onde a extraordinária voz da vocalista/baterista Gina Oliver se eleva acima de tudo...

Filme - Confesso


Realizado em 1953 por Hitchcock é tecnicamente um dos seus melhores trabalhos. O Padre Michael Logan (Montgomery Clift), ouve em confissão um empregado na sua paróquia que lhe relata o assassinato que acabou de cometer. Quando o Padre é considerado o principal suspeito do crime, o que fazer? Violar a Santidade do Sacramento, ou defender-se?. A partir daqui Hitchcock constroi mais um notável trabalho sobre a transferência da culpa, até ao seu (notável) desfecho final.

Ainda não percebi

o que é que me fascina mais nos debates entre o Chefe do Governo e o Chefe do Bloco de Esquerda, se a arrogância e pretensa superioridade mental e moral do primeiro, se a arrogância e pretensa superioridade mental e moral do segundo...Em ambos os casos parece-me uma questão genética: A genética do cidadão José Socrates e a genética da extrema esquerda.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Música - Rockets Fall on Rockets Fall

Parte de uma das músicas do album de 2002 dos Godspeed you!Black Emperor

Disco - Yanqui U.X.O


Originários do Canada os Godspeed You! Black Emperor andam por cá desde 1994, começaram por ser 3, chegaram a ser quase 20 e ao que parece agora são 9. Há guitarras, baixos, violinos, teclados, cravos, percursão, bateria, mas também sons gravados na rua, na rádio, discursos politicos ...Os seus temas são (quase sempre) invulgarmente longos (muitas vezes acima dos 20 minutos), sendo comum a sua sub-divisão. Este é o trabalho de 2002. Se há banda não catalogável esta é uma delas, dado o seu conceito único de música.

Filme - JFK (Director´s Cut)


Realizado em 1991 por Oliver Stone, tem como ponto de partida o assassinato do Presidente Kennedy e toda a investigação subsequente. Filme profundamente polémico, provocou enormes "ondas de choque" onde factos reais e ficção são misturados. Ao longo de 3 horas temos o desenvolver da teoria da conspiração, e um claro apontar de culpados, baseado em 2 livros, um de Jim Marrs e outro de Jim Garrison. Polémica á parte, o filme apenas sob o ponto de vista cinematográfico é magnifico. Arrecadou os Oscares de Fotografia e Montagem, e foi ainda nomeado noutras 6 categorias (Realização, Filme, Melhor Actor Secundário - Tommy Lee Jones, Melhor Som, Melhor Banda Sonora e Melhor Argumento Adaptado).