segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Música - Merry Christmas Mr Lawrence

No final de mais um ano, fica este lindissimo tema do compositor Japonês Ryuichi Sakamoto, do filme de Nagisa Oshima(1983) com o mesmo nome.

domingo, 30 de dezembro de 2007

Filme - Estrada Perdida


David Lynch em 1997, naquele que é provavelmente o seu filme mais complexo. Uma viagem enigmática a um universo muito particular. O que é verdade, o que é mentira?.A história começa com o casal Madison ( Bill Pulman como Fred, um saxofonista e Patricia Arquette como Renee ) a receber estranhas cassetes de video com imagens da sua casa/intimidade. Quando Renee aparece morta, Fred é considerado suspeito e é preso. Já na prisão transfigura-se em Pete (Balthazar Getty - um mecânico de automóveis) que se envolve com a namorada (Alice - Patricia Arquette) de um perigoso mafioso (Robert Loggia - Mr Eddy). A partir daqui é até ao seu fim (principio?) "um filme intensamente envolvente e perturbante, uma viagem aos confins da alma humana, uma visão assustadora sobre esta, firmando a tese de que todos temos um demónio que nos manipula. O seu forte poder visual e o seu argumento complexo e nada decifrável, faz do filme uma obra prima do género, conseguindo transportar o espectador para um outro local, enfim, um filme demasiadamente profundo e irreal que merece ser visto e apreciado, de uma outra forma…” . A própria Banda Sonora consegue ser surreal, juntando o "injuntável" ( David Bowie, Trent Reznor e os Nine Inch Nails, Angelo Badalamenti, Smashing Pumpkins, Barry Adamson, Lou Reed, Marylin Manson ( que também aparece no filme...), Tom Jobim e Rammstein).


Poema - Nessa Cabecinha

Nessa cabecinha por vezes aparentemente oca
Imaginas o que poderia ter sido o passado
No vídeo uma voz rouca
Conta histórias sobre um sonho nunca realizado

Nessa cabecinha por vezes aparentemente vazia
Recordas o que leste um dia
Sobre aquela parte das escrituras
Que falam da possessa Maria Madalena
Nascida em Magdala
À beira do rio Tiberíades

Nessa cabecinha por vezes aparentemente cheia de ideias impuras
Desfilam imagens de uma beleza falsamente serena
Tal como uma voz que ninguém cala

Nessa cabecinha por vezes aparentemente tão cheia de pensamentos banais
Recordas que Jesus Cristo expulsou sete demónios
Tantos quantos o número de pecados mortais
Mas não acabou com todos os ódios

Eccrito em Junho 2003

Música - Hunted by a freak

Mogwai ao vivo em Austin, Setembro 2003

Disco - Happy songs for happy people


Os escoceses Mogwai formados em 1995, editaram em 2003 este (excelente) disco. A sua música é praticamente toda instrumental, assentando em peças para guitarra, através de uma dinamica de contraste, entre melodias calmas e distorções. A descobrir

sábado, 29 de dezembro de 2007

Livro - O Estranho caso do livro de Economia


João César das Neves (Economista, Escritor, "Opinion Maker" e Professor Universitário), publicou este livro em 1995, a que deu o sub-titulo "uma investigação económico-criminal de Dick Shade". Do que trata? Dos grandes temas da Economia, com uma lógica de livro policial humoristico. Recomenda-se a individuos sisudos, arrogantes, com a mania que são muito inteligentes e importantes...

Filme - Os Outros




Realizado em 2001 pelo chileno (radicado em Espanha) Alejandro Amenábar. A 2ª guerra mundial acabou recentemente, vivendo Grace (Nicole Kidman) com os seus dois filhos numa enorme mansão vitoriana, onde existe uma regra: "nenhuma porta se abrirá sem que a anterior esteja fechada", dado que as crianças sofrem de uma doença que as impede de qualquer exposição à luz solar. Com a chegada de novos empregados muita coisa vai mudar, até ao final absolutamente inesperado. Amenábar construiu um filme muito acima da média, assente não só na história, mas também na excelente direcção de actores, e numa não menos excelente fotografia. A ver sem reservas ( da 2ª vez já não há o efeito surpresa, o que permite apreciar com mais calma tudo o resto...)

Música - Cross Bones Style

Charlyn Marie Marsha, ou simplesmente Cat Power, album Moon Pix de 1998.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Sobre os impostos

A curva de Laffer. Arthur Laffer, economista norte americano nascido em 1940, popularizou um conceito que não era novo. Segundo consta terá desenhado a sua famosa curva em 1974, num guardanapo de papel, num encontro em que, entre outros, estaria o actual vice Presidente Dick Cheeney. O princípio é simples: Relaciona taxas de imposto versus receita da cobrança de impostos. Nos extremos, se o estado cobrar zero não tem receita, se cobrar 100% também não, pois ninguém está disposto a trabalhar. Em certos casos, a simples diminuição da taxa de imposto implica um aumento da cobrança fiscal. Obviamente que o modelo tem limitações, mas em certos casos é perfeitamente acertado ( Reagan, (do qual Laffer foi acessor) e Thatcher aplicaram com sucesso esta teoria nos anos 80). Não faria mal a alguns iluminados cá do sítio ler a entrevista concedida à Time por Laffer este mês ( seja qual for a opinião relativamente à "Supply side economics").

Filme - Sideways




Dirigido em 2004 por Alexander Payne (nascido em 1961 nos EUA), a partir de um livro de Rex Pickett. 2 amigos (Miles- Paul Giamatti e Jack- Thomas Haden Church), o 1º divorciado, escritor frustrado e professor de Inglês, o 2º actor prestes a casar, embarcam numa viagem pela zona vinícola da California. Duas personagens quase antagónicas, num filme divertido e inteligente que funciona como um hino à amizade, à boa comida e ao bom vinho.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Livro - Ensaio sobre a Cegueira


Escrito em 1995, pelo nosso Nobel (1998) José Saramago. É simultaneamente um dos livros deste autor mais fáceis ( em termos de escrita) e um dos mais difíceis (em termos de conteúdo)de ler. Um enorme murro no estomago, numa viagem às trevas, o desmoronar da sociedade por um lado, mas também a sobrevivência em condições extremas e o confiar no outro. Grande, grande livro.

Música - Sunday Bloody Sunday (2001)

Ao vivo em 2001 em Slane Castle. Os anos passam, mas os U2 são como o vinho do Porto...( e a mensagem politica sempre presente, directa e nas entrelinhas...Ouça-se Bono a nomear todos os 29 mortos, do ataque bombista do IRA em Omagh em 1998...)



Música -Sunday Bloody Sunday (1988)

A mais politica canção dos U2. Aqui ao vivo em 1988, com uma intervenção violentissima de Bono (Pouco tempo antes o IRA tinha efectuado um ataque bombista em Enniskillen, provocando 12 mortos, durante as cerimónias do dia em memória das vitimas do exercito britânico)


Disco -War


Ao 3º trabalho de originais (1983) os Irlandeses assumem pela primeira vez uma postura deliberadamente política. Começando pelo titulo do album, explicado por Bono "War seemed to be the motif for 1982. Everywhere you looked, from the Falklands to the Middle East and South Africa, there was war. By calling the album War we're giving people a slap in the face and at the same time getting away from the cosy image a lot of people have of U2", passando por Sunday Bloody Sunday (sobre os acontecimentos em Derry (1972), onde 14 activistas irlandeses foram mortos pelo regimento de paraquedistas britânico), continuando com New Year´s day ( sobre a ilegalização do sindicato polaco solidariedade), two hearts beat as one (sobre o conflito na Irlanda entre protestantes e católicos). Para o fim estava guardado 40 ( uma canção calminha cujo título foi retirado ao 40º salmo da Biblia - Aliás referências biblicas são uma constante na história da banda). Quase 25 anos após o seu lançamento, continua a ser um dos discos fundamentais da música moderna

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Filme - The Doors




Um dos mais controversos realizadores de Hollywood, Oliver Stone , sempre teve uma apetência para nos seus filmes misturar factos com realidade ( veja-se p.ex Nixon, JFK, Wall Street ) e obviamente o filme que aqui nos trás. Realizado em 1991, conta principalmente a curta vida de Jim Morrisson (aqui interpretado por Val Kilmer) e a história dos The Doors. Não é um filme pacífico ao longo das suas mais de 2 horas e meia, tendo dividido quer a crítica quer os fãs da banda. Mas existe algum filme consensual de Stone? E quanto a Morrisson? De mediocre a génio vale tudo...

Disco - An American Prayer


Jim Morrison e os "compagnons de route" Robby Krieger, Ray Manzarek e John Densmore. Lançado em 1978 (7 anos após a morte de Morrison), a partir de um conjunto de poemas e histórias, gravados em 1970 por Morrison, este trabalho foi musicado pelos The Doors. Disco mal amado por muita gente, é na minha opinião um trabalho muito belo de um dos grandes icones do século XX.

Música - Blue Monk

Outro dos génios do piano, Thelonious Monk (1917-1982), aqui numa gravação de Abril de 1966 em Oslo.

Música - Old Folks

Oscar Peterson (1925-2007), um dos maiores pianistas de Jazz faleceu dia 23. Fica aqui a homenagem.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Música - Fairytale of New York


Os Pogues com Kristy MacCall, em 1987, album if i should fall from grace with God, uma espécie de canção de Natal....



O Natal

Sair da "confusinha" da capital e vir para a santa terrinha...Este ano somos apenas 4 em casa dos papás (a vida é mesmo assim...), mais o bacalhau com batatas e couves biológicas (ontem), acompanhado do belo tinto, o perú com castanhas (hoje) mais os fritos, as azevias o bolo rei e todas as coisas boas da época...sabe muito bem. Obrigado, do fundo do coração, Mãe e Pai .

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Um Feliz Natal

December - Escrito por Mike Scott

December is the cruelest month
But this time for once my cheeks are warm
After long years in the monkey-house
I am ready for the storm
Let them throw all their cannonballs
Let all their strongmen come
I’m ready to go anywhere
Through venom, sick and scum!

December isn’t always cold
But this year she’s mine and I know why
Somewhere a flower has to grow
For every flower that dies
I’m stricken with fever
But my heart is strong as steel
I’m ready to go anywhere!
I can believe, I can feel!

December is a trusted friend
I always recognise her face
It’s a plague of fool blown aside
Forever by her soft and silent grace
She is reckless as a mayday
Gentle as a stone
And ready to go anywhere
To carry me back home!

December fell deep in the bleak
Mid-winter time when jesus christ
Howled a baby saviour’s howl
A primal truth as pure as ice
And though we crucified him on a cross
And dragged his name from payer to curse
He was able to go anywhere
He was almost one of us!

domingo, 23 de dezembro de 2007

Música - Falling

Julee Cruise nascida em 1956, publicou em 1990 o album Floating into the Night, onde se incluia este Falling, imagem de marca da série Twin Peaks e do filme Twin Peaks - Os últimos sete dias de Laura Palmer.

Filme - Twin Peaks - Os últimos sete dias de Laura Palmer


Nunca me fartarei de Lynch...Já vi n vezes este filme (e os outros...) e continuo a descobrir novos ângulos, novas abordagens..."Uma pequena e pacata cidade situada num vale. Uma morte misteriosa, um inquérito em forma de charada, um diário secreto, um pacto, um duplo maléfico e um anel. Sonhos, alucinações, premonições. Amores sem futuro, uma cantora que destila lembranças de um tempo passado. Um quarto vermelho, linhas brancas, uma jovem liceal que dá cabo da vida"...Realizado em 1992 não é um filme nada simples de descrever, é tudo isto e muito mais,melhor mesmo é ver (de preferência muitas vezes). Referência para a grande banda sonora de Angelo Badalamenti, e a presença da voz magistral de Julee Cruise. , e a presença de David Bowie como Phillip Jeffries. Foi nomeado á Palma de Ouro em Cannes

Coisas simples (quase) de graça

Estar na cama a comer bolachas, a ler a entrevista de Ricardo Araújo Pereira na Única do Expresso...Estar espojado no sofá da sala a ouvir Boxer dos The National...Ver (sempre espojado no sofá...) Twin Peaks - Os últimos sete dias de Laura Palmer de David Lynch...

Poema - Momentos

Espreito o perigo
num daqueles momentos de loucura
em que sigo
irracionalmente à procura
de respostas para as minhas inquietações

Espreito o perigo
naqueles breves fragmentos
em que o cheiro do cabelo
ou o simples contacto de uma mão
altera o curso da vida

Espreito o perigo
naqueles momentos
em que secretas revelações
confundem criam e alimentam a ilusão
e uma voz tremida
nos aconchega a alma perdida
e ferida.

Escrito em Dezembro 2007

sábado, 22 de dezembro de 2007

Filme - Blade Runner




Realizador britânico nascido em 1937, Sir Ridley Scott, realizou em 1982 este filme esteticamente irrepreensível ( revisto em 1991 com a "director´s cut"). Seja visto numa ou noutra versão, é visualmente uma obra de arte, com uma das bandas sonoras mais felizes da história do cinema (a cargo do compositor grego Vangelis). O filme conta a história ( passada numa negra e futurística Los Angeles em 2019), de um caçador de replicantes ( seres geneticamente transformados, com um periodo de vida limitado, destinados a trabalhos menores), que um dia se revoltam por pretenderem ter um periodo de vida maior e fundamentalmente serem mais humanos. Após o motim é criada uma força especial ( blade runners) para os "aposentar". Rick Deckard (papel a cargo de Harrison Ford) é um desses blade runners. o resto é uma história de conflitos entre seres humanos e humanoides ( a versão de 1991 deixa em aberto a possibilidade de Dackard ser também um humanoide...). Ambas as versões foram nomeadas para Melhor Filme no Fantasporto. A de 1982 foi nomeada pela Academia nas categorias de Efeitos Especiais e Direcção Artistica

Filme - Chamada para a morte




O mais "teatral" dos filmes do mestre (trata-se aliás de uma adaptação de uma peça de Frederick Knott). Realizado em 1954 por Hitchcock é o seu 1º filme com a presença da lindissima Grace Kelly ( que regressaria em A Janela Indiscreta e Ladrão de Casaca). Loiras belissimas nunca faltaram nos filmes do mestre ( Eve Marie Saint, Tippi Hedren, Kim Novak, Vera Miles, p.ex). A história é, como sempre, contada com um refinado humor e com o indispensável grau de suspense.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Poema - Sozinha

Sozinha ela chora
Chora como se fosse a primeira vez
A primeira vez de quem sente a dor
A dor no princípio e no fim
No fim alguém implora
Implora que três foi a conta que Deus fez
Deus fez e desfez e ela pergunta pelo amor
Amor que é o fim e não o sim
Sim ela chora

Escrito em Janeiro de 2003

Filme - Os Marginais




Nascido em 1939, Francis Ford Coppola tem uma das mais sólidas carreiras na cinematografia mundial. Depois de um inicio periclitante nos anos 60 com filmes de baixo orçamento, tem o seu primeiro grande filme em 1971 com Patton, que lhe valeu o 1º de 5 oscares que ostenta. Em 1983 dirigiu Os Marginais, a partir do romance de S.E. Hinton (1967).O filme capta de uma maneira brilhante o conflito entre os "socs" (ricos) e os "greasers" (marginais). Entre outras coisas este filme revelou uma nova geração de actores (Matt Dillon, Tom Cruise, Patrick Swayze, entre outros). Não é a obra prima de Coppola ( divido-me entre a 2ª parte de O Padrinho e Apocalypse now), mas é um filme com "nervo"

O Gato Fedorento III - Língua Portuguesing

Fabuloso...

O Gato Fedorento II -Adérito

Todos conheçemos empregos assim...

O Gato Fedorento I -Marcelo e o Aborto

Sublime...

Disco - Meat is Murder


Carreira breve ( 4 albuns de originais entre 1984 e 1987), mas um lugar na história da música pop. Banda liderada por Steven Patrick Morissey e Johnny Marr, os The Smiths foram responsáveis por algumas das melhores canções da década de 80. Este album que viu a luz do dia em 1985 é o mais eclético da banda. A (re)descobrir

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Filme - O Jogo







Jovem realizador norte americano, nascido em 1962, David Fincher, iniciou a sua carreira em 1992 com a 3ª parte do clássico Alien. Em 1995 ficou mundialmente conhecido com seven - sete pecados mortais. Em 1997 realizou este O Jogo com Michael Douglas e Sean Penn nos papeis principais. Trata-se de um thriller psicológico sobre um homem de sucesso com uma vida ultra organizada e que recebe uma prenda do seu irmão: Uma entrada paga num novo jogo, talhado á medida de cada jogador sem regras pré definidas. A partir daqui, jogo e vida real confundem-se até ao final absolutamente surpreendente.

Música -Summoning of the muse


Os Dead can Dance foram provavelmente a banda mais alternativa das bandas alternativas que a 4 A.D. deu a conhecer. Brendan Perry e Lisa Gerard construiram entre 1981 e 1998 um som completamente diferente de tudo e dificilmente enquadrável. Este Summoning of the muse, do album Within the realm of a dying sun de 1987 é um bom exemplo da sonoridade da banda.


Livro - Toda a Mafalda




Nascido em 1932 na Argentina, Quino,tornou-se um dos mais famosos cartoonistas mundiais com a "sua" Mafalda. As primeiras tiras foram publicadas em 1964 e as últimas em 1973. Um humor amargo e por vezes cínico marcam as inesqueciveis personagens de Mafalda, Gui, Susaninha, Manelinho, Filipe, Liberdade e os pais de Mafalda. (Infelizmente) todos os personagens continuam absolutamente actuais. Este livro publicado em 1992 apresenta todas as tiras.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Música - I`ve got you under my skin



Frank Sinatra e Bono Vox, em dueto. Ano de 1993, album duets do homem que ficou conhecido como "a voz" com o líder dos U2. Uma canção imortal escrita por Cole Porter, foi inicialmente incluída no album de 1956 de Sinatra, songs for swingin´ lovers . Aqui aparece com uma nova "roupa". Uma delicia...




Filme - O Nevoeiro



John Carpenter estreou-se nas longas metragens em 1974 com dark star. Em 1980 mostrou-nos este filme, em que a claustrofobia, o medo do desconhecido e o sobrenatural imperam. Este é talvez o filme em que mais se sente o "estilo" do realizador, ou seja, luzes minimalistas e camaras estáticas. O que nos conta ? O medo, sempre o medo...

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Música - A Garota de Ipanema

Uma das mais famosas canções de sempre. Escrita por Tom Jobim e Vinicius de Moraes aparece aqui na sua versão de 1964, interpretada por Astrud Gilberto na companhia de João Gilberto e do saxofonista Stan Getz.


Filme - O Homem Elefante


O regresso a David Lynch. Para os "apressadinhos" existem 3 tipos de filmes do realizador: Os em que se percebe tudo (ex: Uma história simples), os em que se percebe alguma coisa (ex:Mulholland Drive) e os em que não se percebe nada (ex: Inland Empire), para os outros (onde me incluo), Lynch é um caso à parte na cinematografia , desde o seu filme de estreia (Eraserhead de 1977).Este filme que pode ser incluído na (redutora) 1ª categoria, foi realizado em 1980, sendo baseado na história verídica de John Merrick, aqui interpretado magistralmente por John Hurt, e conta a história de um homem terrivelmente deformado, que é exibido em circos, até que um jovem cirurgião ( papel a cargo de Sir Anthony Hopkins), consegue ver o extrordinário ser humano por detrás de um corpo monstruoso.Filme profundamente tocante, com uma excepcional fotografia a preto e branco, não é um filme de fácil digestão neste sec XXI, dominado pelo politicamente correcto, pela ausência de valores e pela cultura da aparência. 8 nomeações aos Oscares (Realização, Filme, Actor Principal (Hurt), Direcção Artistica, Guarda Roupa, Montagem, Banda Sonora e Argumento Adaptado), zero estatuetas...

domingo, 16 de dezembro de 2007

Disco - The Wall


O mais famoso album dos Pink Floyd, foi publicado em 1979, sendo uma espécie de opera rock épica. Este trabalho conceptual conta a história de Pink desde a sua infância onde era maltratado pela sociedade, a construção do muro na sua consciência, a alucinação que o leva a tornar-se um ditador e o julgamento pelo seu juiz interior que o vai obrigar a derrubar o referido muro interior. The Wall foi adaptado ao cinema em 1982 por Alan Parker.

Música - Generous Palmstroke


Iniciou a carreira com apenas 12 anos em 1977, mas foi em 1986 que começou a dar nas vistas com os Sugarcubes. A Islandesa Björk nunca foi figura consensual, antes pelo contrário, se muitos a amam, outros simplesmente não suportam a sua muito peculiar voz. Fica aqui um dos temas da colectanea de 2002 Family Tree em conjunto com o Brodsky Quartet.


Filme - O Caçador




Outra visão do Vietname, desta vez através da camara de Michael Cimino, e quem é que encontramos aqui outra vez ? Robert de Niro no papel de Michael. Realizado em 1978 é uma poderosa reflexão sobre a América e os seus traumas. Praticamente 3 horas de filme, dividido em 3 partes: o casamento, a guerra e o regresso a casa. Arrecadou 5 oscares e é um daqueles filmes que não deixa ninguém indiferente. 5 Oscares (Filme, Realização, Actor Secundário- Christopher Walken, Montagem, Som) e 4 outras nomeações (Actor Principal - De Niro, Actriz Secundária: Meryl Streep. Fotografia e Argumento Original).

Filme - Taxi Driver




Se há assunto que deu (e continua a dar) excelentes filmes, a guerra do Vietname é um deles. Realizado em 1976 por Martin Scorsese, conta a história de um veterano de guerra (Robert de Niro) no papel de Travis Bickle, um personagem traumatizado e fechado no seu mundo, que vai estabelecer uma relação muito particular com a jovem prostituta Iris (fabuloso desempenho de Jodie Foster com apenas 14 anos) e tornar-se involuntariamente um heroi improvável. Extraordinário filme de um dos grandes senhores da 7ª arte. 4 nomeações aos Oscares (Actor Principal - De Niro, Actriz Secundária - Foster, Banda Sonora - Bernard Herrman e Melhor Filme). Venceu a Palma de Ouro em Cannes, num total de cerca de 20 prémios em cerca de 30 nomeações.

As Coca-Colas nascem nas árvores e outras histórias

Uma vez ouvi um senhor explicar que só os bens não sujeitos a transformação industrial e bens de primeira necessidade pagavam 5% de IVA, e foi nesse momento que percebi de onde vinha a Coca Cola...Percebi também que dentífricos, detergentes, papel higiénico não eram bens de primeira necessidade, ao contrário dos refrigerantes e das batatas fritas, percebi igualmente que qualquer livro de literatura de cordel era mais cultura do que um CD de música clássica.
O que eu ainda não percebi é o motivo pelo qual produtos supostamente não sujeitos a transformação industrial ( bananas, maçãs, laranjas, etc ) são normalizados e standartizados, senão não podem ser comercializados, mas por outro lado é uma verdadeira aventura encontrar a composição e data de validade em produtos supostamente industriais ( bolachas, chocolates, etc), onde cada um coloca esses items onde muito bem lhe apetece.

Contratem-me por favor !!!

Depois da "menina da bilha" da Galp, do "há coisas boas, não há ?" da TVCabo e de outros no género, temos o suprasumo do "Phone-ix" dos CTT. Modéstia á parte também tenho excelentes ideias dentro deste género, só não as partilho por respeito aos meus pais, que costumam ler este cantinho...
Estou igualmente disponível para ser Ministro das Finanças, tendo igualmente excelentes ideias para cobrar impostos, tão boas ou até melhores ( peço mais uma vez desculpa pela falta de modéstia) do que utilizar os sacos de plástico para financiar o Instituto de Conservação da Natureza, ou utilizar os combustíveis para financiar o combate aos incêndios.
Como dizia a outra (com sotaque de Português do Brasil) "me liga"...

Filme - The Shining




Continuando nas adaptações de livros de Stephen King ao cinema, encontramos este objecto singularissimo na carreira de Stanley Kubrick (1928-1999), realizado em 1980, com uma interpretação "do outro mundo" de Jack Nicholson no papel de Jack Torrence, um (aparentemente) inofensivo guarda de hotel, que chega com a sua família para tomar conta do mesmo durante o inverno. O resto? é toda a sabedoria de Kubrick, naquele que foi denominado pela Newsweek como sendo "o primeiro grande épico de terror"

Música - Rattlesnakes


Pianista e cantautora (como agora se diz...), Tori Amos, tem ao longo da sua carreira criado canções extraordinariamente poderosas (sonora e poeticamente). Em 2001 pegou num conjunto de canções escritas e interpretadas por homens, e deu-lhe o seu toque muito pessoal, no disco Strange Litlle Girls. o tema escolhido é um original de LLoyd Cole & Commotions, do album homónimo de 1984.


sábado, 15 de dezembro de 2007

Poema - Á Noite

À noite é que elas acontecem
À noite é que elas se fazem
de manhã tudo será diferente
pois a semente
poderá não crescer
e a consciência rebater

Quando a noite acabar
não haverá nada a esperar

Mas agora saboreia o momento
no teu cabelo sente o vento
e vive cada segundo
como se fosse o último do mundo

Só nós dois nesta duna
rodeados pelas estrelas e o mar
e amanhã quando tudo acabar
restará apenas a bruma

Queria ser Deus para suspender
o tempo para sempre

Amanhã é outro dia
tu voltarás a ser a cria
indefesa e com medo do desconhecido
e eu continuarei perdido
recordando para sempre
como foi bom
e queria ter o dom
de suspender
o tempo para sempre

pois tu e eu sabemos
oh se sabemos

que á noite...

Escrito em Fevereiro de 1994

Era uma vez...

Era uma vez uma aldeia habitada por burros e por uma criatura estranha, criatura essa, que chefiava a aldeia.
Como a criatura achava que existiam burros a mais, começou a cobrar uma taxa aos burros que estavam ordenadamente parados no seu canto.
Os burros que não estavam a incomodar ninguém, começaram a parar desordenadamente e quanto mais a criatura taxava, mais desordenados os burros ficavam.
A certa altura realizaram-se eleições na aldeia, e a criatura estranha perdeu, tendo posto a culpa nos burros.
Moral da historia: A criatura estranha transformou-se num burro, os quais, afinal não eram assim tantos.

Shortcuts

Walk like you don´t need money
Love like you´ve never been hurt
Dance like no one´s watching

But don´t forget
There´s no relief
For your pain

Songs aren´t for you honey
Sometimes you bleed before the cut
Sometimes you think you´re jumping
But you´re realy falling

There´s no protection net
But you still believe
And ignore the rain

Following the highway
Or a shortcut
Is the same

No longer you will stay
And it realy hurts
Cos all is a wicked game.

Escrito em Maio 2000

No Escuro

Habitam no escuro
Os teus fantasmas
Sem qualquer futuro
Tal como as nossas almas

Pó ao pó
Mensagens sem resposta
Alguém tão só
Um naúfrago morto na costa

Imagens do que poderia ter sido
Ideais perdidos mentalmente
Mais um naúfrago perdido
E um sonho desfeito lentamente

Escrito em Junho 2003

Disco - Movimento Perpétuo


Filho, neto e sobrinho de eximios guitarristas, tocou com inúmeros outros músicos e compôs para vários filmes. Com a sua morte em 2004 a cultura portuguesa ficou mais pobre. Recorda-se aqui o album de 1971 do mestre da guitarra portuguesa, Carlos Paredes

Filme - Carrie




Realizado em 1976 por um dos mais versáteis realizadores de sempre, Brian de Palma, a partir de um dos inúmeros livros de Stephen King adaptados ao cinema. Conta a história de uma adolescente oprimida, inadaptada e sem amigos, fruto da histeria religiosa da mãe. Filme profundamente sagaz, é um dos melhores de sempre no seu género (terror), com uma plasticidade muito sui generis. 3 cenas são antológicas: A do balneário feminino, todo o baile de finalistas (observe-se o extraordinário trabalho de filmagem em camara lenta de alguns takes) e a cena final.

Livro - A Laranja Mecânica


Romance de Anthony Burgess, publicado em 1962 e adaptado ao cinema em 1971 por Stanley Kubrick. Escrito em "nadescente", lingua inventada pelo escritor para as suas personagens, baseada em expressões eslavas e neologismos da língua inglesa. O livro conta a história de Alex e do seu grupo numa devastada Londres do futuro. Esta obra choca pela sua rara violência tendo na altura criado enorme polémica (que se repetiria com o filme de Kubrick)

Música -Song to the siren


O colectivo This Mortal Coil, criado pelo fundador da 4 A.D., Ivo Watts Russell, com músicos de várias proveniências ( Colourbox, Dead can Dance, Wolfgang Express,Cocteau Twins,p.ex), publicou 3 discos de originais e versões entre 1983 e 1991.
O tema escolhido pertence ao album de estreia (It`ll end in tears). A partir de um original de Tim Buckley, Elizabeth Frazer dos Cocteau Twins, deu nova vida a este tema. Há quem o considere a mais bela canção de sempre.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Poema - Apathetic

Half the world ready to die
the other half already dead
we all appreciate your concern
even if it is useless

Don´t ask for the one´s you´ve never had
enjoy your last minute of fun
the one before the eternal mess

no fury
we weren´t here to live, just to be.

Escrito em Julho de 1996

Poema - Statement

The chaos and the universe
the good and the curse
the birds and the bees
the forest and the trees
the ocean and the seas

one to destroy
one to build
one open field
for pain and for joy
One to kill
one to live
one to feel
one to believe
one for death
one blind and deaf
one to ignore
one to ask for more

Thousands on the floor...

one to handle
one to drop

Mountains and rivers
health and high fevers
highways and industry
and the desert in me

one to love and hate
one to open and close the gate
fate...

Sign of the times
muses and rhymes
police and crimes
sex perverts and virgins
guitars and violins
poverty and richesse
God playing chess
on you and me...

Prisioners to set free
eyes to see
happiness and misery
the begginning and the end
men and land
hellos and goodbyes
idols and idiots
peace and riots
drugs and mother nature
the past and the future
church leaders and politicians
lost causes and self interest missions
angels and demons
oranges and lemons
sex and books
thieves and cooks
noise and silence
cruelty and inocence

Chaos and universe...

Escrito em Maio de 1995

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Música - The Killing Moon


Ian McCulloch, é o líder de uma das melhores bandas nascidas ( Liverpool 1978) no pós punk. Este tema faz parte do album de 1984 Ocean Rain e é uma das mais belas canções dos Echo & Bunnymen e da década de 80

Disco - Murder Ballads



O "poeta maldito". Nascido em 1957 na Austrália, quer com os Birthday Party, quer com os Bad Seeds, quer a solo Nick Cave habita um mundo muito próprio, povoado pela religião, morte, amor e a América. Data de 1996 este trabalho, que assenta em originais, e canções/textos adaptados. PJ Harvey, Shane MacGowan e Kylie Minogue (!!!!) entre outros juntaram-se a Cave.

Alguém me explica ( como se eu tivesse 5 anos)

Um ilustre economista deste país, um dia numa aula, contou como se calculava a inflação: Juntava-se um grupo de notáveis economistas, cada um dizia um número, retirava-se o número mais alto e o mais baixo, somavam-se os restantes e dividia-se pelo número de cabeças e estava encontrada a inflação...Face à risota geral da turma, o comentário foi: "riam-se, riam-se..."
Brincadeiras (?) à parte, grosso modo, a inflação pode ser definida como sendo uma alta geral dos preços dos bens e dos factores de produção.
Partindo do princípio que o valor previsto pelo governo de 2.1% não caíu do céu aos trambolhões, não deixa de ser estranho que se anunciem aumentos superiores em 2,3,4,5 e mais vezes de certos bens relativamente à previsão.
Para os anunciados aumentos do pão, cereais, leite, transportes, etc,etc ouvimos a (extraordinária) frase " o bem x vai ter um aumento superior à taxa de inflação prevista", a qual revela ou ignorância ou má fé, como se o valor de referência fosse imutável e insensível a tudo.
Lamentável.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Madeira

4 dias em que foi bom acordar sem frio, sem os inenarráveis engarrafamentos da capital, sem ter que ver ( e trabalhar ) numa daquelas horrorosas construções (no meio de lugar nenhum), cujo denominador comum é terem "park" no nome...
Bolo do caco, bife de atum, espetadas, peixe espada preto, milho frito para deliciar o paladar, e uma paisagem muito bela para deliciar todos os sentidos.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Livro - Calafrio


Como titulo original "The turn of the screw" foi escrito por Henry James e publicado em 1897. Com excepção da poesia o escritor nascido em Nova Iorque em 1843, publicou praticamente todos os generos de escrita. O próprio definiu este (notável) livro, como sendo "um perfeito exemplo de um exercicio de imaginação".

Música - Laura Palmer´s Theme


Não se podem dissociar os filmes de David Lynch da música de Angelo Badalamenti. Nascido em Nova Iorque em 1937, estamos perante um compositor que define o seu mundo musical como sendo :
"a little bit dark... a little bit off-center. I think of it as tragically beautiful. That is how I would describe what I love best: tragically beautiful."
O tema escolhido faz parte do album Music From Twin Peaks

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Poema - Como um Balão

Um dia alguém me disse que eu tinha uma pedra de gelo no lugar do coração. Essa mesma pessoa afirmou que eu seria incapaz de escrever um poema de amor. Escrevi-lhe uma dúzia deles, que mereceram o seguinte comentário "disso tenho eu aos montes"...
De qualquer forma fica aqui o registo de um deles:

Se eu conseguisse explicar
o motivo porque te amo
talvez não fosse amor
seria mais como uma descrição
de funções

Só sei que fico contente
quando te vejo

Gosto do mundo contigo
dentro dele
torna-se tudo mais divertido
e lembra-me um balão
colorido
cheio de corações
vermelhos que de repente
tal como um beijo
perdido
poisa na tua face.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Poema - Até ao Fim

Às vezes queres estar sozinha
no teu cantinho enroladinha
Às vezes não queres ninguém a teu lado
para te ajudar no teu fado

Ás vezes queres esquecer o mundo exterior
e pensar somente na tua dor
Ás vezes queres mudar de amigos
e ignorar os perigos

Por vezes queres esquecer os que amas
para pensares nos teus dramas
Ás vezes queres morrer
para fugires do teu ser

Ás vezes não queres ser como és
queres fugir a sete pés
Ás vezes queres ir para longe daqui
para fugires de ti

Ás vezes queres que ninguém te conheça
para que outra dentro de ti cresça

mas sabes bem que as coisas são assim
até ao fim

Escrito em Fevereiro de 95

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Os Amigos...

Servem entre outras coisas para nos levantar o ego.
Não meu amigo, poetas ( entre dezenas de outros ) temos Camões, Pessoa, Florbela, Sá Carneiro, Sofia, etc, etc, etc...


A visitar incondicionalmente
waltzfordebby

Disco - Unplugged in New York


Como disse o patrono deste blogue, "Primeiro estranha-se, depois entranha-se"... Passados 13 anos sobre a sua gravação (escassos meses antes da morte de Cobain), continua a ser um autêntico OVNI no panorama da discografia da banda. Não é seguramente "Nirvana Light", apenas uma forma muito peculiar de abordagem à sua música por parte do Grupo. Dois momentos antológicos: O final de Where did you sleep last night, onde Cobain praticamente "rebenta" com a sua voz, e something in the way praticamente cantado em silêncio